terça-feira, 20 de agosto de 2013

Nossos Momentos: Dois pra lá, dois pra cá

Sempre procuramos fazer os programas os quatro juntos, mas confesso que com a diferença de idade isso às vezes já era difícil. Agora com as meninas crescendo conciliar programas que interessem a todos fica cada vez mais difícil. A Ana Luiza está na adolescência, na fase em que a companhia das amigas é superimportante, mas mesmo assim não posso reclamar, ela ainda sai bastante com a gente.
A Sofia na sua meninice tem gostado muito de ficar em casa brincando.

Aqui preservamos e estimulamos o convívio da família na sua formação completa, os quatro, mas também achamos importante o convívio dois a dois, três em três, outras combinações. É bom ver como as filhas se saem estando só com o pai. É ótimo para relação deles, para confiança e coisas do gênero.

Uma maneira bem interessante e que em minha opinião fortalece muito os laços são as viagens. É ótimo sair da rotina, da mesmice do dia a dia e da zona de conforto onde sabemos mais ou menos como agir. Nas viagens o convívio é ininterrupto, o quarto é compartilhado, as refeições são feitas todas juntos, imprevistos acontecem e nos colocam em situações novas. As viagens nos dão a oportunidade de viver uma intimidade maior.

Por isso acho legal, de vez em quando, ou no mínimo uma única vez, viajar sozinha com uma filha e com o marido.

Nesse ano o pai já viajou com as duas (isso foi um post dos Nossos Momentos), eu viajei só com as duas (fomos para Inhotim e Belo Horizonte) e viajei só com a Ana Luiza (fomos para Porto Alegre). Faltava fazer uma viagem só com a Sofia e ainda falta viajar somente eu e o maridão.

Então aproveitei os meus últimos dias de férias e fui com a Sofia para Balneário de Camboriú com o objetivo de irmos ao Beto Carrero (eu já tinha levado a Ana Luiza).

Resolvi, nesses dias com a Sofia, entregá-la o meu tempo e a minha disponibilidade. Deixar o máximo possível que ela conduzisse o que iríamos fazer e me comportar como uma companheira de viagem.
Deixei pra lá aquela necessidade de explorar todos os cantos de Balneário de Camboriú e conhecer o máximo possível no tempo que tínhamos e fiquei no quarto brincando quando a Sofia assim o quis.
Brincamos de guerra de travesseiro, pulamos na cama, chamamos as pessoas que passavam lá embaixo e nos escondemos e outras farras mais. Rimos muito e no final a Sofia me abraçou e disse: Você é a melhor mãe do mundo porque você é uma mãe que faz bagunça.




Nos dias em que fomos ao Beto Carrero eu deixei a Sofia conduzir e escolher os brinquedos que ela estava com vontade de ir. Claro que isso significou um vai e vem danado já que ela não estava preocupada em otimizar o tempo (nessa hora eu agradeci muito ao projeto Mãe Saudável. Os quilos eliminados fizeram total diferença na minha condição física). Repetimos os brinquedos quantas vezes ela quis e a fila permitiu, corremos para ir para o próximo brinquedo, fomos no brinquedo que molha, mesmo estando um frio danado. Permiti-me brincar como uma criança, deixando a hierarquia mãe e filha de lado sempre que possível.
À noite quando chegamos do parque e já estávamos nos preparando para dormir a Sofia me chamou e cantou para mim o trecho da música "Velha Infância":

"...Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo..."

Fiquei muito feliz e emocionada e com a certeza de que essa música veio à cabecinha da Sofia muito relacionada ao trecho:

"...E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança.
A gente brinca..."

Porque foi isso que a gente fez: não se cansou de ser criança o tempo todo.
Quando passeamos pela orla de Balneário de Camboriú e encontramos os brinquedões eu não me fiz de rogada e caí na brincadeira.


E com isso me permiti ter a visão de Balneário de Camboriú por outro ponto de vista.



Foi gratificante demais experimentar e viver esses momentos com a Sofia.
Foi gratificante demais ligar para casa e receber mensagens no celular e ficar sabendo que a Ana Luiza e o pai estavam bem, felizes e aproveitando os dias deles.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva Nossos Momentos proposta pelo blog "ecanto das Mamães Blogueiras" que tem como objetivo incentivar momentos de convívio familiar. As blogagens acontecem quinzenalmente às segundas.




Lembrem-se:

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

26 comentários:

  1. Amiga, como eu te invejo! Nunca dormi longe dos meus filhos e sempre digo: ano que vem vou viajar a dois, ano que vem vou sem os filhos. Não consigo. Na hora H, junto o circo todo e vamos embolados!!!

    Nota mil no quesito planejamento e despreendimento, nota mil vezes mil no quesito inteligência. te admiro, te adoro.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Chris, que legal!
    Poxa, vc é uma mãezona viu?!
    As meninas com certeza são muitooooooooooo felizes com a criação que recebem de vc!

    bjooooooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Chris,
    que delícia de viagem e dupla! Muito legal vocês possibilitarem esse convívio único entre vocês.
    Muito obrigada por mais esta participação nos Nossos Momentos. Ficamos muito felizes com a sua presença.
    Com carinho
    Equipe Recanto

    ResponderExcluir
  4. Oi chris sensacional, sempre falo que vc é uma mãezona e tem uma pscologia muito boa, adoro ler os relatos aqui e aprendo muito pq vejo que vc não se limita, hoje mesmo eu fui convidada a assistir ao um Show do Capital Inicial, mas estou com pena de ir e não ver a Julia adormecer e assim eu tenhoo me renegado e vivido só para a família, e depois reclamo que não tenho tempo pra mim, quando na verdade eu mesma me saboto...

    A diferença de idade aqui é muito grande então a Rafa que ja tem 17 anos e não tem turminha de amigas adora sair com a gente aliás ela só sai com a família, ja perguntei pq ela não saiu com as amigas dela, ela fala que elas são diferentes, só tem uma amiga que frequenta la em casa e o namorado!

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  5. Chris,
    que lindo post esse seu. Deve ser lido por muitas mães. E saber como é importante esse convívio com os filhos. Que delicia de viagem essa sua com a Sofia. E que lindas palavras ela disse a você, fiquei encantada com isso.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Sair e deixar eles fazerem a programação é otima, adorei seu momento com Sofhia, é muito bom isso mesmo, prova que vc é uma super mãe e muito amiga delas, parabens
    Bjinhos

    tem sorteio no meu blog, passa lá

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ai, mas que delícia Chris!
    Vc sempre (SEMPRE) me surpreende e aprendo muito com vc e sua maneira de lidar com a vida em família. Obrigada, mesmo sem qualquer intenção, acaba me incentivando e me ajudando!

    Que maravilhosa essa viagem só com a SOfia. Sabe, tenho pensado nisso, em dar uma saidinha com o Lucas, mas ainda sou muito apegada ao conceito de 4 pra lá, 4 pra cá... quem sabe um dia!

    Beijos mil
    Ju

    ResponderExcluir
  8. Cris adorei seus momentos com a Sofia, lá em casa só tem configuração 5 pessoas (eu, marido e trio) ou 6 pessoas que mais normal (eu, marido, trio e minha mãe) kkk ou só eu e marido. Dificilmente saímos só com uma das crianças, bem que as poucas vezes que aconteceram foram bem legais.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que coisa boa ler esse post, nossa, amei!
    Não sei se é por conta da nossa diferença de idade, somos pais "tardios", digamos, (nossa filha acabou de completar 7 anos) e todos os nossos amigos da mesma idade que nós tem filhos adolescentes ou já na faculdade, então somos muito grudados nela, queremos aproveitar ao máximo sua companhia e não vamos a lugar nenhum se ela não puder ir junto, só viajamos juntos, até hoje só me lembro de duas ocasiões em que fomos sem ela (uma formatura e um show do Kid Abelha, rsss). Mas ela já está frequentando festinhas de aniversários sozinha e na 1ª vez quase infartamos, foi mto estranho... rss
    Temos consciência de que, para o bem da Juju, precisamos nos dar essa "liberdade" de sobrevivermos só um pouquinho separados.
    Bjo...

    ResponderExcluir
  10. Cris, que delicia de viagem! Minhas filhas já são adultas e têm a diferença de 8 anos, então fiz algumas viagens com uma ou outra e foi ótimo. Hoje temos lembranças compartilhadas desses momentos. Vocês são exemplos de pais.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  11. Que delícia de viagem!
    E que delícia de Sofia fazendo declaração de amor com Tribalistas!!!
    Morri de amar!

    ResponderExcluir
  12. que delicia amiga me diverti tambem com voces
    adorei seus momentos

    ResponderExcluir
  13. Que lindo!
    Parabéns pelas suas filhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro o seu jeito de ser mãe, Chris, e os seus valores. E o jeito de seu marido ser pai eu também admiro, acho lindo todo o jeito de vocês e sempre me emociono com esses posts. Amei as fotinhos! :)
    Beijo, beijooooo
    She

    ResponderExcluir
  15. Que legal Chris! Super importante esses momentos com os filhos adolescentes, deve ter sido muuito divertido mesmo.
    Parabéns pela mãezona que você é!
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Simplesmente amei e vi no seu post um incentivo para aproveitar muito mais a vida ao lado dos meus filhos. Ser criança junto com eles sem vergonha sem regras. Me emocionei com tanta pureza e doçura e alegria nesses momentos que você teve com sua filha.
    Parabéns por esse modelo de mãe que você é.

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

    ResponderExcluir
  17. Chris, tudo bem?
    Que delícia de viagem!!! eu ainda não sou mãe, mas me delicio com este relatos.
    Bjos e adorei conhecer seu blog, de verdade!!
    Sheila Mendes

    ResponderExcluir
  18. É realmente muito bom estar com quem a gente ama!! Não vejo a hora de poder passar por isso!!
    Bjs

    Hoje no Papo de Mamãe Amélia tem post sobre Lavagem de Roupas!!
    http://mamaeamelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Chis é tão gratificante
    ouvir os elogios, o carinho dos nossos filhos para conosco
    temos certeza que estamos fazendo o certo
    e é nesses momentos que sabemos que não estamos errando como mães.
    Parabéns amiga e continue fazendo bagunça rs

    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Chris, puxa, amo essa música, Velha Infância! Me trás tão lindas lembranças...
    Sabe que meu marido é vigilante e trabalha em 3 turnos diferentes que, geralmente, se alternam quinzenalmente. Com isso, é difícil programar passeios em família, momentos à 3 (nosso filho e nós dois).
    Mas, olha, Deus sempre coloca a mão e nos proporciona estarmos juntos para passear, fazer atividades, enfim.
    Com o amor na frente a gente sempre acha um jeitinho, né?
    Bjs, querida, e parabéns por mais esse momento especial.

    ResponderExcluir
  21. Ain que lindos, amei :D
    bjs
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Chris! Muito bacana o momento de vocês: de menina para menina! Lindo! Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Ahh que delícia de passeio, Chris:) Esses são realmente momentos inesquecíveis;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oi Chris, adoro ler seus posts, curtimos junto suas viagens, que coisa linda e gostosa é receber esse carinho dos filhos, né?

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. olá, gostei da frase : mãe q faz bagunça.. ..os filhos crescem, né?? bom q vc se adapta às novas fases .. bjks LIN

    ResponderExcluir
  26. Que bom que a Sofia gostou de viajar sem a Ana Luiza.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo