quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Viagem: Praia do Forte e Salvador com crianças

O trabalho da Sofia sobre animais brasileiros ameaçados de extinção nos fez relembrar nossas viagens. A primeira foi Maragogi por causa da Lua, um peixe-boi fêmea. A segunda foi a Praia do Forte, viagem que realizamos em fevereiro de 2010,  por causa das tartarugas-marinhas e das baleias-jubartes (espécies também ameaçadas de extinção).

Eu sou fã da Bahia. Adoro Salvador e já tinha visitado a Praia do Forte em outras duas ocasiões, sem filhos. Dessa vez resolvi fazer ao contrário, ficar na Praia do Forte e ir passear em Salvador.

Nos hospedamos no Iberostar e aproveitamos bastante da infraestrutura do hotel, a praia e a natureza exuberante para descansar e curtir momentos inesquecíveis em família.



Fizemos alguns passeios à charmosíssima vila de pescadores da Praia do Forte, que me lembrou um pouco Búzios. Na vila encontramos vários restaurantes, lojinhas de artesanato, a praia com suas piscinas naturais, o Projeto Tamar e o Instituto Baleia Jubarte.

Caminhamos a pé pelas poucas ruas da vila na maioria das vezes, mas as meninas estavam loucas para andar no táxi ecológico e acabamos nos rendendo.

O nosso passeio de táxi ecológico partiu da Igreja de São Francisco localizada em frente à praia, bem na saída do Projeto Tamar (que mereceu um post exclusivo). Foi no Projeto Tamar que a Sofia aprendeu que as tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção. 


Seguimos pelas ruas até o Instituto Baleia Jubarte que tem um jardim lindo com diversas esculturas de baleias dessa espécie. A escultura que mais chamou a atenção foi uma, em tamanho natural, confeccionada de garrafa pet. Vimos fotos e assistimos a um vídeo bem interessante. Nessa visita aprendemos muito sobre as baleias, inclusive sobre a ameaça de extinção.


No final, felizes e cansados, só paramos para um delicioso sorvete de sabores da terra.


A Praia do Forte é um charme e vale muitas visitas e muitas caminhadas com calma.

Nesse período em que ficamos na Praia do Forte, tiramos um dia para um passeio em Salvador com direito a visita aos pontos turísticos mais tradicionais.

Começamos pela Igreja Senhor do Bonfim onde deixamos a nossa fitinha com nossos 3 pedidos.


Passeamos no Mercado Modelo para apreciar o artesanato local. Subimos no Elevador Lacerda, que liga a cidade baixa a cidade alta, e nos encantamos com a vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos e o Mercado Modelo. Circulamos pelo Pelourinho, paramos na Igreja e Convento de São Francisco e nos impressionamos com a ornamentação. Fomos à Fundação Casa de Jorge Amado. Entramos em várias lojinhas de artesanato. Tomamos água de coco e fomos muito abordadas pelos baianos sangue-bom. Gente boa, simpáticos, cheios de lábia e de ginga, que sacam que você é turista pela pulseirinha do hotel, vão falando rápido, te enchendo de presentinho e depois querem que você compre tudo. O ideal é não dar conversa e sair andando.


Deixamos o Pelourinho, descemos o Elevador Lacerda e seguimos para a Praia do Farol da Barra, visitamos o Forte de Santo Antonio da Barra onde fica o Farol da Barra e comemos um tradicionalíssimo acarajé com caldo de cana. Aí foi só retornar para a Praia do Forte seguindo o litoral.



A escolha por ficar na Praia do Forte foi acertadíssima e ficamos com muita vontade de voltar e desfrutar mais um pouco desse lugar deslumbrante. Da próxima vez vamos dar uma esticadinha até Mangue Seco.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

19 comentários:

  1. Quem me dera ir um dia aí. Ainda para mais que adoro Jorge Amado (tenho uma colecção inteirinha dos livros dele). As fotos estão lindas!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Chris
    Eu também amo Salvador ! Acho que aquela terra tem mesmo uma magia que encanta a todos ! E já faz tanto tepo que estive lá... Espero um dia poder voltar ! E que filha é essa que vc tem... já era pra ter comentado sobre isso e sepre esquecia... Sua mais velha é a sua cara !!! Beijinhos pra vcs e um ótimo finde !

    ResponderExcluir
  3. Lindo post e em julho passamos 15 dias lá e adoramos.Vale muito a pena!beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Ai crhis que delícia! vc me fez relembrar minha infância agora!! vc sabe que eu sempre morei em salvador né? só tem 4 anos que moro em aracaju. e meu pai quando eu era criança, morava em praia do forte! gente eu vivia lá com meu irmão na época em que praia do forte era com chão de barro na vila toda e todo mundo se conhecia! isso tem uns 15 anos!! nossa que delícia relembrar! marca mais uma viagenzinha dessa pra salvador, quem sabe assim vcs não conhecem nosso rancho né? e quem sabe até dar uma esticadinha em aracaju né? rsrsrs adorei o post!! bjs!!

    ResponderExcluir
  5. ris
    Que post maravilhoso! E como Praia do Forte é linda! Amo Praia do Forte.
    Achei muito engraçada sua descrição dos nossos vendedores, rs. Eles são assim mesmo, fazem isso até com os da terra também, rsrsrsrs. E o segredo é sair correndo mesmo, hehehe.
    Amo minha cidade, porém, infelizmente, temos um prefeito que não está cuidando dela como deveria.
    O Elevador Lacerda está fechado a duas semanas, os planos inclinados não funcionam, a cidade esta cheia de buracos...
    Como recepcionar o turista deste jeito? Passamos vergonha né?
    Da próxima vez que estiver aqui entre em contato para tomarmos um sorvete na Cubana, a MELHOR sorveteria de Salvador.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Chris...
    Obrigada por tua visita ao meu blog.
    Nossa! Salvador... amei as fotos, ainda não fui lá mas tenho muita vontade de conhecer. Um dia vou e vou aproveitar essas dicas.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  7. Quem me dera fazer essa visita a uma terra tão linda. =)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  8. Chris, que viagem maravilhosa!!
    Diversão e aprendizado juntos, não tem como ser melhor!

    =)

    ResponderExcluir
  9. Nossa, deve ter sido uma viagem deliciosa hein? Amooo viajar, quero muito conhecer o nordeste, da próxima vez me leva junto??haha

    lindas fotos

    beijos bom fim de semana

    ResponderExcluir
  10. Ai, Chris...

    se você colocar mais um post do nordeste, eu juro que quero arrumar as minhas malas ontem.

    Preciso de férias!

    beijos,
    Elaine Cunha
    www.caminhandocontando.com

    ResponderExcluir
  11. Queria ter uma viagem legal assim, rsrs
    Férias lindas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi querida...
    Fiz um presentinho, primeiro selinho que faço, ficou bem simples mas aos poucos eu pego o jeito e faço outros.... é com muito amor e carinho que dedico a todas que me seguem e sempre estão deixando comentários.... Fico imensamente feliz com cada palavra que me deixam.... Obrigada de coração!!!
    Passa lá e pegue o seu!!!
    beijinhus.

    ResponderExcluir
  13. Amiga, vc esteje bem pertinho de mim e nem avisou né? rs
    Lindo post, lindas fotos.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  14. Chris!
    Uau!!! Essas suas viagens me deixam com uma injeva danada... Que lugares mais lindos!

    Beijos, beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  15. Eu amo a praia do forte e adoro Salvador...Hoje moro em Curitiba...mas morei em Salvador quando era pequena. Fazia anos que não ía pra lá... aí há dois anos fui com o Eduardo...total nostalgia da infância. Muito bom...Adorei o post!!!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  16. Este post é uma delícia!! Adorei a sessão flashback.

    Já fui para lá, mas sem as crianças, morro de vontade de voltar.

    beijos

    Pati

    ResponderExcluir
  17. Maravilhosa a sua viagem, não só pelo local, mas pela maneira como viaja. Aproveita a estrutura do hotel e mostra a vida comum dos habitantes andando por aí!
    As meninas aprendem muito mais assim! Parabéns! Ana Paula

    ladodeforadocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. O musting !!!! Já fui com você inclusive! Muito bom!

    Beijos
    Manu

    ResponderExcluir
  19. Eu lembro como elas chegaram cheia de novidades, mostrando as fotos. Muito felizes.

    beijinho
    Rose

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo