terça-feira, 22 de outubro de 2013

Doar faz bem, doar-se faz muito bem!

Aqui em casa eu procuro ensinar às minhas filhas a serem generosas desde cedo. Eu acredito que esse tipo de atitude faz bem para a formação do caráter como para a saúde física e mental.

Por isso eu estimulo a prática do desprendimento mostrando que doar o que não utilizamos mais pode fazer outras pessoas muito felizes e assim estamos compartilhando um pouco do nosso mundo com o outro.

Para que esse ato de doar seja algo natural primeiro eu procurei conscientizar as minhas filhas que elas já têm tudo o que precisam (pra falar a verdade têm mais do que precisam) e devem ser muito gratas por isso. Estou sempre mostrando que quanto menos pertences a gente acumula, mais percebe que não depende tanto assim de coisas materiais para sobreviver.

Com esse pensamento em mente e no coração nós sabemos que para entrar um item novo um velho precisa sair. Querem um sapato novo? Então devem escolher um já usado para doar Gostariam de um brinquedo novo? Então precisam selecionar um que não desperte mais tanto interesse para doar.O mesmo se repete para roupas, livros e etc.

Mesmo tentando cultivar esse comportamento muitas vezes é inevitável o acúmulo de coisas. Para resolver isso temos algumas datas de limpeza. Sempre antes do aniversário de cada uma elas fazem uma arrumação e separam o que pode ser doado. Assim abrem espaço para os presentes que vão receber.

Outras duas datas muito boas para praticar o desapego são Dia das Crianças e Natal. Como o Dia das Crianças estava chegando fizemos a nossa limpeza separando brinquedos, jogos, livros, roupas e sapatos.

Mas melhor do que simplesmente separar objetos para serem doados à outras pessoas é fazer a entrega pessoalmente e ter a oportunidade de sentir a emoção e compartilhar da alegria do outro.

Nesse final de semana tivemos a oportunidade de viver essa entrega. Não apenas uma entrega de itens materiais, mas entregamos o nosso carinho e o nosso tempo.

Uma amiga da minha irmã todos os anos comemora o aniversário dela em um abrigo ou orfanato. Ela pede que os amigos não a presenteie, e sim façam doações para a entidade selecionada. Nós fizemos a doação, mas aproveitamos para ir lá fazer a festa com as crianças.

Só tenho uma coisa a dizer: foi maravilhoso! Voltamos renovadas e com outra visão do mundo!

O local beneficiado (na verdade acho que as grandes beneficiadas fomos nós) foi a Casa Abrigo Beija-Flor.


Assim no sábado de sol nós acordamos cedo e partimos em comboio, junto com uma caminhonete carregada de doações, para Austin cheias de apreensão. Nem podíamos imaginar o que nos esperava.

Fomos recebidas pelas crianças com muito carinho e começamos os trabalhos. Descarregar tudo dos carros. E olha que tinha era coisa!


Arrumar a festa.


Se entregar ao contato e ao carinho dessas crianças.




Foi lindo! Foi único! Foi muito interessante ver que as crianças deram pouca atenção às doações e às guloseimas da festa. O que elas mais queriam era o carinho, o colo, o contato, o nosso tempo e que a gente brincasse com elas.

Hoje em dia a Ana Luiza e a Sofia já perderam o medo de doar e elas mesmas escolhem o que querem passar adiante e eu só faço uma revisão. Depois dessa oportunidade elas entenderam melhor o significado e o benefício da palavra DOAR.

Quem quiser ver mais fotos pode entrar no álbum no Facebook AQUI. Como disse a Mariana, a aniversariante que nos proporcionou isso tudo: "O que era uma comemoração de aniversário se tornou uma comemoração de vida, de solidariedade e de amor.".
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

37 comentários:

  1. Lindo Chris! Nossa, fiquei até emocionada aqui, tb penso como vc e teto passar esse desapego pros meninos, se doar já é maravilhoso, levar pessoalmente e receber esse carinho então ne? renova pra vida ! beijo querida

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Chris! Que dia inesquecível!
    Confesso que ainda estou no aprendizado do desapego (pra mim é bem difícil, mas tô correndo atrás), mas me emociono muito (de vdd!) qdo vejo gestos como o de vcs. Parabéns a tds os envolvidos... vcs são especiais mesmo.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Chris! Por aqui sempre praticamos o desapego, virtude de primeira linha. E ainda mantemos nossa casa organizada. Afinal, onde acumula coisas é difícil organizar. Mas, nunca doamos pessoalmente. Gostei da ideia. Parabéns! Beijo!.

    ResponderExcluir
  4. Isso é mesmo maravilhoso e fazer o bem desde pequenos ,lindo! Vale mesmo cooperar e passar essa mensagem.Eles levarão pra toda vida!beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Oi Chris!

    Parabéns pela atitude.
    Também ajudo um projeto social do meu bairro é muito gostoso ver o sorriso de cada um de alegria quando visitamos... mais ainda quando ganham presente... rsrs

    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Uma sensação inigualável, imagino.
    Eu nunca apareci em minhas doações (e não são poucas), prefiro ficar no anonimato.
    Mas gostei muito dessa festa toda. Quem sabe um dia faço isso por aqui, participando de tudo?
    Faço umas 3 vezes por ano uma boa "limpeza desapego" aqui em casa e fico tão leve, me sinto ótima. Afinal muita coisa material parada, não me trás tanta alegria, prefiro ver o brilho nos olhos de quem ganha.
    Parabéns a você e suas filhas maravilhosas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Chris tenho que apreender muito como pessoas como vc, pois ainda sou bem apegada as minhas coisas, estou tentando me trabalhar nesse ponto, as meninas são bem menos apegadas do que eu. Com relação a entregar entrego para minha mãe que faz as doações, mas já fiz entregas pessoalmente realmente é uma alegria sem descrição.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Somos super adeptos aqui em casa. Da doação, doação de nós mesmos e festas nas creches. Lindo. Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Nossa Chris, que coisa linda, fiquei emocionada com o post! O exemplo que você dá às meninas se dúvida é o que mais auxiliará na formação do caráter delas! Estamos tentando desapegar de umas coisinhas por aqui também! Com aniversário e Natal chegando, haja novidade! rsrsrs
    Um super beijo e parabéns pela iniciativa linda!

    Jeise
    http://descobertasmae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. que amor, amei!!! Coisa linda de ser ver, ta cada dia mais dificil ver no mundo.

    ResponderExcluir
  11. Tenho o mesmo pensamento que você. Se vou comprar algo tenho que doar alguma coisa para sair uma coisa velha e entrar uma coisa nova. Assim parece que até a energia fica melhor. Não consigo ter muito apego as minhas coisas não. Esse final de semana mesmo doei um monte de livros para serem levados a um presidio. Onde eu compro pão tem uma funcionária que o filho é drogado e foi preso e lá eles não tem o que fazer e gostam de ler. E dei uma carrada de livros para ela levar. Se vão ler ou não eu não sei. Mas fiz minha parte! :)
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  12. Se TODOS pensassem assim, que maravilha seria... PARABÉNS pela iniciativa e pela Linda Postagem :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela iniciativa! Isso é muito bom mesmo. Deixar seres humanos melhores que nós, nossos filhos!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Na escola das crianças sempre tem ações assim e esse ano a Isa foi entregar. Ela voltou diferente! Tocada por entender que de fato tem crianças que não tem nada...
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  15. Querida Chris
    quanto melhor a conheço, mais gosto de si.
    É muito importante o que faz e mais ainda,partilhar isso aqui no seu blog. Está a dar ideias a muito boa gente que,decerto,nunca tinha pensado nisso.
    Os meus mais sinceros parabéns por ser como é.
    Beijinhos da
    Beatriz
    VIDA E PENSAMENTOS
    http://pegadasdeanjo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Chris,
    Por aqui, de vez em quando faço algumas arrumações e vejo o que pode ser melhor usado por outras pessoas. Já estou transmitindo isto também à minha filha, inclusive quando vou doar seus brinquedos, converso com ela e juntas selecionamos o que iremos doar.
    Parabéns pela iniciativa de vocês e de Mariana que comemora seu aniversário de uma maneira bem especial mesmo!!! Adorei!!!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Chris!! Muito importante passar esse conceito desde pequenos. O meu, como filho único, sempre ensinei a importância de dividir e dor. Lindo post!

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela iniciativa Chris, doar-se faz muito bem sempre! A gente valoriza isto Napracinha e foi assim que surgiu o projeto dos Encontros ;)
    Um abraço!
    #amigacomenta
    napracinha.com.br

    ResponderExcluir
  19. Muito legal, certamente um ideia para inspirara várias pessoas. Eu não tenho filhos ainda, mas sempre falo isso p/ o meu marido, que dia das crianças ou natal, sempre quero leva-los para doar algo. Afinal, de pequeno q se aprende né?
    amei
    bjos

    ResponderExcluir
  20. LINDO O QUE VOCÊS FIZERAM .....FICO ORGULHOSA DE VOCÊS

    ResponderExcluir
  21. PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM ........E QUE EXEMPLO DE AMOR CHRISTIANA QUE VOCÊ TRANSMITE PARA SUAS FILHAS ....

    ResponderExcluir
  22. Que coisa mais bacana! Que texto lindo! Tô chorando, sua feia! Eu sou muuuuito desapegada e estou sempre doando e só uma vez, há muito tempo atrás, fui pessoalmente num desses lugares que nem abriga mais crianças hoje em dia. Acho isso fantástico e quero fazer exatamente o mesmo com a Rafa. Esse seu texto tão carregado de bons sentimentos só me fez te admirar ainda mais.
    Te adoro!

    ResponderExcluir
  23. Amor a gente ensina sim! Sempre digo isso..... Parabéns! Bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  24. Fantástico, Chris!!!!
    Faço o mesmo com os meninos! E ajudamos/visitamos asilos com o Meia Véia!

    Lindo!!!!

    ResponderExcluir
  25. Aqui procuramos fazer o mesmo, temos que ensinar enquanto eles são pequenos para que quando cresçam façam com amor sempre.

    beijos

    ResponderExcluir
  26. Que lindo amiga!
    Meus olhos encheram de lágrimas pelo gesto de vcs, muitos tem tão pouco... e doar é um prazer!
    Aqui na comunidade vejo muito isso e com muita alegria podemos dividir o pouco que temos.
    Adorei o exemplo, bjs

    ResponderExcluir
  27. Sensacional. Amo isso! Compartilhei no meu facebook! Beijooo

    ResponderExcluir
  28. Lindo isso! Esse seu post me fez lembrar da Instituição que faço doação, a Romão Duarte e também a Casa São Francisco de Assis. Esta última eu ajudava mais quando frequentava a Casa Espírita deles, mas a Romão Duarte desde que me entendo por gente que mando coisa pra lá, principalmente a minha mãe. Aliás, uma das cenas mais marcantes referentes a criança em minha vida são os pequenos da Romão agradecendo os brinquedos, tão bonitinhos com aquele "Bigado" deles... rsrs Parabéns, Chris! ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  29. Que linda história! Fico imaginando a alegria das crianças, das suas e as que vivem no abrigo. Gesto lindo esse de doar, não só matéria, mas também amor. Parabéns por estar criando crianças melhores pra o mundo.

    ResponderExcluir
  30. Chris Ferreira,
    Entrei no seu blogue e em especial neste texto pela mão da queridíssima Fernanda Reali que já conheço (virtualmente) há uns tempos (foi dos 1ºs blogues que acompanhei e recebo todos os dias cá em casa) , isto só para que saiba que vim bem indicada, adorei seu texto, sempre digo isto a minhas amigas que têm filhos (eu não tenho com grande pena minha) mas sabe a sensação que fica é que as crianças e não tanto não brincam com seus brinquedos mas também não os querem dar, eu sei vai da educação, mas penso que elas chegam lá. Sorte dos que tem mãe como você e outras por aqui que sabem orientar seus descendentes. Muito boa essa ideia de quer comprar ... mas tem que dar . Engraçado eu faço isso há muito , mas eu já sou adulta há muito ... então faço isso mas vou pondo num sítio (caixa, saco) o que pretendo doar e depois divido se se tratar de roupa entre verão e inverno, não tem cabimento em pleno calorzão estar a dar um casaco comprido de inverno ... como em pleno frio aqui em Portugal ir doar a roupa que separei de verão. Não sei o processo aí no Brasil por cá há diversas instituições e até particulares, mas eu habituei-me a entregar na Misericórdia, eles são fabulosos, pelo menos aqui perto +- onde eu moro. No meu caso eu entrego tudo limpo e tratado (tipo botões etc.) mas eles fazem uma escolha e tudo passa por máquinas de limpeza e têm costureira/s caso os artigos precisem. Este ano tenho uma boa quantidade de roupa para doar (infelizmente pois minha querida mãe foi para junto do Pai e tenho especialmente roupa de inverno , como aqui estamos quase , penso seja boa altura, bem eu já devia ter feito isso há mais tempo mas não conseguia tocar na roupa, meu coração ainda hoje fica apertadinho e a saudade bate forte, mas deste ano não passa. Menina mais uma vez parabéns pela forma fabulosa como faz seu caminho e orienta seus queridos. Seu texto é tão bom que vou, com os devidos créditos postá-lo lá no face, quem sabe serve para que outras mães se inspirem. Se entretanto não gostar me diga que eu tiro imediatamente.
    Beijos aqui de Lisboa da
    Júlia
    julia.vieira@sapo.pt

    ResponderExcluir
  31. Lindo, lindo, lindo!!! Adorei!!! Um grande exemplo a ser seguido!!! Parabéns, Chris. E parabéns a sua amiga!!!

    Beijinhos
    #amigacomenta
    www.muadie.com

    ResponderExcluir
  32. Que linda iniciativa, em todos os aspectos, material, gustativo e tempo, lindooo, parabéns, suas filhas serão ótimas pessoas, assim como você, beijinhosss

    ResponderExcluir
  33. Chris, linda a sua atitude e das suas filhas.
    Com carinho
    Equipe Recanto

    ResponderExcluir
  34. Amiga, você é uma pessoa linda e do bem por isso que eu te admiro cada dia mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  35. Chris essa exeperiência de vocês foi uma doação integral e verdadeira dessas que beneficiam o doador e o que recebem. Um lindo exemplo de amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  36. Cris, o mundo tá recisando de mais pessoas do bem assim como vcs. Vcs deram um exemplo e tanto. Assim q tem q ser, mais ação e menos discurso.
    kisses

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo