quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

A Pessoa e suas Escolhas

Todos temos nossos critérios de escolhas e a pessoa, é claro, tem os seus. Por exemplo: roupa escolhe pelo tamanho, se o P couber ela leva todas; vinho pelo rótulo; legume pela cor, se for roxo ela leva. (depois conto as histórias envolvidas e cada um desses critérios); esmalte pelo nome, é claro.

Ah os esmaltes, esses são a escolha que oferecem maior dificuldade para a pessoa. É que tem que rolar uma identificação entre o nome do esmalte e o espírito da pessoa naquela semana. Aí... bem... aí... pode acontecer de tudo...

A pessoa acorda na maior empolgação. Mas na maior empolgação mesmo. Naqueles dias que se alguém pedir para definir a pessoa com uma palavra, a palavra é empolgação. Se pedirem para definir a palavra empolgação em uma única imagem, essa imagem é a pessoa. Tão empolgada que a pessoa caminhando para o trabalho mais parece a Chapeuzinho Vermelho indo levar doces para a vovozinha: saltitante e ‘cantarolante’. Este mesmo dia é dia da pessoa fazer as unhas. E não é que ela encontra um esmalte com o nome “Empolgação”. E daí que o esmalte é amarelo?! Empolgação tem tudo a ver com a pessoa. Então, este ser compra o esmalte amarelo, vai para o salão, pinta as unhas de amarelo, volta para trabalhar e só enxerga as unhas amarelas no teclado preto. Depois de algum tempo começa a se sentir enjoada. À noite o enjoo piora. Dorme. Acorda. A primeira coisa que vê são as unhas amarelas. Enjoo. Vai ao banheiro, se olha no espelho e se enxerga toda amarela. Pronto! Enjoo e amarelão é hepatite. Vai para emergência. Avisa ao médico que está com hepatite. Depois de examinar o doutor questiona como a pessoa sabe que está com hepatite e ela responde: já tive hepatite! Tô toda amarela e enjoada! É hepatite! 
- Senhorita! - mentira, ele falou senhora. Mas vou usar de licença poética e modificar essa parte. Começando de novo...
- Menina, você não está com hepatite. É apenas um enjoo, coloca um Vonau embaixo da língua que já vai passar. E você não está amarela. As únicas partes amarelas no seu corpo são as suas unhas.
Não é que o doutor era bom? Amarelo é a cara da hepatite! A pessoa tirou o esmalte, voltou a ficar rosada e o enjoo passou. Já sabe, esmalte amarelo nem com muita empolgação.

Em uma outra ocasião a pessoa estava totalmente no clima sombra e água fresca. Tudo o que ela queria na vida era uma rede à beira da praia. Mas, na real, a pessoa estava no verão em São Cristóvão, longe da praia e mais longe ainda de qualquer frescor. Resolveu ir ao salão na hora do almoço mais para tirar uma casquinha do ar condicionado e fugir do calor do Hell de Janeiro do que para fazer as unhas. No caminho foi comprar o esmalte da vez, e pá! Achou um com o nome “Sombra e Água Fresca”. Perfeito! Relaxou na cadeira do salão, sentindo o ar fresquinho do aparelho ligado, fechou os olho e se imaginou em uma rede na beira da praia em Caraíva.
Acabou de fazer as unhas, voltou para o trabalho e “azamigas tudo” arregalaram o olho e falaram:
- Que esmalte verde abacate é esse!
- “Sombra e Água Fresca”! Bem no meu clima! Deixa quieto porque estou me sentindo em uma rede a beira mar! E tudo bem se a rede foi pendurada em um abacateiro. 

Daí outro dia a pessoa estava no maior dilema em frente as prateleiras com fileiras de esmaltes multicoloridos. Não conseguia decidir qual a cor usar. O horário na manicure se aproximando e nada de rolar aquela identificação. Somente cores e divagações, nada de identificação
Vermelho lindo que se chama “Fernanda Cereja”. Não rola! Não conheço esse Fernanda, não sei o que ela faz da vida, muito menos porque é chamada de cereja. A pessoa então imagina se existisse um esmalte “Anitta Berinjela”, e pior do que isso, se ela mesma, a pessoa, usasse esse tal esmalte hipotético “Anitta Berinjela”. Afasta o pensamento! O risco de rolar a identificação e a pessoa colocar um macação berinjela e ir fazer a paradinha na catraca do metrô seria grande. Sai rápido da faixa dos vermelhos, “Fernanda cereja” definitivamente não rola.
Nudes, aquelas cores sem cor, com nome “Chic”. A pessoa pensa: chic até que é legal. Mas estou mais para havaianas do que para scarpin. Não rola!
Marrom, elegante, mas o nome “Mousse de Chocolate”. A pessoa pensa: não posso! Vou comer o esmalte, as unhas, os dedos! Esmalte com nome de comida gostosa significa semana de engorda na certa. Não rola!

Aí a pessoa olha para o esmalte ao lado e encontra o “Sou Como Sou”. Bateu! Escolha feita! É este! Bora para a manicure. E ainda teria encontro marcado com a amiga no salão para aproveitar o tempo e bater um papo.
Manicure prepara a unha, amigas conversam, a pessoa pega o esmalte “Sou Como Sou”. A amiga arregala os olhos e pergunta:
- É esse esmalte que você vai usar?
- Sim, olha o nome dele e me diz se não tem tudo a ver comigo?
A amiga apenas levanta uma sobrancelha.
- Tem tão a ver comigo que vou de “Sou Como Sou” nas mãos e nos pés!
A amiga levanta as duas sobrancelhas, a conversa continua e a manicure também continua o seu trabalho. 

Unhas feitas, a pessoa satisfeita e feliz, vai fazer a foto das unhas ainda no salão, o celular vibra (é impressionante como o celular sempre vibra na hora de clicar para tirar a foto. A pessoa enquadra por minutos, procura o melhor ângulo por segundos e no milésimo de segundo do click chega alguma mensagem, alguma ligação, algum zap, o celular vibra e a foto sai tremida). A pessoa atende, fala, e volta correndo para a manicure.
- Mil desculpas, por favor, dá tempo de tirar tudo e passar outra cor?
As duas, a manicure e a amiga, olham com cara de quem não entendeu nada e a pessoa responde:
- Sou assim, gente! “Sou como sou”! Mudei de ideia.
As duas continuam com cara de interrogação.
- Na verdade, a ligação foi para marcar uma entrevista de trabalho amanhã pela manhã e não posso ir de esmalte azul turquesa por mais que eu seja como sou.
Aí bate um certo desespero! E agora? Como encontrar, dentre as opções que a manicure tem, um esmalte que tenha um nome que se identifique com a pessoa? E em pouco tempo?
- Dilene, por favor, separa todos os nudes que você tem. Mas que não podem ter nude no nome. Sabe como é, vai que rola a identificação com o nome nude... vai dar ruim na certa!
Dentre os nudes sem nudes que a Dilene tinha em sua coleção estava o “Feixe de Luz”.
- É esse! “Feixe de Luz”! É disso que eu preciso! Tenho que estar com um feixe de luza saindo de dentro, tenho que estar iluminada, para a entrevista amanhã. Pode trocar o esmalte das mãos, mas deixa o dos pés (a amiga não acreditou no que ouviu nesta hora). Vai ficar a combinação perfeita para a entrevista: “Sou Como Sou” um “Feixe de Luz”. Esse tem que ser o meu clima amanhã.
E deu certo!
Nesta semana de final de ano a pessoa está com o esmalte que a filha escolheu, pelo nome e pela cor, para ela: “Beijo”! Por isso, se passarem por mim e ganharem um beijo não estranhem. Tô a beijoqueira em pessoa e esmalte. E se eu não te encontrar pessoalmente, fica aqui o meu beijo e o desejo Feliz 2018 cheio de ótimas escolhas.


História contada no FB.



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

4 comentários:

  1. Chris
    adorei a história!
    hahahahahahaahaha
    me peguei rindo nas escolhas...

    mas poxa, dá uma chance pro Fernanda cereja ;)
    Fernandas são legais e combinam com tudo hehehe

    Feliz Ano Novo pra vc e sua família!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk. Vou dar uma chance para o Fernanda Cereja sim. A Fernanda Reali também falou isso. kkk

      Excluir
  2. Você tinha que mandar seus escritos para alguma revista. ...são MUITO BONS...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo