sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cadê a Química?

Fomos conferir a exposição "Cadê a Química?" que está sendo apresentada na Casa da Ciência. Me surpreendi muito positivamente com a exposição que, está boa demais, bem interativa, interessante e as crianças participam o tempo todo.

O cenário da exposição acontece em uma casa com sete ambientes bem coloridos, divertidos, que atraem e despertam o interesse da criançada. Cada cômodo oferece várias oportunidades de observarmos a presença e a importância da química no nosso cotidiano.

Já na entrada a exposição atrai as crianças com o jogo "Caçando Moléculas". Juntando as peças que representam os átomos podemos montar moléculas de água, amônia, gás carbônico, entre outras. Quando a molécula é montada de forma correta acende, no painel, a luz verde.



Ao entrar na casa divertida e muito animada, passamos pelo primeiro cômodo que é a sala. Lá é apresentado um vídeo em 3D que mostra, de forma muito interessante, a presença da química na história da humanidade. Começa pelo fogo, passa pelo descobrimento do Brasil, a Argentina que tem nome de prata, pelo dinheiro que na gíria é La Plata, pelas guerras entre outros fatos históricos. Todos interpretados no ponto de vista da Química.


Seguimos para o quarto do casal. Nesse cômodo podemos deitar na cama do casal e assistir a um vídeo que explica quimicamente a crise dos sete anos. E até dá uma dica de como superá-la e manter a paixão. Explica também o que ocorre quimicamente com o casal após o nascimento dos filhos. (Preciso voltar na exposição para gravar esse vídeo).


Ainda no quarto do casal recebemos uma explicação da composição química das roupas e um esclarecimento do melhor local para se guardar os remédios.

Passamos para o banheiro onde somos apresentados aos componentes químicos desse ambiente. 


Rola até uma cantoria no chuveiro no chuveiroquê. Claro que as músicas são relacionadas à química como: Chocolate do Tim Maia e a marchinha de carnaval Cachaça Não é Água. Eu, pelo menos, já estava vendo química em tudo. 
No vaso podemos ver o vídeo da História do Cocô do Cocoricó que explica tudo sobre esse bolo químico que produzimos.


Parada básica na cozinha onde são feitas experiências com os alimentos como: verificar a presença de amido, porque o milho de pipoca estoura e verificar a presença de vitamina C nos sucos de frutas e comparar ao tradicional comprimido de ácido ascórbico. Pena que nós chegamos na exposição no final do dia e os ingredientes já tinham acabado. Tudo bem, mais um motivo para voltar.
Recebemos uma explicação sobre os três estados da água e as moléculas como ficam, porque o milho estoura e vira pipoca (só não experimentamos) e a melhor maneira de arrumar a geladeira.

Da cozinha direto para a área de serviço! Lá descobrimos que o tanque de lavar roupa também é um laboratório de química. Como? Fizemos a experiência. Tivemos, também, muitas dicas de como tirar manchas dos tecidos e o porquê.




A parada final foi no quarto das crianças onde ouvimos sobre o sono, o sonho e o pesadelo. Sentamos nas almofadas espalhadas pelo chão e brincamos com jogos e lemos livros, tudo relacionados à química.


Fizemos todo o percurso acompanhados por mediadores supersimpáticos e atenciosos que nos ajudaram a descobrir e entender a presença da química no nosso cotidiano de forma interativa e muito divertida.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

36 comentários:

  1. Hmmm... no meu tempo de escola eu teria acertado todas as moléculas! Eu era boa em química! Mas agora... acho que eu precisava ir a essa exposição, viu?!
    Muito bacana tudo! Fiquei hiper curiosa! Pena que não é aqui...
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Ah que legal!! Isso que eu chamo de aprender brincando, rs.

    Fiquei curiosa... Deve ser bem divertido!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Chris,

    Haha...não me importo em ser chamada de Fê! Esquenta com isso não.

    Obrigada pela visita, pelo carinho.

    Um lindo e feliz 2012!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal essa esposição super interessante, suas filhas devem ter amado! Um maravilhoso 2012!! bju

    ResponderExcluir
  5. Ai que programa legal! Fiquei com muita vontade de ir!

    Beijos e Feliz Ano Novo!
    Syl
    http://minhacasinhafeliz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ai que legal.Muita coisa interessante junta.Aproveitem.Bjks

    ResponderExcluir
  7. Adorei muita coisa esse post, pena Enzo ser tão pequetito ainda. Faço farmácia e a paixão pela química é grande. Acho que quando a gente passa a relação da química com o nosso cotidiano o medo dessa matéria (que mts vzs existe) acaba indo embora. Tudo envolve química, e ter noção dela já na infância é bom demais. Uma dica, na FIOCRUZ tb tem algumas exposições do tipo, vale consultar e levar, vale a pena. Bjks pra vcs =D

    ResponderExcluir
  8. Amiga, eu fiz uma postagem especial lá no blog e falei de você.

    Amei o novo jeito de postar o comentário, ficou fofo demais,

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Chris, até qdo vai a feira? É no Rio? Que vontade.
    Querida estamos na praia e só devemos voltar na segunda semana de jan, passei para agradecer o carinho durante todo o ano, vc foi uma das amizades que fiz este ano e espero levar comigo por muito tempo...
    Um feliz 2012 para vc e sua familia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Poxa Chris, adorei! Amo Química. E não conhecia essa casa.

    Não sei se vc conhece, mas o Instituto de Física da Uff, tem a Casa da Descoberta que fica la no Campus da Praia Vermelha em Niterói, e é fantástico também, vale a pena levar suas filhas.

    um super beijãoooooooo e um feliz 2012.

    Beca e Gui

    ResponderExcluir
  11. Chris, querida, que seu novo ano seja repleto de alegrias e muita saude!!! Que suas princesas continuem lindas e carinhosas!! Muito amor é o que desejo para vcs!!!
    Beijos!!
    Bela

    ResponderExcluir
  12. Oi Chris, feliz ano novo...feliz tudo pra vc...bjo!

    ResponderExcluir
  13. Que legal Chris essa exposição de Quimica!Super colorida e bem divertida né?!
    Assim fica facinho gostar de quimica(tinha que ter tido isso na minha época de escola isso sim!)...foi dificil aprender viu?!
    Amiga...desejo tudo de bom em sua vida e da sua familia em 2012.Que seja um ano repleto de sonhos,amor e alegrias!
    Obrigada por estar mais um ano presente em nossas vidas.
    Beijãooo e até 2012!
    Danny e Matheus

    ResponderExcluir
  14. Oi, Chris obrigada pelo post no meu blog e pela atenção que você sempre dá as minhas aventuras com o meu menino. Desejo uma ótima passagem de ano e que nesse ano de 2012 seja um ano de muita paz, amor, felicidade e que todos os seus sonhos e da sua família se realizem. Essa esposição de química deve ter sido demais poder mexer em tudo e aprender um pouco mais. Espero poder levar o Daniel quando ele crescer mais um pouco.

    Bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  15. Que passeio legal Chris!!! Aliás... prêmio do Ano de diversão com as crianças pra você!!! Devem ser divertidíssimos os dias das crianças na sua casa!!!! Um ano Novo maravilhoso pra vocês!! Com muita felicidade, paz, amor e várias novas invenções!! Bjooooo grandeee pra você e pra família!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela visitinha , também desejamos um feliz ano novo pra vcs, muita saúde, paz , alegrias e realizações!!!!!!Bjs

    ResponderExcluir
  17. Adoro fazer passeios assim com o Arthur! Certo que ele ia adorar este que vcs foram! Cris, passei aqui para deixar um beijão para esta família linda!Felicidades para vcs!! Bjs Lola

    ResponderExcluir
  18. Chris, que legal esse passeio menina!!!

    Passando também pra desejar um Feliz Ano Novo pra você e sua linda família.
    Beijinhos e fica na paz!

    ResponderExcluir
  19. Chris, que seu 20edoce seja lindo e belo e que vc continue com muitas invencionices com as meninas!!! Beijos

    ResponderExcluir
  20. Que 2012 chegue com tudo em sua vida, trazendo novas realizações e aprimorando seus conceitos.
    E que 2011 não tenha sido apenas mais um ano.

    Estes são os votos do blog Boa Sorte!
    http://boasorte.blog.br

    ResponderExcluir
  21. Chris, essa exposição e um passeio muito interessante nao só para crianças. Eu fiquei com vontade de ir lá para ver o vídeo que explica a crise dos sete anos e ainda ver a dica para manter a paixão.
    Desejo a vocês, dessa família linda, um 2012 de muito amoer e diversão
    Kisses

    ResponderExcluir
  22. Queridas meninas, desejo um ano de 2012 cheio de coisas boas, muito experiências e passeios maravilhosos, paz e saúde.
    Tudo de bom para vcs!
    Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  23. Kita, que bom que você aproveita essas oportunidades com as meninas. Seria muito bom se aqui em Cabo Frio tivesse alguns eventos como esse.

    beijinho

    ResponderExcluir
  24. Fala sério Chris!
    Essas exposições no Rio só podem estar num universo paralelo!
    Aqui em BH não tem essas coisas! (ou se tem, eu não fico sabendo!)

    Adorei o museu!

    ResponderExcluir
  25. Kita, essa exposição deve ser o máximo mesmo. Isso mesmo, aproveita tudo e leva sempre as meninas nesse tipo de programa. Gostei de ver a Sossoca, com a Marcia e o Kayon curtindo a exposição. E a Ana Luiza, não foi?

    beijos

    ResponderExcluir
  26. Amei o programa! Foi muito legal ver o interesse da Sofia e do Kayon pela "Química" nessa exposição que merece ser apreciada pelos pequenos. Diversão garantida!!
    bjus

    ResponderExcluir
  27. Que legal, Chris !!! Amei !! Vou levar os meninos com certeza !! Ótimo programa para esses dias de chuva
    Obrigada !
    Bjs !
    Carla

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito dessa dica de exposição. Vou ver se levo o Ramon porque tenho certeza de que ele vai gostar muito.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Olá, bom dia!

    Aprender contextualizado é tão bom, não é?
    Tenho certeza que esta visita renderá muitos papos ainda em sua casa!

    beijos, Elaine Cunha
    www.caminhandocontando.com

    ResponderExcluir
  30. Chris de todas as postagens excelentes que vc colocou essa é de ser aplaudida de pé ! Li rapedamente mas ...........como a quimica está presente em nossas vidas ,fantástico .A parte do nascimento dos filhos ...........Parabénsssssssss

    ResponderExcluir
  31. Assim qualquer um se apaixona pela quimica .......fiquei encantada .Se eu tivesse sido orientada assim hoje ganharia o Nobel da quimica , vó Regi

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Olá amiga blogueira, sou amiga da Sandra Portugal e ela sempre falava do seu blog.
    Está de parabéns e já me está sendo útil. Trabalho com crianças e já sei onde procurar por passeios e programações pra elas. Vamos levá-la ao evento Onde está a química? que bom que colocou fotos, já posso mostrar para elas se animarem ainda mais.
    Se quiser, podemos trocar links, o meu é sigaelas.com.br
    Abs!
    Maria Cris Portugal

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo