sexta-feira, 24 de julho de 2020

Série "Segredos de Natal"

Quando o meu marido me chamou para assistir a minissérie "Segredos de Natal" confesso que achei meio fora de hora. Sei lá, eu tenho essa "nóia" de só algo com temas de natalinos no período dos festejos de final de ano. Mas quando ele me falou que era uma minissérie alemã de apenas três episódios eu mudei de ideia e me interessei imediatamente.



A chamada da Netflix diz: "Uma reunião de Natal faz uma viagem ao passado nesta série dividida em três partes , que explora as complexidades da história de uma família.".

A série apesar de curta tem um enredo denso que traz várias reflexões sobre as relações familiares, no quanto as atitudes de uma geração pode impactar no rumo da vida e das escolhas das demais.

A história passa pela força das mulheres da família desde Alma que chega fugida na Alemanha com a filha Eva e precisa criar a filha sozinha em uma casa meio abandonada em uma praia praticamente deserta.

Eva cresce nessa casa isolada no litoral da Alemanha, forma sua família, cuida da mãe e nesse período chega Ljubi, aparentemente também refugiada, para ajudar nos afazeres da casa. No cenário de submissão de Eva ao marido abusivo e "folgado", cresce Sonja.

Sonja por sua vez toma rumos na vida bem diferentes das escolhas da mãe. Sonja quer aventura, é inquieta, hippie, revolucionária. Por causa desse temperamento, Eva acaba criando Vivi e Lara, as filhas de Sonja.

É no Natal que Lara e Vivi já adultas sempre retornam a casa na praia para reencontrar Eva. Por isso o nome do primeiro episódio é "De volta à casa de vovó". Nesse reencontro das três gerações (Eva, Sonja, Vivi e Lara) é que as mágoas e feridas do passado começam a vir à tona intercalando os diálogos atuais com cenas em flashback.

No segundo e terceiro episódios que se chamam "O Segredo de Sonja" e o "Segredo de Eva" é que vamos entendendo os fatos, revendo as personalidades, conhecendo as atitudes que influenciam nas atitudes das outras.

Uma série rápida, emocionante, com reviravoltas, dramas, e que aborda temas bem atuais como alcoolismo, gravidez na adolescência, opções sexuais, escolhas, relacionamentos disfuncionais, submissão, segredos, influências familiares.

Histórias de mulheres fortes que encaram os desafios de ser mulher, criar mulheres, se relacionar com elas e com si mesma.

A série mostra muito bem como as atitudes dentro dos laços familiares podem influenciar uns aos outros, criar mágoas e gerar julgamentos. Mostra também como o diálogo é importante para não arrastar fantasmas do passado para o futuro. E o quanto o julgamento pode ser exatamente nas atitudes que espelhamos e fazemos igual.

Enfim, a série trata assuntos delicados de forma envolvente e que nos faz refletir e pensar nas nossas próprias atitudes dentro da família. Será que "condenamos" nos nossos pais justamente os mesmos comportamentos e características que temos? Será que estamos gerando mágoas em quem amamos e criando lacunas ao invés de proximidade? Estamos dialogando o suficiente? Estamos ficando em silêncio para não desenterrar mágoas do passado?

Vale a pena descobrir os segredos de Natal dessas mulheres fortes na série peculiar. Já adianto que o final é surpreendente.




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

16 comentários:

  1. Bah,Chris! Deve ser muito legal e te confesso que na minha atual conjuntura, não tenho condições de ver nada de Natal, pois me emociono demais com tudo e todos.É muito tempo e muitas saudades de família junta!! bjs, chica, lindo fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, eu imagino como a saudade aperta.
      Fica bem.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Parece ser uma série bem interessante, ainda não tínhamos visto ela na Netflix mais vamos anotar a dica.


    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita e Thaiane, eu acho que vale a pena. É bem curtinha e bem envolvente.
      beijos
      Chris


      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

      Excluir
  3. Boa noite. Obrigado pela dica. Vou pesquisar para ver depois. Um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que seja uma série fascinante de se ver
    .
    Bom domingo
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Adorei a indicação, amo esses temas! Já vou colocar na minha lista e assistir depois de assistir a segunda temporada de Umbrella Academy que sai esses dias. Gosto de intercalar temas diferentes.
    Abração, Chris, bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dalva, gostei da sua dica de Umbrella Academy, vou colocar na minha lista.
      beijos
      Chris

      Excluir
    2. Chris, amei, tantas reflexões...A comunicação ou falta dela geralmente é um problema na vida das pessoas, criamos monstros muitas vezes que não existem. Dores poderiam ser evitadas, mas aí os caminhos seriam diferentes e não podemos garantir que seriam melhores.
      Valeu pela dica, bjs

      Excluir
  6. Assisti já faz algum tempo em companhia da minha filha e a nossa reflexão foi justamente sobre o quanto um segredo pode aprisionar almas, que se na primeira geração houvesse abertura, muitas dores teriam sido "economizadas"....
    Tenh um ótimo final de semana
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adelaide, os segredos mesmo que com a intenção de evitar dores e problemas, na verdade sempre causam mais dores e problemas do que se libertado originalmente.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Eu não conheço essa minissérie, mas em apenas 3 episódios e abordar tudo isso, não é coisa fácil. É surpreendente mesmo. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hanna, é impressionante como eles conseguem ir direto no ponto.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Confesso que não tinha ouvido falar dessa série.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo