quinta-feira, 10 de maio de 2018

Feirinha de Puerto Iguazu



Um dos passeios ofertados para quem está em Foz do Iguaçu é o Argentina By Night. O Passeio consiste de tour à noite por Puerto Iguazu, com direito a visita ao bar de gelo, rolé pela feirinha local e jantar em um restaurante.

Nós resolvemos conhecer Puerto Iguazu, simpática cidadezinha da província Missiones, na Argentina, que faz fronteira com Foz do Iguaçu, por nossa conta. Nada de receptivos!

O nosso objetivo principal era conhecer a Feirinha de Puerto Iguazu e depois ir ao Bar de Gelo.


Dicas de passeios em Foz do Iguaçu com crianças e adolescentes

Aliás, eu sou a louca das feirinhas locais. Adoro um mercado municipal, uma feira local. Visitas a esses locais são oportunidades incríveis de estar mais perto da cultura local.
Logo, a simples perspectiva de conhecer a feirinha já nos dava motivação suficiente para atravessar a Ponte da Fraternidade, sobre o Rio Iguaçu, e encarar a fila para passar pela fronteira.

O que fazer em Foz do Iguaçu com crianças e adolescentes

Como estávamos com fome, resolvemos comer em uma das barracas-bares-restaurantes de lá mesmo. Foi uma escolha bem acertada. Tudo delicioso!

Começamos com algumas empanadas argentinas de entrada.

Feirinha em Puerto Iguazu


Demos sequência ao nosso “acalma ronco da barriga” com uma porção de picanha fatiada ao molho de chimichurri acompanhada de pão, farofa, batata frita e Coca-Cola litro de garrafa (isso ainda existe!). Gente, elevei o meu nível de apreciação de picanhas! Simplesmente maravilhosa! Depois de comer essa picanha argentina, está difícil de gostar de outra carne.

Tudo simples, descontraído, alegre, e muito, mas muito gostoso mesmo.

Feirinha em Puerto Iguazu

Já com a fome saciada, a ansiedade controlada e descansadas da demora na travessia da fronteira, fomos caminhar pelas vielas da Feirinha de Iguazu para apreciar os produtos típicos e conhecer mais das tradições locais.

É impressionante a variedade de cores, cheiros, sabores e texturas disponíveis ali, naquelas bancas de uma feirinha que esbanja. Encontramos de tudo um pouco! 

Queijos maravilhosos (experimentei um parmesão de salivar só de me lembrar), salames, doces-de-leite (nossa, provei um doce-de-leite com o tal queijo parmesão que quase fiquei de joelhos), azeites (tem garrafas de até 5 litros), vinhos, temperos, pães, doces em calda (falam que o pêssego em calda vendido na feirinha de Puerto Iguazu é inigualável), etc.

Feirinha em Puerto Iguazu

As azeitonas gigantes recheadas (com alho, pimentão, tomate seco, salame, queijo) e temperadas são um espetáculo à parte. E podemos experimentar! É de desejar todas!


Feirinha em Puerto Iguazu

Mas a grande sensação desse mercado são os Alfajores! São muitas marcas! Pena que estes não podemos experimentar.

A nossa expectativa era encontrar Alfajor Havanna, aquele da caixa amarelinha, a dar com rodo. Mas não tinha tantos assim e uma barraca ficou falando que o da outra era falsificado. Até que um argentino me disse que o melhor alfajor, aquele que os argentinos raiz gostam, é o Cachafaz. Gente, ma-ra-vi-lho-so. Não deu nem tempo de fazer foto deles.

Tem também a linha chamada La Recoleta, que na verdade é o mesmo alfajor Havanna em embalagem diferente. Muito bom também.

A verdade é que a feirinha é tão agradável, tão literalmente saborosa, que resolvemos fazer o nosso Argentina By Night somente ali. Deixamos para conhecer o Bar de Gelo no lado brasileiro e ficamos mais tempo visitando as barracas e escolhendo produtos para levarmos em nossas malas.




Uma noitada que valeu muito a pena!

Os preços na feirinha são bem razoáveis e podemos pagar tudo em real.

Para atravessar a fronteira é necessário apresentar os documentos. Brasileiros podem usar a carteira de identidade, desde que tenha sido emitida há menos de 10 anos, ou o passaporte. Crianças acompanhadas de somente um dos responsáveis precisa de autorização do responsável ausente autenticada.

Para chegar lá eu negociei um táxi e fechei um preço para me levar, esperar o tempo que fosse necessário e me trazer de volta. A motorista era tão simpática e agradável que a convidamos para jantar com a gente e nos acompanhar no passeio pela feira.

Outros passeios que fizemos em Foz do Iguaçu:

- Parque das Aves em Foz do Iguaçu;
- Backstage Experience no Parque das Aves;

Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. Muito legal seu relato. A feirinha deve ser tudo isso que vc falou, e um pouco mais! Uma dúvida: vcs foram de Foz até Puerto Iguazú de carro particular? Se SIM; foi solicitado documento (RG Brasileiro)? Vejo em todos os sites que exigem a CARTA VERDE (Seguro do carro)... E sobre vacina contra febre amarela, eles pedem a carteira de vacinação?
    São dúvidas de quem está indo no final deste mês de Maio de 2018.
    AGRADEÇO A ATENÇÃO e fico ansioso pelas respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, a feirinha é muito legal sim. Nós fomos com um táxi de Foz do Iguaçu. Ao passar na polícia federal para entrar na Argentina precisamos ter a nossa carteira de identidade emitida há menos de 10 anos (não aceitam que carteira de identidade da Marinha e outras assim, nem carteira de motorista) ou passaporte. Não pediram carteira de vacinação.
      Quanto aso documentos do carro eu não sei responder porque a motorista que nos levou é que tinha a documentação.
      Espero ter ajudado com a resposta.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo