terça-feira, 8 de outubro de 2013

Conhecendo uma fábrica verde e aprendendo





Eu tinha acabado de marcar o trecho acima no livro "Louco por Viver" de Roberto Shinyashiki quando recebi uma ligação me convidando para, junto com o grupo de colaboradores e agentes de mudanças da plataforma Viva Positivamente, viajar para Maceió com o objetivo de conhecer a fábrica verde da Coca-Cola.

No meu ponto de vista esta seria uma oportunidade imperdível, pois eu estaria com pessoas interessantes, inteligentes, de diversas áreas de atuação e de regiões diferentes. Um terreno muito fértil para aprender. Como diz o poeta canadense Mark Strand: "Cada momento é um lugar onde você nunca esteve.". Com certeza esses seriam momentos onde eu nunca estive e se perdesse a oportunidade, eu nunca mais estaria.

Mas para eu desfrutar verdadeiramente tudo isso precisava estar alinhado com a minha vida pessoal e profissional.

Eu trabalho com gerência de projetos na área de TI em empresas corporativas. Isso significa que eu posso estar a cada momento atuando em uma área de negócio diferente. Já trabalhei em indústrias de vários ramos diversificados, inclusive em projetos da área de qualidade. Então conhecer os processos da Coca-Cola seria para mim mais um Benchmarking que agregaria informação, conhecimento e parâmetros de comparação. Consegui organizar as minhas atividades e negociar uns dias das minhas férias na empresa em que eu trabalho. Primeira parte resolvida.

Em casa eu mostrei o meu entusiasmo em aproveitar essa experiência e eles (marido e filhas) entenderam o quanto isso me faria bem e consequentemente faria bem a eles também. Afinal, nada melhor do que ter uma mãe e uma esposa feliz em casa, né? Uma predisposição para a alegria da família toda.

Assim parti para Maceió pronta para trazer de volta na minha bagagem muita informação para ser transformada em ação.

Já na fábrica da Coca-Cola recebemos as boas-vindas do Vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicações, Marco Simões.


No bate-papo inicial fomos apresentadas aos projetos de sustentabilidade e ações sociais da Coca-Cola.
Foi muito interessante conhecer alguns dos requisitos para uma fábrica conseguir a certificação LEED.

Em seguida caminhamos pelas instalações e pude observar o cuidado com as áreas destinadas aos funcionários. A lanchonete é toda de vidro para reduzir ao máximo o consumo de energia, na área de lazer são usados paletes reaproveitados para revestir as paredes e a cobertura da área externa usa telhas ecológicas. Tem a preocupação com a coleta seletiva de lixo e o uniforme é feito com tecido de PET.

Percorremos a linha de produção e observamos o controle minucioso da qualidade do envase dos produtos.

 Foto do fotógrafo oficial da visita.

Depois dessa e de muitas outras emoções, que vou contar em um post sobre Maceió, eu voltei pra casa e fui contar o que vi para a família. 

A Ana Luiza hoje pensa em ser arquiteta e falei o quanto a visita teria sido interessante para ela, já que o futuro da arquitetura é totalmente voltado para construções verdes e sustentáveis.

Refletimos também sobre o fato de cobrarmos do governo e das empresas uma responsabilidade social e compromisso com a sustentabilidade e se estamos fazendo a nossa parte.

Seguindo o exemplo de algumas atitudes da fábrica Solar, a primeira fábrica brasileira construída já seguindo os requisitos da certificação de construção sustentável, e que pode ser intitulada como uma fábrica verde:



- redução do consumo de energia: aqui em casa já estamos atentos, mas descobrimos um ponto a mais que podemos fazer, como aproveitar mais iluminação natural. Observamos que pela manhã nós demoramos para abrir as cortinas e com isso acendemos luzes sem necessidade. A partir de agora a primeira coisa que vamos fazer é iluminar a casa com a luz do dia.

- redução do consumo de água: também já fazemos o uso bem consciente da água, mas identificamos pontos a melhorar, como não utilizar o vaso sanitário como lixeira. Já trocamos os vasos sanitários aqui de casa para estarem de acordo com a nova norma e gastam até 6 litros por descarga. De qualquer forma observamos que algumas vezes utilizamos o vaso sem necessidade como, para jogar os fios de cabelo ao limpar as escovas. Lugar de fio de cabelo é na lata de lixo. Depois da nossa conversa a Sofia veio com a ideia do 'xixi amigo'. Se eu vou ao banheiro ela quer aproveitar e fazer o xixi logo em seguida para darmos descarga uma vez. Assim o meu xixi e o dela vão juntinhos. Ainda não sei se acho isso meio porcaria ou engraçadinho. Mas estou deixando rolar a ação dela em prol da natureza.

- redução da emissão de CO2: um dos itens para a certificação LEED é utilizar os fornecedores próximos para evitar a emissão de CO2 na atmosfera. Aí paramos para pensar até que ponto estamos dispostos, ou podemos assumir um aumento de despesa, em prol da sustentabilidade. É que nós fazemos as compras em um supermercado distante por este ser mais barato. E quando nos abastecemos perto de casa acabamos indo de carro devido ao peso das compras. Pois é, comparamos e decidimos que as compras semanais podem ser feitas no mercado próximo e podemos pagar o entregador para trazer a nossa mercadoria de bicicleta.

Conversamos também sobre utilizar tinta para pared que reduz a emissão de CO2 e tratamento do efluente. Quando nós compramos o nosso apartamento nos preocupamos em verificar esses itens? Esses seriam critérios prioritários na nossa decisão? Estaríamos dispostos ou teríamos condições financeiras de pagar mais por um imóvel que atendesse a esses requisitos? Até onde vai o nosso engajamento em tornar o nosso planeta melhor?

Bom, a Ana Luiza disse que se ela for mesmo arquiteta vai ter todos esses cuidados nas construções que ela atuar.

Agradeço muito a todos que facilitaram e me possibilitaram aproveitar a oportunidade de viver essa experiência maravilhosa com pessoas entusiasmadas, questionadoras e divertidas. 

Para concluir eu bebo refrigerante zero. Sou adepta do equilíbrio e saúde pra mim engloba as questões físicas e emocionais. Procuro uma base de alimentação saudável e me permito prazeres que me façam feliz. Já as minhas filhas não tomam refrigerante por preferência delas e eu não estimulo o consumo, assim como não proíbo.

Com essa visita à fábrica da Coca-Cola eu quis mostrar para as minhas filhas, que veem a marca como uma vilã, que se elas se colocarem com uma postura de experimentadoras da vida (com rsponsabilidade e integridade) poderão extrair aprendizado de todas as situações e para isso não precisam mudar o ponto de vista delas.

Para ver os outros posts dos demais blogueiros que estiveram na visita basta entrar nos links abaixo:

Alexandre Inagaki - Pensar Enlouquece;
Aline Kelly - Sustentável 2.0;
Cláudia Giane - Bolsa de Novidades;
Dafne Dias - Elfinha.com
Daiane Santana - Vivo Verde;
Elenara Leitão - Aquitetando Ideias;
Guilherme Nunes - Conversas de Cozinha;
Gustavo Ferreira - A Voz das Comunidades;
Hilário Jr - Metheoro 2.0;
Juliana Antunes - Um olhar sustentável sobre o mundo empresarial;
Leonardo Borges - Autossustentável;
Nick Ellis - Digital Drops;
Regiane Ivansk - Casa com Decoração;
Sam Shirashi - A Vida Como a Vida Quer;
Simone Miletic - Smiletic;
Talita Ribeiro - Conversas de Cozinha.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

19 comentários:

  1. Posso falar que adorei o "agentes de mudanças",rs. Acho também importante trazermos para o nosso cotidiano iniciativas que reduzam o nosso impacto. Cobramos tanto das empresas, mas muitas vezes esquecemos de fazer a nossa parte.
    Excelente reflexão Chris! E mande meus beijos para a sua filha :D Jovem tem que ser questionador mesmo. Só quem tem dúvidas, reflete sobre o tema em questão. Quem só tem verdades absolutas simplesmente ignora que pode haver informações que desconhece. BJS

    ResponderExcluir
  2. Oi Chris!
    Nossa o seu post está excelente e provoca uma reflexão na gente sobre o que já fazemos em nosso dia a dia para melhorarmos o planeta. Nem fazia ideia que eu já fazia tantas coisas, mas vendo as suas pontuações sobre o tema verifiquei que já faço muita coisa de forma automática que nem percebia que já fazia. Realmente eu só uso o vaso sanitário para coisas de vaso, aliás, neste quesito deixei de fazer uma coisa errada recentemente que é jogar fio dental lá dentro, agora jogo na lixeirinha direto, ou, como sou fresca, enrolo no papel higiênico e esse depois eu jogo no lixo. Mas de resto eu faço tudo.
    Amei também o comentário final de seu post falando sobre experimentar as coisas da vida sem necessariamente precisarmos mudar o nosso ponto de vista, mas é importante nos dar a chance de conhecer. Amei.
    E também adorei o comentário aí de cima da Aline Kelly e concordo muito com ela.
    Beijo, beijo.
    She

    ResponderExcluir
  3. Puxa, deve ter sido uma experiencia maravilhosa conhecer essa fábrica e aprender um cadinho mais sobre sustentabilidade. E ainda com pessoas ótimas ao seu lado! Que viagem proveitosa essa sua. Adorei saber um pouco mais sobre a fábrica da Coca Cola.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Poxa Chris, esqueceu de mim! http://www.conversasdecozinha.com.br/2013/10/fabrica-verde-coca-cola-de-maceio.html

    ResponderExcluir
  5. Estou tentando ser mais "ecologicamente correta" rsrsrs
    Já faço muita coisa boa para nosso planeta.
    Adoro essas oportunidades para ter mais conhecimento.
    Bacana a turma colaborar para sua viagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ficou otima Chris adorei, semana q vem farei a minha estou sem not escrevendo pelo celular bjinhoss

    ResponderExcluir
  7. Ficou otima Chris adorei, semana q vem farei a minha estou sem not escrevendo pelo celular bjinhoss

    ResponderExcluir
  8. Oi Chris,ficou excelente seu texto conseguiu colocar de forma bem clara como funciona a fábrica Solar, e o objetivo dessa visita. Parabéns amiga!!

    ResponderExcluir
  9. Chris imagino como foi interessante essa visita e essa experiência de uma forma geral. Trabalhei num Centro de Pesquisas de Energia Elétrica e acompanhei os primeiros projetos de residências e indústrias movidas á energia solar, é o máximo! Também pensando em vivências no ramo industrial é sempre muito interessante conhecer projetos de construção de indústrias sustentáveis e linhas de produção visando a maximização dos processos produtivos, padrão de qualidade e redução de custos operacionais! Adorei saber que Ana Luiza pretende ser arquiteta, irá inventar muito em projetos super sintonizados com o meio ambiente! Parabéns por fazer parte desse seleto grupo que Vive Positivamente com a Coca-cola! bjs Sandra Portugal www.projetandopessoas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que bacana, Chris! passeio delícia com toda essa aula de de como podemos aplicar a sustentabilidade no nosso dia a dia, aqui tentamos sempre e vemos que os meninos crescerão muito mais conscientes do que fomos. Adorei o xixi amigo da sofia! beijo querida

    ResponderExcluir
  11. Oi Chris,
    È isso mesmo, temos que estar sempre prontos para conhecer as oportunidades que a vida nos oferece. Gostei demais dessa citação.
    E que ótima oportunidade essa que você.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  12. Oi Chris,

    que coisa boa, aprendi muito com esse post.

    Bejim e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post, foi um jeito de conhecermos tb essa fábrica!!
    E principalmente, achei muito legal o que vc falou as suas filhas "que se elas se colocarem com uma postura de experimentadoras da vida (com responsabilidade e integridade) poderão extrair aprendizado de todas as situações e para isso não precisam mudar o ponto de vista delas."
    Sempre que leio seu blog admiro o jeito que vc leva a vida e a educação que dá as suas filhas, parabéns!!!
    Beijos,
    Dani www.maedaloly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Amiga, você está sempre aprendendo e também ensina muito pra gente. Eu aprendi muito com você.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Chris você está swmpre buscanso aprender e se informar e o melhor é que você ensina o que aprende. Você deveria ser professora. beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Aí Cris, eu também achava q uma fábrica verde teria paredes de era e telhado de grama. Kkkk. Não imaginava q eram tantos os requisitos. Bem maneiro saber q as empresas estão tendo essa preocupação. Acho q essa certificação deveria ser obrigatória.
    Kisses

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o exemplo da Coca no aspecto sustentabilidade. Concordo com o comentário acima e essa certificação deveria ser obrigatória.

    ResponderExcluir
  18. Chris eu achei sensacional esse posicionamento da Coca-Cola em relação a sustentabilidade e gostei demais do aprendizado e ações que você trouxe para sua casa.

    ResponderExcluir
  19. Oi Chris vim ler a seu post pois, a Vi indicou, realmente se todos fizessem um pouquinho tudo seria diferente. adorei..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo