quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Aruba - Aventura no outro lado da Ilha Feliz


Quando a gente fala em Caribe logo vem a mente as praias maravilhosas com águas transparentes e tons de azul inacreditáveis. Aruba tem tudo isso! E tem também um outro lado, a costa oeste, mais selvagem, desabitada, com mar forte, paisagem ares de deserto, exótica e que desperta a curiosidade.

Jardim dos Desejos em Aruba

Movidos a essa curiosidade reservamos um dia para conhecer esse outro lado da Ilha Feliz. Uma região região árida, cheia de cactus, inóspita, mas cheia de atrativos, como ruínas, cavernas, falésias, formações rochosas meio assustadoras e estradas de terra.

Passeios em Aruba com crianças

Saímos de Palm Baech, ainda na costa oeste, aquela das praias paradisíacas, rumo ao Farol Califórnia. Aproveitamos o percurso para fazer paradas nas praias que tivemos o prazer de apreciar do mar durante o nosso passeio de barco exclusivo.


Hadicurari Beach - foi a nossa primeira parada. Apenas o tempo suficiente para pisar na areia, apreciar o visual e molhar os pés.

Também conhecida como “Cabanas do Pescador”, Hadicurari Beach é o ponto de encontro dos onde windsurfistas, kitesurfistas e toda a galera que gosta dos esportes aquáticos que precisam de vento.

Passeios em Aruba com crianças

Malmok Beach - paramos em uma das pequenas enseadas mais uma vez para apreciar a vista, pisa na areia, sentir a brisa e dar uma refrescada rápida.


Malmok Beach em Aruba

Passamos por Boca Catalina, prainha pequena com estrutura de quiosques públicos, águas calmas e estacionamento. Logo em seguido paramos na praia vizinha.

Arashi Beach - ainda é bem natural. É a primeira praia do norte da ilha e fica bem próxima do Califórnia Lighthouse.

Arashi Beach em Aruba

Com pouca infraestrutura, mas com faixa de areia e mar belíssimos. Quando nós fomos não tinha nenhuma infra de bar ou quiosque, mas soube que já tem um pequeno estabelecimento que vende algo para comer e beber, e aluga equipamento de snorkel.

Arashi Beach em Aruba

Dali seguimos para o famoso farol.

Farol Califórnia - construído entre os anos de 1914 e 1916, após o navio britânico de nome Califórnia naufragar próximo da costa de Aruba, com o objetivo de evitar novos naufrágios na região.

Localizado no alto de um morro, tem ótima vista da ilha e do mar. Uma boa pedida é ir ver o pôr do sol por lá, mas nós fizemos apenas a visita durante o dia mesmo. Quem sabe o pôr do sol no farol não fica para a próxima vez em Aruba?

A subida até o topo do farol deve ser agendada e só é autorizada com guias.
 
Farol Califórina
Bem perto do farol tem o restaurante La Trattoria El Faro Blanco que vale a pena dar uma parada para ir ao banheiro, beber algo, antes de seguir o passeio.

Além disso, a vista da cantina italiana é deslumbrante. Dizem que é um ótimo local para ver o pôr do sol seguido de um jantar romântico.

Califórnia Lighthouse Aruba

Essa praia mais próxima é Arashi Beach.

Farol Califórnia em Aruba


Próxima parada foi em um santuário cheio de charme.

Capela Alto Vista - primeira igreja católica de Aruba foi construída em 1750, mas foi abandonada pelos fiéis por não ter oferecido proteção contra a peste negra, que se espalhou pela ilha 26 anos mais tarde.


Os melhores passeios em Aruba

A pequena igreja amarela fica no alto da colina, em um local maravilhoso, com muitos cactos e vista ampla da ilha e suas praias A linda capela tem muita história também.


Capela Alto Vista em Aruba

A capela que chegou a ficar em ruínas foi reconstruída graças a determinação da professora Francisca Henriques Lacle. Durante uma trilha com sua turma na década de 1940, a professora encontrou uma pequena pintura da Virgem Maria cercada de flores e velas. Esse fato foi suficiente para inspirar e empolgar Francisca que percebeu que os moradores da ilha ainda tinham muito carinho pelo local.
Apesar da rejeição do Bispo de Curaçao à proposta de reconstruir a capela, Francisca arrecadou 5.000 florins por meio de piqueniques para encomendar uma grande estátua da Virgem Maria à Holanda. Somente quando a estátua chegou à ilha, o bispo deu a sua bênção para a construção.
O que fazer em Aruba com crianças



Labirinto da Paz fica atrás da capela. São 11 caminhos, cada um com uma caraterística própria, utilizados pelo peregrinos para orações e meditações. Um espaço encantador e que vale a visita.

Após apreciar a vista, ouvir a história da capela e fazer as nossas orações seguimos nosso percurso pelo lado deserto da ilha, passando por estradas em terreno desértico e selvagem até as ruínas de uma mina de ouro. Bem coisa de cenário de filmes.

Minas de Ouro de Bushiribana - descoberta em 1824 e era utilizada para processar o minério encontrado por holandeses. Hoje está em ruínas, mas vale a visita para conhecer mais essa parte da história da ilha.
Minas de Ouro de Bushiribana


Durante os séculos de XV e XVI o Caribe foi foco dos exploradores em buscas de riquezas naturais. Reza a lenda que entre as ilhas caribenhas, uma delas era chamada de "Oro Ruba" que significa "Ouro Vermelho". Hoje esta ilha é conhecida como Aruba e tem a exploração do ouro com parte de sua história. 

Caminhar por essas ruínas é como vivenciar um pouco das reminiscências dessa história.


Passeios imperdíveis em Aruba

E ainda estimula o espírito de aventura e de desbravamento.


Os melhores passeios em Aruba

É claro que subimos até o alto das ruínas para apreciar a vista e imaginar as história vivida ali.

Minas de Ouro de Bushiribana

E quem resiste a uma janela de frente para o mar? Tem que sentar ali e agradecer pela oportunidade.

O que fazer em Aruba

Jardim dos Desejos - fica bem em frente às ruínas.

O que fazer em Aruba com crianças

Uma área enorme com milhares de pedras de vários tamanhos. Para indicar que passaram por ali, os visitantes devem encaixar sete pedras de diferentes tamanhos, uma acima da outra, e fazer um desejo para cada pedra colocada.

Jardim dos desejos em Aruba

Nem preciso dizer que as crianças adoram essa brincadeira, né? É claro que incluímos voltar a Aruba aos nossos desejos empilhados.

Jardim dos Desejos em Aruba


Próximo ponto de vista foi para ver um das pontes de pedra, esculpidas pela natureza como resultado de mar forte com ondas batendo nas rochas e vento soprando nas falésias calcárias.


Natural Bridge - Era a maior delas e mais fotografada, sendo por muitos anos um dos cartões postais de Aruba. Acontece que em 2005 ela caiu. Hoje ainda vemos os restos dessa ponte, que ainda assim é atração turística junto com a Baby Bridge.


O que fazer em Aruba com crianças

Com toda cautela fizemos nossa foto sobre a Baby Bridge.

Natural Bridge em Aruba

Um passeio incrível e cheio de aventura e belezas naturais.

Mais uma vez optamos pelo passeio exclusivo contactado com indicação na recepção do hotel. Conseguimos inclusive um motorista brasileiro que mora há anos em Aruba. Ficou mais barato do que fazer com os jeeps 4X4 e pudemos adequar o tempo em cada local conforme os nossos interesses.

Outros posts sobre Aruba:

- Aruba - Praias do Sul - Caminho para Baby Beach;
- Aruba - Passeio de Barco Exclusivo.




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

4 comentários:

  1. Que lindas fotos e certamente, um belíssimo passeio por lá! Lugares lindos! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, foi mesmo um passeio belíssimo e inesquecível. Daqueles momentos em família para ficarem na memória.
      Muito obrigada pela visita,
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Tô bestinha aqui com as fotos!!!
    Lugar lindo demais!!!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou acompanhando essa viagem de vocês para Aruba e me encantando com cada post! Também quero ter fotos assim!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo