segunda-feira, 4 de junho de 2018

Usina Binacional de Itaipu - Passeios em Foz do Iguaçu


Um dos passeios clássicos, tradicionais, tipo obrigatórios, para quem vai a Foz do Iguaçu é conhecer a Usina Binacional de Itaipu.

Considerada uma das Sete Maravilhas da Engenharia do Mundo Moderno (as outras são: Eurotúnel, Torre CN, Empire State Building, Ponte Golden Gate, Afsluitdiijk e Canal do Panamá), Itaipú é a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia.

O que fazer em Foz do Iguaçu


Apesar de todos esses títulos e de sua importância, eu realmente não tinha o menor interesse em visitá-la. Na verdade, mesmo sabendo do recurso que ela gera, eu preferia ter as Sete Quedas para contemplar.

Mas não tem jeito as Sete Quedas, maravilha da natureza, deram lugar a Itaipu, maravilha do homem, e a Ana Luiza, como estudante de engenharia ambiental, queria muito fazer esse passeio. Então, lá fomos nós.

Além da geração de energia em si, a usina oferece o Complexo Turístico de Itaipu com várias atrações. Confesso a minha má vontade com o passeio e por isso não pesquisei antes as opções. Contratei o passeio básico, visita panorâmica, em uma agência de receptivo.  

A visita panorâmica à usina acontece todos os dias da semana, das 08:00 às 17:00, a cada 30 minutos, sem necessidade de agendamento de horário.

A 12 km do centro de Foz do Iguaçu chegamos ao Centro de Recepção de Visitantes, muito bem organizado com lojinha, lanchonete, banheiro e informações. 

A visita inicia no Auditório onde podemos ver maquetes, fotos da construção, réplicas de peças da usina e somos convidados a assistir ao filme "Itaipu, a nova geração".

O filme, exibido a cada 15 minutos é curto, e uma verdadeira aula de marketing. Quem entra ali, como eu, ressentida com a destruição da natureza, questionando a real necessidade daquela construção, quase sai convencida de que no final das contas a construção foi um grande benefício para a natureza. Até entendo que era necessário, mas que foi melhor para a natureza local aí já é meio demais para os meus sais. Bora seguir o passeio.

Saindo do auditório nos encaminhamos para a área de embarque, tipo uma mini estação rodoviária, de ondem partem os ônibus. Tudo muito organizado!

Seguimos no ônibus contemplando a paisagem, observando a enormidade da área e recebendo informações sobre a usina e seus projetos de preservação do meio ambiente e redução do impacto ambiental. Passamos pelo Canal da Piracema, um exemplo desse trabalho, mas apenas o avistamos de longe.

O Canal da Piracema, com 10 km de extensão, foi construído artificialmente para que a barragem da Itaipu não representasse um grande obstáculo à migração dos peixes no Rio Paraná. Ele permite que os peixes migradores cheguem às áreas de reprodução e berçários acima da usina no período da piracema. 

O canal também é usado para esportes como a canoagem e competições.

A primeira parada foi no Mirante Central. Uma área com lanchonete, banheiros, lojinha, onde somos recepcionados pelo Barrageiro - Homem de Aço, uma escultura feita com duas toneladas de sucata. A obra de arte foi construída utilizando apenas peças de maquinários que não serviam mais.

O que fazer em Foz do Iguaçu com crianças

O Mirante Central é o principal ponto de observação da usina, onde se tem a melhor vista da usina e de sua grandiosidade.

O que fazer em Foz do Iguaçu com adolescentes

Dali embarcamos na linha vermelha, ônibus panorâmicos, que dão continuidade ao trajeto.

Assim que o ônibus começa a se movimentar passamos pelo Bosque do Trabalhador, uma área enorme onde os trabalhadores que completam 15 anos de usina plantam uma árvore e deixam uma placa de reconhecimento. Assim a paisagem da usina vai mudando da hidrelétrica, vai ficando mais verde. Mais uma ação de redução do impacto ambiental.

O que fazer em Foz do Iguaçu

A parada seguinte é no Mirante do Vertedouro. O objetivo da parada é observar a estrutura mais famosa da usina, o vertedouro. E por que ele é famosa? Pela grandiosidade e porque ela não gera energia. Serve para escoar o excedente de água do lago.

São poucos os momentos em que o vertedouro está aberto. Dizem que é realmente muito impactante vê-lo aberto com o volume d'água jorrando.

Neste ponto também encontramos o letreiro de Itaipu. Aquele da primeira foto desse post.


O que fazer em Foz do Iguaçu

Voltamos para o ônibus e seguimos para a usina em si. Passamos pelos condutos forçados, por baixo do vertedouro, por cima do vertedouro e temos uma visão ampla da usina enquanto nos direcionamos para o Porto Kattamaram.

Só para ter uma ideia, na foto abaixo, o ônibus passa na frente dos tubos brancos que são dos condutos forçados, e bem em cima da estrutura da barragem, a cota 225. Esse nome vem da altura da barragem que está a 225 metros acima do nível do Rio Paraná.


O que fazer em Foz do Iguaçu

Finalmente chegamos ao Porto Kattamaram onde tem uma vista linda do lago de Itaipu, um restaurante, uma lanchonete e uma lojinha.

Do Porto Kattamaram saem passeios de barco pelo lago, em vários horários, e com duração de duas horas. Eu fiquei bem tentada a fazer esse passeio no horário que desse para ver o pôr do sol, mas acabamos optando por outro passeio de barco que contarei em outro post.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Do porto retornarmos para o Centro de Recepção de Visitantes.

Como falei no início eu estava com muita má vontade com esse passeio. Fiquei bem incomodada em alguns momentos. Durante o percursos vamos recebendo informações sobre a usina, o seu papel, a sua importância, os projetos e como foi construída. Enquanto contavam a história da construção, o narrador faz uma contagem regressiva para a abertura do desvio do Rio Paraná. Quando soou a barulho da explosão, eu ouvi aquele som como um tiro nas Sete Quedas. Foi naquele instante que elas morreram, desapareceram para sempre. 

Em outro instante quando estávamos nos aproximado do lago, o narrador fala da beleza do que iremos encontrar, do quanto esse lago inspira artistas, e é recitado um poema inspirado pela beleza do Lago Itaipu ali formado. Só consegui pensar que o tal poema foi encomendado e faz parte da jogada de marketing da usina. 

Me lembrei na hora do poema de Carlos Drumond de Andrade, feito na época em que as Sete Quedas morreram.

“Sete Quedas por nós passaram,
E não soubemos, ah, não soubemos amá-las…
E todas sete foram mortas,
E todas sete somem no ar…
Sete fantasmas, sete crimes,
Dos vivos golpeando a vida,
Que nunca mais renascerá…”
(Carlos Drummond de Andrade)

Bom de qualquer forma o passeio vale muito a pena. Vale para conhecermos melhor a história da usina e do nosso país. Vale para conhecermos a obra esplendorosa da engenharia. Vale para pensarmos no custo da energia que utilizamos e repensarmos a forma como consumimos. Vale para pensarmos cada vez mais em desenvolvimento com menos impacto ambiental. E vale pelo turismo em si.

Na verdade, se eu não tivesse implicado tanto com a visita a Usina de Itaipu, poderia ter me planejado melhor e desfrutado mais. Me arrependi de não ter incluído no roteiro:

- a visita ao Refúgio Biológico Bela Vista, uma unidade de proteção, criada para preservar a fauna e a flora resgatada durante a formação do reservatório da Usina de Itaipu.

- a visita ao Ecomuseu que tem exposições permanentes sobre a região; sobre a construção da Usina de Itaipu e a sua inauguração; e sobre a fauna e a flora da região.

e ao Polo Astronômico que contempla observatório, planetário e uma plataforma de observações a estrelas, planetas e galáxias a olho nu.

Fica o aprendizado para mim: nada de implicâncias com passeios em viagens. O negócio é abrir a mente e o coração e aproveitar porque sempre tem um aprendizado para trazermos na bagagem.

Serviço:
Informações de horários e valores no site Turismo Itaipu – https://www.turismoitaipu.com.br/


Outros passeios que fizemos em Foz do Iguaçu:

- Parque das Aves em Foz do Iguaçu;
- Backstage Experience no Parque das Aves;
- Feirinha de Puerto Iguazu;


Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. ah super bacana ter a chance de conhecer a usina, com certeza é um passeio pra quem vai a foz super legal de fazer

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, é sim um passeio imperdível e marcante. Tem que aproveitar a oportunidade.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo