quinta-feira, 27 de junho de 2019

Sydney - Caminhada de Bondi até Coogee

Bondi Beach é uma das praias famosinhas de Sydney. Daqueles passeios imperdíveis para que está de vista à cidade.

Dentre as atrações de Bondi Beach está a caminhada entre Bondi e Coogee Beachs, conseiderada uma das melhores caminhadas à beira da costa de Sydney. Também pudera, né? São 6 km de percurso com céu, sol, vento, mar, penhascos, vegetação, passando por sete praias e um cemitério.

A caminhada começa na famosa Praia de Bondi e você pode optar por seguir a trilha até Bronte Beach ou se estiver interessado, seguir a trilha até Coogee Beach.

Nós, alternativamente, optamos por fazer a trilha em sentido oposto. Começamos por Coogee Beach com destino a praia sensação de Sydney: Bondi.

Coogee

Começamos o nosso dia cedo por causa do sol quente. Chegamos em Coogee e tomamos o café da manhã de frente pra praia. Alimentadas e com energia pronta para ser gasta, fomos dar uma olhada mais atenta na praia antes de iniciarmos o caminhada.

Coogee fez a primeira impressão perfeita. Linda. Pacífica. Tranquilona mesmo estando nós em pleno verão australiano. Mas era uma segunda-feira! Deu vontade de ficar por ali mesmo durante todo o dia.

De Coogee até Gordons Bay

Mas tínhamos um objetivo e seguimos em frente. Ou melhor, para a esquerda e entramos no entramos no Dunninghan Park e iniciamos a caminhada.

contemplando a beleza de Coogee Beach que ficava para trás.

Coastal Walk de Bondi até Coogee, um dos melhores passeios em Sydney

As pessoas chamam esse trajeto de trilha, mas na verdade é uma boa caminhada à beira da orla, como o próprio nome Costal Walk induz, já que o caminho é todo com pista preparada para a caminhada.

É considerada uma caminhada urbana de nível médio. A maior parte do percurso é bastante plano e fácil, mas vá preparado para encontrar algumas subidas e descidas íngremes, assim como várias escadarias ao longo da trilha.

Eu e a Ana Luiza até demos uma fugidinha ou outra para pegar algum trecho de trilha, sempre que o percurso permitia.

Gordons Bay

Placas no caminho avisa da próxima praia, Gordons Bay. Mas de repente a gente se surpreende com a visão que se abre: uma pequena baía pequena e isolada

Uma faixa de areia bem pequena e natureza super preservada com um ar selvagem e prateleiras de madeira com pequenos barcos de pesca do clube de pesca local.

Coastal Walk de Bondi até Coogee, um dos melhores passeios em Sydney

Esse pequeno recanto parece ser também uma paraíso de vida marinha. Ali tem Underwater Nature Trail Gordons Bay. O que isso significa? Que se você tiver com o seu equipamento de snorkel, você pode de uma trilha natural de 600 m debaixo d'água e encontrar uma boa variedade de peixes. Lamentei não estar com a minha máscara e meu snorkel!

De Gordon's Bay até Clovelly Beach

Seguimos subindo e descendo, beirando o costão de pedras e mar azul lá embaixo. Essa parte da caminhada foi a mais difícil. De Gordon's Bay até Clovelly Beach tivemos que encarar algumas escadarias bastante íngremes. A sorte é que o visual é lindo, então sempre vale aquela pausa para uma foto. Uma boa desculpa para retomar o fôlego.

Coastal Walk de Bondi até Coogee, um dos melhores passeios em Sydney

Neste trecho também tem vários cantos entre as pedras onde você podia simplesmente sentar e olhar para o mar - ler um livro, conversar com você mesma, organizar os pensamento ... ou não pensar. Eu vi uma mulher sentada em um desses refúgios lendo um livro de frente para o mar e pensei: ah se eu morasse por aqui... e tivesse tempo para fazer o mesmo...

Clovelly Beach

Passamos pelo Brundock Park e chegamos em Clovelly Beach, uma praia de areia estreita, mas extensa, que ficou esquisita. O povo australiano cimentou as laterais da praia e colocou uma piscina. Sério, eu não sei como, nesse calor daqui, eles conseguem ficar pegando sol em cima do cimento. A praia ficou meio bizarra, algo entre uma praia bonita e um clubão de mau gosto.

Coastal Walk de Bondi até Coogee, um dos melhores passeios em Sydney

Essa baía estreita que corre para o oceano com tiras de concreto em ambos os lados também  é cercada por uma pequena floresta de árvores com águas calmas e turquesa. No lado norte da praia há uma área de piquenique sombreada e um pequeno parque infantil. No lado sul, há uma piscina no oceano, um café e o Clovelly.

Enfim, a deselegância concreta de duas laterais faz essa praia ser única e vale a pena um mergulho na água calminha e transparente.

De Clovelly Beach até Bronte

Seguindo em frente rumo a Bondi Beach nos deparamos com um cemitério de frente para o mar, o Waverley Cemetery. Algo muito louco!

Coastal Walk de Bondi até Coogee, um dos melhores passeios em Sydney

Quando a trilha na beira da costa está fechada, o desvio é feito por dentro do cemitério. A trilha estava aberta! Então não passamos por entre as lápides. Mas eu fiquei com vontade de fazer o desvio e conhecer mais de perto este que é considerado um dos cemitérios mais cênicos do mundo! Também né, com vista para o oceano a partir do topo do penhasco! Além disso tem inúmeros monumentos vitorianos e eduardianos e muitos australianos famosos foram enterrados nesse cemitério. Não é à toa que o Cemitério Waverley é um listado como patrimônio do Estado e está em operação desde 1877.

Bom, como o calor estava intenso resolvemos deixar a exploração do cemitério pra lá e seguimos fazendo o nosso caminho para o próximo destino ao longo desta caminhada costeira.

Mas essa coisa de trilha no alto do costão com mar batido lá embaixo, que abre e fecha conforme condições do tempo, me lembrou a nossa ciclovia (snif).

Bronte

Chegamos em outra praia linda com uma estrutura bem legal, Bronte. A água do mar por lá não é sempre segura para os banhistas, mas como outras praias neste caminho, esta também tem uma piscina. Aqui a piscina, Bronte Baths, é de rocha. Um local agradável para um mergulho relaxante na água do mar e gratuito! Me pareceu o local favorito dos frequentadores.

Além disso, Bronte, tem um parque com gramado, área para piquenique e churrasqueiras que o povo utiliza e deixa tudo limpinho, lanchonete e banheiro, e algumas partes do mar protegidas pelas pedras formando piscinas naturais. Um lugar muito agradável. Ótimo ponto de parada.

De Bronte até Tamarama Beach

Saindo de Bronte em direção a penúltima praia Tamarama Beach, passamos pela parte mais fácil da caminhada. Praticamente plana!

Tamarama Beach

Tamarama, aninhada na Baía Mackenzies, é  uma praia menor, muito bonita e também com estrutura como a de Bronte. A praia se estende até um pequeno parque gramado, com áreas de piquenique e instalações cobertas. Tamarama Beach também tem um pequeno café com um belo mirante.

Coastal Walk de Bondi até Coogee, um dos melhores passeios em Sydney

Dizem que Tamarama Beach é a favorita das celebridades locais e isso justifica o apelido de "Glamarama". Só sei que o visual dessa praia me sentir como se tudo estivesse perfeito no mundo.

A nossa caminhada estava chegando ao fim. Um misto de vontade de chegar logo ao destino com desejo de aproveitar mais e guardar bem na memória aquele cenário pitoresco e deslumbrante.

De Tamarama Beach até Bondi

Finalmente seguimos a parte mais movimentada da caminhada, vencendo as últimas curvas, subidas e descidas do percurso em direção a famosinha Bondi.

Surfistas na água, flores no caminho, sol colorindo a pele e alma, sorriso no rosto.

Coastal Walk de Bondi até Coogee, um dos melhores passeios em Sydney

Eis que surge no nosso horizonte Bondi, a cidade à beira-mar que é visita obrigatória para muitos turistas de Sydney. Point de surfistas, banhistas e mais banhistas que se reúnem em Bondi Beach, onde há uma ampla faixa de areia com mar azul turquesa, inúmeros restaurantes, bares e lojinhas.

Bondi

Nos deparamos com esse visual de babar e com piscina no canto. Ficamos na dúvida. Queríamos aproveitar tudo e muito mais. Paramos em Bondi Icebergs Pool para relaxar na sombra, refrescar na água salgada da famosa Bondi Pool. Ponto final da nossa aventura. A passarela pavimentada que beira o mar e serpenteia ao redor das curvas e curvas pelas falésias ficou para trás. A nossa frente Bondi Beach e muito mais para conhecer em Sydney.

Coastal Walk de Bondi até Coogee, um dos melhores passeios em Sydney

Descemos para a praia, fomos ver os grafites e almoçamos de frente pra praia. Pegamos o ônibus de volta para a segunda parte do nosso segundo dia em Sydney.

Fizemos os 6 km em duas horas parando para fotos, apreciando a vista e as praias no caminho. Eu definitivamente indico a todo mundo que for visitar Sydney a fazer o passeio. Seja qual for a direção que você escolher para caminhar, mas acho que fizemos bem em ir de Coogee a Bondi. Acho que começar por Bondi iria deixar Coogee menos encantadora. E também acho mais interessante ter mais tempo em Bondi.
Ressalto também que é um passeio possível para todas as idades. Crianças e idosos! É só levar o tempo que precisar. Descansar o quanto precisar. Parar quantas vezes desejar. Solte o dedo e tire quantas fotos couber na memória do celular. Há vários de bancos ao longo do caminho e, claro, muitas praias para refrescar. Só achei que tem poucos bebedouros ao longo do trajeto, então é muito importante estar abastecido de água. Traga lanches. Passe protetor solar e o mais importante: aproveite a caminhada!

E sério! Não tinha como fazer esse post com menos fotos! Definitivamente não consigo!