quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Filme "Notre Dame" - Comédia Francesa


A comédia "Notre Dame" foi apresentada no Festival Varilux de Cinema Francês de 2020. Eu que costumo ser a louca do Festival Varilux, aquela que assiste a todos os filmes, que já chegou a ver três sessões em um mesmo dia, não fui nesse ano. Como não assisti nenhum filminho do festival? Por motivos de pandemia e eu ainda não estar indo a cinemas, apesar da saudade louca de ficar frente a frente com a telona, com um saco de pipoca no colo. 

Como "Notre Dame" estreia dia 11 de fevereiro no cinema, rolou uma cabine de imprensa virtual e eu pude assistir e dar umas boas risadas com Moud e seu aparente jeito atrapalhado. 




A comédia fala de Moud Maud Crayon (vivida pela própria Valérie Donzelli) uma arquiteta, recém-divorciada, mãe de dois filhos, que mora em Paris e vive correndo pra cima e para baixo para dar conta de tudo. Nós mulheres, em todas as partes do mundo, conhecemos bem essa história, né?




Moud é uma mulher jovem e inteligente, porém vive meio acuada e com medo de tomar decisões. A sensação que dá é que ela vive tão atribulada e sobrecarregada que não tem muito tempo para pensar nas suas opções, refletir sobre suas escolhas e olhar para si e para o que realmente deseja.

Com isso ela deixa a vida ir levando e vai aceitando com certo conformismo as situações. Separou-se de Martial (Thomas Scimeca) que inclusive já engatou outro relacionamento, mas chega regularmente no apartamento de Moud como se ainda fosse a dele. Inclusive dorme com Moud simplesmente porque não gosta de dormir no sofá e até tem relações com ela simplesmente porque estão na mesma cama. Aceita as condições precárias de trabalho em um escritório de arquitetura e os abusos do chefe Fred (Samir Guesmi). E tudo isso sob o olhar reprovador de sua irmã Coco (Virginie Ledoyen).

A vida de Moud começa a mudar quando por acaso (contada de maneira fantasiosa) a arquiteta ganha um concurso para a reurbanização para do entrono do tradicional ponto turístico de Paris, nada mais nada menos, a Notre-Dame. 

No mesmo ritmo de "deixa a vida me levar", Moud aceita o prêmio e encara o projeto mais pelo medo de dizer não do que por realmente querer o desafio. 


Nesse momento de vida, Moud  reencontra Bacchus (Pierre Deladonchamps) um jovem namorado, que se tornou jornalista responsável pela divulgação do projeto na imprensa, e se descobre grávida do ex-marido. O que fazer com essa situação? Deixar rolar e ver no que vai dar. 

Quando o projeto se inicia os parisienses tradicionais não gostam da proposta moderna do projeto de Moud. É encarando todos os percalços, problemas e complicações do que seria um sonho de projeto que Moud começa a se perceber e acreditar em si mesma. Passa a se ouvir, a aprender a dizer não e tomar a rédea de sua vida.

O filme tem o politicamente incorreto típico das comédias francesas, crítica política a situação de moradia francesa, cenas lindas explorando os cenário de Paris, fala de organização familiar e paternidade, e tem tudo o que pode virar a vida de uma mulher de cabeça para baixo: dramas, dúvidas, encontros românticos, filhos, gravidez não planejada, trabalho. Mostra que o medo da mudança existe, é real, e que encarar é melhor do que deixar rolar. 

Sinopse: "Maud Crayon, arquiteta e mãe de duas crianças, conquista – graças a um mal-entendido – o grande concurso promovido pela prefeitura de Paris para reformar o pátio diante da catedral de Notre-Dame... Às voltas com essa nova responsabilidade, ela se vê em meio a uma tempestade ao ter de lidar ao mesmo tempo com um antigo amor da juventude que reaparece de repente e com o pai de seus filhos, a quem não chega a abandonar completamente."


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

15 comentários:

  1. Parece ser um filme bastante interessante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Maria, eu achei sim bastante interessante. E dei boas risadas.
      beijos
      Chris

      Excluir

  2. Acredito que seja uma comédia fascinante de ver. Imagino ser divertimento do primeiro ao fim.
    .
    Tenha um dia feliz. Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada.Para mim foi sim um ótimo divertimento.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Respostas
    1. OI Cidália, eu também gosto muito das comédias. Principalmente nessa época que estamos vivendo. Tenho procurado leveza e risos.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Tem cara de ser super interessante, fiquei com muita vontade de assistir

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, eu gostei muito. Vale a pena er assistido.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Boa noite Chris, obrigado pela dica. Desejo muita saúde para você e sua família.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser daquelas bem fofas no clima francês, já quero assistir também esse lançamento.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  7. fiquei curiosa, como pouco vejo comédia preciso sempre de indicação pq por conta própria nunca tenho coragem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita,
      eu já vejo bastante comédias. Gosto do estilo, principalmente das francesas.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo