quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Austrália - 9º Dia - Melbourne

Hoje foi dia de mudar de cidade. Viagens com paradas diferentes tem disso. A gente chega, tem aquele estranhamento inicial, um tempo para se localizar, entender a logística do lugar e quando estamos integrados, nos sentindo confortáveis, temos que mudar e começar de novo. E isso é gostoso. Essa necessidade de adaptação rápida para aproveitarmos ao máximo em pouco tempo, estimula. O dia hoje foi assim, de reintegração. Acordamos bem cedo em Brisbane para o último café da manhã no Pancake Manor (delicioso), aquele que fica dentro de uma antiga igreja e que foi o nosso primeiro café da manhã na cidade.


Roteiro de viagem pela Austrália



De lá fomos direto para o aeroporto e mofamos um pouco, pois o voo atrasou (viu só, atraso em voos não é privilégio do Brasil, não?!). Partimos para o próximo destino: Melbourne

Melbourne já foi eleita a melhor cidade do mundo para em diversas ocasiões, mas quando a gente pensa em Austrália, logo surgem à mente as imagens da Sydney Harbour Bridge e da Opera House, das praias, do deserto e dos animais. E aí, muitas vezes, Melbourne, a segunda maior cidade do país, e a capital do estado de Victoria, Melbourne, acaba sendo negligenciada. Acontece que a cidade tem tudo - estilo, cultura, esporte, praias, parques, arquitetura, música, gastronomia - sendo, inclusive, considerada a cidade mais cultural da Austrália. 

Como chegamos em Melbourne mais tarde do que esperávamos, sobrou menos tempo para o primeiro dia. Logo a adaptação teve que ser mais rápida ainda. Deixamos as coisas no hotel e fomos direto em direção a Federation Square, ponto turístico mais clássico de Melbourne justamente por ser o centro cultural mais importante da cidade. Começamos pela St Paul Cathedral e aproveitamos para dar aquela agradecida básica. No interior da igreja ainda está exposta a árvore de Natal feita com coletes salva-vidas de crianças Sírias abandonados nas praias de Lesbos. Eu e a Ana Luiza já tínhamos visto obras desses artistas com esse enfoque em uma exposição sobre refugiados no Museu do Amanhã.

Roteiro de viagem pela Austrália


Seguimos até a famosinha rua dos grafites, a Hosier Lane Street Art.  Melbourne é bem conhecida pela sua diversidade de arte de rua. Há algumas ruas famosas, mas a Hosier Lane é a que simboliza e resume todas elas. Porém, a arte de rua pode ser encontrada por toda a cidade. Por isso é importante caminhar pelas ruas de Melbourne com os olhos bem abertos, porque a qualquer momento, a qualquer virada de esquina, podemos nos deparar com uma viela encantadora. 

A Hosiere Lane Street é tipo o nosso Beco do Batman em São Paulo, mas com uma pegada mais underground. É reconhecida pela qualidade e natureza muitas vezes política de sua arte, é um centro de artistas underground em meio a bares de coquetéis sofisticados e restaurantes modernosos.

Roteiro de viagem pela Austrália


A próxima parada foi o Australian Centre for the Moving Image (ACMI), dedicado a artes em vídeo. Ótimo programa, principalmente para os amantes de cinema. A exposição temporária em cartaz, The Clock de Christian Marclay, eu já tinha visto no IMS de São Paulo com a minha amiga Márcia Cantanhede.



Dali ficamos circulando pela Federation Square, contemplando o contraste dos prédios antigos com os modernos até que a fome bateu forte. Almoçamos no primeiro restaurante que vimos na nossa frente, um italiano. 

Roteiro de viagem pela Austrália


Apesar de a Federation Square ser um local que podemos passar o dia inteirinho ali só explorando a área em si, preferimos ou usá-la como uma base para explorar os muitos museus e galerias próximas. Então, para nós já estava bom de Federation Square, cruzamos a ponte sobre o Rio Yarra, que atravessa a cidade de Melbourne.


Roteiro de viagem pela Austrália


 Entramos na National Gallery of Victoria conhecida como NGV, o museu de arte mais antigo, maior e mais visitado da Austrália. Está dividido em dois edifícios, o NGV International e o Ian Potter Center.
Roteiro de viagem pela Austrália


A entrada geral na galeria é gratuita, o que significa que você teríamos muito para ver das exposições permanentes em andamento, como a coleção do NGV, sem pagar um centavo. E foi o que fizemos! Passamos um bom tempo ali admiradas com e a variedade de obras e visitando as muitas exposições. Uma delas, a Being Human, de William Wegman, eu já tinha visto algumas obras em exposição no CCBB do Rio.

Roteiro de viagem pela Austrália


Fiquei feliz de estar em uma cidade cultural, cheia de museus e galerias de arte e ver que o que estava exposto aqui já passou pelo Brasil. É bom saber que temos no Brasil oportunidades culturais que estão pelo mundo.

Bom, exposições visitadas atravessamos a rua para relaxar um pouco em um dos muitos jardins da cidade, o Queen Victoria Gardens, no estilo australiano. Os australianos adoram a vida ao ar livre e fazem muito uso dos parques, das áreas verdes e espaços públicos de suas cidades.

Roteiro de viagem pela Austrália

O Queen Victoria Gardens é uma dos muitos parques de Melbourne, fica bem em frente a Galeria de Arte de Victoria (basta atravessar a rua) e espremido entre o Alexandra Gardens que beira o rio e o Kings Domain Park. Um local lindo para descansar, caminhar, relaxar e contemplar a skyline de Melbourne. 

Cheio de áreas gramadas onde as pessoas fazem piqueniques ou simplesmente se deitam à sombra das árvores, flores, lagos, esculturas, bancos. Vale a pena um tempo de descontração e contemplação por ali. 

Roteiro de viagem pela Austrália


Já recuperadas seguimos para o prédio mais alto de Melbourne e subimos até o Eureca Skydeck para ter uma visão 360° da cidade, do alto dos 88 andares. Lá do alto localizamos os locais que tínhamos acabado de visitar. Até o monumento que aparece atrás da flor na foto acima conseguimos localizar no meio do Queen Victoria Gardens. 


Roteiro de viagem pela Austrália


De volta ao solo caminhamos pelo calçadão à beira do rio, na região de Southbank. Um local muito agradável, cheio de bares e restaurantes e de pessoas indo e vindo, passeando, andando de bicicleta, enfim, desfrutando.

Um ótimo local para desfrutar o horizonte de Melbourne, que rivaliza com qualquer cidade grande por aí.


Roteiro de viagem pela Austrália

Antes de voltar para o hotel passamos novamente na Federation Square, na rua dos grafites e fomos entrando em outras ruas com bares e restaurantes que achamos interessantes. 


Roteiro de viagem pela Austrália

Exaustas, passamos em uma loja de conveniência e compramos algo para comer no quarto mesmo.
Para o primeiro dia com atraso de voo até que o dia rendeu bem.


Outros passeios em Sydney:






Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo