quarta-feira, 1 de junho de 2016

Palitinho de Queijo


A Sofia adora uns palitinhos de queijo que eu compro na padaria e ela queria esses tais palitinhos em sua festa de aniversário. Daí surgiu a ideia de fazê-los em casa. 

Eu busquei várias receitas pela internet e a que mais nos deu água na boca foi "Palitos de Queijo e Ervas" do site Panelaterapia. Gostamos dessa principalmente por ser sem farinha de trigo e sim com polvilho. 

Com a receita na mão e muita vontade de nos divertirmos juntas, lá fomos nós para a cozinha fazer os nossos palitinhos de queijo.


palitinho de queijo


O que utilizamos:

✅ 3 xícaras de polvilho doce;
✅ 1 ovo;
✅ 1/2 xícara de leite;
✅ 1/2 xícara de óleo;
✅ 5 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
✅ 1/2 xícara de queijo minas frescal ralado;
✅ sal a gosto.

 Como fizemos:

Colocamos o polvilho doce em um recipiente. Acrescentamos o leite e o óleo fervidos (parece esquisito, mas foi isso mesmo. Aquecemos o leite e o óleo juntos) e misturamos até ficar uma farofa úmida. Adicionamos os ovos e misturamos mais.



Adicionamos os queijos, misturamos e acertamos o sal.

Ajustamos a massa colocando mais polvilho ou leite quente até ela ficar desgrudando da mão e com consistência para fazermos as cobrinhas.



Colocamos os palitos em uma assadeira untada e levamos ao forno pré-aquecido a 200°C até ficarem durinhos.



Ficaram deliciosos. Alguns que saíram em forma de palitos foram servidos na @inventandomamae "atitude diz mais que palavras" feita pela @lilyrj.


Já o coração foi servido ainda quente e quase sem dar tempo de fotografar para o pai. Pois é... a mãe carrega na barriga por nove meses, amamenta por quase dois anos, passa os finais de semana estudando, vai pra cozinha fazer biscoitinhos e o biscoito de coração vai para quem? Para o pai. Também né... é ele que tem paciência de ir ao shopping fazer compras de roupitchas. Merece né? E como merece... porque esse programa a mãe não encara meRmo.


E todos tiveram os seus biscoitos personalizados.



Até a mãe.


Só não deu para fotografar o da Sofia porque o prato ficou vazio antes.



Fazer esses biscoitos foi uma verdadeira farra. Rimos, conversamos, ouvimos música, nos sujamos e saímos do planejado fazendo formas variadas, além dos palitos que era a ideia inicial. Eu acredito plenamente que esses momentos em família na cozinha trarão muitas memórias afetivas e muitas lembranças para as minhas filhas. Alimentar, ser alimentado, fazer comidinhas são atos de generosidade e amor que ficam gravados na memória e na alma.

Esses biscoitos me trouxeram a lembrança de cinco anos atrás quando a onda lá em casa foi fazer "panquecas com design".
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

4 comentários:

  1. Que delícia, adoro palitos de queijo e quando a confecção cria memórias de família é melhor ainda.

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Chris, estou tentando contato com você...li um tópico que criou em 2011 sobre o RRR da sua filhinha, que ela não conseguia falar...estou com o mesmo problema com meu filhinho de quase 6 anos....ela conseguiu falar o R? gostaria de saber o desenrolar da história. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que delicia Chris, eu também gosto desses momentos na cozinha, acho divertido. Aqui fazemos Pizza e cada um monta seu recheio.
    Beijos Mona

    ResponderExcluir
  4. Adorei e a criatividade na apresentação também! Tri legal! bjs, chica

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo