sábado, 2 de julho de 2011

Brincadeiras de Férias: Jardinagem e Jardins

Outra atividade que diverte muito por aqui é a jardinagem.
 - Para os vasos utilizamos potes de iogurte, de sorvete, garrafas pet. É só se lembrar de fazer uns furinhos no fundo.
-  Para as plantinhas ficarem bem alimentadas colocamos terra adubada que compramos em floriculturas e ainda enterramos algumas cascas de ovo, de cenoura, de maçã, qualquer lixo orgânico que tivermos no dia.
- Para nascer plantamos as sementes das frutas que comemos como tangerina, laranja, limão, abacate. Atenção: de cada caroço nasce um pé. Já chegamos a ter 14 pés de tangerina nascendo no mesmo vaso, pois as meninas enterraram todas as sementes juntas. Plantamos também as sementes de saquinho que são encontradas no Horti-Fruti.

Depois é só regar e esperar nascer.



O ideal é forrar o chão com bastante jornal para facilitar na hora da limpeza.
A brincadeira de jardinagem fica ainda mais divertida acompanhada do CD Flores e Frutas

E como falamos de jardinagem nada como aproveitar para passear por alguns jardins, observar as plantas, flores e animais.

Jardim do Museu da República: ótima opção que une natureza, brincadeira e cultura. Nós gostamos muito de desfrutar momentos agradáveis no Jardim do Palácio que já foi sede do Governo Federal. As crianças se divertem na gruta, passeiam pelas alamedas arborizadas, alimentam os patos, peixes e tartarugas (vale levar um pãozinho para essa finalidade) e brincam no parquinho. Depois de muita brincadeira vale uma visita ao Museu e ver os móveis e objetos da época e conhecer um pouco da história do nosso país. Tem uma cafeteria com opções de sorvetes, bolos e cafezinho muito gostosos para um lanche com as crianças.



O passeio pelo Jardim do Museu e o acesso ao parquinho é gratuito e se localiza na Rua do Catete 153. Tem uma estação do metrô bem na frente da entrada do Palácio. É um passeio que pode ser feito frequentemente. O ideal é chegar cedo, principalmente nos finais de semana, pois o parquinho fica repleto de crianças. Outros detalhes podem ser obtidos no site (http://www.museudarepublica.org.br/principal2.html).


Jardim da Casa de Rui Barbosa: outro local que une jardim e museu. O jardim é muito frequentado por crianças pequenas que brincam na areia, observam os peixes nos lagos, correm, sobem as escadarias da fachada do casarão. A visita à parte interna do casarão permite entrar em contato com o mobiliário da época, ver o acervo de livros do Rui Barbosa, suas roupas (a Ana Luiza e a Sofia sempre se impressionam com o tamanho do Rui Barbosa, ele era muito pequeno, dá para ver pelas roupas dele). Outro detalhe que chama a atenção delas é a localização e conforto do quarto das crianças. Este ficava localizado perto da área de serviço da casa, junto à cozinha. As crianças tinham apenas um quarto para, simples e longe dos quartos dos pais, que eram vários e suntuosos. Com isso conversamos sobre como as crianças atualmente são levadas em consideração e respeitadas pelos pais. A Fundação Casa de Rui Barbosa também dispõe de uma biblioteca infantil onde as crianças podem brincar e curtir uma boa leitura.



Maiores informações podem ser vistas no site: http://www.casaruibarbosa.gov.br/

O site da Fundação Rui Barbosa para crianças é bem interessante.

Esses passeios são ótimas oportunidades para estimular o interesse por visitar os Museus.

As duas sugestões de visitas aos jardins do Museu da República e da Casa de Rui Barbosa foram postadas inicialmente no blog Entre Fraldas e Livros.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

13 comentários:

  1. Oi, amiguinha

    Aqui em casa tabém temos uma horta na sacada e nas floreiras das janelas. Plantamos morango, rabanete, ervas (alecrim, manjericão, hortelã, cebolinha) e tomate cereja.
    De vez em quando minhas filhas colhem uns tomatinhos e comem...

    Beijos

    Ana Júlia
    http://ensineseubebe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga, acredita q não tenho uma planta aqui em casa? É tudo artificial rs... não tenho mta paciência pra cuidar. Acho legal quem tem, fica mto mais bonito hehe

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Amo planta, a paixão vem dos tempos da minha avó, ela sempre cultivou várias plantinhas no quintal, e algumas estão até hoje de herança...sou doida pra fazer uma horta no terreno, mas vou deixar este projeto mais pra frente quando Bryan for maiorzinho, assim ele poderá participar e cultivar esse amor pelo verde.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Chris!!
    ôooo...que coisa mais lindinha a Sofia quando menorzinha.
    Ela só cresceu né,a carinha continua a mesma...rs*
    Sabe que fui criada sempre com muitas plantas em casa.A minha mãe tem várias delas.Mas nós nunca tivemos muito espaço para tê-las,mas a preguiça também ajuda um pouco.
    Agora que moramos num apto que tem sacada,tô há meses para fazer uma hortinha mas fica só no blábláblá...vou anotar isso que assim não tem desculpa de esquecer né?!
    E o legal é que as crianças podem cuidar da hortinha junto com a gente.
    Saudades tuas!Anda sumida hein?!
    Beijos e boa semaninha para vcs!
    Danny e Matheus

    ResponderExcluir
  5. Que delícia... vou tentar fazer aqui em casa... não tenho uma plantinha... beijs

    ResponderExcluir
  6. Chris!!! Vc sempre trazendo dicas fantásticas, né?? Eu moro em prédio, morro de vontade de ter uma casa com quintal só pra fazer mais essas coisas. Nem varanda eu tenho. mas já fui com as meninas no próprio jardim do predio pra plantar manjericão, elas amaram. É muito bom quando temos a oportunidade de fazermos essas atividades ao ar livre e diferentes!!! Muito legal!

    Bjos e uma ótima semana pra vcs!

    ResponderExcluir
  7. Definitivamente preciso iniciar uma horta. Tenho tudo, só falta abandonar a inércia. tem selinho pra ti no blog, vá buscar qdo der, bjs.

    ResponderExcluir
  8. oh dica boa, q fotos lindas!!! Adorei!!!
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  9. Chris eu amei o post! Realmente é uma maneira de fazer as crianças visitarem os museus... Para ver como eu gostei, eu mostrei o post para o meu marido e ele disse que seria uma boa idéia levar a Ingrid
    Cada dia que você posta alguma coisa de férias eu mostro a Ingrid que fica dizendo que quer ir e tal
    (vou ver se esse ano eu á levo já que moro no interior do rio, teresópolis)
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho uma mini horta que fiz um dia aqui em casa já faz um tempo.
    As vz mexo nela, dá uma pregui....
    Querida coloquei hoje seu livrinho no correio, acho que até sexta ele chega. Avisa quando chegar, um bj.

    ResponderExcluir
  11. Chris, que saudade!
    Vc e suas meninas lindas continuam nas atividades mais legais né? amo jardinagem mas tenho jeito zero para o assunto, em ibiúna me atrevo a apenas escolher as mudas para a horta, mas deixo outra pessoa plantar... porém acho a brincadeira divertida, ano passado no niver do David a lembrancinha era uma sementinha de feijão, um baldinho, terra e um rastelo. Foi sucesso, todo mundo me mandava foto da plantinha crescida. um amor... um beijo querida!

    ResponderExcluir
  12. Jardinagem aqui também é diversão na certa!
    O Jardim do Palácio do Catete para mim é um lugar especial, sempre ia lá quando estava grávida do mais velho, junto com uns amigos com quem tinha um grupo de estudos e debates. É bonito, agradável e ainda junta cultura. Adoro!!

    ResponderExcluir
  13. Encantadoras.... as flores, a sua filha e o post! BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo