sábado, 1 de agosto de 2020

Um Parque de Possibilidades - BEDA 2020



Eu olhei a cena da minha canga com o meu par de havaianas com estranheza. Me peguei com aquele olhar que franze as sobrancelhas e cai a cabeça levemente para esquerda pensando: por que eu estou achando estranho? Me dei conta que era a grama. Canga e havaianas sempre foram item de praia, combinam com areia. 


Observando esse estranhamento me dei conta que estava fazendo algo que nunca tinha feito aqui no Rio, ou melhor, aqui no Brasil. Aproveitando um parque como uma área para tomar sol, relaxar e ler.

Me lembrei dos europeus em seus parques. A primeira vez que pisei no velho continente foi em Londres e achei engraçado, enquanto caminhava no Hyde Park, ver as pessoas deitadas na grama tomando sol.

Usamos muito os nossos parques, sim. Eu mesma desfruto muito do Aterro do Flamengo, da Lagoa Rodrigo de Freitas. Mas a circulação por ali é normalmente com objetivo e movimento. Vamos para caminhar, correr, pedalar, fazer um passeio em movimento. Até fazemos piqueniques, mas em grupos, em comemorações, enfim, em movimento. Raramente tem alguém sozinho ou em par apenas sentado, lendo, absorvendo.


E eu estava ali deixando o tempo passar, aproveitando o calor do sol nas minhas pernas, desfrutando do frescor da sombra na minha cabeça. Folheando o meu livro, absorta na história das páginas e nos meus próprios pensamentos. Deitando, olhando as nuvens, contemplando o céu. E que céu!



Pensei em como o fato de ter a praia sempre disponível e como opção me limitou a ver outra possibilidade. 

Esse período de isolamento e distanciamento tem mostrado outros pontos de vista. Muitos enquadrados de dentro de alguma janela, mas outros amplos e com novas possibilidades. As limitações e restrições podem nos estimular a buscar caminhos que, apesar de estarem sempre ali disponíveis, nunca foram percorridos simplesmente porque estávamos no piloto automático.

Este post faz parte do projeto Beda (Blog Every Day August). Este desafio acontece duas vezes por ano, sempre em abril e em agosto e eu nunca participei. Aliás, nesses anos de blog acho que nunca consegui postar diariamente nem por uma semana. Mas resolvi encarar. Estou participando do projeto individualmente, mas já vi duas amigas que estão nele também:

- Carol, do Pequena Jornalista.

Inclusive ganhei um banner personalizado da Clau. Muito obrigada pelo carinho.




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

30 comentários:

  1. Gosto muito de parques onde a calmaria reina! Bela publicação!!

    ***
    "Com Amor" ... Desfolhando memórias

    Beijo e um excelente fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cidália,
      eu também gosto muito da paz com o contato com a natureza.
      beijos
      CHris

      Excluir
  2. Viva a descontracção. Viva o descanso. Viva a liberdade.

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Cris, o que parece um desastre "aparentemente", também veio para despertar...
    Despertar porque estamos vivos, despertar para olhar e sentir de verdade cada coisa e pessoa a nossa frente... Olhar com atenção a vida, as coisas, as pessoas... Olhar e ver além das aparências... Olhar e sentir o estado das coisas, da vida e das pessoas...
    Você falou muito bem, as vezes temos tudo tão disponível na nossa frente, que não damos valor, estamos sempre de passagem e em movimento, que não conseguimos sentir e ver as coisas com a alma, de simplesmente parar e observar o lindo céu...
    Linda postagem, que você continue nessa jornada do despertar, que é ver e sentir com a alma a vida, o Ser interior, as pessoas...
    Ameiii a postagem, as fotos!
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Chris, nosso olhar é mente se acostuma com o esperado, o normal...
    Adorei as fotos e a nova perspectiva do passeio e do seu redor.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva, acostuma mesmo. Por isso é importante mudarmos os nossos percursos para enxergamos outras possibilidades.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Sem dúvida o isolamento social nos vez ver tudo em nossa volta com novos olhos e nos abriu novos horizontes. Lindas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jamilly, nos trouxe algumas novas percepções sim.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Que lindo céu ,mas tens razão: Precisamos aprender a ver novas possibilidades na vida.Aqui, por enquanto, só EM CASA e hoje, particilarmen5te, tô de saco estourando! bjs, lindo domingo,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Chica, sempre olhando para as novas possibilidades que nos abrem novos caminhos e olhares.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Oi Chris,
    Nunca tinha pensado nisto, mas é verdade, não usamos nossos parques para tomar só, reservamos isso para praias e piscinas, mas gostei da ideia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, é mesmo. Eu sempre achei estranho ir para parque e estender a canga e ficar ali pegando sol. Isso, para mim, sempre foi coisa de praia. Engraçado como mudamos o nosso olher, né?
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. You're absolutely right. Restrictions can sometimes be liberating. I'm happy to hear that you have enjoyed your day in the park. You're right. When one has beach at ones disposal, one is less likely to use a park as a reading place. It is good that you had a nice relaxing time in the city park and that you enjoyed your book.
    Blogging every day in August seems like a great idea. Have a nice day!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ivana. blogging every day in August will be a huge challenge.
      kisses
      Chris

      Excluir
  9. Realmente também aproveito para passear e caminhar mas nunca para parar, relaxar e aproveitar o espaço! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Gostamos muito de parque, mas na nossa cidade não tem nenhum, e ai temos que ir para São Paulo para ir nos parques e com essa pandemia está bem difícil além de ser um pouco cansativo ir para parques de ônibus já que são longes.


    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Thalita e Thaiane,
      Os parques de São Paulo são muito legais, né? Estou doida para ir em Sampa quando tudo isso passar. Quero ir no Jardim Botânico de lá.
      beijos
      CHris

      Excluir
  11. Parque dá uma sensação de paz. Perto da minha casa tem o Parque da Água Branca.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Lulu, muito bom ter um parque perto de casa.
      beijos
      Chris

      Excluir
  12. Curioso. aqui em Portugal as pessoas usam os parques para descansar, ler e até dormir um pouco (como na praia). Eu gosto da vida ao ar livre e tanto sento num parque, como faço um piquenique na areia da praia. Bom mesmo é apreciar a natureza.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Com toda certeza a partir de agora começaremos a visualizar as coisas diferentes de como enxergavamos.

    Yeah! Dream High

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celli, por um tempo eu acredito que sim.
      Alguns desses olhares até ficarão, mas outros eu acho que serão penas momentâneos.
      beijos
      Chris

      Excluir
  14. Eu adoro parques e acredito que agora as coisas serão encardas com estranhamento constante nesse nosso novo jeito de viver... vamos nos adaptando aos poucos e buscando a melhor maneira de viver isso tudo! <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, eu também adoro parques. É muto bom esse contato com a natureza e com o espaço.
      beijos
      Chris

      Excluir
  15. ando cansada do isolamento. sei que continua necessário e vou continuar fazendo, mas já esgotada. tb tenho olhado pequenos detalhes. se cuida. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me diga Pedrita. Eu andei fazendo uns passeios ao ar livre e em horários alternativos com todo o cuidado. Fiz mais para ter um respiro, com receio que piore tudo e voltemos a ter necessidade de mais rigor.
      beijos
      Chris

      Excluir
  16. Tudo tem o lado bom, né? E sem dúvida, o do isolamento social é mostrar essas outras possibilidades. Espero, em breve, aproveitar dessa maneira esses pontos do Rio de Janeiro! Essas fotos me inspiraram muito. E, Chris, fiquei muito feliz que você está participando do BEDA. Obrigada por ter citado o PJ! Falando nisso, amei o banner que a Mãe Literatura fez para você. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, sim. Tudo tem o seu lado bom. Basta a gente querer olhar. Esse BEDA vai ser um desafio e tanto. kkk. Mas vamos que vamos conseguir. I banner ficou bem legal, né?
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo