quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Personagens Reciclados - Halloween e Saci Pererê

A Sofia chegou com uma tarefa de casa: fazer personagens do Halloween com reciclagem. Esses personagens, feitos pelas crianças, vão enfeitar a sala de aula.

Eu adoro ajudar as minhas filhas nas tarefas de casa sempre que posso e que sou solicitada. Estimulo que elas estudem sozinhas, assumam as suas responsabilidades, e sejam responsáveis pelas tarefas e materiais. Mas procuro estar sempre por perto orientando quando necessário.

Agora, quando o assunto é trabalho manual, pesquisa, experiência e coisas do gênero eu tenho que me controlar para não fazer mais do que devo porque eu adoro participar! Juro, quando estou contribuindo com esse tipo de tarefa sou completamente abduzida para o universo "Muito Além da Imaginação".

Então quando a Sofia veio com a seguinte conversa:

- Mãe eu preciso levar coisas de Halloween feitas de reciclagem.
- Legal, então vamos ver o que temos em casa.
- A Paola (professora) acha que o meu trabalho vai ficar muito bom.
- Que legal! Então capricha bem!
- Ela disse assim: "Sofia pra você é fácil. A sua mãe é boa nisso." Eu acho que ela lê o seu blog.
 

Achei engraçado, fiquei toda animada e fomos aos trabalhos que resultou nos personagens abaixo.  

Reciclagem para Halloween


Primeiro fomos ver o que tínhamos de material em casa e descobrimos que a única alternativa seria fazer coisas com rolo de papel higiênico, papel colorido, cola, tesoura, botões, fita adesiva colorida e olhos. 




Com o material selecionado a Sofia escolheu os personagens que ela queria fazer e começou a trabalhar (ou melhor, brincar).

O primeiro a ser feito foi o Frankstein. A Sofia encapou o rolo de papel higiênico com fita adesiva na cor verde; usando uma folha de papel preto ela recortou o cabelo, as sobrancelhas, a boca e colou com cola; depois colou os olhinhos.

Ideias de brincadeiras para o Dia das Bruxas


Para o nariz ela usou um triângulo recortado da fita adesiva amarela; enrolou uma tira de papel verde e fez as orelhas.

Com o Frank já pronto a próxima vítima seria a abóbora, um dos símbolos mais característicos do Halloween. Para a abóbora a Sofia fez o processo bem similar ao do Frank encapando o rolo de papel higiênico com fita adesiva laranja e usando recortes de papel preto para a boca, o nariz e os olhos. 

Reciclagem com tema Dia das Bruxas


Incrementou os olhos colando botões brancos e fez o talo da abóbora com recorte de papel verde. Primeira dupla de personagem de Halloween pronta para enfeitar a sala de aula.

Dicas de brincadeiras para o Dia das Bruxas



Após ter concluído a abóbora a brincadeira ainda estava muito boa e ela quis fazer uma múmia. Essa foi bem fácil. Foi só enrolar o rolo com uma tira bem comprida de papel higiênico e deixar um espaço para os olhos.

Reciclagem para o Dia das Bruxas


A princípio fomos dormir satisfeitas com o trabalho concluído. Só que a Sofia acordou empolgada com essa história de Dia das Bruxas e querendo fazer mais personagens para o Halloween da escola.

Enfeites para o Dia das Bruxas

A ideia inicial era fazer aranhas e morcegos. As aranhas não deram muito certo e ficamos somente com os morcegos.

Primeiro a Sofia pintou os rolos com tinta guache preta, mas ela achou que não ficou bom e resolveu encapar os rolos com a folha preta. Para isso usou uma fita dupla face. Eu fiz as asas e ela colou. Para a boca usou um pedaço de fita adesiva vermelha e recortou os dentes de uma folha branca.

Dicas de reciclagem para o Halloween


Para esse morceguinho aqui eu fiz a boca usando linha. Fiz o ponto básico do tricô e a Sofia colou.

Personagens de Halloween para fazer com as crianças



Trabalho concluído! #SQN. Eu fui à nutricionista e bebi água e café em copos de isopor e claro que fiquei com pena de jogar no lixo os copinhos tão lindinhos, né? Quando eu cheguei em casa com os copinhos vimos que estes podiam se transformar em fantasminhas. Assim fizemos uma família completa: pai, mãe e duas filhas fantasmas.



Dicas de reciclagem para o Dia das Bruxas


No mesmo dia em que se comemora o Halloween, tradição dos países de língua anglo-saxônica, aqui no Brasil é dia do Saci Pererê, um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Portanto esse moleque que vive aprontando travessuras não poderia ficar de fora, né?  Como não tínhamos mais rolo de papel higiênico o nosso Saci foi feito com embalagem de iogurte.

Dicas de brincadeiras para o Dia das bruxas


Outros símbolos que também estão presentes no Halloween, que primeiramente foi chamado de All Hallow’s Even (noite que antecede o dia de todos os santos) e posteriormente reduzido para Halloween, são as bruxas, o gato preto e a maçã. Quem sabe se a gente conseguir mais material ainda poderemos fazer mais algumas reciclagens inspiradas nessa festa, né?

Outros posts de Halloween:

- Dicas de Travessuras., Gostosuras e Reciclagens para o Halloween;
- Cupcake de bruxa;
- Lanche de Halloween;
- Fazendo Monstros para o Halloween;
- Receitas de Halloween.



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

23 comentários:

  1. olha que legal adorei eu fiz um fantasma srsrrs
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Ficaram demaaaaais! Vcs arrasam sempre! Sofia sempre caprichosa! Amei a múmia rs, beijo queridas

    ResponderExcluir
  3. Ameiii super criativos! bjinhos tenha um dia lindo

    ResponderExcluir
  4. Que tudo!
    Amamos! Quanta coisa dá pra fazer com simples rolinhos e sua pequena super inspirada, adoramos, bjs

    ResponderExcluir
  5. Que máximo amiga!
    Sua pequena tem bem a quem puxa, amei as artes com rolinhos, Joseph adora vou tentar algumas com ele, bjs

    ResponderExcluir
  6. Ai que coisinhas mais lindas "de morrer"!!!! se eu mostrar para a Juju ela tbem vai querer iguais!!!

    ResponderExcluir
  7. Ficaram demais! Adorei! As cores do dia das bruxas são um arraso! Bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  8. Mãe criativa, filha mega criativa... vcs são demais!
    Monstrinhos fofos, que não dão medo e sim vontade de brincar... hihihi!
    Adorei os materiais utilizados, a praticidade, tudo. Parabéns!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  9. Adorei. Vou fazer para minha afilhada.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Chris! Primeiramente agradeço a visita ao Bolhinhas e os comentários. Seja sempre bem-vinda!
    Vocês são muito criativas. Os personagens ficaram muito característicos com um aspecto super divertido. Muito bom fazer trabalho com as crianças, incentivar as tarefas, ajudar. Eu também adoro e estimulo muito a gostar, pois precisam deles o resto da vida...

    Legal também aproveitar o que já tem em casa e não ter que comprar, aí sim vira um trabalho sustentável.

    Parabéns às duas. Amei!

    Beijos beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Chris! Quem não gosta das invencionices de vocês?! Dupla nota 1000! Ficou o máximo o trabalho de vocês! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ficaram SUPER todos os personagens recicláveis.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Chris, eu tinha que passar para dizer que lindos que ficaram. Vi no face e me encantei. Vou me inspirar com as tuas ideias. Lindo mesmo, e a prof. estava certa viu!

    Bjos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  14. Fico boba e encantada com a disposição que você e suas filhas têm de criar, um barato isso! Tudo ficou lindo! Eu não sabia que o mesmo dia do Halloween lá fora aqui no Brasil é o dia do Saci Pererê, amei saber e conhecer!
    Beijo, beijoooo!
    She

    ResponderExcluir
  15. Ficaram ótimos hein?
    ADOREI mesmo!
    Um melhor que o outro!
    beijos e bom findi
    Lele

    ResponderExcluir
  16. Ficaram otimo. Adoroi a família completa. E com certeza a professora lê seu blog, afinal quem não gosta de estar por aqui? Eu adoro suas invenções, fotos, paisagem, dicas e tudo. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente adoreiiiii, arrasou, beijinhosss!

    ResponderExcluir
  18. Chris, os personagens ficaram muito bonitos e divertidos. O trabalho da Sofia vai fazer sucesso.
    Com Carinho
    Equipe Recanto

    ResponderExcluir
  19. Amiga, você é um exemplo de mãe dedica e criativa.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Eu gostei do capricho e da criatividade de vocês.

    ResponderExcluir
  21. Cris me amarrei. Cada um mais lindinho do que o outro. Ficou show de bola.
    kisses

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo