sexta-feira, 4 de maio de 2018

Backstage experience no Parque das Aves

Começamos os nossos dias em Foz do Iguaçu com o pé direito, no Parque das Aves. Gostamos tanto que resolvemos fechar a nossa estadia por lá com chave de ouro e retornamos ao Parque das Aves. Dessa vez para experimentar o Backstage Experience, uma atração opcional oferecida aos visitantes do parque.

Backstage experience no Parque das Aves

O Backstage Experience é um passeio exclusivo em que temos a oportunidade de vivenciar os bastidores do trabalho lindo que é realizado no Parque das Aves.

O passeio consta de um tour de 1h30 guiado por um dos biólogos no parque onde passamos por áreas restritas, temos a oportunidade única de entrar em contato com algumas aves e entender melhor todo esse trabalho de preservação e recuperação. 

O nosso passeio teve início no Centro de Condicionamento de Psitacídeos responsável pela reintegração dos animais que chegam ali prejudicados pela vida em cativeiro e maus-tratos.

Presenciamos o trabalho de fisioterapia feito com as aves para que elas recuperem movimentos perdidos, tenham melhor qualidade de vida e menos estresse.

Essa é a Jurema. A foto mostra que ela já sobe na balança voluntariamente tornando assim os cuidados com ela mais tranquilo e sem estresse para o animal.


O que fazer em Foz do Iguaçu com crianças

Em seguida alimentamos esses pássaros que parecem corujas, mas não são. É uma ave rara do Pantanal conhecida como Mãe-da-lua, ou também chamado de Urutau-gigante. Uma ave rara de ser vista devido a sua inigualável camuflagem em tons e detalhes quase que idênticos aos das texturas das árvores.

O que fazer com adolescentes em Foz do Iguaçu

Esses dois bebês chegaram ao Parque das Aves com as asas quebradas devido a uma lenda de que quando as corujas cantam perto de casa é sinal de mau agouro. Movidas por esse tipo de crendices, preconceitos e a falta de informação, as pessoas jogam pedras, atiram, fazem qualquer coisa para afastar o animal. Uma tristeza!

Melhores viagens com adoelscentes

Dali, seguimos para conhecer de perto, mas bem de perto mesmo, alguns viveiros do parque. Ficamos literalmente por dentro de algumas rotinas, vivenciando um pouco da lida com os pássaros.

Viagens no Brasil com adolescentes

Entramos no viveiro conhecido como Árvore da Vida para alimentar as crianças. É que este viveiro abriga os pássaros crescidinhos vindos da Sala dos Filhotes. Eles ficam ali até poderem ser removidos para outras áreas.

Muito fofo esse pelicano que veio se alimentar com a gente!

Para onde ir com adolescentes no Brasil

Ele comia um pouco e levantava a cabeça me olhando para eu ver que ele estava comendo. É assim que eles fazem quando as mães estão por perto. Me derreti toda! Queria passar a minha vida ali alimentando aquelas crianças.

Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Caminhamos tranquilamente pelas trilhas do parque que ainda estava fechado, apreciando a natureza e recebendo informações, como tudo ali é reaproveitado.

Este senhor, que é um dos responsáveis pela limpeza do parque, por exemplo, só usa vassoura feita por ele com folhas de espinheira-santa caídas que ele mesmo recolhe.



Como se não bastasse todo encantamento pela beleza ao nosso redor  e pela possibilidade de ir além do tradicional, ainda tínhamos mais emoção para experimentar e beleza para contemplar. 



Entramos no Viveiro Aves de Rios e Mangues para alimentar os tucanos com as nossas próprias mãos.

Os tucanos têm a capacidade de usar a ponta do bico para pegar insetos ou frutos ainda no ar. Por isso recebemos potinhos de ração especial. A nossa missão era lançar uma a uma, de baixo para cima, na direção dos bicos dos tucanos. 

Não é que eles são bons mesmo nessa parada de pegar coisas nos ar?! Ou será que nós é que somos boas de mira?! Um pouco dos dois!



Caminhamos mais pelo parque ainda vazio, passamos por um jardim enorme e belíssimo, florido, localizado atrás do borboletário, destinado a beija-flores e borboletas livres na natureza.

Nesta área restrita, além de recebermos bastante informação sobre a importância desses animais para o equilíbrio ambiental, vivenciamos uma experiência sensorial. Tivemos lagartas de borboletas-coruja passeando em nossas mãos. Arrepio? Não! Cosquinha!


A nossa backstage experience estava terminando e nós queríamos mais. Não queríamos que acabasse.

Para nossa surpresa, o final do passeio foi ainda mais especial. Uma verdadeira despedida com um café da manhã preparado com cuidado e carinho.


A companhia de algumas araras e muitas histórias sobre esses animais, sobre os cuidados com eles, a natureza e a preservação.


Passamos pelo deck das araras ainda vazio.


E nos despedimos de Foz do Iguaçu e do Parque das Aves.


O passeio é realmente incrível e cheio de aprendizado, onde o bem-estar animal é a prioridade absoluta do Parque das Aves em todas as atividades disponíveis. Por isso o conteúdo dos tours varia bastante.

Serviço:
Parque das Aves
Rodovia das Cataratas, 12450, Foz do Iguaçu – PR, 85855-750
Aberto todos os dias, das 8h30 às 17h
Consulte no site os valores atualizados e os horários de funcionamento no Website oficial.

O Backstage Experience

Idiomas: português e inglês
Horários: 7h30, 10h30, 14h e 16h
O tour das 7h30, foi este que nós fizemos, ocorre quando o Parque das Aves ainda está fechado para o público, proporcionando aos participantes do Backstage Experience uma tranquilidade total.
Duração: 1h30
Valores: R$ 200 por pessoa

O Parque das Aves oferece outra opção de experiência:

- Forest Experience, esse não fizemos, pois só é permitido para maiores de 16 anos se acompanhados dos pais. A Ana Luzia queria fazer, mas a Sofia tem apenas 12 anos. Através do Forest Experience, os Guaranis convidam você a vivenciar esta experiência, realizando uma breve imersão em sua cultura, em meio à Mata Atlântica, à noite, ao redor de uma fogueira, acompanhada de um jantar tradicional compartilhado com eles.


Outros passeios que fizemos em Foz do Iguaçu:

- Parque das Aves em Foz do Iguaçu;


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. Que bacana a oportunidade de conhecer de perto esse trabalho do Parque das Aves! Quando a gente conhece melhor da mais valor!

    ResponderExcluir
  2. Que passeio gostoso, Chris.
    Estar em contato com a natureza, é sempre prazeroso, que traz paz, alegria e também muito aprendizado.
    Obrigada por compartilhar.
    Beijos.
    Ju

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo