segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Carioca em São Paulo quer Liberdade!

Um dos passeios que entrou na nossa lista de um sábado em São Paulo foi a Liberdade. Já tínhamos ido em outra ocasião e confesso que ainda foi pouco. Tem muito para se ver por lá além de comidas e compras.

Não são apenas as lanternas e o portal Toori. Os sinais também são estilizados com os símbolos da cultura japonesa. Eu não consegui fazer foto, mas vale a pena ficar atento.

Caminhar pela Liberdade é como fazer uma breve viagem ao Japão, sem sair do Brasil. Ou melhor, sem sair de São Paulo. É uma ótima oportunidade para conhecer mais de perto a cultura e tradições nipônicas.

Mas desta vez, com duas adolescentes, o nosso passeio ficou focado mesmo nos produtos.

Assim que chegamos, o motorista que nos levou do Hostel até lá nos deixou ao lado, coladinhas, na Ikesaki.

Ikesaki

Uma loja de três andares só de cosméticos.  É pra pirar a mulherada, né?

Tivemos que entrar! E gastar um pouco do nosso tempo e do nosso dinheiro. O nosso fraco foram os produtos para cabelo que estavam muito, mas muito mais baratos do que no Rio.

Seguimos para a Praça da Liberdade onde estaria a feirinha que acontece aos sábados e domingos, entre 9h e 17h.

Feira da Liberdade

Já tinham nos dito que aos domingos a feira é melhor, mas só tínhamos o sábado em São Paulo e quisemos aproveitar.

A proposta de feira é ser um espaço onde se encontra artesanato, arte, cultura e muita gastronomia.

Realmente tem de tudo! A nossa expectativa era que tivesse apenas artesanato e arte voltados para a cultura oriental. Tem sim muitas barracas com esse foco, mas tem outras também.

Tem uma área da feira só com barracas de comidinhas. Ali, além do tradicional pastel que não pode faltar em São Paulo, tem muita comida japonesa nas barracas.

Eu queria mesmo era comer o Tako-yaki, um bolinho frito de polvo. Mas tinha comido pastel na Feira da Benedito Calixto... Ficou para a próxima.

Saindo da Praça da Liberdade e deixando a feirinha para trás, seguimos pela Rua Galvão Bueno olhando a variedade de lojas, as lanternas, o vai e vem de gente, as barracas ao longo da calçada, os músicos fazendo seus shows em um quarteirão ou outro.

Acabamos entrando em uma loja de conveniência com produtos japoneses.

Loja de Conveniência Maruso

Mais uma vez as meninas piraram. Tem de tudo e mais um pouco. Muitas besteirinhas e guloseimas. Nos sentimos como seria estar em um mercado no Japão fazendo compras. Seríamos analfabetas. Teríamos que escolher pelas imagens na embalagem.

Mesmo com a sensação do que é ser analfabeto, compramos alguns biscoitos para experimentar e ter no quarto do hostel à noite e comidinhas. Trouxemos até uns macarrões coloridos. Pura tentação!

Continuamos a nossa caminhada atenta, observando os detalhes e tentando captar o máximo de informação.

Jardim Oriental

Fizemos uma parada no Jardim Oriental, plantado bem no meio daquele vai e vem frenético. É um espaço pequeno de área verde. Um local para dar um respiro, desacelerar, descansar a mente e voltar.
Porém, achamos que não está lá muito bem conservado, não.

Retomamos a nossa caminha pela agitada Galvão Buenos com suas muitas lojas e restaurantes dos dois lados. A nosso ideia era experimentar o tal crepe japonês no tao falado Hashi Crepe & Café.

Hashi Crepe & Café.

Um local pequeno, aconchegante e com seu charme jovial.

Logo na entrada tem um painel cheio de post-its com recadinhos dos clientes.

Nas mesas, algumas famílias e muitos grupos de jovens e adolescentes.

Lá chegamos, sentamos e fizemos o nosso pedido. O tal crepe japonês, é um crepe como muitos outros, com diversos sabores, que vem em formato de cone. Muito bom por sinal.

A essa altura do campeonato o restaurante Espaço Kazu, também muito recomendado, já estava quase fechando e a nossa barriguinha já estava praticamente satisfeita. Deixamos o restaurante para a próxima visita e seguimos nosso caminho de volta, mais uma vez pela Galvão Bueno e suas muitas lojas entre elas:

Lojas Tipo Papelarias

E aí a Ana Luiza e a Sofia viram uma delas, cheia de coisas fofinhas e irresistíveis. Bem adolescente mesmo. Aliás, estava cheia deles lá encantados, olhando tudo, mexendo em tudo, e fazendo umas comprinhas

Lembramos da nossa Xina e tivemos que trazer o caderno com capa de pugs.

A Liberdade é muito mais do que compras. Tem o Museu de Imigração Japonesa no Brasil e o Palacete Conde de Sarzedas que ficaram para o nossa visita à Liberdade com o olhar mais cultural. E claro, comer em uma das casas de lámen.

Outros passeios com adolescentes em São Paulo:

- Feira da Benedito Calixto;
- Beco do Batman;
- Avenida Paulista, um passeio cultural.