quarta-feira, 29 de maio de 2013

Toque de pele, olho no olho, carinho e recordações de mãe #toquedeamêndoas



Estive no evento #toquedeamendoas, lançamento da nova campanha da Hipoglós, que contou com a presença da apresentadora Angélica, a cantora Wanessa Camargo e mães blogueiras.


A apresentadora Angélica e a cantora Wanessa Camargo no evento da Hipoglós


Com Mariana Belém autora do blog Mamãe de Primeira Viagem.

Wanessa Camargo em evento da Hipoglós


Wanessa Camargo em evento da Hipoglós

Lá, entre um bate-papo sobre os principais cuidados com nossos filhos, toques e dicas sobre saúde e a relação entre mãe e filho, eu tive a oportunidade de reviver muitas emoções da maternidade. Relembrei dos meus primeiros meses com as minhas meninas.

Durante o evento, que ressaltou a importância do toque, do contato de pele, do corpo a corpo, dos olhos nos olhos entre mãe e bebê, as mães começaram trocando dicas. Para eu dar a minha dica eu voltei no tempo e senti a emoção de ter as minhas pequenas no colo, com a barriga encostada na minha, cabecinha apoiada no meu coração e nós duas ali sentadas na bola de pilates, balançando, elas revivendo o balanço que faziam quando estavam no útero e eu aprendo a conhecê-las melhor e a me reconhecer como mãe.





Outro momento de muitas recordações fio quando a Gabrielle Tayar, enfermeira Senior do Home Care Einstein e mestre em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), trouxe dicas para os primeiros banhos do bebê, momento de dúvida e angústia para muitas mães, e eu fiquei viajando e me vendo com as minhas pequenas em meus braços, naquele contato delicioso de pele. Eu aproveitava o banho para fazer muito carinho na minhas meninas. Nos banhos diurnos eu sempre cantarolava “Peixe Vivo”. Nos banhos noturnos, aqueles que tinham o objetivo de acalmar, relaxar e preparar para um sono tranquilo, eu coloca Enya (a mesmo música que tocou na sala de parto) para tocar e usava uma luz azul no ambiente. Eu normalmente,na grande maioria das vezes, optava pela banheira bem cheia de modo que todo o corpinho das minhas meninas ficasse submerso na água. Acho que o banho dessa forma é mais relaxante para elas.

Minha viagem no tempo:

Dando banho na Ana Luiza em 1999.

Banho da Sofia em maio/2005.


Para as mamães que ficam com medo de afogar os filhotes na banheria fica a dica do Dr. Leonardo Posternak, médico pediatra, membro do departamento de pediatria do Hospital Albert Einstein e presidente do Instituto da Família, “Sabem por que o bebê fica nove meses na barriga da mãe dentro d’água? Para sobreviverem aos escorregões na banheira. Podem dar o banho tranquilas.”

Angélica e Wanessa Camargo  em bate-papo sobre filhos


Enquanto  a Wanessa Camargo treinava para ser mãe de menina e trocava a fralda de fofíssima Sueli, filha da minha amiga blogueira Barbarah Saleh, eu também revivi os meus dias de primeiras trocas.



Angélica e Wanessa Camargo falam sobre filhos

Na época da Ana Luiza não era fabricado ainda o hipoglós com óleo de amêndoas. Então eu fazia a mistura da seguinte maneira: em um pote para exame de urina (que já vem esterelizado) eu colocava um tubo grande de hipoglós, acrescentava uma colher de sopa de óleo de amêndoas e misturava. Estava pronta a proteção e conforto da Ana Luiza. Na época da Sofia eu já pude contar com a praticidade do hipoglós toque de amêndoas. E agora ele ainda tem vitaminas A e E que ajudam a mater a pele do bebê superhidratada e bem nutrida.



Hipoglós com  óleo de amêndoas


Mais um toque do Dr. Leonardo Posternak: “o produto está intermediando duas peles (da mãe e do bebê), dois órgãos muito sensíveis, quando trocar uma crianças olhe no olho, fale com ela.” Eu aproveitava para cheirar o pezinho e dar muitos beijinhos. Sou louca por pezinho de neném!


Quando a enfermeira Gabrielle Tayar falou sobre os cuidados com o coto umbilical eu revivi aquele arrepio na espinha! Ui! Gente, eu não consegui cuidar do umbigo das minhas filhas. Essa foi uma tarefa de total responsabilidade para o pai. Agora, somente agora, ouvindo a explicação do Dr. Leonardo Posternak que eu fiquei mais tranquila com a minha incapacidade para cuidar do umbigo das minhas bebês. Segundo o médico pediatra, presidente do Instituto da Família, as mães têm essa dificuldade com o umbigo do filho porque inconscientemente elas têm uma “raiva” pois ali foi feito o corte da ligação entre mãe e filho. Então taí porque eu não consegui cuidar do umbigo da Ana Luiza e da Sofia, coisa do meu inconsciente!

Foi uma tarde incrível onde eu pude trocar informações com mães e especialistas e ainda reviver os três aspectos em que se baseiam a relação mãe X bebê: toque, olhar e voz.




Quem quiser saber mais sobre o evento e ver mais fotos pode acessar os posts de outras blogueiras que estiveram por lá. Basta clicar no link baixo.

- Andrea Charan - Lançamento Hipoglós #ToquedeAmêndoas;
- Flavia - Encontro com Angélica e Wanessa Camargo - Lançamento Hipoglós #ToquedeAmendoas;
- Mães Brasileiras - Lançamento da Hipoglós Toque de Amêndoas;
- Cléo - Cuidado e Vinculo entre mãe e filho #toquedeamendoas #hipoglos.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

17 comentários:

  1. Adoramos te [re]encontrar! Bjus Andrea e Lara Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  2. Foi ótimo esse nosso encontro, não?! Eu também tinha agonia de mexer no umbigo, mas respirava fundo e pensava que só era sofrido para mim e assim conseguia fazer a assepsia.

    Bjoss em vocês!

    Ah! Também tem post meu prontinho.

    ResponderExcluir
  3. Que encontro legal!! gostei muito da fotos.
    Já usei muito hipoglos na olheiras, diziam que era bom.

    BjoS

    ResponderExcluir
  4. Que bacana esse encontro, você é uma blogueira muito chic, amiga!
    Beijos!!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  5. "Phyna"!! hehehe
    Adorei., este encontro deve ter sido super legal! Mil beijos para vcs!!

    http://www.antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vim agradecer pela sua visita lá no meu blog, muita paz no seu coração e obrigada
    www.samukatraquina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Chris lindaaa, muito bom cada evento que participamos, aprendemos e temos a oportunidade de rever as amigas blogueiras. Te linkei amiga, beijos

    ResponderExcluir
  8. Vim agradecer e deixar um beijo, chica

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Chris!!!
    Que momento especial e gostoso...
    Reviver momentos especiais sempre é algo único.
    Aproveito para lhe desejar um feriado feliz e abençoado!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Chris,
    Que encontro legal!!
    Lembrei agora de tanta coisa, e já se passaram quase 15 anos...
    Outra coisa que eu fazia e que agora ficou mais fácil, era misturar o hipoglos com o óleo de amendoa para clarear manchas, li que até pra clarear estrias serve, uso também para olheiras, quando não tem aquela outra marca que começa com be e acaba com pantol, rsr
    Tenha um ótimo final de semana.
    Beijus

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana o encontro.
    Adorei a dica calmante para mamães na hora do banho dos mui pequeninos... rs

    Minha mãe deu banho na Mi por 5 dias, mas eu queria logo assumir e assim fiz. Não sei se me sai bem no início, mas nem pensei em desistir. Ainda bem que ela treinou por 9 meses para o banho com a mamãe. haha

    Adoro a Angélica, super mãe, linda, e consegue equilibrar todos os nossos papeis.

    bju e obrigada por sua presença lá no "Feito com Carinho de Mãe".
    Privatizei o blog pessoal "Verdades de Mãe"

    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Chris! Eu também misturava Hipoglós com óleo de amêndoas. E olha que não faz tanto tempo assim. Super legal o evento. Beijos, Gisa Hangai - Blog Mãe bacana

    ResponderExcluir
  13. Que coisinhas mais lindas as duas pequenininhas. Agora já cresceram e estão duas mocinhas lindas.

    ResponderExcluir
  14. Vc tá muito chique hein Chris. Muito legal esse evento. Tenha um lindo final de semana.
    Bjs.

    Jussara
    Caminhando na Arte
    Sarinha na Cozinha

    ResponderExcluir
  15. Amiga que máximo esse encontro! Eu adorei ver as duas pequenininhas e você tá lindona.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Ai que fodas as duas pequenas! Como eu tenho saudade desse tempo.
    A Mariana Belém pe muito bonita e é a cara da mãe.
    beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo