quinta-feira, 9 de junho de 2016

18º Salão FNLJI - Biblioteca Olímpica


Começou ontem a 18ª edição do Salão FNLJI do Livro para Crianças e Jovens e eu tive a oportunidade de conferir a abertura representando o 1001 Roteirinhos.

A feira, que vai rolar aberta para o público de 09 a 19/06, está com uma programação intensa e bem interessante, diversas editoras montaram seus estandes com as novidades em literatura, espaços como FNLJI de Leitura, Biblioteca Petrobrás e Biblioteca FNLJI e o país convidado dessa edição é a Espanha.

Todos espaços ótimos que já estavam presentes em edições anteriores e já mostraram a sua qualidade.

Essa ano tem um espaço em especial que chamou muito a minha atenção: A Biblioteca Olímpica. O espaço vem aproveitar as as festividades para os Jogos Olímpicos no Rio para trazer para o público livros vindos de todas as partes do mundo, onde crianças e jovens (e adultos também) podem experimentar diferentes formas de contar histórias.


O espaço é amplo, colorido e traz livros dos cinco continentes representados nos Anéis Olímpicos. Esse símbolo dos jogos formado por cinco aros entrelaçados representam as cinco partes do mundo e as cores foram escolhidas por contarem nas bandeiras das diversas nações do mundo. Assim cada país tem pelo menos uma cor da sua bandeira representada nos Anéis Olímpicos. E o entrelaçamento representa a reunião de todos os atletas.


Assim como nos Anéis Olímpicos, todos os continentes estão presentes neste espaço com livros em diversas línguas.

Na África podemos encontrar livros de Angola que são em Português.


A Europa com sua diversidade de idiomas está muito bem representada. Será que tem livros de Portugal?


Até a Oceania, esse continente tão distante da gente está lá. Como será que as histórias são contadas por lá?


Para mim a Ásia foi o continente mais curioso por ter uma escrita bem diferente da nossa. Tem livro escrito de trás para frente e a escrita do livros Japonês é na vertical. Vale a pena folhear esses livros, ver a escrita que não conhecemos e imaginar, através das ilustrações, as histórias contadas ali.



Os livros das três Américas formam um único bloco.


Com livros de quase todos os países.


Adorei esse espaço que junto com a mensagem dos Jogos Olímpicos de desejo de paz e entendimento entre os povos traz a oportunidade das nossas crianças conhecerem os livros que contam histórias que despertam a imaginação de crianças de todo o mundo.

Vale a pena ficar de olho em toda a programação do 18º Salão FNLJI. No 1001 Roteirinho tem um post com mais detalhes sobre a feira. Basta clicar no link abaixo:

Nós aqui em casa somos figurinhas fáceis no Salão. Vamos sempre. E para matar as saudades tem o post da primeira vez que a Sofia foi: "Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens".

Serviço:
Centro de Convenções SulAmérica
Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, Centro, Rio de Janeiro
De 8 a 19 de junho de 2016 | 
Segunda a sexta - das 8h30 às 17h; 
sábados e domingos - das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6 
Gratuidade para maiores de 60 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal do RJ e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda pré-agendadas com a FNLIJ.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

7 comentários:

  1. Feira de livros é com a gente mesmo!
    ADOREI
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  2. E desse tipo de olimpíadas que o nosso pais precisa. É tão triste saber que hoje em dia poucas pessoas se importam em ler bons livros. Aqui nós incentivamos a pequena.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  3. Ameii! Incentivo a leitura é maravilhoso, aqui em casa temos o nosso momento leitura todos os dias e os meninos amam!
    Beijos, Laura
    www.maede2.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!!
    A leitura é muito importante desde que os pequenos nascem!
    Bjs,
    www.mammys.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adoreii! Feiras e leitura perfeito!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal essa iniciativa de inserir o esporte com a leitura. Adorei.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo