quarta-feira, 12 de maio de 2010

Coisas de Meninas

A Sofia adora esmaltes, vive pintando as unhas e quanto mais brilho melhor.
A questão para mim é se essa é uma vaidade prematura. Eu acho que criança deve se vestir como criança, falar como criança, brincar muito. Aliás, fico feliz quando vejo que elas voltaram do play ou da pracinha bem sujas, pois isso significa que ela se divertiram muito.
Voltando aos esmaltes da Sofia, conversei com a pediatra e ela disse não ter problema, pois é uma vaidade natural, não estimulada. A Sofia não usa maquiagem, não usa saltinho, nem roupinhas de mocinha. Tudo nela é bem infantil e a pintura das unhas não tem problema algum.


De qualquer forma fui consultar o meu livro de cabeceira "Escola de Pais" de Luiz Lobo (tenho esse livro desde que estava grávida da Ana Luiza, já li e reli várias vezes). Na sessão "Livro 6 / A criança de 3 a 6 anos" encontrei o capítulo A Vaidade é Necessária que resumidamente diz: "A vaidade é necessária e assim deve ser entendida pelos pais que, certamente, fazem bem em elogiar a criança naquilo que ela é mais vaidosa. Mas não é alguma coisa que deva ser plantada ou exagerada, para que a criança não fique excessivamente presa àquilo, como se fosse a coisa mais importante do mundo. Ela precisa ser vaidosa e gostar do seu corpo para gostar de si mesma, ter uma boa autoimagem e ser confiante.
É bom que os pais apoiem a sua vaidade e permitam que a criança goste de seu corpo, para gostar de si mesma. Mas é preciso que a criança perceba que há outros valores importantes para as pessoas, além de ser ou estar bonita."

Assim sendo, brincamos de manicure e eu até fui trabalhar com as unhas feitas pela Sofia, pés rosa neon com brilho e mãos com esmalte de brilho lilás. As pessoas do meu trabalho me conhecem e já sabem que eu pago esses micos tranquilamente.

Cores da Sofia
O rosa neon dos pés foi igual ao meu.
Não fui eu quem deu todos esses esmaltes. Ela pede de presente para todos.


Cores do momento da Ana Luiza. Ela já está na idade.
Esmalte Impala de cor neon

Agora é trabalhar para que elas continuem entendendo que não precisa ser bonito para ser aceito e assim não rejeitar o que não parecer tão bonito para o gosto delas.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

9 comentários:

  1. que liiiiiiiiiiiiindas!!!!
    bjocas
    carol
    viajandonamaternidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse post foi uma luz no fim do túnel!! Adorei a dica dos livros, preciso de um exemplar já!!
    Bjos,
    Camila

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, gostei bastante, adoraria ter uma menina pra brincar de pintar as unhas com ela, acho que tem total um momento de quero ficar igual a mamãe né? bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Sabe que este pe um assunto presente também lá em casa. A Isa já gosta de pintar as unhas, com apenas três anos. Eu não podo e até acho bacana que ela tenha essa vaidade, mas regulo, sim, as cores que ela usa. Outro dia, ela voltou do pai com a unha rosa choque. E eu achei um pouco over. Então, expliquei a ela que ela pode sim usar esmalte, mas desde que use uma cor pra idade dela, algo de criança mesmo. Mas o que eu acho mais engraçado é que essa vaidade é mesmo natural. Eu sou zero vaidosa, e acabei tendo uma filha com vocação pra peruice, a Peruisa...hehehe...bjo
    Paloma e Isa

    ResponderExcluir
  5. Bonitinho. Comprei o kit de esmaltes da copa para a Bia, vc já viu?
    Bjs
    Simone

    ResponderExcluir
  6. Eu acho a vaidade da Sofia super saudável.É mais uma brincadeira,uma fantasia.Sofia tem alma de artista,inventa personagens ou como é muito observadora imita com com arte tudo o que chama a atenção dela nos adultos.Essa aptidão devia ser aproveitada nunca podada.Vó do Forró

    ResponderExcluir
  7. Sofia não é metida a adulto ela é uma criança que gosta de imitar animais , adultos ,outras crianças,isso é arte.

    ResponderExcluir
  8. Olá querida!!vim retribuir sua vi já estou te seguindo tambem.
    Minha,filha tb ama pintar as unhas,tem todos esses,com entendimento dá para fazer muita coisa.
    Beijos que Deus abençoe vc e sua famíla linda.
    Ilcarla

    ResponderExcluir
  9. Adoro essas coisas de meninas.........se puxarem a vó do forró se preparem........+1 vez s/entrar no google.Regi!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo