sexta-feira, 19 de abril de 2019

Paris - Notre Dame


Paris é a cidade dos sonhos de muitos viajantes. Estando em Paris, um dos pontos mais marcantes e impactantes da cidade é a Notre Dame.

O que fazer em Paris


A Notre Dame fica no centro literal de Paris em uma das duas ilhas. A todo momento em que estamos caminhando pelos arredores do centro temos uma visão da belíssima e imponente catedral.

Quando a gente e aproxima da Notre Dame, de qualquer ângulo em Paris, seja pelo passeio de barco, seja pelas margens do rio, o tamanho e a beleza da igreja fazem os nossos olhos desviar para ela e desperta emoções.

É isso que a Notre Dame faz: desperta emoções. Quando eu vi a notícia do incêndio rapidamente veio a minha mente as lembranças das visitas que fiz à esse local. Lembrança não só da construção em si, mas das sensações que tive ali. Das conversas que tive com o meu pai e minha irmã na primeira visita, e com a minha mãe e minha filha na segunda visita.

Esse é o poder da Notre Dame. Um poder real que vai além de uma construção suntuosa e extraordinariamente bela, um poder espiritual de um local que foi construído para ser especial não aos olhos, mas à alma.


O que fazer em seis dias em Paris

As minhas visitas ao interior da Notre Dame foram de tirar o fôlego. O colorido dos vitrais, a escala do prédio em si com aquela sensação de enormidade, o teto abobadado, as fileiras de bancos, as luzes das velas acesas em prece. O cheiro, o som, as cores, as sombras, as imagens. Tudo foi encanto! Muito mais do que conhecer um ponto turístico obrigatório no itinerário de qualquer visitante. Muito mais do que apenas uma igreja de pedra, madeira e aço. Um lugar de sonhos, fantasia, pedidos fervorosos, deslumbre e sensações.

Mesmo já tendo visto bastante no interior da igreja eu queria mais. Eu queria conhecer a torre. Eu queria viver o cenário dos contos de fadas. Eu queria estar onde Quasímodo esteve e apreciar a vista de Paris do alto da Notre Dame.


Roteiro de seis dias em Paris


Com o espírito de viajante intrépida subi os 286 degraus da escada de pedra em espiral das torres, deixando a minha claustrofobia lá embaixo. E como valeu a pena!

Olhei Paris bem de perto de várias das gárgulas, elas que estão ali diariamente observando tudo e sendo observadas e admiradas, e registrei a imagem na minha mente.


Roteiro de 6 dias em Paris


Tive uma visão panorâmica dos telhados de Paris (me lembro da minha mãe dizendo que adora olhar os telhados da cidade), e imaginei os gatos a noite passeando por eles. Quantas histórias já se passaram abaixo daqueles telhados...

Vista da Notre Dame


Vi a vista do teto da igreja apontando para os os quatro pontos cardeais, a torre apontando para o céu. Vida além do esqueleto exposto.

O que fazer em seis dias em Paris


Fiquei pensando nessas duas viagens que fiz a Paris em momentos muito diferentes da minha vida. Recordando as sensações. Agradeçendo ter tido a oportunidade de ter essas lembranças. Desejando que muitas outras pessoas ainda possam sentir a emoção que é entrar na Notre Dame. 




Diário de viagem - Seis dias em Paris:





Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

16 comentários:

  1. Que fotos mais lindas!!
    fiquei tão triste pelo incendio:(
    Mas que bom que você conseguiu essas recordações

    beijos
    Taty
    https://tatycamposblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taty, o incêndio deu tristeza mesmo. É sempre um situação triste.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. em 2011 tive a oportunidade de conhecer esse lugar MARAVILHOSO e poderoso... uma tristeza o incendio, mas com certeza será reconstruida com maestria

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, que bom que você teve a oportunidade de conhecer.
      Ela era linda, né?
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Oi, Chris!
    Sorte que você conseguiu visitar a catedral. Espero que ela seja reerguida o mais rápido possível.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, foi sorte sim. Também espero que seja reerguida para outras pessoas terem a mesma oportunidade.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Oie, tudo bem?
    Que lindas as fotos. Foi uma tragédia o incêndio, espero que consigam reestruturar tudo logo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih,
      tudo bem sim. Foi meso uma tragédia. Acredito que vão restaurar logo.
      E aí ela será mais visitada ainda.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Muito legal que vc tenha tido a oportunidade de conhecer Notre Dame tão de perto *-*
    Eu acho a arquitetura do lugar MARAVILHOSA, principalmente por que estudei o período em que ela foi construída, e Notre Dame é a personificação do período gótico.
    Amei as fotos do post!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie,
      muito bom ter estuda a história por trás da igreja. Aí dá mais tristeza porque dá maior dimensão do estrago, né?
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. É tão triste perder algo tão marcante, que emociona, que inspira, que trás tantos sentimentos bons. Essa tragédia foi algo que mexeu muito com todo mundo. Uma pena ver tantas coisas se acabando. Amei suas fotos, que bom que você pode conhecê-lo de perto!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaila, é muito triste sim. Tomara que reconstrua logo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Esse lugar é um sonho

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, e mesmo um sonho. E tomara que volte a ser também realidade.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Pois é Cris, essa catedral desperta as maiores emoções em todos, mesmo que nunca tenham ido lá pessoalmente, como eu. Foi muito triste o que aconteceu com eles, mas a parte boa é que irão se recuperar logo logo. Gostaria apenas que o mesmo pudesse ser afirmado para nosso Museu Nacional, que perdeu boa parte do acervo e infelizmente não recebeu tantas doações quanto o esperado... =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hanna, eu também gostaria que o nosso Museu fosse reconstruído tão rapidamente quanto a Notre Dame. Na verdade nem acredito muito nessa reconstrução. Fico muito triste. Pelo menos vou fazendo a minha parte. Fui nas duas exposições que tiveram após o incêndio e as divulguei. Quanto mais pessoas as visitarem, mais estímulo para se interessarem em investir na resconstrução.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo