segunda-feira, 30 de maio de 2022

Circuito de Cachoeiras em Miguel Pereira

Estou de férias e não viajei por motivos de passagens em preços absurdos. Tudo caro e dolarizado. Então resolvi ficar pelo Rio de Janeiro. Afinal várias pessoas pagam caro para viajar para cá e explorar as nossas belezas. E eu que já estou aqui vou sair por quê? A opção foi fazer alguns bate e volta pelas cidades ao arredores

Mais um bate e volta do Rio. Esse foi a Paty do Alferes, no Vale do Café, conhecida pela Festa do Tomate. 

O nosso passeio foi dividido em duas etapas. Na parte da manhã focamos no Circuito da Cachoeiras, que na verdade ficam em Miguel Pereira, e na Ponte Férrea Viaduto Paulo de Frontin, de 1897. 

Esse trecho do passeio foi feito de buggy com saída da praça central de Paty. 
A primeira parada foi brinde!  Cachoeira Monte Líbano.

Circuito de Cachoeiras em Miguel Pereira

A cachoeira Monte Líbano estava fechada há um ano e meio por conta da implantação de uma Usina Hidroelétrica no Rio Santana, por isso ela não estava no nosso roteiro inicial. 

Após passar por uma faixa na estrada reclamando da destruição ambiental devido a ganância humana e ouvir a história sobre a construção da usina, a curiosidade bateu forte. 

Ao virar para esquerda pedi para o guia para tentarmos chegar o mais próximo possível. Eu queria tentar ver a cachu nem que fosse de longe. E assim fizemos o retorno, mas sem grandes esperanças. 

Circuito de Cachoeiras em Miguel Pereira



Para nossa surpresa a Monte Líbano estava recém reaberta. Com uma área de mirante construída e uma sinalização de acesso que parecia não ter sido finalizado ainda. Mas não nos intimidamos com a precariedade da trilha. Aliás, uma aventura no caminho torna o destino mais desejável. 

Circuito de Cachoeiras em Miguel Pereira


Assim chegamos a beira do rio e de frente para a queda d'água. Claro que mergulhamos! Arrisco a dizer que inauguramos a cachoeira em sua reabertura. Uma delícia! 


De lá seguimos a estrada de barro que já foi o caminho da linha do trem, rodeada pela vegetação da Serra do Mar, beirando o rio. 

Circuito de Cachoeiras em Miguel Pereira

Chegamos na nossa primeira parada oficial do roteiro, mas nossa segunda parada do dia: a Cachoeira da Prainha. 

Circuito de Cachoeiras em Miguel Pereira

Uma cachoeira meio escondida, com acesso não muito fácil, mas que vale todo o esforço. Linda, tranquila, deserta, com água clara. Uma ótima energia. Tem até um ofurô natural (uma banheira de pedra dentro da água do rio).

Circuito de Cachoeiras em Miguel Pereira

No caminho para a terceira cachoeira passamos por baixo do Viaduto Paulo de Frontin, de 1897, e considerado o único viaduto em ferro e em curva no mundo. 


Chegamos a Cachoeira do Poção. Essa já é bem conhecida e tem infraestrutura com bar, banheiro e duchas. Um espaço bem amplo com gramado à beira do Rio. A queda d'água é bem linda e com espaço pra curtirmos um ótimo banho. 

Justamente por ter a infra costuma ficar meio cheia nos finais de semana. A facilidade e o conforto podem trazer outros desconfortos, né?

Mas como nós fomos em uma sexta-feira encontramos o espaço completamente vazio e os bares fechados. Tranquilidade. Só nós. Cachoeira particular! E realmente essa cachoeira fica em uma propriedade particular, porém o acesso é liberado.


Circuito de Cachoeiras em Miguel Pereira

Completando o roteiro planejado das cachoeira, fomos ver a Ponte Férrea Paulo de Frontin. Agora porr cima e curtir um friozinho na barriga nos seus 34 metros de altura. 

A construção da estrada de ferro foi projeto do imperador D Pedro II era para ajudar os plantadores de café que já estavam em decadência. As pessoas podiam ir de trem do Rio de Janeiro a Miguel Pereira. Como não havia estrada na época, a inauguração da linha de trem foi uma grande novidade e fomentou o movimento de veraneio na região. Hoje a linha está desativada e a ponte é utilizada para fotos e para prática de rapel. 


Voltamos para Paty para a segunda etapa do nosso passeio parando antes no Lago Javary. Uma manhã de surpresa e aventura. Uma manhã de lavar a alma e de encher os olhos de céu.

Fizemos o percurso de bugre com o Luciano do @alferesextremo.

Esse post faz parte do projeto #100EM1 de 2022 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei, no início do ano, que o projeto seria uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizados e reflexões. Porém o projeto foi completamente prejudicado pelo período que estamos vivendo.



Você pode me encontrar também


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

7 comentários:

  1. Muito boas fotos e dados históricos. Em outra ordem, falei muito do seu blog no Dia das Mães. Eu gostaria que você visse como ficou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alí, muito obrigada pela menção em seu blog. Gostei muito da postagem. Eu não vi antes porque fiquei alguns dias sem postar e sem passar aqui no blog.
      Já deixei o meu comentário por lá.
      beijos
      Chris

      Excluir
    2. Legal, já vi seu comentário e respondi no post. Obrigado por suas palavras e contato

      Excluir
  2. ah. pensei muito em vc essa semana. fiz uma postagem inspirada nas suas. era um passeio, mas não tão incrível como esse das cachoeiras. lindos lugares. sim, eu fechei uma viagem no começo do ano, aqui pra perto. e depois aumentaram demais, não teria conseguido fazer a mesma viagem agora. amo os seus vestidos. lindas as fotos e lugares. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Oi, Chris,

    Os preços em nosso país estão realmente impossíveis. Olhando as fotos, porém, fiquei pensando que as suas férias estão sendo muito boas, os lugares das fotos são lindos, paradisíacos mesmo!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Parece que aproveitou bastante. As fotos estão bem alegres e contagiantes.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Oi Crhis, amei o circuito das Cachoeiras, eu amo visitar lugares no RJ, as pessoas pagam caro para visitar onde moramos hahahahaha, se temos essa facilidade é bom aproveitar.
    Estou amando que mesmo com essa fase meio cara de passeios e a pandemia não colaborando tanto temos conseguido. Qual é o n° desse passeio??
    Eu estou precisando atualizar no blog os passeios que fiz por conta do projeto. Vou me programar aqui para fazer uma semana de passeios no blog rsrsrs e assim conseguir postar tudo rs
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo