quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Nossas dicas para reduzir o peso da mochila escolar

Hoje, após a escola, fomos direto para a pediatra com a Sofia. Assim que ela viu a mochila escolar foi verificar o peso.


A mochila deve pesar no máximo 10% do peso da criança. Como a Sofia está com 37 kg, a mochila estava dentro do limite. Mas mesmo com todo o meu controle eu verifiquei que poderia reduzir ainda mais, pois a Sofia estava com duas garrafas cheias de água dentro da mochila. Ou seja, um quilo a mais sem necessidade. Ela alegou que não quer perder tempo nos intervalos enchendo a garrafa. Mas não pode, conversamos e agora eu vou ficar de olho.

Mas o que fazer para manter a mochila dentro do peso limite?

- Optar pelo armário na escola. Esta é uma ótima alternativa para reduzir o peso, mas exige organização e controle.

  • A criança tem que ter idade para assumir essa responsabilidade. Eu não vejo o armário como opção para os muito pequenos, nem para os maiores quando o volume de estudo diário exige a disponibilidade do material.
  • Demanda organização da criança para anotar na agenda o material que será necessário no dia seguinte.
  • Exige atenção dos pais para verificar a agenda e a mochila.
  • É necessário chegar à escola com tempo suficiente para a criança passar no armário antes de entrar na sala.

 - Avaliar o material que pode ser duplicado no caso da utilização do armário. Por exemplo:
  • O dicionário é de uso diário na escola e em casa. Como ele é muito pesado, optamos por ter dois: um fica sempre no armário para ser utilizado na escola e o outro em casa.
  • Lápis de cor e canetinha. Deixamos no armário uma caixa simples com 12 cores básicas que são utilizadas com frequência. Em casa temos lápis de cor e canetinhas suficientes para as tarefas de casa e para as nossas brincadeiras.
 
- Compartilhar o armário. Nem sempre a escola tem armário disponível para todos os alunos ou aquela criança que ainda não tem a maturidade para fazer o uso correto do armário.
  • Dividir o armário com um coleguinha, pelo menos, para os itens diários como o dicionário e o estojo (lápis de cor, canetinha, cola).
  • Exige organização do material (estar devidamente etiquetado) para não misturar.
  • Cópia da chave.

- Usar a mochila de rodinha. Fizemos uso da mochila de rodinha enquanto deu. Depois que a criança cresce ela não quer mais esse tipo de mochila. Também tem a questão das escadas e aulas em andares diferentes que exigem transportar a mochila.


- Levar somente o necessário. Reduzir ao máximo o peso de cada item da lista.
  • Agenda: a criança faz uso da agenda apenas para os próximos dias, no máximo para a próxima semana. Por que levar diariamente uma agenda com os doze meses do ano? Comprei uma agenda espiral, desencardenei, retirei as folhas do mês de janeiro, reencadernei com apenas as folhas do primeiro semestre. As folhas do segundo semestre estão guardadas para serem utilizadas após as férias do meio do ano. Dá trabalho, mas o peso da agenda foi reduzido pela metade.
  • Lápis e canetinhas: aquelas caixas com "zilhões" de cores são tentadoras, mas não são necessárias para as atividades em aula. O ideal é colocar na agenda somente as cores básicas e deixar a criança escolher uma ou duas cores diferentes a mais. Se possível usar os lápis pequenos. Já observaram que no final do anos os lápis de cor não foram utilizados nem pela metade? O mesmo para o tubo de cola. Opto pelo tubo pequeno e se for necessário reponho no decorrer do ano.
  • Livros: alguns livros são grossos, pesados e não são totalmente utilizados no ano todo. Solicito a escola que me informe qual conteúdo de cada matéria será utilizado por trimestre. Se este for na sequência dos capítulos eu reencaderno os livros em três lotes. Dá trabalho, mas compensa. Esse ano, com o uso do armário, não precisei fazer isso.
- Colocar o lanche na lancheira, fora da mochila.

- Ter atenção para a colocação da mochila nas costas: usar as duas alças, a altura da mochila deve ser acima do bumbum, deixar a mochila ajustada às costas da criança, se for mochila de rodinha tem que ter cuidado com a altura da alça.

- Verificar constantemente a mochila. Por mais que a gente controle a criança sempre quer levar algo a mais. E esse algo pode fazer toda a diferença. Não viu o caso da Sofia com duas garrafas de água? Reduzi o tamanho da garrafa e a quantidade. Será apenas uma que é suficiente para o período de translado de casa até a escola e para os períodos de aula.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

28 comentários:

  1. Chris,
    Um caso sério esse de mochilas com peso excessivo de livros para a escola. É muita coisa que hoje em dia a criança precisa. Um peso grande e acaba com a coluna dessas crianças. Ótimas dicas que vc deu. Lembro que quando estudava não tinha esses armários que hj em dia tem, que facilitam mesmo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Chris adorei seu post, muito bom. Os meus pequenos ainda estão na fase da mochila de rodinhas. Mas adorei as dicas e já ficarei esperta quando chegarem na fase da mochila de costas. Bjs. Lu
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga, que bom estar aqui com vc, finalmente pude retornar esta semana, adorei a postagem, o peso das mochilas realmente é um drama, a Manoella está usando o armário até o momento tem dado certo, mochila de rodinha na idade dela realmente já não funciona mais, mas o armário tem sido uma boa saída! bjossss

    ResponderExcluir
  5. Que dicas legais. Acho que muitas mães não se ligam nisso.
    Eu sei mochila de rodinha até a 7ª serie, achava mais prático. Tbm utilizava o armario do colégio, mas isso as vezes complicava pois esquecia alguma material no colégio e iria precisar em casa, tem que ter bastante organização.

    www.nutribobagens.blogspot.com

    BjoS

    ResponderExcluir
  6. Um caso sério isso, ontem teve reunião na escola: tem muita escada, difícil mochila de rodinhas, armário tem que pagar um absurdo.
    Agenda deletem que levar todos os dias, pois precisam marcar as tarefas de escola, olhe complicado...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. É Cris, aqui ta dificil. Coincidência, Maria pesou agora sua mochila. Assustador. Pra ela que tem 22 kilos praticamente, a dela esta fora da normalidade. 3.800kg. É um caderno de para casa todos os dias. Agenda grossa. Lapis de cor, pasta de música e flauta( essa estou querendo deixar em casa, mas pedem pra não tirar pra não esquecer, mas já é um peso).

    E aí vai. Lancheira separada. Mas hoje por exemplo, vieram 2 livros pra estudar... Resultado: mochila super pesada.

    Ano passado a dela era de rodinha, mas como eu quem carrego em dias de chuva, optei pela de costas, já que ela pouco leva.
    Nos dias de chuva era criança em uma mão, mochila de rodinha na outra.. e mão para sombrinha? rs..então troquei.

    Mas é dificil tanto peso.. Deveriam mesmo melhorar isso..

    Um beijos Cris..fique com Deus

    ResponderExcluir
  8. Mochila é sempre um dilema!!!
    Já li, tb, q as mochilas de rodinhas são as vilãs e não as salvadoras...
    Na minha humilde opinião acredito q o armário é a melhor solução, mas não esta disponivel em todas as escolas, pelo menos aki em sp.
    Bjs
    Mari
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Compartilhei o post em todas as redes sociais e vou citá-lo no meu blog, porque acho supernecessário esse controle. uma vez, armei uma briga terrível na escola, porque já tinha conversado e tido reuniões sobre o peso excessivo da mochila, e a professora continuava enviando um livro enorme, com cerca de 300 páginas, para a criança responde a duas perguntas. Por que não organizar a matéria e dar isso em uma folha, ou fazê-los copiar, já que são apenas 2 enunciados? Minha briga era diária, porque a topografia da escola era muito complexa, encravada numa montanha. Agora, na escola nova, eu relaxei, pois o percurso é muito mais simples.

    Sobre desmembrar livros, fiz isso por dois anos, e a agenda eu desmembro até hoje, mas tem uma idade em que eles não aceitam mais isso porque não querem ficar diferentes dos colegas.

    Beijoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, muito obrigada por compartilhar. A gente vê muita leitura dizendo que precisa organizar a mochila e reduzir o peso, mas poucas dando dicas de como fazer isso efetivamente. Espero que com as dicas a gente ajude algumas mães.
      beijos

      Excluir
  10. Muito boas as suas dicas, pena que nem todas as escolas têm armários.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Querida Chris
    Acho que esta e uma das maiores preocupaçoes de todos os que tem crianças em idade escolar.
    Obrigada por todas as dicas.
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  12. Oi Chris,
    As dicas são ótimas, mas acho que o colégio também tem que colaborar.
    Vejo pelo meu sobrinho, que tem uma mochila que pesa uma tonelada rs
    E são coisas que tem que levar todo dia, sem poder ficar no armário, e que não tem como duplicar.
    As escolas podem ajudar com esse planejamento.
    E como nem todas as escolas tem armários, complica mais ainda!

    bjs
    Ótimo feriadão de Carnaval!
    Sei que será animado por aí!

    ResponderExcluir
  13. Oi Chris! Tudo bom?
    Excelente post! Estamos enfrentando esse problema com o meu mais velho (6 ano) e decidimos que ele deve levar metade do material em uma pasta e o restante na mochila. Outra coisa que fizemos: fomos cuidadosos na escolha da mochila, tem algumas que são muito pesadas, né?

    Abraços!
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marcia, é importante escolher bem a mochila sim. Eu adoro quando você vem aqui no meu blog. Pena que você não bloga mais e eu não tenho como te responder diretamente,
      Uma ótima semana pra vocês
      beijos
      Chris

      Excluir
  14. Oi Chris! Ótimas dicas. Na educação infantil, isso não chega a ser problema. Mesmo assim, esse ano para a Laura está ainda mais leve. Aos quase cinco anos não leva mais ternos de roupa e nem o lanche, pois o lanche é pago mensalmente na cantina da escola. Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Amiga, as suas dicas forma muito úteis pra mim. Eu nunca tinha pensada na possibiliade de desmenbrar a agenda e os livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Sério isso né? Lara leva quase nada por enquanto..... mas sempre temos que ficar de olho. bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  17. ótimas dicas, devemos sempre ficar atentas em relação a mochila. E levar somente o essencial!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  18. Chris, as dicas foram muito boas e colocadas de forma objetiva mostrando o que pode ser feito.
    Com carinho
    Equipe Recanto

    ResponderExcluir
  19. Ótimas dicas, adorei!
    Minha sobrinha precisa ler isso, vou mostrar para ela kkkk.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Assunto muito sério e importante esse. Vale a leitura pra todas as mães.

    ResponderExcluir
  22. Uma dica, visite o http://portaldasmalas.com.br/mochilas.html e veja varios modelos de mochilas escolares e voce pode fazer o pagamento com pontos Multiplus.

    ResponderExcluir
  23. Eu sempre carreguei mochilas pesadas no tempo da escola.
    As crianças crescem com dor nas costas e nem sabem pq?
    Amei o post e mostrar o peso em foto foi perfeito.
    beijos
    www.juizonacachola.com

    ResponderExcluir
  24. Outra coisa legal são os fichários :) evita carregar aquele monte de folha em branco do caderno, já que a gente só carrega as folhas já usadas e algumas extras para as novas anotações :) reduz muuuiito o peso. Mas claro, tem que saber organizar bem o uso :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo