quinta-feira, 3 de maio de 2018

Parque das Aves em Foz do Iguaçu


Parque das Aves, que lugar gostoso! Que lugar lindo! Que lugar inspirador!

Melhores passeios em Foz do Iguaçu

O Parque das Aves foi o nosso primeiro passeio em Foz do Iguaçu e foi ótimo para abaixar a agitação da viagem e a ansiedade inicial por tudo o que teríamos pela frente. O lugar inspira tranquilidade, mesmo estando relativamente movimentado.


O Parque das Aves é muito mais do que um Zoo, é um centro de recuperação e conservação de aves, internacionalmente reconhecido, que faz um trabalho lindo e que envolve muito amor e dedicação.

Os animais ali cuidados e tratados foram recebidos vindos do tráfico (ali na área de fronteira com o Paraguai isso acontece muito) e de maus-tratos. Eles são reabilitados e treinados para retornarem à natureza sempre que possível. Infelizmente nem todos conseguem.

O passeio pelo Parque das Aves é mais do que um momento de lazer e contemplação, é uma oportunidade para melhorarmos a nossa educação ambiental e conscientização.


O Parque das Aves é vizinho ao Parque Nacional do Iguaçu, bem pertinho mesmo. Por isso dá para conciliar os dois passeios em um mesmo dia.

 


Ele fica localizado em meio à rica e exuberante Mata Atlântica, mas quem vê aquele espaço lindo e cheio de vegetação não imagina que ali era um terreno com detritos acumulados ao longo dos anos e repleto de vegetação invasora.

A Mata Atlântica exuberante que encontramos ali é fruto de reflorestamento.


O Parque das Aves abriga uma área de 16,5 hectares de Mata Atlântica mantida para formar o melhor habitat para nossos animais. Mas a área destinada para os visitantes não é grande demais. São 1,5 km de trilha que podemos percorrer em uma hora / uma hora em meia com tranquilidade, apreciando o entorno e fazendo muitas fotos.

O espaço abriga mais de 1400 aves, abrangendo cerca de 150 espécies diferentes. Muita beleza e encantamento em um só lugar.


Tem beleza para todos os lados. Na primeira parte do passeio, passamos pela sala dos filhos que estava sem filhotes, pois não estávamos na época da reprodução. Os filhotes já estavam crescidinhos e tinham sido transferidos para o viveiro das crianças, a Árvore da Vida. Passamos pelos papagaios e pelos flamingos.

Os flamingos machos já estavam cheios de más intenções, começando com a dança do acasalamento.

Um lance interessante nesta área dos flamingos é que ela é cercada por espelhos em formato de meia-lua. Mas por que isso?

Porque os flamingos gostam de viver em bandos. Quanto maior o bando, mais seguros eles se sentem. Os espelhos têm a função de dar aos flamingos a sensação de que o bando é maior e assim sentirem-se seguros. Acredita que antes de colocarem os espelhos os flamingos não se reproduziam ali? Após a colocação, começaram a ficar animadinhos e os filhotes vieram.


Além dos viveiros específicos para as aves, tem os viveiros enormes em que os visitantes, ou seja, nós, entramos no ambiente e podemos ficar bem próximos aos animais, respeitando o limite deles, é claro. Nada de tocar nos bichinhos, mesmo que a tentação seja grande.


O parque todo é superinterativo, possui placas identificando as espécies, além de informações educativas.


É lindo ver o trabalho de recuperação e preservação de espécies. Mas é triste saber que algumas delas já estão extintas da natureza pela maldade e ignorância do ser humano, como é o caso do mutum-de-alagoas. 


Passamos pelo viveiro dos belíssimos tucanos e das araras.

Sabe que este é um dos maiores viveiros de araras da América Latina? E 50% delas foram resgatadas de maus-tratos e tráfico e 43% nasceram lá.


Além das aves de diversas espécies, o parque também abriga alguns répteis e um borboletário encantador.


A grande maioria das espécies encontradas e contempladas no parque é nativa do Brasil, mas encontramos alguns estrangeiros, como o cuasar que é australiano.


Ao final da trilha pela qual percorremos esse santuário chegamos a um espaço com lanchonete, banheiros, loja de souvenirs, uma praça bem agradável para descansar e curtir um pouco mais do cenário. Ali também fica a área de interação com as araras em que um adestrador coloca uma arara no seu braço para fazer fotos.

Realmente um passeio incrível, uma experiência única de contato com a natureza para começar com o pé direito os nossos dias em Foz do Iguaçu.



O Parque das Aves oferece mais duas opções de passeios:

- O backstage Experience, que nós fizemos e irei contar no próximo post. A experiência inclui acesso a áreas restritas e a oportunidade privilegiada de entrar em contato com algumas aves, alimentar tucanos e outras espécies, e entender mais sobre o trabalho de conservação e recuperação que o Parque das Aves realiza.

- Forest Experience, esse não fizemos, pois só é permitido para maiores de 16 anos se acompanhados dos pais. A Ana Luzia queria fazer, mas a Sofia tem apenas 12 anos. Através do Forest Experience, os Guaranis convidam você a vivenciar esta experiência, realizando uma breve imersão em sua cultura, em meio à Mata Atlântica, à noite, ao redor de uma fogueira, acompanhada de um jantar tradicional compartilhado com eles.

Serviço:

Rodovia das Cataratas, 12450, Foz do Iguaçu – PR, 85855-750
Aberto todos os dias, das 8h30 às 17h
Consulte no site os valores atualizados e os horários de funcionamento no Website oficial.

Outros passeios que fizemos em Foz do Iguaçu:

- Backstage Experience no Parque das Aves;

Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Estamos planejando visitar esse parque, deve ser lindo mesmo.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quézia, é muito lindo e vale muito a pena. Vou tentar postar amanhã o sobre o passeio do backstage.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. que fotos lindas!! sou doida pra conhecer Foz e sempre vejo lindas fotos desse lugar, com certeza é parada obrigatória!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, é mesmo um lugar muito lindo que vale a pena ser conhecido.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Oi Chris
    uaaaaaau, que lugar lindo!
    N conheço e nunca tinha pensado em visitar, mas achei td tão lindo, quem sabe um dia n vou conhecer?!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, é muito lindo e vale muito a pena a visita. Torço para você um dia ir lá.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Que lugar lindo Chris, tenho uma grande vontade de conhecer, o Gui ia amar ele ama bichos

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mi, vale a pena programa um feriado ou férias por lá. É muito lindo. Se der para ir na baixa temporada melhor ainda.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Que coisa linda esse parque! Estou ensaiando uma viagem a Foz e esse parque certamente entrará no roteiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita, eu fiquei muito tempo ensaiando essa viagem. Nossa, o lugar é lindo e cheio de passeios para fazer. Vale muito a pena, Vou fazer posts dos outros passeios e do nosso roteiro.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo