quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

GoMA em Brisbane, Austrália - Viajando pelo olhar da filha


Eu adoro qualquer oportunidade de ir a São Paulo. Já penso em dar uma esticadinha para ver alguma exposição, dar uma voltinha pela Paulista, e coisa e tal. 

Como eu tinha que levar a Sofia para embarcar em Guarulhos, programei a nossa chegada para a véspera, assim eu teria praticamente dois dias e duas exposições programadas nas minhas intenções.

Acontece que a Sofia com o seu corpo adolescente completamente dominado por um dos 7 pecados capitais chamado preguiça não quis sair do quarto do hotel nem para comer. Queria apensa descansar para a viagem e ficar grudada comigo (sei? entendi e aceitei a chantagem).

Ou seja me dei mal. Passeio um sábado de sol com a Paulista a poucos metros de distância trancada em um quarto gelado, mas bem confortável. Tá não me dei mal nada. Estava com a minha filha, conversamos, rimos, comemos no quarto, ouvimos música e dançamos. Tá bom, né?

Mas no final do dia, depois que ela já tinha embarcado e e eu voltei sozinha para aquele quarto, fiquei pensando nela, na Ana Luiza que também está viajando e nas exposições que eu queria ter ido.

É neste momento em que eu olhava para o tento branco do quarto imaginando paredes coloridas com obras de uma exposição qualquer que o meu celular vibra com sinal de que chegou mensagem da Ana Luiza. Abri rapidamente e ela estava lá do outro lado do mundo, no começo do seu dia, me contando que iria ao GoMA - Gallery of Modern Art que é simplesmente a maior galeria de arte moderna e contemporânea da Austrália. e fica justamente em Brisbane bem perto de onde ela está estudando.


O que fazer em Brisbane, Austrália

Foi aí que do meu quarto de hotel com 12 horas de diferença de fuso horário, pela tela do meu celular, eu peguei carona na visita da Ana Luiza ao GoMA e vi todo o colorido da exposição "APT9" - Asian Pacific Trienial os Contemporary Art.

O que fazer em Brisbane, Austrália

A mostra apresenta obra de mais de 80 artistas e grupos de mais de 30 países.

Conforme ela passava pelas obras ia fotografando e me enviando.  Eu eu com o meu corpo presente em São Paulo, mas com a mente viajando virtualmente com a Ana Luiza me impressionando com a complexidade e a singularidade de cada instalação.

A primeira foto trouxe "House - Spirit 2018 ”, do artista cambojano, Vuth Lyno, e eu me encantei


O que fazer em Brisbane, Austrália


Rapidamente entrei na internet e busquei informações sobra a exposição. Mandei uma foto de uma instalação na parede (sem título), de Jonathan Jones.


O que fazer em Brisbane, Austrália

E a Ana Luiza me retornou contando que estava justamente nesta sala e me mandou mais detalhes.


Em seguida, ela me manda essa foto de uma pintura de Zheng Guogu, que é uma presença marcante na arte chinesa desde os anos 90.


Mas o interessante neste momento, o que mais chamou a atenção, foi o fato de que as obras expostas, além da explicação padrão para os adultos, trazem explicações para crianças com uma linguagem adequada e incentivo para pensar sobre o que estão vendo.

Muito legal, né?


Aí foi a minha vez de mandar uma foto da exposição que eu encontrei na internet, mas não entendi. A Ana Luiza me enviou uma foto feita por ela na mesma instalação e explicou que é um espelho em que o visitante se vê do outro lado e com a sua imagem se misturado com quem está lá.


E assim fomos trocando fotos como se estivéssemos caminhando juntas e vendo as mesmas obras.


Trocando opiniões e comentários.


Encontrei a foto abaixo no Instagram @ajmaus e mais uma vez precisei da ajuda da Ana Luiza para entender melhor do que se tratava.


Um vídeo e a explicação veio em seguida. E a imagem capturada no Instagram passou a fazer todo o sentido.


Aí ela me manda essa explosão de cores vivas e de alta intensidade na instalação em estilo mural.


Pedi para chegar mais perto e me mandar mais detalhes de "Days of Bliss and Woe". Eu queria ver mais de perto esses "Dias de Felicidade e Aflição".


Mais uma vez a explicação do mural multicolorido.


E a mesma explicação com o foco no público infantil.


Não fui às exposições em São Paulo, aproveitei o dia com a Sofia, e à noite quando eu esperava apenas dormir, escapei por umas boas duas horas com a Ana Luiza, passei algum tempo viajando, explorando a distância, mas ao mesmo tempo tão perto, as galerias do GoMa, me perdi nesse mundo de instalações espetaculares, arte vibrante e cultura diversa.

Viajei para São Paulo, mas estive em Brisbane!

Outros passeios em Sydney:






Você pode me encontrar também


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. O passeio e as impressões da Ana Luiza chegaram até mim, que viajei com vocês também. Já frequentei algumas exposições no Rio indicadas aqui no seu blog, Cris. Esta exposição está simplesmente espetacular e dá vontade de pegar um avião e dar um pulinho ali para visitar (se fosse simples assim...).

    ResponderExcluir
  2. Que incrível Chris!

    Fico aqui, sempre maravilhada com o que vc nos apresenta
    incrível essa exposição!

    Bjoooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, obrigada por estar sempre aqui. Muito show essa exposição.
      Beijos
      Chris

      Excluir
  3. Adorei!
    Só fiquei pilhada com os detalhes do Jonathan Jones. Insetos? Argh!

    ResponderExcluir
  4. Que mundo moderno... Você foi para outro país sem sair do BR.

    ResponderExcluir
  5. Como é maravilhoso poder conhecer estas exposições, mesmo estando tão longe kkk. Adoro suas explicações e leveza de viver. Beijos Regina

    ResponderExcluir
  6. Que fantástico Chris!!
    tecnologia é uma coisa muito louca, né?
    AMEI o seu post!
    Vou combinar com a Letícia um tour juntas também, pegando carona na sua idéia!
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Combina sim com a Letícia. Nesse final de semana viajei com a Ana Luiza para uma praia fantástica. Viagem virtual por enquanto. Ela lá e eu cá acompanhando
      Beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo