O nosso segundo passeio desse ano foi na Floresta da Tijuca. Um local que não é novidade pra nós. Pelo contrário tem até um apelo afetivo bem grande e ótimas lembranças.
Quando eu era pequena esse era um dos meus passeio preferidos. Na entrada para a floresta tinha vendedores de cana no espeto. Uma delícia!
Mas dessa vez foi diferentes. Fomos com um olhar mais turístico que nos permitiu conhecer algo novo para nós neste local antigo.
A parada no estacionamento já encanta pelos azulejos nos bancos e painéis. Pena que a lojinha está fechada. Mas os banheiros estão funcionando.
Saindo do estacionamento nos deparamos com o restaurante que está desativado no momento. Lamentável! Esse é outro ponto de memória afetiva. Nos meus passeios da infância com o meu pai e minha irmã sempre parávamos nele para um sundae daqueles bem tradicionais.
Essa construção tem história. Ali já foi a Casa Taunay antiga residência do francês Nicolas-Antoine Taunay que foi o descobridor da cascatinha. Daí a queda d'água levar o seu nome.
Nicolas-Antoine Taunay, fazia parte da missão artística francesa que veio ao Rio em 1816 a convite de D. João VI. Ele ficou encantado com a Cascatinha. Quem não fica? Pois é, o francês se inspirou nessa beleza da natureza para as suas pinturas e construiu sua casa ali, bem ao lado. Imagino o que seria acordar pela manhã, abrir a janela e ter toda essa beleza ao seu dispor.
Nicolas-Antoine Taunay, fazia parte da missão artística francesa que veio ao Rio em 1816 a convite de D. João VI. Ele ficou encantado com a Cascatinha. Quem não fica? Pois é, o francês se inspirou nessa beleza da natureza para as suas pinturas e construiu sua casa ali, bem ao lado. Imagino o que seria acordar pela manhã, abrir a janela e ter toda essa beleza ao seu dispor.
A Casa Taunay original foi demolida, no início do século 20 uma outra construção que parecia ser uma fábrica tomou o seu lugar. Mais tarde esta edificação foi restaurada e se tornou um restaurante. O restaurante do melhor sundae da minha infância.
Podemos repetir essa parada para contemplar a Cascatinha Taunay diversas vezes que sempre iremos nos surpreender com a beleza e a natureza ao redor.
A minha surpresa dessa vez foi descobrir que o lago logo abaixo dela é liberado para banho. Eu conhecia a área como sendo a que tem uma das vistas mais lindas do parque – a Cascatinha caindo atrás do arco da ponte de pedra, e como área de piquenique. Sinceramente, eu nunca tinha descido até esse espaço. E me surpreendi.
O poço é relativamente espaçoso, com profundidade que permite as crianças brincarem.
E também uns bons mergulhos.
A quedinha de água forma até um leve escorrega. Brincamos. Nadamos. Fizemos fotos e relaxamos.
A Castatinha Taunay, na Floresta da Tijuca, com essa opção de banho no lago se torna o banho de cachoeira mais acessível do Rio de Janeiro
Dica de visitação: A Floresta da Tijuca fica aberto de 8 às 17h todos os dias – inclusive domingo e feriados. No horário de verão, o fechamento é às 18h. A dica é chegar cedo e preferir os dias de semana, se possível. Leve repelente, além de protetor solar e repelente, e um lanchinho para aproveitar a área de piquenique. Como a lojinha e o restaurante estão fechados é importante levar água para beber.
Esse post é o terceiro post do projeto #100EM1 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei que o projeto é uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizado e reflexões. Dessa vez conheci um local novo dentro de um já conhecido.
Outros posts do projeto #100em1:
Que lindo pra mim rever essa cascatinha!Adorei! Belo projeto! Aqui nem posso me meter a iniciar, não conseguiria 100 lugares,mrs...beijos, chica
ResponderExcluirQue lugar mais incrível, ótimo para relaxar.
ResponderExcluirConvido vc para participar da minha PESQUISA DE PÚBLICO
Big Beijos
Lulu
Que lugar maravilhoso, lugares assim junto a natureza, relaxam, trazem paz e equilíbrio, adoro! bjs
ResponderExcluirhttps://patriciacharleaux.blogspot.com/
Que lugar incrível, gostamos muito de passear em lugares em que podemos ficar em contato com a natureza. Gostamos de conhecer as fotos ficaram muito bonitas.
ResponderExcluirBeijos
onlyinspirations.blogspot.com
Que passeio mais maravilhoso e delicioso, fora que perfeito para esse verão carioca.
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
nossa que delícia de lugar em meio a natureza! da proxima vez que eu for ao Rio quero mt explorar mais esse tipo de lugar e conhecer cachoeiras
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Que lugar lindo! Belíssimas fotos, eu amo estar em contato com a natureza. Traz uma paz incrível.
ResponderExcluirBeijos
https://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com/
Não conhecia, é um lugar muito lindo.
ResponderExcluirBeijos e aguardo sua visita!
>>> https://blogjulianarabelo.blog/
Uau, que lugar lindo. Deve ter sido muito bom passar esse momento aí!
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Delícia de passeio, menina!! A cascatinha me lembrou das poucas vezes que quando criança desci a serra do mar para o litoral paulista, as cascatas lá longe, no meio do verde das montanhas...são imagens como fotografias que ficam na mente da gente.
ResponderExcluirAdorei as fotos!
Abraço!
Olá! Amei o local escolhido da vez.
ResponderExcluirComo eu amo esse lugar, gosto demais de fazer trilhas aí e me surpreender com a beleza do local.
Amei.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Oi Vanessa, eu também gosto muito, apesar se ir pouco. Axho que eu deveria ir mais vwzes na Floresta fa Tijuca.
ExcluirBeijos
Chris
Ahhh, pode mesmo ficar ali embaixo da pontezinha? É limpo? Já quero ir!
ResponderExcluirEu amo esse lugar, é de uma beleza incrível! S2 Pena que no dia em que fui, a cascatinha não estava com nível de água muito alto. =/
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob