sábado, 12 de março de 2011

Por que irmãs se implicam?

Estávamos em Mauá, nesse Carnaval, relaxando no chalé, esperando a hora do jantar. Ana Luiza e Sofia estavam no quarto delas e eu ouvindo um ti,ti,ti rolando por lá. Deixei um tempo para ver se elas se resolviam sozinhas. E nada. Resolvi levantar da cama, me arrastar até o quarto delas, pedindo a Deus que me desse muita paciência. O coisinha para me irritar é essa briga entre irmãs. Procuro recorrer as minhas lembranças da infância e lembro bem que eu brigava e implicava com a minha irmã. Mas mesmo assim não consigo entender.

Quando entrei no quarto o motivo da discórdia era que a Ana Luiza estava jogando no note e a Sofia estava atrapalhando, querendo jogar com ela.
Sugeri então que a Sofia ligasse a TV e deixasse a Ana Luiza jogar um pouquinho. E ouvi o seguinte:

- Ela quer ver Discovery Kids e eu quero ver TVZ no Multishow. Então ninguém vê nada!

Comecei o meu argumento:

- Essa solução se chama perde-perde. As duas estão perdendo. Sei que vocês são inteligentes o bastante para encontrar uma solução onde as duas possam sair ganhando. Tipo assim: ver um DVD que as duas gostem.

- Não queremos.

- Que tal procurar um programa na TV que seja interessante para as duas.

- Não queremos. Eu quero ver TVZ.
- E eu quero ver Word World.

(Haja paciência!)

- Se vocês cederem um pouco e encontrarem uma solução boa para as duas vai ser bom para toda a família. Do jeito que está fica ruim para vocês, para mim e para o seu pai. Que tal esquecer a TV, a Ana Luiza fica no computador e a Sofia joga no DSi?

- Não quero jogar no DSi. Quero ver Word World.

(Paciência indo para o saco)

- Então vem uma para o meu quarto e a outra fica aqui.

-Não, queremos ficar juntas aqui.

(Vai entender. Querem ficar juntas só para se implicarem. Vou ter um ataque de perereca já, já)


- Ana Luiza, meu amor, você  já tem uma distração que é o jogo. Deixa a sua irmã ver o World Word que vai ficar melhor para você. Ela vai te deixar jogar em paz. Cada uma vai ter uma coisa para fazer. Você está querendo tudo para você. A TV e o jogo.

- Não. Se eu não posso ver o meu programa, ela também não pode.

(Enchi)

- Se vocês querem ir para o perde-perde, então tá bom. Ana Luiza, desliga o computador. As duas, coloquem o pijama, escovem os dentes e vão dormir agora. E não quero ouvir nem um "que saco".

- Não, não. A gente vai encontrar uma solução. Sofia pode ver a TV e eu fico aqui jogando.

Tudo voltou a paz. Observei que elas estão buscando soluções onde as duas ganham. E isso já dura 4 dias. Uh, hu!

A psicóloga me disse que essa implicância é um tipo de diversão para elas. Será?
Acho que rola essa diversão sim, mas também tem uma crise de ciúmes, uma crise de adolescente querendo mostrar que não é mais criança e por isso tem o controle da situação.

Aproveitei para recorrer a um livro que a Ana Luiza tem em casa, "Como Sobreviver em família" de Catherine Mathelin e Bernadette Costa-Paredes. O livro aborda os temas familiares em uma linguagem bem-humorada, mostra o ponto de vista da criança e dá dicas de como a própria criança pode facilitar as coisas e traz dicas legais.








Selecionei os três capítulos para elas lerem e conversarem:

- Vivo brigando com meu irmão e minha irmã mais velhos....
- Minha irmã mais velha me irrita. Ela quer mandar em tudo.
- Minha irmãzinha faz tudo o que eu faço.

Sei que briguinhas são normais e acontecem nas melhores famílias. Mas tudo o que eu quero é um ambiente onde reine a harmonia SEMPRE.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

38 comentários:

  1. gente... lembrei das minhas brigas com meu irmão!
    é verdade, né? pq é assim?
    na vida toda só conheci duas irmãs que não brigavam... no geral o bicho pega mesmo...kkkkk
    adorei o seu possível "ataque de perereca" e que a paz perdure...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. AI Chris,aqui a coisa é brava viu..
    Não sei se por serem meninos,as brigas são uma constente,e agora que Pedro tá adolescendo,piorou muito,exatamente por esse motivo que vc abordou,ele quer ser o dono da situação e diversas vezes quer dar ordens para o irmão...
    Tô me desdobrando pra sempre acalmar as questões e tenho ressaltado muito para Pedro que o irmão quer sempre estar ao lado dele pois o ama incondicionalmente e muitas vezes faz as dele somente porque quer atenção...
    Vou procurar esse livro urgentee...
    Beijooo e ótimo fim de semana pra vcs...!!!***

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica do livro!!! E amiga, irmãs implicam por que se amam! E também porque há sempre um jogo de poder, da mais velha por que é a mais velha e da mais nova pois quer se impor e não ficar submissa! E como você bem disse, acontece nas melhores famílias!
    E venhamos e convenhamos, carnaval com (muita) chuva, ficar em quarto de hotel(por mais maravilhoso que seja) num lugar tão interessante e cheio de coisas para fazer ao ar livre e com sol, gera um certo grau de impaciência né?

    bjs Sandra (agora também no Twitter @ProjetaPessoas)
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica! Vou comprar esse livro. O meu filho mais velho está muito mandão! Desdenha o tempo todo o menor. O pequeno, por sua vez, é super prestativo com ele. O mais velho sente ciúmes, está claro isso... Mas às vezes não sei como frear as atitudes dele em relação ao irmão. Bjos e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Falei sobre isto ontem com a Glau da Rede Mulher e Mãe,meus filhos brigam d+,é uma implicância só,lendo seu post me senti em casa.É assim mesmo Daniel quer jogar no DSi,mas quer q a tv fique no Fineas e Pherb,Suzana quer jogar no computador,mas a tv tem q estar no Multshow TVZ ou no Zapping Zone...tem q ter muita paciência...eu pego e tiro tudo d todo mundo e coloco eles pra fazer algo produtivo,tipo, arrumar o quarto ou lavar a louça...descobri o nome disso é perde perde,valeu!Ah!Daniel tem 8 e Suzana tem 10...e já descobri q isso ñ passa com a idade...uma pena...

    ResponderExcluir
  6. ;kkkk sua ultima frase deu otimamente para entender um "tudo o que eu quero é o impossivel!"
    Vida entre irmãos e assim mesmo, fazer o que?
    Tenho certeza que depois da terceira sugestão recusada elas, mesmo sem saber, estavam e se divertindo vendo voce tentar.
    Mas pense assim, elas aprendem com isso que mesmo discordando uma da outra continuam se amando e sendo irmãs, que nada muda isso. E que por mais que desgostem uma hora vão ter que se acertar e mais, saverão que poderão contar uma com o outra na hora do aperto.
    Pode ser dificil pra voce lidar, mas essas lições não tem preço. ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse post e suas argumentações, Cris. Boa dica pra eu usar com as meninas mais tarde. Também vou ver se compro esse livro.
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  8. rsssssssssss...isso tooooooodo mundo fez e passará... Eram brigas homéricas e depois, grandes amigas...beijos,isso passa.Lembra de ti!rsrs chica( Mas que irrita, irriiiiiiiiiiita, ng é santo!!!)

    ResponderExcluir
  9. Eu sei, tenho consciencia que estar dentro é tenso. Mas aqui de fora só lendo, me desculpa, ficou engraçado. Não me bata. Kkkkk
    Mas é um treinamento para o autoconhecimento né. Tanto delas quanto o seu.
    E mais alguns cabelos brancos.
    Alias os meus estão aumentando muito. ai ai
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Cris, vim te visitar e agradecer pela visita no carrego-no-pano:))!
    Eu amava implicar com meu irmao e hoje é a unica pessoa que eu realmente posso falar de tudo. Hoje eu vejo meus filhos fazendo o mesmo!
    Eu quero voltar p ler os posts de desenhos, sao lindos, amei!
    beijo até breve

    ResponderExcluir
  11. lembrei-me das minhas brigas com as minhas irmãs.... até hj tb não entendo pq brigavamos tanto... acho q era pq nos amavamos mto... e acho q essas "briguinhas" fortaleciam nosso sentimento, nosso amor.... rsrsrs.... minha mae é q não gostava tb desse metodos de engrandecer amor.... bjss e otimo fim de semana

    ResponderExcluir
  12. Chris amanhã a tarde passa lá no blog que deixei um selinho pra vc! bjks Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  13. Oi Chris, tudo bem?

    Faz tempo que acompanho o seu blog mas não consigo deixar comentários nele devido a um erro que o formulário de comentário incorporado, principalmente com verificação de palavras (aquele logo abaixo da postagem) dá em algumas versões do Internet Explorer e Firefox.

    Entrei em contato com o blogger e verifiquei em fóruns sobre o assunto que o problema é comum, mas ainda não tem solução. A única maneira de conseguirmos comentar é o blog alterar a configuração dos comentários para página inteira ou janela pop up.

    No início pensei que fosse um problema apenas meu, mas depois verifiquei que assim como eu, muitas outras pessoas podem não conseguir comentar no seu blog, por isso resolvi te avisar.

    Se puderes alterar as configurações dos seus comentários eu e outras pessoas poderemos participar dele!

    Um beijo!
    Nine

    ResponderExcluir
  14. Ellis tem irmãos, um de oito e um de onze. Mas eles não moram com a gente e acho a diferença de idade bem grande, não acredito que vai dar briga.
    Os meninos tiveram uma fase de brigar um com outro, mas como também não se vêem sempre (são filhos de mães diferentes) acabaram resolvendo se curtir mais do que brigar quando se vêem. Mas de vez em qdo sai uma briguinha, um "pai, olha o que o Giovani/Gustavo está fazendo" normalmente o mais novo irrita o mais velho e o mais velho apronta alguma que acaba machucando o mais novo. Ai a mãe do mais novo fica p... da vida, fala que não vai deixar mais o mais novo vir passar o fds. Quando eles estavam muito implicando um com o outro ameaçamos revezar os finais de semana, quando um viesse o outro não vinha e vice-versa. Pararam na hora! hehe
    Sei que eu já ficava doida com essas brigas de vez em quando imagina sempre! hehehe Imagino como deve ser difícil. Que bom que elas resolveram tentar o ganha-ganha. Espero que dure!
    O livro deve ser bem legal! Fiquei curiosa, vou ver na livraria.
    Sobre o comentário no blog: adoro ver as reações dela também, mas essa recusa em comer qualquer coisa salgada tá difícil!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que irmão é sinônimo de implicância! hahahaha... aqui é cão e gato, amor e ódio, vivem em pé de guerra mas não se largam!!! Acho que faz todo sentido a questão da implicância ser divertido, até pq euooo sou muito implicante! rsrs... neste EXATO MOMENTO, olho p/o lado e Pedro está em cima do Leo que está por baixo gritando! Só interfiro qdo há risco de integridade física! ahhahaha... de resto, eles que são irmãos que se entendam! rs

    Bjão!

    ResponderExcluir
  16. Oi Chris! Essas brigas entre irmãs são normais, mas realmente deve irritar...o bom é que no fim tudo se resolve, não é mesmo?! Bjs, querida!

    ResponderExcluir
  17. Rs, rs, rs, rs... é assim mesmo!! Depois que passa fica até engraçado!!! (Eu disse depois que passa!!!)
    Vou procurar o livro. Ele parece bom.
    Ou pelo menos vou me divertir lendo!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oi Chris, adorei o jeito que vc ajudou as meninas a resolverem a situação e a dica do livro. Acho que é assim mesmo, as brigas fazem parte, mas na maior parte do tempo a paz tem que reinar. Elas podem até não se darem conta hoje, mas uma é o maior presente da outra! Não existe coisa melhor do que crescer com um irmão, é uma relação única. Sou muito grata por ter minhas irmãs e quero muito poder dar um irmãozinho para o Frederico (ou mais que um rsrs).
    Bjs!

    http://cegonhatrends.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Chris!
    Também já impliquei muito com minha irmã...
    Mas o bom é que depois tudo passa.
    Ótima sugestão de leitura.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Chris, adorei a maneira como você conduziu a situação....muito bacana..que bom que chegaram à um consenso..em casa somos 3 meninas com diferença de 1 ano e meio entre uma e outra..imagina as brigas? rsrsrs..mas o amor é grande também!! Beijocas e boa sorte com as princesas!

    ResponderExcluir
  21. Nem me fale...por aqui ando tendo dessas situações onde tenho que ser juíza. Adorei o desfecho! E a indicação do livro, também.

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Chris, vc acredita que eu era assim com a minha irmazinha! Só que temos 15 anos de diferença!
    Nunca senti ciúmes dela com meus pais, apenas ficava irada por ela mexer em tudo no meu quarto com o aval dos meus pais!! hahhahaah

    Adorei tua postura com elas!!!

    ResponderExcluir
  23. Nossa, deve ser mesmo complicado administrar as coisas nessas horas. Ainda bem que vc tem uma boa filosofia... gostei como tratou do assunto e se um dia tiver um segundo filho e passar por essa situação vou lembrar desse post e falar do "perde-perde". Adorei ! Eu tenho um irmão, mas nunca lembro de ter brigado com ele por nada. Também, coitado, aquilo é uma paz de homem, um anjo de luz aqui na terra. Impossível se chatear com ele.... beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Sabe que eu uso a mesma frase com os guris aqui; Vivo dizendo que eles são espertos pra entrar num acordo. Mas pego bastante no pé do Gabriel pq quero ver ele resolver de forma sensata. Claro que não faço isso na frente do Calebe, que é pra ele não achar que tem razão.
    Eu sugiro ordem pra que haja a progresso, e depois chamo o Gabriel à parte e explico que por ele ser mais velho tem o direito de guiar a situação, depois chamo o Calebe e ensino que ele tem o direito de ter opinião, mas deve respeito ao irmão mais velho.
    Acho importante ensinar um pouco de hierarquia pra eles, claro que tem bastante limitação por conta da idade e vigilância pra que não haja abuso de poder.
    Sabe que com isso eu percebi que eles tem respeitado as leis, aquelas regrinhas que nós pais temos que ter, tipo rotina, o que pode e o que não pode... Me ajudou muito.
    Eles são como pedras preciosas ainda brutas, se não houver atrito, não haverá beleza. Aprender dói memso. *rss
    Bjos nas gatinhas arranhadas!

    ResponderExcluir
  25. NOssa..eu me lembrei das brigas la em casa com meus irmaos..na verdade as brigas semrpe era de um deles,ou cmg,ou com o outro..eu e o do meio sempre fomos sossegados..
    O Enzo apesar de ser filho unico,tb da um trabalhao...e mesmo com brigas,acho que irmao ajuda a crescer,a partilhar...
    Beijos e um otimo domingo p vcs!!!;-)

    ResponderExcluir
  26. Imagina aqui em casa, que eram 6 filhos: 5 mulheres e apenas um menino........
    era briga toda hora, disputa, troca de calcinhas, heheheheh
    minha mãe perdia a paciência tem horas, rsrsrs
    depois que crescemos e ficamos adultas, a coisa parou, mas durou até a adolescência...
    sinceramente, não sei poruqe irmãos brigam, mas suas atitudes estão super coerentes para fazer as mocinhas aprenderem como devem agir.
    bjocas Crhis

    ResponderExcluir
  27. Olá Chris, aqui em casa era a mesma coisa! O Gui e a Ana Luísa se pegavam. Agora com idades de 20 e 16 anos, sao os melhores amigos. Passa rápido, fique tranquila. Beijos e um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  28. Oiê!
    Vom conhecer seu cantinho e amei.
    Lembrei mto da minha infância com meu irmão.
    Esse perde e perde reinavaa!! rs

    Tô seguindo vc aqui.

    Super beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  29. Chris,
    Obrigada pela visita no meu blog e pelo comentário. Vim aqui conhecer o seu e já estou seguindo.
    Ler seu post me lembrou muito as brigas e desentendimentos que eu sempre tive com a minha irmã. Hoje elas não existem mais, mas por um único motivo, ela mora em São Paulo e eu em Dublin.
    Um beijo pra vc,
    N.

    ResponderExcluir
  30. Chris, querida, como eu e minha irmã temos 6 anos de diferença não brigamos muito. Mas imagino que se fosse menos nós brigaríamos!rs
    Aila briga demais com sua prima da mesma idade.
    Querida, chegamos ontem das férias. Estou organizando tudo por aqui. Bagunça total.
    Desejo a vcs uma semana linda!!
    Beijos!!
    Bela

    ResponderExcluir
  31. Oi Chris!
    Sabe que esses dias quando estava vendo aqui no teu cantinho fotos da Ana Luiza e da Sofia,fiquei pensando será que elas não brigam?!
    Nem precisou te perguntar esse post é a resposta...risos...
    Que coisa...essa implicância entre irmãos deve mesmo irritar muito a mãe mesmo.Eu tenho um irmão gêmeo comigo,o Guilherme.
    A gente vivia se pegando...o tempo inteiro...
    Só que quando crescemos mais...o negócio foi ficando mais serio.Meu irmão me machucava pra valer...e eu também quando conseguia agredia ele também.Hoje quase nem temos contato por muitas coisas que aconteceram.
    E sinto que isso é ruim.
    Mas se um dia eu tiver que passar por essa situação de implicância entre os irmãos,peço desde já a Deus sabedoria e com ajuda também daquele livrinho abençoado da paciência espero superar e me sobresair com isso.
    Um lindo domingo para vcs!
    beijooooo...
    P.S:Chris...vi teu comentário lá no blog da Gi agora...rs*e vou me dar uma de cara de pau agora:
    -Se quiser fazer uma doação aí dos livros das meninas,que elas não lêem mais..."Pó manda pra cá que a gente vai adorar"...risos...
    Danny e Matheus

    ResponderExcluir
  32. Chris, amei a dica!! Vivo com essas implicâncias o dia inteiro, mas a diferença é q os meus são pequenos para esse tipo de conversa e solução q vc encontrou... Será q o livro pode dar uma forcinha??? Respondi o seu email, vc recebeu a resposta??
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Adorei a sua solução, ainda não passo por esse tipo de situação, mas quando passar, já saberei o que fazer, obrigada pela dica.

    bjs.
    aninha

    ResponderExcluir
  34. É assim mesmo Christiana ,irmãos brigam mesmo , lá em casa então que éramos 11 .Até hoje continua a briga ,é difícil mesmo .Esse livro deve ajudar , beijos da Penha .

    ResponderExcluir
  35. Interessante isso de fazer com que elas vejam que as duas podem perder .Normalíssimo briga entre irmãos , bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  36. Olá foi a 3ª vez que encontrei o teu blog e reflecti muito!Bom Trabalho!
    Até à próxima

    ResponderExcluir
  37. NÃO TIVE IRMÃOS COMIGO E SENTI FALTA DESSE TITITI,COM CERTEZA É UMA ESPÉCIE DE DIVERSÃO ,JOGO SIM

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo