domingo, 25 de dezembro de 2011

Ceia Colonial

Todos os anos fazemos a ceia de Natal aqui em casa. Uma forma das duas famílias (a minha e a do Antonio) se sentirem a vontade.
Nesse ano, devido o estado de saúde do meu sogro, resolvemos fazer diferente. Nós quatro, e somente nós quatro, iríamos para a casa da minha sogra. Claro que me ofereci para levar a ceia pronta mas ela preferiu fazer tudo. Bom, em cima da hora, mas em cima da hora mesmo, a minha sogra avisou que não estava com disposição para fazer o Natal. Resultado? Tive que improvisar uma ceia por aqui para esperarmos o Papai Noel.

A primeira reação da Ana Luiza e da Sofia foi de que o Natal desse ano seria chato, muito chato, sem a família. Nessa altura do campeonato não dava mais para a minha mãe que mora em Cabo Frio, meu pai, irmã, madrinhas mudarem a programação deles também.

Expliquei que dependia de nós. Se a situação não estava ideal, cabia a nós fazer com que ficasse melhor ou pior. Podíamos escolher manter o bom-humor, fazer o nosso Natal com alegria e para cada coisa que desse errado não iríamos nos aborrecer, muito pelo contrário, iríamos nos divertir.

Com esse acordo feito partimos para planejar o cardápio. Como tínhamos pouco tempo resolvemos aproveitar o que tínhamos em casa. Inspiradas na viagem para Gramado decidimos que seria uma Ceia Colonial com os queijos, salames, geléias e vinhos que trouxemos de lá. Algumas tradições como rabanada, panetone, tender bolinha, fio de ovos e frutas, não poderiam faltar.

Eu e Sofia nos enchemos de coragem e fomos para o supermercado enquanto a Ana Luiza arrumava a casa. Depois dessas tarefas calorentas serem concluídas tomamos um banho de piscina para refrescar e relaxar.

Daí continuamos nos nossos preparativos. A Sofia queria fazer culinária e fez um pavê. Fez quase tudo desde separar os ingredientes até lavar a louça. Eu apenas abrir as latas e cozinhei o creme.

Enquanto a Sofia fazia o pavê eu fiz o tender bolinha, uma farofa com passas e esquentei o arroz do dia anterior com o truque do gelo* (vou contar no final do post). E a Ana Luiza arrumou a mesa.


Ainda decoramos alguns pratos. Essa é a parte mais divertida:


O tender de bolinha igualzinho ao que a Vó Regi decora quando está aqui.





Assim passamos a noite de Natal, festa universal, colorida, calorosa, familiar, da melhor maneira possível, sem deixar a alegria de lado. Ah, a madrinha da Sofia consegui passar por aqui. E o Papai Noel também.

* Agora a dica para esquentar o arroz do dia anterior com gelo que vi no livro Dicas Incríveis truques e segredos para facilitar seu dia a dia, de Sueli Rutkowski.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

28 comentários:

  1. Chris sua ceia colonial, de última hora ficou linda, colorida e deve ter estado delciiosa!
    Aqui em casa fizemos mais ou menos parecido, pois esse ano perdemos meu sogro e minha mãe operada e de cama (sem condições de qualquer cerimônia natalina), concentramos as visitas familiares para hj e ontem foi o dia da nossa familia!
    No almoço fomos presenteamos com um cardápio preparado por minha enteada que é recém-casada, estava uma delicia! Dessa maneira, maridão uniu os 5 filhos! E a noite ficamos nos 4 em casa, nossa ceia ficou tembem muito bonita, simples mas preparada com MUITO AMOR! FELIZ NATAL amiga querida!

    ResponderExcluir
  2. Querida Chris, estou passando para desejar um feliz Natal, de muito amor, saúde, harmonia e união.
    Chris, aqui em casa cada vez mais passamos com menos pessoas. Minha mãe tem muitas irmãs e sempre passamos todos juntos. Mas com o casamento dos meus primos e a chegada dos filhos deles, cada vez mais é impossivel juntar tanta gente numa casa só, rs. E também tivemos algumas perdas importantes. Hoje já não temos mais meu avô materno nem meus avós paternos. Este ano passamos na casa da minha mãe, uma ceia mais intima, menos gente, e muito amor. Esse é o grande ingrediente que havia aqui, e que vi ai tb: o amor. Chris, sempre vejo amor no seio de sua família. Então desejo que este amor se multiplique. Beijos para vc, suas meninas e melhoras para seu sogro.

    ResponderExcluir
  3. Filha a ceia colonial de voc~es ficou maravilhosa , tradicional e com muita criatividade ........... vocês como ensinou Jesus ,escolheram a boa parte .Tiraram da tristeza de não ter um Natal com todos a alegria de serem uma família unida e feliz .O mérito tenho que dizer é seu que transforma a vida como aquele personagem do filme "A vida é bela " .Feliz Tudo para vocês .Regi

    ResponderExcluir
  4. Ficou linda e apetitosa a ceia!!!!!! Adorei!! Aqui em casa tb passamos só nós 4 tb, mas curtimos muito mesmo assim!! Bjsss!

    ResponderExcluir
  5. Tudo lindo Chris, maravilhoso! Não conheço esse tender bolinha, que legal! Aqui passamos só nós mesmo, não temos tradição de ir para casa de familiares, e preferimos e amamos que seja assim!

    E esse truque do arrpz hein?! Vale tentar, óbvEEo!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Realmente, tudo estava muito lindo e amei o queijo colonial, tudo de bom. E é sempre muito bom passar parte da noite de Natal com vocês, ponto de parada que não pode faltar nas noites de Natal.
    Bjus
    Muita paz, amor e saúde para todos..

    ResponderExcluir
  7. Faça você mesmo o Natal acontecer, empregando as maiores ferramentas do ser humano em desuso – AMOR E PAZ.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que lindo!!! Nem parece que teve que fazer de ultima hora. O tender bolinha ficou muito engraçadinho.
    Beijos e Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
  9. Amiga, amei!! rs. Por mais que tenha sido improvisada ficou igual seu blog criativo, lindo e especial, rs.

    E o tender de bolinha que fofo, rs.

    Mas o que vale mesmo é passar o natal em família né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Chris Feliz Natal para voce e para sua familia.
    Adorei a ceia de voces e a participacao de todos. Nos ja estamos acostumados passarmos so nos 3 mesmo, que ja nem estranhamos mais.
    Para mim, Natal tem que ser todos os dias e com certeza nao faltara oportunidade para voces estarem reunidos com os outros integrantes da familia e vivenciarem momentos de alegria e confraternizacao.
    Muito obrigada por dividir sempre algo bom conosco; como agora, num momento de adversidade e inesperado, voces contornaram a situacao e tudo ficou otimo igual.
    Abracos e felicidades para voces.
    Gra

    ResponderExcluir
  11. Chris, uma passadinha para contar que requentei o arroz hj com o truque do gelo! hahahahaha, ficou mto bom!
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Chris, essa ceia colonial ficou muito maneira. Você tem razão, depende de nós fazermos do limão uma limonada. Pelo visto você sabe fazer isso muito bem e a sua limonada fica so sweet.

    kisses

    ResponderExcluir
  13. Kita, eu fico muito contente em saber que a ceia de vocês foi alegre e que deu tudo certo e que vocês passaram um Natal feliz como merecem.
    Eu não sabia dessa dica de esquentar o arroz no microondas. Agora só vou fazer desse jeito que você falou aqui.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Se o natal improvisado ficou assim, imagino o que é preparado! hahahaha
    Adorei!!! Ficou tudo lindo, e com uma cara boooa! =D

    Aqui em casa algumas coisas também tiveram mudanças em cima da hora, mas ocorreu melhor que eu esperava. Fiquei com o mesmo sentimento das meninas de que o Natal não seria tão bom quanto eu esperava! ^^

    Que bom que no final deu tudo certo! E ainda deu tempo pra banho de piscina! hahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Chris,
    Tenho certeza de que fou mesmo um Feliz Natal, apesar da correria.
    Ficou tudo lindo, parabens pra vc e as meninas! Um luxo!
    Agora luxo mesmo é ter familia, saúde e um bom jogo de cintura pra nao deixar a alegria fugir do dia a dia, ne?
    Que a gente aprenda a driblar os problemas e vence-los com muitas Ceias Coloniais como essa!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  16. mas tua sogra também não tem noção, sera que ela nao pensa nas crianças? ninguem merece ter que passar a ceia sem ninguem né.
    Lu Castal

    ResponderExcluir
  17. Uau, para quem arrumou uma ceia de última hora ficou bem legal, hein!rs
    Que bom que vocês conseguiram se organizar! Bjs

    ResponderExcluir
  18. Cris obrigada pela dica do arroz, e parabéns por esse Natal tão diferente e belo, bjs

    ResponderExcluir
  19. Chris, eu colocava uma colher de sopa de água e levava o arroz ao microondas ou esquentava-o em cuscuzeiro, mas vou testar sua dica.
    Vc está corretíssima, a alegria é um estado de espírito que depende de nossa atitude diante dos acontecimentos da vida.
    Adorei o visual da ceia colonial.
    bjus

    ResponderExcluir
  20. Gente, a ceia ficou bonita. Sofia faz pavê direitinho, melhor do que a Marli.

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Chris que ceia linda... Tudo feito com amor dá certo, né..

    Adorei a dica...

    Feliz Natal!!!

    Beijocas
    Carol

    ResponderExcluir
  22. Ficou tudo muito lindo! Pra ter sido feito de última hora está excelente! Que bom que as meninas se envolveram e no fim não ficaram chateadas com a mudança de planos.

    Beijos, Ananda.

    http://projetodemae.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Chris a mesa ficou ótima nem parece que foi feita em pouco tempo e nessas horas temos que usar a criatividade mesmo pra não passar em branco. Aqui em casa nós fomos pra minha sogra, mas como ela está muito preocupada viemos cedo e a ceia mesmo ficou pro dia seguinte com a minha cunhada, meu cunhado e a Duda. Adorei a dica do arroz é bem rápida e fácil de fazer.

    Bjssssssssssssssss, Dani.

    ResponderExcluir
  24. Chris, que ceia mais gostosa. E esse ano eu também não estive aí com vocês. Foi o primeiro. Que bom que deu tudo certo.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Meninas,
    essa ceia colonial ficou melhor que a encomenda!!!! Não se preocupem, nçao ficamos juntas no Natal mas temos a vida toda pela frente! Amo vocês!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Adorei a dica Chris, essa eu não sabia...feliz 2012 p/ vc...bjs!

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. A ceia de vocês ficou muito bonita. Vocês empre sabem usar muito bem a criatividade e inventar coisas novas nas coisas mais simples.

    beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo