terça-feira, 15 de maio de 2018

Exposição Disruptiva no CCBB - Arte e Tecnologia


Logo que foi anunciado que o FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - traria, neste ano de 2018, a arte na eletrônica na época Disruptiva ao CCBB eu já queria conferir.

Por mim teria ido logo na inauguração, mas só consegui fazer a visita agora. Mesmo com toda a expectativa sobre tudo que poderia experimentar nesta exposição, eu me surpreendi.

FILE 2018 no CCBB

As obras expostas têm como proposta a interatividade entre as pessoas e a tecnologia. O visitante é convidado a estar literalmente dentro da obra, como no "The Physical Mind" (foto acima) em que o visitante é suspenso em um balão de ar até ser levemente espremido por outro objeto inflável, experimentando sensações de desconforto e relaxamento. 

Ou no "Nemo Observatorium" (foto abaixo), simulador de furacão, onde o visitante entra em um grande cilindro de PVC, senta-se em uma cadeira para ter a experiência sensorial de estar dentro de um tornado.


Mas não basta estar dentro da obra de arte. Em algumas delas podemos até mesmo modificá-las. É o caso da obra "Shrink" em que somos embalados a vácuo, como se fôssemos alimentos. 


As instalações precisam do público, de nós, para acontecer.  A "Kage" (Sombras), por exemplo, precisa que os visitantes toquem nos cone coloridos. É através da manipulação do espectador que sombras, imagens e formas em movimento surgem e podem ser reconhecidas.


Em "The Floor" o toque já é com os pés, ou não. Os visitantes, a princípio, pisam sobre várias cores e produzem sons de diversos instrumentos conforme caminham. Eu disse a princípio porque as crianças estavam deitando e rolando literalmente.



As instalações de arte eletrônica nos possibilitam vivenciar experiências e sensações só possíveis graças à tecnologia. Eu particularmente fiquei encantada com o efeito visual da obra "Hardwired" que consiste em 18.000 luzes de LED que ficam em constante movimento e transformação simbolizando a transferência de conhecimento.


Também adorei rever a  clássica "Noite Estrelada" de Van Gogh em versão digital (Ela já esteve no FILE de 2013).  Em “Starry Night”, do artista grego Petros Vrellis, a pintura de Van Gogh ganha vida nós, através de um tablet, podemos manipular várias partes da imagem.



Ao visitar a exposição "Disruptiva", mais do que contemplar a tecnologia na arte ou a arte tecnológica, mais do que interagir com as instalações, somos convidados a experimentar sensações como balançar em um balanço, trocar de sexo para relaxar em uma praia paradisíaca, entrar em um gibi, brincar com as pinceladas de Van Gogh, fazer música, ser embalados a vácuo, entrar em um tornado.

Vale muito a pena conferir os trabalhos de arte eletrônica de autores de toda parte do mundo que fica em cartaz no CCBB-RJ até 04 de junho de 2018.


Serviço:

CCBB Rio de Janeiro - Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
De quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 21h
Entrada gratuita
Para evitar filas basta entrar no site da Eventim e agendar um horário. Você pode imprimir o comprovante ou levar o print da tela no celular.

Nós estivemos também no FILE Rio 2012 e FILE Rio 2013.




Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo