quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Blogagem Coletiva: Como era ser criança na minha infância

Quando vi a proposta da Ingrid do Desconstruindo a Mãe para essa blogagem coletiva fiquei logo toda empolgada. Fiquei mais animada ainda quando vi o selinho especialmente criado pela Daniela Moreno. Sabe que quando comecei no meu primeiro estágio o meu apelido era Luluzinha? Me identifiquei totalmente com essa blogagem coletiva.  E o melhor, já tinha um texto prontinho. Um texto que eu fiz para um trabalho da escola da Ana Luiza e que já postei AQUI com o título Brincadeiras da minha infância.



A minha infância foi muito boa, muito boa mesmo. Daquela que todas as crianças deveriam ter. Eu tive espaço para brincar, eu tive liberdade para inventar.
Passei a minha infância em São Pedro d’ Aldeia, na Vila Militar. Morava em casa, com jardim e sem muro. Dormia de janela aberta, no máximo com uma tela para evitar os mosquitos. Isso mesmo, o grande medo era de mosquito.
Eu gostava muito de andar de bicicleta. Os passeios de bicicleta tinham sempre uma novidade. Uma vez ia explorar o bosque, em outra tentava subir ladeiras mais altas, depois descer ladeiras com alguma amiga na garupa, dar a volta no pântano com alguém sentado no guidom; pedalar, pedalar e ficar em pé no banco; montar rampas com madeira e tijolos para dar saltos com a bicicleta e tudo mais que pudesse inventar.




Os joelhos ralados foram uma constante na minha infância e o Merthiolate também. Lembro bem do lema: tudo o que arde, cura e o que aperta, segura.

Eram muitas, muitas, mas muitas crianças. Com aquele espaço todo e com tantas crianças, as brincadeiras de pique eram frequentes. O meu preferido era o pique-esconde. Tinha também o pique-pega que naquela época era conhecido por nós como pique-tá. Isso porque quando quem estava com o pique e pegava alguém, falava: - Tá com você!
Tinha pique-alto, pique-baixo, pique-parede e qualquer outro que quiséssemos inventar. Polícia e Ladrão. E o pique-bandeira? O campo era riscado no chão de barro com uma vara e as bandeiras eram galhos de árvore. Esses piques eram muito divertidos, muitas crianças brincando juntas. Crianças de várias idades juntas, meninos e meninas. As crianças menores eram consideradas café com leite.
Algumas brincadeiras eram mais de meninas como pular corda, pular elástico e amarelinha.
Eu e minhas amigas preparávamos lanchinhos, algumas bonecas e íamos fazer piquenique no bosque. Os motivos podiam ser diversos: aniversário de uma boneca, batizado de outra. Ou também podia não ter motivo algum. Para esses piqueniques eu gostava de levar pão com mel.

Brincar no parquinho também era uma grande aventura. Eram vários brinquedos de ferro: balanço, escada-horizontal que nós chamávamos de pega-pega, prancha vai-e-vém que para nós era rema-rema, passo gigante apelidado por nós de roda-roda, etc...
Era no parquinho que eu me sentia uma artista de circo.



No balanço eu ia alto, bem alto, cada vez mais alto imaginando que algum dia eu ia conseguir dar uma volta completa. No pega-pega me pendurava pelas pernas de cabeça para baixo pensando estar no trapézio. No roda-roda, rodava bem forte e depois soltava as mãos fazendo de conta que era a mulher-bomba. Tinha uma manilha colorida e o grande desafio era subir correndo e ficar em pé em cima dela como uma equilibrista. Essa manilha parecia ser muito grande e realmente era maior do que eu que cabia em pé dentro dela. Nesse ano (2007) fui no mesmo parquinho da minha infância com as minhas filhas que já não tem os mesmos brinquedos, mas as manilhas continuam lá. Só que agora não parecem tão grandes e eu já nem caibo em pé lá dentro.

Eu adorava ir à praia que na verdade era uma lagoa e lá fazia bolos na areia e enfeitava com conchinhas. Nas férias era colocado um flutuante na lagoa para as crianças brincarem. Esse flutuante era uma plataforma de madeira com um escorrega de um lado e um trampolim no outro. Escorregar e cair na água era muito divertido. Saltar do trampolim era uma grande emoção. Inventávamos vários saltos : salto bomba, parafuso, sem limites para a imaginação.
Naquela época a lagoa era muito limpa, de água transparente, cheia de peixes. Algumas vezes estava brincado na água e sem querer pisava em um peixe que se debatia em baixo do meu pé fazendo cócegas.Um susto engraçado, divertido e único.




Gostava também de brincar de casinha. Eu tinha uma casinha de madeira daquelas que dá para entrar, azul, com chaminé e duas jardineiras na janela que eu plantava gerânio de verdade. Meu pai fazia casinha de cartolina para mim que apesar de ter porta e janela, as bonecas de papel entravam mesmo pelo teto.




Mas a melhor brincadeira de casinha era nas árvores. Escolhia um galho para ser a sala, no outro era o quarto, as folhas serviam de pratos e as amêndoas eram a comidinha.
Com tanto espaço lá fora sobrava muito pouco tempo para a televisão. Algumas vezes eu assistia a Tom e Jerry e Pantera Cor de Rosa. Esses eram os meus desenhos preferidos.
Eu tinha vitrola que parecia uma mala. Aliás, ela fechada era uma mala e somente quando abria é que virava vitrola. Adorava ouvir as historinhas dos disquinhos coloridos. Ouvia a história e acompanhava no livrinho que vinha junto. O disquinho da Chapeuzinho Vermelho era vermelho, é claro; o da Cinderela, amarelo e o do Mogli, verde. Tinham outros, mas esses eram os meus preferidos.
Como tinha pouca luz da cidade, as noites eram muito estreladas. Algumas vezes meu pai e a minha mãe colocavam um lençol na grama e ficávamos no jardim contando as estrelas. Só não podia apontar para não nascer verruga na ponta do dedo. Depois quando eu e a minha irmã íamos dormir e ficávamos com medo de acordar com verruga no dedo mas não nascia, não. Acordávamos prontas para mais brincadeiras.

Essa infância com tempo para brincar e ousar que eu quero proporcionar para as minhas filhas.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

35 comentários:

  1. ô,Chris é por isso q vc tem tanta imaginação pra inventar tanta coisa com suas filhotas...sua infância foi recheada de criatividade, adorei ver as fotos,muito legal...eu tbém tinha uma vitrola,mas já era adolescente...ainda tenho alguns discos de vinil...tava ansiosa pelo teu post,menina...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de infância, Chris! E que lugar gostoso vc morava hein! Adorei ver as fotos, a gente viaja no tempo com vc...rs
    Vou escanear algumas e colocar no meu post tbm!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Não é a toa que teu blog chama "inventando...", quanta criatividade! E que delícia de infância! Morar num lugar cheio de crianças deve ter sido uma benção.
    Adorei as fotos!

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Oi Chris, tb tive uma infancia bem de interior, subi mto em árvore, andei de bicicleta. Pena que dificilmente minha filha vai ter essa chance de crescer assim...
    Agora essa lagoa nessa época devia ser mto legal hein! Eu a conheci há poucos anos e ela já era totalmente poluída, alaranjada até.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Pois é Chris. Também tive uma infância cheia de brincadeiras e espaço pra brincar e inventar. Que delícia!
    Adorei as fotos!!
    Um beijão e um ótimo dia para vocês!

    ResponderExcluir
  6. Chris, você parecia bem sapeca.
    Essa infância encantada teve ter contribuido para a formação desta mãe super criativa e dedicada.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Chris, ainda bem que o merthiolate agora é indolor e transparente, rsrsrs. Só de lembrar me arrepia, ui.

    ResponderExcluir
  8. Ai, você me fez lembrar do Merthiolate!!! Uuuuui!
    Eu acho que a educçao de suas filhas é reflexo da sua. E pelo visto um bom reflexo né?!
    BJk!

    ResponderExcluir
  9. Muitoo giro :D


    Me visite se gostar torne-se seguidora mas nao deixe de comentar e dar sua opiniaoo :D

    Futura mama

    ResponderExcluir
  10. Nossa Chris quer infância maravilhosa! Que fotos legais!!! Adorei tudo! bjs!!

    ResponderExcluir
  11. Caramba Chris fiquei triste em saber que a lagoa hoje está poluida. é muito tem se perdido, e é nossa missão sim, dar um gostinho desses pros filhos.
    Tempos atrás fizemos uma viagem especialmente pensando nas crianças, com muita cachoeira, mato, enfim só no último dia meu menino curtiu, uma pena.
    Quando tenho hoje chance de ver o céu estrelado chego a chorar de tanta saudade desse tempo!
    Bjos, Ana.

    ResponderExcluir
  12. OI CHRIS, NO NOSSO TEMPO A INFÂNCIA ERA UMA COISA MAIS SAGRADA, MAIS PURA, HOJE A MÍDIA TEM INVADIDO A INOCENCIA DOS NOSSOS PEQUENOS , ANTES BRINCADEIRAS SIMPLES FAZIAM A FESTA DA GENTE, E HOJE MUDOU MUITO, EU TENTO RESGATAR ISSO COM MINHAS FILHAS. BEIJOCAS E UM LINDO DIA PRA VOCES...

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Você só esqueceu de contar que era tão levada que levou uma carreira de um porco gigante, uma mordida de um leão filhote, que tentou fugir com o circo e que roubava as telhas da casa do vizinho para cobrir as que vcs tinham quebrado subindo no telhado...
    Rá! Entrego tudo...!!!!

    ResponderExcluir
  14. A minha infância foi demais também! Muito espaço para brincar, irmãs maravilhosas que sempre inventavam coisas bacanas pra brincar comigo... As brincadeiras que eu mais gostava eram: andar de bicicleta, pique-alto, brincar de Barbie e gato-mia! Mas acho que as aventuras de bicicleta foram as melhores! Ah, eu amava o queimado pq sempre fui muito ruim como jogos que usassem bola (TODOS!) e esse era o único que eu era boa! Amava! Hum, que vontade de voltar no tempo!
    Beijos irmã! Obrigada pela infancia maravilhosa que vc me proporcionou, com tantas brincadeiras e viagens! Vc foi demais! Uma verdadeira irmã-mãe-amiga muito melhor do que eu podia sonhar em pedir a Deus!
    Amo vc!

    ResponderExcluir
  15. Que delícia de infância, Chris!!

    Adorei as fotos, super engraçadas!!!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  16. "Essa infância com tempo para brincar e ousar que eu quero proporcionar para as minhas filhas."

    Parabéns, Chris, pela mãe criativa e presente na infância das suas filhas que você é. Sua criança está mais viva que nunca e é assim que deveria ser como todos, pois, afinal nós somos aquela criança, só que com máscara de adulto sério, rs.

    ResponderExcluir
  17. Amiga, que delícia de infância!!
    Amei as fotos.

    Já respondi seu e-mail. Vou publicá-lo sexta-feira, me manda uma foto que eu publico junto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. E mais uma coisinha. Feliz dia das crianças por aí

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Chris querida
    Sabe que esta foi uma das blogagens que eu mais gostei de participar?!
    Que delicia saber mais da infancia das minhas amigas queridas. Que bom perceber que tivemos muito em comum.
    Veruga no dedo...ate hoje penso nisso...rsrsrs.
    Adorei as fotos e o post.
    Obrigada pelo carinho de sempre, vc é muito especial!
    Bjks mil pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  20. Que infância maravilhosa! A minha também foi muito boa. Descalça pela rua, me equilibrando em cima de muros e comendo porcaria nas bancas de bombons! kkkkkkk...
    Sei lá, mas sempre penso que por mais que nos esforcemos, a infância das nossas filhas nunca será tão boa quanto a nossa. Elas não podem mais correr livremente pelas ruas, a violência campeia. Tem tarado em toda esquina. Televisão e jogos eletrônicos entraram de vez no mundo infantil.
    Enquanto posso, vou poupando minha filha dessas parafernálias eletrônicas. Mas, e se ela começar a exigir?
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amiga, a infancia da gente foi inigualavel, né?

    Hj as crianças são mais eletronicas, a gente aproveitou de verdade viu!

    Q delicia de post, Chris.

    Hj a blogsfera ta cheia de homenagens lindas. Emoçãoo pura!

    Um beijão carnhoso
    Vc é mesmo especial!

    Mi

    ResponderExcluir
  22. Olá querida!

    A BC é òtimo pra conhecer mais mães blogueiras,e nos conhecermos mais a cada BC,suas opiniões e Vivências,como a blogagem da vez!

    Realmente antes tudo era menos arriscado até os mosquitos que tinhamos medo,não eram tão perigozos como os de hj,pq tememos a dengue.

    Bjos e Obrigada por ter passado no meu cantinho :)

    ResponderExcluir
  23. adorei o blog, vim conhecer e vou ficar por aqui! tem muitas coisas bacanas. Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  24. Como era bom naquele tempo né? É tãobom relembrar essa época da nossa vida, e a sua infãncia pelo jeito foi muitoooo boa.

    beijoks
    Nanda

    ResponderExcluir
  25. Essa de apontar o dedo era certo, se apontar vem uma verruga e claro que a gente acreditava...Linda sua infaância..
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  26. Chris, também morei em vila militar(por causa do meu pai); Eu também adorava essas bonecas de papel e tinha um monte,rsrs.... Delicia a sua infância!!
    Eu com essa mania de balançar bem alto no balanço,arranjei foi um belo galo na testa.
    mil beijos

    ResponderExcluir
  27. Chris que coisa gostosa, que infância maravilhosa, fiquei até com vontade de ser criança de novo rsrs
    Criança têm que brincar e ser feliz assim como vc foi mesmo.

    ResponderExcluir
  28. Que fotos lindas Chris! Transmitem uma infância feliz, divertida, com muita brincadeira!!! Adorei!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  29. Kita,
    essa época foi muito boa. A gente se divertia bastante no flutuante na lagoa com trampolim e escorrega, nos pique niques no bosque e você era levada demais. Estava sempre aprontando alguma. Deixava todo mundo de cabelo em pé.

    beijos

    ResponderExcluir
  30. Chris, nossa eu AMEEEEI seu post. lembrei de que eu tb amava ir para São Pedro e que eu tb tive o disco amarelo da Cinderela! Nossa, em cada post que li desta blogagem, lembrei de alguma coisa que fiz! Foi muito bacana!
    beijos

    ResponderExcluir
  31. Chris adorei a idéia da blogagem coletiva e mais ainda de conhecer um pouco mais de vc e ver essas suas fotos de criança, que nunca tinha visto!!! Sempre imaginei você uma menina sapeca!!! rssrsr bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  32. Oi, Chris, havia lido teu post anteriormente e acho que brincar com bonecas de papel e ter fotos disso é uma coisa linda!

    Lembro das minhas, mas não tenho registro, infelizmente!

    Que bom estarmos juntas em mais uma blogagem!

    Beijo,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  33. Chris, gosteimuto de saber um pouco da sua infância através desse post. Muito bom crescer com espaço, amigos, brincadeiras, liberdade. Tudo o que toda criança sonha e deveria ter. Gostei das fotos. E vocÊ pendurada de cabeça para baixo parace um morcego. Que levada que você era!

    kisses

    ResponderExcluir
  34. Bem que a sua mãe conta que você foi muito levada. A Penha é que sabe bem disso, né?
    As meninas também vão ter muita lembranças muito boas da infância delas. São criadas com muito amor, carinho e dedicação.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  35. Chris adoro essas fotos antigas!!! Você teve uma infância deliciosa... eu também adorava deitar e olhar as estrelas, e morria de medo de apontar!!! rsrs Bjinhossssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo