sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Livro de Crônicas Minha esposa tem a senha do meu celular

Aprendi a gostar de livros de crônicas no metrô. Cansei de perder a estação porque estava envolvida na leitura de algum romance, aventura, suspense, sei lá mais o quê. Me encontrava na leitura e me perdia no tempo. Foi com um livro de crônicas que me dei conta que a leitura de uma crônica era o tempo certo entre as estações. Assim passei a ter sempre um livro de crônicas na minha bolsa, na minha mesa, à mão. 

Normalmente não leio um livro de crônicas de batida. Leio intercalado com outros, leio aleatoriamente. Mas esse último, "Minha Esposa Tem a Senha do Meu Celular", foi diferente. Li de cabo a rabo. 

Livro Minha esposa tem a senha do meu celular de Fabrício Carpinejar


Eu já tinha lido uma coisa ou outra do Fabrício Carpinejar, só isso. Mas eu estava na livraria, na fila para pagar o livro que comprei e a capa do Carpinejar chamou a minha atenção. Peguei, abri aleatoriamente em uma crônica e li ali na fila. A tal crônica, de título "Centopeia de Espírito" começava assim: 

"Nunca vi nenhuma mulher selecionar os seus sapatos para a campanha de agasalho (até porque elas acreditam que sapato não é agasalho). São generosas e oferecem roupas novas, recentes, que não servem mais. Realizam limpas no armário mensalmente, separam o que não agrada com bonança. Nunca deixam nada parado, sem utilidade para o próximo. Mas sapato, não."

Discordei. Eu doo sapatos. Aliás, só para contrariar, quando cheguei em casa eu fiz a limpa nos meus sapatos. Mas, não sei bem o que me deu, acho que baixou o espírito centopeia e fiz a compra online de alguns pares de sapatos para substituir os doados.

Mas eu estou aqui pra falar do livro. Peguei o exemplar, ainda não convencida se levaria para casa, e me sentei em uma área aberta da livraria que estava vazia. Segui a leitura. Li 50 das 142 páginas. Uma crônica atrás da outra. Nem sempre concordando com o conteúdo, mas sempre admirando a a escrita, a escolha das palavras. Frases inspiradoras, detalhes divertidos. Algumas identificações, como em "Maladragem Familiar"

"Quando alguém de casa me pergunta se eu vi determinada coisa, não está, na verdade, me questionando, está me culpando e me pondo a trabalhar para achar. " É exatamente assim que eu me sinto. 

"A incriminação é falsa, um oportuno artifício para ganhar a atenção."
 Eu nunca tinha pensado por esse ângulo. Sempre assumo a culpa automaticamente. 

"Pois tenho que provar a inocência de uma hora para outra. Sou obrigado a cessar as minhas preocupações, por mais importantes que sejam, para investigar onde a pessoa deixou o objeto."  Exatamente isso, paro o que estou fazendo e vou "resolver" a minha suposta "culpa".

Não teve jeito. Tive que voltar para a fila. Eu levaria "Minha Esposa Tem a Senha do Meu Celular", mesmo eu não tendo a senha do celular do meu marido, nem querendo ter, nem ele tendo a minha. Nada a esconder. Apenas privacidade, existir individualmente mesmo sendo parte de um par. 

A crônica que dá título ao livro foi publicada no perfil do Facebook do autor. Nela, Carpinejar conta que sua mulher tem a senha do seu celular e ele tem a dela. Nunca conversaram a respeito - simplesmente aconteceu. Ele entende isso como uma demonstração de confiança, transparência, fidelidade. Eles, o casal, não entendem como invasão de privacidade, mas sim um convite para que esta seja dividida entre os dois. Lindo! Romântico!

Euzinha aqui já sinto e penso de forma diferente. Não tenho nada a esconder, justamente por isso não preciso dar provas disso. Eu confio, justamente por isso não preciso de provas. Não tenho nada a esconder, mas tenho privacidade a manter. Por exemplo, algumas amigas podem desabafar seus segredos comigo pelo WhatsApp que os segredos delas serão mantidos comigo. Não corre o risco de ninguém ver. E não estou escondendo nada, estou apenas mantendo em segredo o segredo que não é meu. Pontos de vistas. 

Muitas crônicas  me despertaram exatamente pela identificação. Outras, o oposto. E acho que foi justamente por trazer alguns pontos de vistas diferentes do meu que algumas das crônicas me interessaram tanto a ponto de eu ler o livro de batida. Muitas vezes me sentia uma verdadeira aquariana lendo textos de um canceriano. Fui até pesquisar o signo do autor, ele é escorpião. 

O livro fala de amor, de liberdade e de confiança. Fala de entrega, de doação. Fala de casamento, de rotina, de quebrar a rotina, de ver beleza na convivência diária e de se divertir com "os defeitos". Fala de fidelidade e e respeito. Fala de romance. As crônicas de narrativa biográficas são voltadas para a relação entre marido e mulher.




Você pode me encontrar também



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

19 comentários:

  1. Eu amei a proposta do livro, fiquei doida para conhecer a história! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila, é bem interessante de ler, pensar e se identificar ou não.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Gostei da sua review mas penso igual à Chris. Não preciso provar nada. Cada um com a sua individualidade.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, para mim a individualidade é fundamental.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. As citações deram um gosto de quero mais!

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Que legal esse livro, ainda não conhecia e achei bem interessante, já quero ler ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Gosto da sua partilha e levo a sugestão!!! Bom fim_de_semana 💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gracinha, um ótimo final de semana pra você também.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. tb lia bastante no metrô. faz muito tempo q não entro em transporte público, não tenho coragem. acho q só o faria se fosse realmente necessário. mas eu leio em livros de papel no metrô. em sp o roubo de objetos eletrônicos no metrô é absurdo, não andaria com nada do tipo. o celular mesmo fica bem escondido na bolsa. só olho depois q saio do metrô. bejios, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, eu também não tenho andado de transporte público. Aliás desde que começou a pandemia aqui no Brasil só fui a lugares que consigo ir a pé, de bicicleta ou em carro próprio. Aqui no Rio não temos esse problema de assalto em metrô. Aqui ele costuma ser bem seguro.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Esse livro aprece muito bom, daqueles que nos fazem pensar ao mesmo tempo que divertem. Amei o fato de o autor ser escorpiano, pq tbm sou. E já que citou signos, conhece o canal Deboche Astral? Se não, dá uma olhada pq é muito divertido e tem sido uma boa forma de me descontrair nessa nova rotina de isolamento.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Anete, vou lá conhecer o canal. Muito obrigada pela dica.
      O livro faz pensar sim. E tem uma escrita bem poética.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Oi, Chris,

    Já tive época de nunca ficar sem um livro de crônica, para intercalar a leitura dele a outras, digamos, mais densas, rsrs. Não quero dizer com isso que as crônicas sejam necessariamente mais leves. Conheço mulheres que realmente têm um apego grande aos sapatos. Não é o meu caso, desapego-me deles sem dó, rsrs.
    Quanto à senha de celular, eu e meu marido somos tão displicentes, nesse sentido, que nem conseguíriamos manter a disciplina que uma privacidade maior exigiria. Mas o fato é que - apesar disso - eu nunca bisbilhotei o celular dele.
    Já li alguns textos do Carpinejar. Porém, não li um livro dele ainda. Fiquei com vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlu, eu gosto de ter um de crônica ou um de poesia. São ótimos para intercalarem a leitura mais densa ou até momentos mais densos.
      Eu também não tinha lido um livro inteiro dele. E fiquei curiosa para ler outros.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. CONVITE DA ORGANIZAÇÃO ILLUMINATI 666

    Este é um convite aberto a todos os que tenham interesse em fazer parte do maior conglomerado do mundo e chegar ao auge da carreira. Como começamos o programa de recrutamento deste ano e nossa festa anual da colheita está quase chegando, decidimos apresentá-lo à "Nova Ordem Mundial".

    Neste ponto, estamos garantindo a qualquer um que esteja pronto e fiel para se tornar um membro desta grande organização, que uma vez que ele / ela se torne um membro pleno da irmandade Illuminati, então automaticamente se tornará rico, poderoso e famoso na vida todos os desejos do seu coração e também recebem um salário mensal de $ 500.000 USD. Estamos prontos para mudar sua vida, podemos realizar seus sonhos.

    O grande distrito dos Illuminati oferece a você uma oportunidade vitalícia de realizar os desejos do seu coração. Acredito que todos neste planeta "Terra" conheçam a ILLUMINATI, mas para aqueles que não sabem muito sobre esta Organização, vou informá-los sobre isso. Os Illuminati são uma sociedade secreta que abençoa a humanidade e realiza seus sonhos de se tornar um milionário, bilionário e também promove seus vários negócios. Neste momento, acredito que você conhece mais sobre esta organização e não há razão para ter medo de nada.

    Não estou aqui para mexer com você ou jogar com você porque, da forma como está agora, há muitas pessoas por aí que se fazem passar por nós, alegando serem membros do ILLUMINATI. Então a Fraternidade então chega à conclusão de Globalizar esta organização a fim de ajudar aqueles que estão realmente prontos para se tornarem parte desta Grande Família e aqueles que foram enganados por Impostores. Agora eu acredito que esta é a sua oportunidade de se juntar à nossa prestigiosa Organização e deixar você e sua família orgulhosos.


    Se você estiver interessado em ingressar nesta Grande Organização, entre em contato com nossa Grand Lodge em Pennslyvania, EUA, via WhatsApp: +1 (325) 261-7127 ou nosso e-mail oficial: [illuminati666grandlodge@gmail.com]

    Assinado: GRANDMASTER

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo