segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Uma semana = sete saladas diferentes #1saladapordia

Conforme eu falei na semana passada, estou participando do projeto #1saladapordia. Confesso que fiquei com receio de não conseguir cumprir com o compromisso de preparar uma salada a cada dia, durante um mês inteirinho. Apesar de ter sempre salada aqui em casa, muitas vezes faço uma quantidade maior e a mesma rola por alguns dias.

Mas na verdade o projeto está me estimulando e instigando a variar mais, experimentar novos ingredientes e outras formas de apresentar.

Hoje vou mostrar as saladas que fiz durante essa semana:
  • Alface baby verde e roxa, palmito pupunha, minitomatinhos, minicenouras, alcaparras e um pouquinho de queijo gorgonzola.

  • Couscous marroquino, grão de bico, castanhas-de-caju picadas, azeitona, tomate, hortelã e ovo cozido.


  • Mix de folhas (alface, alface crespa, alface roxa, rúcula, agrião, hortelã), tomate, palmito, castanha-de-caju, passas e chips de berinjela, batata doce e abóbora.
Pra quem quiser aqui tem 10 receitas de chips.


  • Salada grega bem tradicional com tomate, pepino, cebola roxa, azeitonas pretas e queijo feta. Tudo bem temperado com azeite, sal rosa, pimenta e orégano.


  • Alface crespa, alface roxa, presunto, melão cantaloupe, alho-poró, tomatinho e grãos de soja servidos com molho de alcaparras.


  • Meão, presunto, tomates, soja e hortelã.


  • Quinoa, atum, milho, tomate, abóbora cozida, grãos de bico e soja, hortelã e gergelim.

E vou contar que dá para variar bem as saladas sem gastar muito tempo.

O legal é a salada ter sabores, texturas, cheiros, cores diferentes, assim, além do estímulo visua,l estimulamos os outros sentidos também. Eu sempre procuro incluir:

- alguma fruta para ter o sabor adocicado contrastando com o salgado.
- frutas secas que dão sabor, cor, podem ser compradas em quantidades e não estragam facilmente.
- nozes ou castanhas para dar crocância. Elas substituem os croutons trazendo mais valores nutricionais.
- proteína para dar mais saciedade. A salada tendo proteína pode até ser um prato único.
- cores. Não adianta, a gente come com os olhos, então um bom colorido chama a atenção. Sempre procuro incluir itens vermelhos, verdes e amarelos.  

Para ter agilidade na hora de fazer a salada:

- compro todas as folhas para uma semana em um único dia. Lavo todas, seco bem, pico tudo com a mão e guardo em um recipiente fechado na geladeira.
- cozinho os grãos para uma semana em um único dia. O meu fogão tem cinco bocas, então cozinho cinco tipos de grãos por semana. Coloco tudo no fogo de uma vez, retiro, deixo escorrer e guardo em potes de vidro tampados na geladeira.
- sempre tenho uma variedade de castanhas e nozes na despensa. Faço o mesmo com as frutas secas como: passas pretas, passas brancas e damasco.
- compro as frutas da semana na feira e escolho algumas para fazer parte das saladas. Essas eu já corto e deixo em potes na geladeira.

Quanto ao molho, eu normalmente faço um pra semana inteira. Gosto muito do molho de alcaparras com azeite, balsâmico, alho, sal, pimenta e alcaparras. Faço um molho diferente somente se a salada do dia pedir um outro sabor.

Assim fica bem fácil montar uma salada. 




A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

18 comentários:

  1. Oi Amiga, você está cada dia mais fera na cozinha. Eu me inspiro em você.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Chris, excelente dicas, adorei!! Quantas saladas legais.
    Uma semana maravilhosa,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Cris vc é uma gênia das saladas. cada uma mais lindo do q a outra. Assim dá a maior vontade de comer salada todos os dias.

    ResponderExcluir
  4. Amiga que tudo essas saladas!!
    Realmente os olhos ficam aguçados ao ver saladas lindas assim fugindo do tradicional alface com tomate.
    Adorei suas dicas de lavar logo tudo, cozinhar os grãos... realmente fica mais prático!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi CRis, isso de deixar tudo organizado pras saladas facilita muito e esptanta aquela preguiça na hora de variar. Ter essa paresentação colorida desperta a vontade de comer saladas.
      Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  5. Essas saladas são lindas e muito gostosas. Eu tenho experimentado todas.

    ResponderExcluir
  6. oie, admiro demais o jeito como voce monta seus pratos.... tanto pro cafe, pro almoço e agora as saladas.... muito bacana. E ainda mais com esse calor que ta fazendo nada melhor que uma boa salada pra alimentar sem deixar a gente com aquela preguiça depois da refeição.
    Parabens e pode ter certeza que to seguindo esse projeto de vocês!!!
    Beijinhos

    Blog da Gullo

    ResponderExcluir
  7. Chris, comi com os olhos, lindas e saborosas, dicas preciosas p quem quer uma alimentação mais leve e saudável, amei! Bjosss

    ResponderExcluir
  8. Chris, que delícia de saladas. Dá aquele ânimo de ser saudável depois dessas cores todas. A minha preferida é a grega
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilia, a salada grega tem mesmo um sabor todo especial e é muito fácil de fazer. A apresentação estimula sim a comer mais saudável.

      Excluir
  9. Dicas excelentes para essa época do ano em que ter uma salada completa como prato único é uma ótima opção para consumir comida fria.

    ResponderExcluir
  10. Uma salada mais linda e deliciosa que a outra, mas essa de cuscuz marroquino e grão de bico deve ter ficado uma coisa de boa!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, ficou sim. Eu adoro couscous marroquino e é superprático de fazer. Nessa semana vou fazer outra com ele.
      beijos

      Excluir
  11. Chris lindona eu preciso tomar jeito e comer mais saladas , vendo suas saladas com essas lindas apresentações me dá água na boca. Preciso me organizar mais assim deixo pronto para quando chegar. beijos
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Quanta cor, quanto sabor, quanto amor! quanta saúde! Coloquei aqui nos favoritos e pretendo seguir pelo menos uma das receitas! Um Beijo pra você!

    Myriam Cedro
    www.coisasdemenininha.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tô precisando almoçar aí todos os dias.

    ResponderExcluir
  14. Menina, que delícia esse teu blog! Já virei leitora assídua. É tão bom encontrarmos pessoas de boa vontade, que compartilham as boas ideias... Estou feliz, pois estou me habituando a comer salada diariamente, e vendo essa postagem, agregou ainda mais ideias e sugestões. Parabéns! Vou aderir a essa ideia aqui também, como não tenho blog ainda, vou acompanhando e seu e trocando fichinhas. Beeeijos!!!

    ResponderExcluir
  15. òtimas dicas, vou procurar seguir!
    www.gerlianemoreira.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo