terça-feira, 12 de abril de 2011

Leituras da Semana + Ciranda do Livro

Na semana passada o correio voltou a passar por aqui depois de um tempinho de recesso. As meninas que já estavam sentindo falta, ficaram ultra felizes com o presente que recebemos. O presente veio lá de Salvador, cidade que elas conhecem. Quem nos fez esse carinho foi a querida Marina do blog Retrato Falante.  A marina nos enviou o livro Epé Layé - Terra Viva de Maria Stella de Azevedo Santos.


Na história ilustrada com imagens lindas da natureza, Fernando questiona o que ele pode fazer para melhorar os problemas do  mundo. Busca respostas até que decida plantar uma árvore. Foi aí que Nando plantou Epé Layé que cresce preocupada em ajudar a salvar o planeta. Epé Layé busca o apoio dos Orixás. Com essa história linda aprendemos um pouco mais sobre a cultura baiana.
Muito obrigada Marina por nos oferecer esse momento agradável, de leitura em família e conhecimentos novos. Adoramos a cartinha também.



A Sofia trouxe da biblioteca da escola o livro Leo e Albertina de Christine Davenier. Esse livro fala de Leo um porquinho muito feliz com a sua boa vida de porco. Até que um dia se apaixonou pela linda galinha Albertina. Para chamar a atenção de Albertina, Leo  usa vários artifício: canta como um galo, salta como coelho, mergulha como o pato e outras mais. Só esquece de ser ele mesmo. Somente quando Leo volta a ser o porquinho feliz e divertido que sempre foi que consegue chamar a atenção de Albertina.
Perguntei para a Sofia por que escolheu esse livro. Ela respondeu:
- Porque eu gosto de animais e esse livro parecia ser bem legal.
E realmente é um livro bem legal.



A Ana Luiza devorou mais um volume da saga Pearcy Jackson e os Olimpianos. Ela ficou super empolgada com as novas aventuras vividas por Pearcy e seus amigos em busca do Velocino de Ouro, um objeto mágico que é capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição.
Ela está encantada com essa coleção e está aguardando o próximo volume chegar na biblioteca da escola para dar continuidade na leitura da saga de Pearcy Jackson.




Estamos participando de uma Ciranda de Livros na Rede Mulher & Mãe. Achei fantástica a ideia de trocarmos livros com crianças de várias regiões do Brasil. Melhor ainda, o livro segue para o seu próximo destino com um cartão postal da cidade por onde passou. Imagina como vai ser legal quando o livro retornar aqui para casa com todos esses cartões!


O livro escolhido pela Ana Luiza para enviar às crianças do seu grupo (os grupos estão divididos por faixa etária) foi O Diário de Anne Frank. Livro que eu li quando tinha a idade da Ana Luiza e lembro até hoje as emoções que senti ao saber dos conflitos adolescentes vivido por Anne durante o período horroroso do Nazismo. Quando apresentei o Diário de Anne Frank para a Ana Luiza, queria mostrar para ela uma outra realidade da adolescencia, outros problemas muito maiores do que não ser a mais popular da escola. A Ana Luiza gostou da leitura. Espero que as outras crianças também gostem.






Para o grupo da faixa etária da Sofia enviamos A velhinha que Dava nome as Coisas de Kathryn Brown. O livro fala de uma velhinha que ficou solitária pois todos os seus amigos já se foram. Para amenizar o sentimento de solida, a velhinha começa a dar nome as coisas. Até que um cachorrinho marrom aparece em seu quintal .... A história é linda. Já tinha lido esse livro para a Ana Luiza quando pequena. Agora já repeti a leitura diversas vezes para a Sofia. Esperamos que as crianças do grupo curtam muito esse livro.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

25 comentários:

  1. Olá Chris querida, como estao vcs? Vou mandar um livrinho para vcs, em alemao, só para vcs terem uma idéia. Mando uma pequena traduçao junto. Vcs gostariam?? Beijos e uma ótima semana para vcs!

    ResponderExcluir
  2. Gosto sempre das tuas dicas! Bela iniciativa essa da troca!beijos,linda semana!chica

    ResponderExcluir
  3. Nossa Chris que legal essa ciranda de livro,adorei a ideia, peguei as dicas dos livros, pro Caio, semana passada ele devorou o livro "Diario de um banana", leu em dois dia, fiquei surpresa com o filhote, e da escola ele anda trazendo só do Ziraldo hehehe...beijocas nas duas filhotas e em vc.

    ResponderExcluir
  4. Oi Chris!! quanto livro bacana..nossa,esse livro,quem não leu ,einh?? o diario de Anne Frank..acho que foi a leitura de muita adolescente da nossa idades,rsr..me lembro ate hoje de trechos do livro...outro que n sei se vc conhece, é muito bom..li na mesma epoca,eu tinha a idade dela..mas hoje já procurei e n achei,chama-se "Eu sou o David".Fala sobre a historia de um menino de 12 anos que foge do campo de concentração e passa por varias coisas..conta sobre a guerra, os campos de concentração e em como ele passa a se relacionar com as pessoas e o mundo depois que sai de lá..é muito lindo..já me falaram que tem tb um filme dele,mas nunca vi...
    Adorei as indicações dos livros,otima semana..
    beijos em vc todas!!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  5. Olá Chris,

    Ótimas dicas de leitura!
    Também li e AMEI o livro O Diário de Anne Frank. Tenho certeza de que as crianças do grupo da Ana Luiza também irão gostar, ótima escolha!

    Beijão para vocês!!

    ResponderExcluir
  6. Hmm... eu ainda não escolhi que livro enviar... Ainda bem que prorrogaram o prazo! rs
    Mtos livros bacanas! Eu tbm já li O Diário de Anne Frank. Nós tínhamos ele em casa, mas não sei mais onde foi parar... por isso q depois de um tempo eu peguei os livros q gostava e guardei no meu quarto! Hj tenho coleção!!! rs
    Mas ainda fico chateada qndo lembro q não sei o q minha mãe fez com Ciranda de Pedras, q foi um livro q amei ler...
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Chris, que demais essa troca. E imagino quanto vão curtir os cartões.
    Também li O Diario de Anne Frank, mas vou esperar mais um pouquinho para dar pra Me. Ela está começando Harry Potter.
    Gostei muito das dicas.
    Bjs e até mais.

    ResponderExcluir
  8. Oiee, adorei também!

    As dicas são ótimas!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa história de amor do porquinho com a gatinha .........Minha Soso deve ter adorado também é a carinha dela ...........

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha esse livro que as meninas receberam da Bahia ........essa geração tem que se educar para salvar o planeta .Livros assim devem ser divulgados !

    ResponderExcluir
  11. Eu li Anne Frank e gostei muito quando tinha 13 anos ,vou pedir a ana emprestado quero reler ,bjssssssss

    ResponderExcluir
  12. Meninas quando puderem emprestem os ivros para os meninos ,comprar para mim fica muito difícil,beijos da Penha

    ResponderExcluir
  13. Chris, vi seu comentário lá no meu blog! Que legal que vc lembrou de mim no Ibira, ele era um dos meus lugares preferidos em Sampa. Aliás, to meio com saudade de Sampa ultimamente... Aqui na Austrália é lindo, mas morro de saudades do Brasil...
    Achei incrível essa Ciranda do Livro, isso tem que ser muito difundido, porque faz muito bem às crianças. Incentivo à leitura é coisa que poucos pais fazem... Por aqui, Isabel está naquela fase de decorar o que está escrito nas páginas dos livros favoritos, e aí sai "lendo" o livro. O pior é que ela decora tão bem que repete exatamente o que está escrito, na maior "metideza"... quem não sabe que ela só tem 2 anos e meio poderia até achar que ela estivesse lendo de verdade, tamanha é a convicção com que ela conta a história...
    Beijos!
    Livia
    viagensdeumamaedeprimeiraviagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Q legal! Adorei tb!!
    Ótimas dicas.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Ótimas dicas !!
    Adorei !!!
    Tem selinho pra vc lá no blog ! Beijinhos e bom dia !!!

    ResponderExcluir
  16. Chris, obrigada pela divulgação! Eu vou divulgar no meu blog em breve também. Ontem estávamos em primeiro com uma vantagem de 60 votos mas hoje o segundo lugar nos alcançou. O pior é que ela não joga limpo, cria perfil falso pra votar em si mesma. Mas já denunciei e às vezes ele tiram esses votos dela. Vamos ganhar! A união faz a força! heheheh (te achei no facebook, me aceita lá!)

    ResponderExcluir
  17. Nossa; como eu amo ler! Espero que a Heloísa siga meu exemplo e tenha adoração pela leitura... Adorei as indicações; enquanto ela ainda não lê vou me inteirando sobre literatura infantil! Beijão.

    http://www.closetdahelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Bela dica Cris. Eu gostei do Leo e Albertina,vou ver se acho pra ver se Miguel se anima.rs

    Bjocas

    Carla e Miguel

    ResponderExcluir
  19. Oi Chris!! Poxa muito legal mesmo essa ciranda da leitura! Meu filho está entrando agora no mundo das historinhas e eu estou adorando! Quero estimular ele a gostar de ler assim como vc faz com sua meninas! E sempre pego suas dicas de livrinhos, pois minha enteada já gosta muito de ler, e quero apresentá-los um dia pro meu pequeno tb! bjs!

    ResponderExcluir
  20. Quanta dicas!
    Adorei o porquinho Leo. Rs
    Essa idéia da ciranda é muito legal!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Quantas dicas bacanas!
    Vou incluir o Diário em um dos possíveis livros que irei procurar para aquele presente de niver que te pedi indicação, lembra? Vou atrás disso amanhã.
    Adorei as dicas da Sofia. Fiquei curiosa para ler o livro da senhora que dava nome as coisas.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  22. Como disse num comentário anterior, adoro suas idéias! Muito legal. Tô chegando nesse ponto também: de não ter mais espaço para livros. E gostei da sua idéia. Como faço ?
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Que ideia ótima essa da ciranda!
    Além de terem acesso a todo tipo de leitura as crianças ainda podem ter contato com um pouco da cultura de cada região do Brasil. Lindo projeto!
    Beijos

    Fabiana
    http://2-ao-quadrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Chris,
    Tudo bem? E as meninas?
    Quanto livro bom! Amei esse aí do Epé Laiyê...
    Baiano como eu! rsrs
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Cris
    eu ando tão sem tempo que voce nem imagina.
    esta ultima disciplina do curso de especialização tem me deixado de cabelo em pe.
    adorei a ideia de passar o livro adiante. beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo