sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Três Livros de Mulheres Inspiradoras: Oprah, Shonda e Michelle

 

Sabe daqueles livros inspiradores que você quer guardar para vida toda? E também quer indicar para todas as amigas? Pois é, para mim são esses: "O que eu sei de verdade", da Oprah Winfrey; "O Ano em que disse sim", da Shonda Himes; e "Minha História", da Michelle Obama. Não nessa ordem de preferência, apenas na ordem de leitura.

Agora era a hora de eu colocar a foto dos três livros juntos. Acontece que quando eu gosto muito de um livro eu quero logo compartilhar com as amigas e os livros estão emprestados. Agora estou aqui lamentando, pois queria ver as minhas marcações feitas neles. Mas amanhã mesmo vou providenciar outros para mim, atualizar a foto no post e providenciar novas marcações em suas página (sou dessas que marca os livros sim).

O que eu mais gostos nesses três livros é que eles são histórias de superação, são relatos sinceros e verdadeiros de mulheres admiráveis, que lutaram, encararam a vida e se superara. São livros que acabam funcionando como livros de autoajuda sem serem de autoajuda, sabe?


"O que eu sei de verdade", da Oprah Winfrey


Sinopse: "O que eu sei de verdade é: sua jornada começa com a decisão de se levantar, sair e viver plenamente.” Entre os talentos de Oprah Winfrey está sua capacidade de compreender a natureza humana como poucos e, ao mesmo tempo, colocar essa sabedoria em palavras.
Desde que foi questionada sobre as coisas de que tinha certeza na vida, ela passou a escrever uma coluna mensal em sua revista com reflexões sobre relacionamentos amorosos, família, autoestima, medos, fracassos e superação.
Neste livro, você irá encontrar uma seleção, feita pela própria autora, das melhores crônicas lançadas ao longo dos 14 anos de existência da coluna.
Em textos curtos, Oprah oferece mensagens profundas que vão ajudá-lo a fazer as pazes com seu corpo, a construir relacionamentos mais harmoniosos e a mudar sua maneira de encarar os problemas.
Ao fim da leitura, você se sentirá inspirado a se tornar uma pessoa melhor e extrair o máximo do que a vida tem a oferecer.".



“O que eu sei de verdade”, publicado no Brasil em 2014, pela editora Sextante, é um livro com uma série de crônicas escritas por Oprah. Os textos são cheios de experiências pessoais, situações divertidas e outras mais dolorosas. Através das crônicas dessa mulher multifacetada que é apresentadora de TV, jornalista, atriz, empresária e ativista social ela compartilha com o leitor o seu jeito de encarar e enfrentar os altos e baixos da vida.

No post "Face a Day" eu falei do capítulo do livro exclusivo para crônicas sobre gratidão. 

Em uma das crônicas,  Oprah  conta que fazia um ritual diário de gratidão escrevendo cincos coisas pelas quais era grata. Em determinado momento da vida ela se deixou envolver pela correria e pela agenda lotada e deixou esse ritual de lado. Até que um tempo depois começou a sentir que a vida dela cresceu em vários aspectos, mas a felicidade não. Percebeu então, que tal fato ocorreu justamente porque deixou de priorizar a gratidão.




"O ano em que disse sim", da Shonda Himes


Sinopse: Um livro motivador da aclamada e premiada criadora e produtora executiva dos sucessos televisivos Grey’s Anatomy, Private Practice e Scandal, e produtora executiva de How to Get Away with Murder.
Você nunca diz sim para nada. Foram essas seis palavras, ditas pela irmã de Shonda durante uma ceia de Ação de Graças, que levaram a autora a repensar a maneira como estava levando sua vida. Apesar da timidez e introversão, Shonda decidiu encarar o desafio de passar um ano dizendo “sim” para as oportunidades que surgiam. Os “sins” iam desde cuidar melhor de sua saúde até aceitar convites para participar de talk shows e discursos em público. Além disso, Shonda deu um difícil passo: dizer sim ao amor próprio e ao seu empoderamento. Em O Ano em que disse sim, Shonda Rhimes relata, com muito bom humor, os detalhes sobre sua vida pessoal, profissional e como mergulhar de cabeça no “Ano do Sim” transformou ambas e oferece ao leitor a motivação necessária para fazer o mesmo em sua vida.


Um livro para pensar, se inspirar e transformar a vida. É muito inspirador ver uma mulher famosa, bem-sucedida, a mente por trás de séries de sucesso, como "Grey’s Anathomy", "Scandal" e "How To Get Away With Murder" abrir seu coração, seus medos, suas angústias e intimidade. Falar com tanta verdade de como resolveu transformar a sua vida e buscar a felicidade que está muita além do sucesso. Um livro que fala principalmente na importância de acreditarmos em nós mesmos. 

Eu não cheguei a fazer um post sobre "O ano em que disse SIM", mas fis dois posts inspirados pela leitura "LeFou, Shonda e a Normalização" e "Crianças brincando de porta fechada. Pode isso?"



"Minha História", da Michelle Obama


Sinopse: "Com uma vida repleta de realizações significativas, Michelle Obama se consolidou como uma das mulheres mais icônicas e cativantes de nosso tempo. Como primeira-dama dos Estados Unidos — a primeira afro-americana a ocupar essa posição —, ela ajudou a criar a mais acolhedora e inclusiva Casa Branca da história. Ao mesmo tempo, se posicionou como uma poderosa porta-voz das mulheres e meninas nos Estados Unidos e ao redor do mundo, mudando drasticamente a forma como as famílias levam suas vidas em busca de um modelo mais saudável e ativo, e se posicionando ao lado de seu marido durante os anos em que Obama presidiu os Estados Unidos em alguns dos momentos mais angustiantes da história do país. Ao longo do caminho, ela nos ensinou alguns passos de dança, arrasou no Carpool Karaoke e criou duas filhas responsáveis e centradas, apesar do impiedoso olhar da mídia.
Em suas memórias, um trabalho de profunda reflexão e com uma narrativa envolvente, Michelle Obama convida os leitores a conhecer seu mundo, recontando as experiências que a moldaram — da infância na região de South Side, em Chicago, e os seus anos como executiva tentando equilibrar as demandas da maternidade e do trabalho, ao período em que passou no endereço mais famoso do mundo. Com honestidade e uma inteligência aguçada, ela descreve seus triunfos e suas decepções, tanto públicas quanto privadas, e conta toda a sua história, conforme a viveu — em suas próprias palavras e em seus próprios termos. Reconfortante, sábio e revelador, Minha história traz um relato íntimo e singular, de uma mulher com alma e consistência que desafiou constantemente as expectativas — e cuja história nos inspira a fazer o mesmo."


Eu não sei dizer se terminei a leitura mais apaixonada pela Michelle ou pelo Barack Obama. Nossa, que casal iluminado! Que pessoas inteligentes! O livro conta a trajetória de Michelle desde criança, mostra a importância do acesso a cultura (música, pintura, leitura, visita a museus) desde a infância, o quanto isso fez diferença na sua formação, o acesso a faculdade, o início da carreira, sua vida com Barack Obama, como o acompanhou no período de campanha e durante o mandato. Mostra sua parte mãe, filha, mulher, profissional, primeira-dama. Sua batalha, garra, luta e determinação. É simplesmente admirável. 





Também estão participando do BEDA 2020:
- Ale Helga, do blog Meus Amores.


Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

9 comentários:

  1. nossa, eu tenho isso tb. quero muito ler o da michelle obama. já ouvi falarem muito. tenho muita admiração por ela. nossa, adorei as indicações, já vou levar para a lista de livros a ler que é interminável. eu tenho tentado muito ler livros de escritoras. o blog me ajudou muito a compartilhar o que quero q os outros vejam. próximos não aguentam mais eu ficar falando das dicas. no blog é mais democrático. cada um fala e lê o q se identifica.
    atualmente eu aborreço todos com o livro No Fundo do Poço (1972) de Buchi Emecheta https://mataharie007.blogspot.com/2020/02/no-fundo-do-poco-de-buchi-emecheta.html

    ResponderExcluir
  2. ah, o livro da oprah nunca tinha prestado atenção embora tenha muita admiração por ela. é q essa capa eu nunca ia imaginar q era um livro assim. lembro da margaret atwood dizendo q proibe que coloquem florzinhas nas capas de seus livros. q editores cismam em por flores em livros escritos por mulheres. e eu deixei de me interessar exatamente pq nem vi de quem era o livro. só de ver a florzinha eu já achei q era um livrinho de amor medíocre daqueles vendidos em bancas.

    ResponderExcluir
  3. Amei essas indicações, eu li: O ano em que eu disse sim e amei, foi um livro incrível de ser lido. Quero muito ler o livro da Michele também, estou esperando alguma promoção para comprar ano que vem.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que sugestões maravilhosas! Eu sou curiosa para ler o livro da Michelle Obama, essa mulher é incrível!
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Chris, esse livro da Oprah é incrível. A leitura flui e a gente sente que tudo na vida tem jeito, né? ♥ E o da Michelle Obama, eu só sei dizer que o Barack virou um crush literário hahaha. Amei a história deles e admirei cada etapa! No finalzinho, eu fiquei meio cansada, mas valeu cada capítulo. E esse outro eu ainda não li, mas dica anotada. :) E tem um que eu mega indico: "Corajosa sim, perfeita não", da Reshma (da Sextante também(. Li no comecinho desse ano e você não tem noção do quanto me ajudou. Gosto de livros assim que ajudam, mas não prometem fórmulas mágicas. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol, o livro da Oprah é muito bom mesmo. E eu agora estou aqui me lamentando por emprestei ou dei o meu. E o pior ele está esgotado na editora.kkk. O da Shonda é maravilhoso. Vale a pena. Obrigada pela dica. Vou procurar esse "Corajosa sim, perfeita não.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Não li ainda nenhum desses livros, mas são realmente mulheres inspiradoras! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Chris esse da Oprah eu amo, até emprestei ele para uma pessoa que nunca me devolveu...Eu assisti o documentário da Michele Obama, nunca li o livro mas imagino que deva ser incrível! Beijos Mona www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo