quarta-feira, 23 de abril de 2014

Visitando o Museu Histórico Nacional


Taí um passeio que eu gosto de fazer com as minhas filhas: ir ao museu. Quando viajamos para o exterior normalmente vamos visitar os museus que fazem parte do roteiro turístico local. E por que não fazer isso na nossa cidade também?

O Museu Histórico Nacional aqui no Rio é um lugar bem interessante para passear com as crianças.

Visitando museus com crianças

O museu que já foi uma fortaleza é cheio de histórias mal-assombradas. É só conversar com os funcionários que fazem a segurança do local que eles contam um caso de barulho de passos, cortinas que se mexem, mesmo com as janelas fechadas, barulho da máquina de escrever (aliás, a Ana Luiza adorava ir ao MHN para ver essa tal máquina). Isso já dá um clima de aventura e mistério à visita.

A exposição permanente, que começa no hall, conta muito da nossa história e já chama a atenção logo na entrada com essa estátua equestre de D. Pedro II.

Visitando museus com crianças

Já fiz vários passeios ao Museu Histórico Nacional para mostrar para a Ana Luiza e agora para a Sofia o conteúdo que elas estão estudando na escola. E eu posso garantir que estudar no museu fica muito mais divertido. Falei disso AQUI.


As exposições começam com o período pré-histórico brasileiro onde as crianças se encantam com as pinturas rupestres.

Visitando museus com crianças

Passa pelos nossos índios.

Visitando museus com crianças


A chegada dos portugueses até o período republicano.

Outro ponto que desperta muito a atenção é a exposição dos meios de transporte "Do Móvel ao Automóvel - Transitando pela História".

Visitando museus com crianças

No pátio interno conhecido como "Pátio dos Canhões" são expostos canhões de origens distintas que representam diversas etapas da nossa história.


E a arquitetura é bem bonita.


Visitando museus com crianças

Visitando museus com crianças

Além das mostras permanentes o Museu Histórico Nacional sempre traz exposições temporárias que podem ser bem interessantes. Nessa última vez que eu fui com a Sofia nós tivemos a oportunidade de conferir a exposição 'Hiperbólico', do designer carioca Brunno Jaharae, a instalação que mais chamou a atenção foi "Multiplástica Doméstica".


Foi lá que vimos algumas exposições bem impactantes como: "Darwin", "Corpo" e "A Corte Portuguesa no Brasil" em comemoração aos 200 anos da chegada deles por aqui. Então vale a pena a visita ao MHN tanto pelas exposições permanentes, quanto pelas mostras temporárias que acontecem por lá.


Aqui vocês podem ver uma matéria sobre os fantasmas do MHN: Fantasmas se divertem no Museu Nacional.

Aqui dei dicas de como tornar a visita aos museus um passeio interessante: Visitando museus com crianças.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

14 comentários:

  1. Chris, minha cunhada trabalha aí no museu como arqueóloga por isso já fomos bastante por aqui!
    Você bem que podia dar dicas de como fazer uma criança ficar quieta no museu hahaha, temos vontade de levar meu sobrinho mas pense em uma criança bagunceira hahah
    Bejios

    ResponderExcluir
  2. Cultura sempre!
    Levava meu filho quando pequeno e adolescente à visitação de museus, galerias de arte ..... é um tesouro que ninguém irá tirar deles, não é?

    Venha amanhã (24/04) à inauguração do meu novo Blog
    http://joturquezzamundial.blgspot.com
    Também dirigido às amigas blogueiras de que moram fora do Brasil.
    Conto com sua presença, tá?
    Mande seu email para mim.
    Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Quando o meu Pedro tiver grandinho, tambem quero fazer esses passeios com elr.
    Bjo!

    http://maeemulher1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro ir a museus, ainda não fui nesse, vou adicionar à minha lista! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ótimo passeio, estou esperando Kemuel crescer mais um pouquinho´para leva-lo.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Querida Chris
    Como cicerone, dou-lhe a nata máxima! Gostei imenso desta visita guiada.E não me assustei com as cortinas ou a máquina que se mexem sem terem ninguém por perto.
    Um Museu que é uma peça arquitectónica! Um jardim interessante, com lindo chafariz, azulejos, e,claro, para uma portuguesa, é sempre bom saber como foi que os nossos antepassados se portaram quando por aí estiveram.
    Parabéns pelo seu texto.
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  7. Qdo vc disse dos barulhos dentro do Museu me lembrei do filme Uma Noite no Museu... hahaha!
    Já pensou? rs
    Bjssss

    ResponderExcluir
  8. Esse prédio me encanta..... nem preciso entrar no museu! Adoro! bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  9. Que passeio maravilhoso, deu até vontade de está aí.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Cris eu acho muito legal essa parada de vc incentivar as suas filhas sempre levando elas nesses programas culturais. Até fiquei a fim de dar um passeio nesse museu.

    ResponderExcluir
  11. Que máximo. Amei conhecer mais um Museu, pelo seus olhos. Que assustador saber dos ruidos, passos e cortinas, que medo. rsrs
    Com certeza isso torna o aprender mais divertido. Amei.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  12. Cris, é sempre muito importante incentiva esse tipo de passeio e muito obrigada por colocar o link do post do Recanto.
    Com carinho
    Equipe Recanto
    Recanto das Mamães Blogueiras

    ResponderExcluir
  13. OI Amiga eu acho muito legal essa sua disposição para mostrar o lado cultural pra as meninas.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Kita, esse museu é muito bonito e tem muita coisa legal pra ver, né? Assim fica bem mais fácil das crianças aprenderem. Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo