sexta-feira, 18 de novembro de 2022

México - 1º Dia - Cidade do México

 

Diário de viagem, pós-viagem. 1° dia em solo mexicano - Cidade do México. Muito pra conhecer, pra explorar. E eu queria o máximo. Eu queria tudo.

 Acordei cedo. Planejei bater perna pelos arredores. Ver a cidade acordar. Observar seus hábitos matinais. Interagir com a metrópole. Me conectar. 

Ao colocar o pé direito na calçada vi que as luzes ainda estavam acesas nos postes. O sol ainda recluso. Descobri que amanhece mais tarde na Cidade do México. Voltei. Fiquei com receio de desbravar o desconhecido sem a claridade do dia. Me percebi não tão destemida como eu me imaginava. Viagens servem para nos descobrirmos também. Esperei. 

Segui a programação do guia e embarquei com destino ao Museu Nacional de Antropologia. Coração pulsando de expectativa, olhos abertos querendo captar as imagens, os detalhes, a rotina daquela cidade.

As ruas  já floridas e enfeitadas para a Festa de Muertos. Paramos na Av. Passeo de La Reforma para ver a decoração. Pés no chão. Me senti presente, me senti ali. Sentidos em alerta me surpreendendo. Cheiros. Cores. 

Roteiro de dois dias na Cidade do México

 

O monumento El Angel de La Independência imponente, brilhante. Modernidade e tradição integrados, se complementando.


Roteiro de dois dias na Cidade do México

Próximo ponto um dos muitos parques arborizados, bem-cuidados, tranquilos, oásis no grande centro urbano. Parque México.

Roteiro de dois dias na Cidade do México


Me impressionei com a quantidade de cachorros e de áreas reservadas a eles. Cuidado. Respeito. 

Agora sim, entramos no Bosque Chaputelpec uma das maiores áreas verdes urbanas do mundo (maior do que o Central Park). Ah, mas só depois de passar pela casa do Chaves!

É dentro desse parque que está o Museu de Antropologia. Meu sonho a poucos minutos de se realizar. 

Entramos! Eu nem sabia pra onde olhar! O que ver primeiro. Muita história. Uma viagem no tempo, na imaginação. Incrível constatar como os antepassados eram incríveis. Que habilidade artística, criativa, transformadora! Que capacidade de fazer tanto com tão pouco!

Roteiro de dois dias na Cidade do México

 

Saindo do museu em êxtase arrisquei experimentar uma iguaria típica mexicana e acrescentar no meu roll de experiências estranhas. Comi gafanhoto! Viagens fazem nos permitirmos a experimentação. Ao novo. Ao inusitado. Digo que gostei.


Roteiro de dois dias na Cidade do México


Depois do antigo, o moderno bairro de Polanco para pausa em um dos muitos restaurantes. Tempo para comer, olhar as ruas, absorver o estilo de vida local. Descolado.

Roteiro de dois dias na Cidade do México


 Após descanso, já refeita, segue roteiro porque perder tempo em viagem é perder experiências.

 Vez da Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. Isso que é suntuosidade. Igrejas, capelas, Basílicas, Jardins, rosas, fiéis, curiosos! Curioso é ver as construções belíssimas e tortas porque a cidade está afundando.

Roteiro de dois dias na Cidade do México


O dia estava terminando. Mas a noite estava apenas começando. E eu ainda não tinha visto o Zócalo. E ele estava ali. Ao meu lado. Pertinho. Então, partiu Zócalo! Uau! Que luz (do fim do dia)! Que iluminação (dos festejos de Dia de Muertos)! 

 

Roteiro de dois dias na Cidade do México

Hora de procurar um lugar pra comer. Perrengue! Cidade cheia. Além do feriado e festejos de Dia de Muertos, era final de semana de Grande Prêmio de Fórmula I. Imagina o fervo! 

Anda. Encontra um restaurante?! Não tem vaga. Anda. Encontra outro restaurante?! Não tem vaga. Pernas cansadas. Pés doendo. Barriga reclamando seus direitos. Encontramos a Casa de los Azulejos. Ponto turístico obrigatório. Arwuitetura belíssima. Fachada revestida em azulejos talavera de Puebla e o interior construído com um misto de arquitetura colonial e barroca. Um charme! Mais uma vez o meu queixo caiu!

O melhor, lá dentro uma Sanborns e com mesa disponível! Isso merece comemoração! Marguerita de Mezcal e Guacamole! Pra completar e matar a fome: enchiladas! Bem mexicano. 

 

Roteiro de dois dias na Cidade do México

 

Agora sim eu podia fechar esse primeiro dia. Mas a Cidade do México queria me oferecer mais. E eu queria aceitar.

No caminho de volta ao hotel, a Calle Madero estava em festa. Ou eu estava em festa (seria efeito do Mezcal?!). Dançarolei pelo caminho.  

De repente algo vindo em nossa direção. Um cortejo? Sim. Faltavam poucos minutos para o dia de São Judas Tadeu. A religiosidade mexicana impressiona. 

Roteiro de dois dias na Cidade do México

 

De volta ao Zócalo mais festa na praça! O hotel é logo ali, a cama pode esperar. Toda essa intensidade merece ser aproveitada. Eu mereço aproveitar. 

Finalmente me rendi. Dei o meu 1° dia encerrado quando já começava o 2°.

Diário dos 12 dias no México:

México Mágico

- México como destino



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Amando acompanhar essa viagem. O lugar parece lindo e amei ver que está tendo contato com outras culturas.


    ano que vem tentarei de novo o projeto 100 lugares em 1 ano já que esse ano falhei. não postei todos os lugares que fui e depois já nao dava tempo postar tudo, sem contar que ia faltar muitos lugares até completar o n° 100.

    se quiser vamos fazer o projeto ano que vem que vai ser muito bacana. começamos dia 2/01/2023

    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vim avisar que acaba de entrar céu teu por lá! Obrigadão! beijos, chica
    https://ceuepalavras.blogspot.com/2021/10/ceu-de-natal-2.html

    ResponderExcluir
  3. Que viagem incrível!!! O México tem uma cultura apaixonante! Adorei as fotos!
    Grata por esta partilha tão especial, Chris!
    Deixo um beijinho e votos de que 2023, lhe proporcione fascinantes destinos, cuja partilha aguardaremos por aqui, pois claro!
    Um beijinho grande! Feliz Ano Novo!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Amei demais o post, sua viagem deve estar sendo incrível Chris! Aproveita cada segundo explorando esse lugar! <3

    www.minutodabeleza.com
    www.blogminutodabeleza.com

    ResponderExcluir
  5. Mi hermana indicó este sitio, siempre estoy visitando y leyendo algunas publicaciones. Lo guardaré en mis sitios favoritos para leerlo todos los fines de semana.

    honda cg 160 inicio/divulgación. honda cg 160 arranque

    ResponderExcluir
  6. What a beautiful place! Thank you for sharing.
    You look fantastic in that dress!

    ResponderExcluir
  7. His article was very interesting and informative. I learned a lot from him. I'll save it to my favorite sites so I can read it again whenever I want.

    Aprenda como atualizar os apps da HappyMod

    ResponderExcluir
  8. Feliz Natal, Chris, e que 2024 a possa trazer de novo, ao nosso convívio aqui pela blogosfera... estimando que tudo esteja bem aí desse lado!
    Tudo de bom! Festas Felizes! Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo