sábado, 20 de junho de 2020

Filme "Anton - Laços de Amizade"


Desde o dia 28 de maio que estamos com mais uma opção para assistir filmes em casa, o Cinema Virutal Cada sessão custa R$ 24,90 e vale por 72 horas podendo assistir aos filmes em até três plataformas diferentes, entre celular, TV, computador, tablet. O interessante desse projeto é que toda semana são lançados novos filmes inéditos no cinema e em plataformas de streaming. Tipo estreia mesmo, sabe?

Entre os lançamentos da nova plataforma tem alguns títulos da A2 Filmes como "Um Grito de Liberdade" (já falei dele aqui no blog) e "Anton - Laços de Liberdade" (vou contar neste post) que eu já tive a oportunidade de assistir.



"Anton - Laços de Liberdade", o último filme do cineasta e roteirista Zaza Urushadze (Tangerinas), estreou dia 18 de junho, nesta plataforma criada pelas distribuidoras e exibidores, para funcionar como um “complexo digital”, durante o período de pandemia do Covid-19, e possibilitar que cinéfilos curtam os filmes e matem as saudades das salas de cinema.

O que me chamou a atenção e despertou a minha vontade de assistir ao título foi trazer um tema pouco abordado no cinema, como a revolução bolchevique de 2017. 

Para contar um pouco dessa fase da história Russa, o longa traz a amizade entre dois meninos  Anton – um garotinho católico, e Jakob – um menino judeu, que vivem na zona rural da Ucrânia um pouco antes da Primeira Guerra Mundial. Nesta época Alemães e Judeus convivem enquanto sofrem com a opressão do exército de Leon Trótski.

O filme é narrado em tom de retrospectiva e começa com um senhor chegando em um local que se parece um asilo, sentando em um bando e deixando a mente vagar por suas memórias. Ele retorna a 2019, dois anos após o início da Revolução Russa, quando Anton e Jakob selaram sua amizade. Apesar do título focar na amizade e realmente  mostrar cenas da amizade e da inocência das crianças que vivem os horrores de uma gerra, um revolução, enfim momentos de violências e perdas, esse não é o foco central. 

O que faz desse filme ser interessante é o fato de ser uma verdadeira aula de história, pouco retratada nos cinemas, que  o filme aborda a história do sucessor de Lenin, Leon Trótski, criador do Exército Vermelho.

Eu achei que em alguns momentos o filme poderia ser mais dinâmico, porém achei também uma ótima oportunidade de ter um olhar interessante sobre essa fase da história. Foi um momento de entretenimento com a sensação de produtividade. Me permitiu me divertir, me desligar da minha rotina e ter o sentimento de que aprendi algo novo.

Sinopse: "Jogando com o tema universal da amizade infantil, ANTON contrasta as qualidades simples e duradouras do relacionamento dos meninos para expor a crueldade da ideologia. Embora Anton seja católico e seu amigo Jacob judeu, a amizade entre eles se mostra mais forte e mais resistente do que as forças da política e da revolução. A região em que vivem também abriga os descendentes de imigrantes alemães que se estabeleceram nas terras férteis perto do Mar Negro mais de um século antes. Os alemães e judeus vivem lado a lado diante do levante da revolução que convulsiona o campo. Revolução e vingança, medo e esperança, amor e ódio convergem em uma pequena vila ucraniana em 1919. Dirigido por Zaza Urushadze, cineasta indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro, este filme explora um período pouco conhecido da história da Rússia, moldado pela política, divisão étnica e religiosa.".



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

18 comentários:

  1. Chris, adorei essa indicação. Adoro quando um filme aborda história e nos mostra isso. Vou assistir com certeza!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pathy, eu também gosto quando o filme aborda história. É uma ótima maneira de aprendermos se termos a sensação de que estamos estudando.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Para quem gosta de assistir a filmes deve ser uma boa opção.
    .
    Tenha uma segunda-feira de Paz
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ricardo, muito obrigada.
      Um ótimo final de semana para você.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Eu não conhecia esse filme, fiquei com vontade de assistir. Vou anotar para ver quando eu tiver um tempinho livre.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol, é um filme diferente mesmo. Não muito na linha desses de circuitos muito comercias tipo blockbusters.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. I never heard of this movie now I'm curious to watch thanks to you who share it with us.

    ResponderExcluir
  5. Parece-me maravilhoso para toda a familia! :)
    -
    Esperei em segredo na fantasia do amor ...

    Beijo, e uma excelente semana. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cidália, é sim um filme ótimo para toda a família.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Respostas
    1. OI Anna Lê, o que mais gosto nessa plataforma Cinema Virtual é ter os lançamentos às quintas. Aí eu sinto mais como se fosse cinema mesmo, sabe, tipo estreias da semana.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Respostas
    1. OI Lulu, acho que dicas de filmes são sempre bem vindas, né? Ainda mais nessa época que precisamos de opções de lazer em casa.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Boa noite Chris Ferreira.
    Vim retribuir sua visita em meu blog.
    Muito boa sua dica de filme, eu não assisti, gosto de filmes que contam a história e dos verídicos. Tenha uma boa semana. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Maria Emília.
      eu também gosto dos verídicos. Me geram mais emoção.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Interessante a história do longa.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo