segunda-feira, 3 de setembro de 2018

R.I.P Museu Nacional



Museu, um lugar de conhecimento, de cultura, de despertar, de alegria, de preservação, de história. Um lugar de futuro que guarda o passado. Mas infelizmente se tornou um lugar de passado sem futuro.



A mostra de um país que não valoriza a cultura, um país que não prioriza o que realmente importa. Um país que não sabe conservar o seu patrimônio, um país que literalmente queima a sua história, e assim vai construindo um futuro sem futuro. 


Quem teve a oportunidade de visitar, de passear pelos seus pavimentos com diversas salas pode contemplar muito mais do que os detalhes de onde viveu a realeza.


Pode viajar no tempo e na imaginação com o acervo variado que contemplava paleontologia, arqueologia pré-colombiana, arqueologia brasileira, móveis da monarquia, etnologia. 


Pode despertar a curiosidade, pode se impactar com a exuberância de algumas culturas passadas e com deslumbrar com a simplicidade e sabedoria de outras.

"Uma árvore lhes bata para o necessário da vida; com as folhas se cobrem, com o fruto se sustentam, 


com os ramos se armam, com o tronco se abrigam e sobre a casca navegam.".



Passado que ficou sem abrigo e histórias que não serão mais navegadas por puro descaso, irresponsabilidade e reflexo do valor dado a cultura. 


 Quem por lá já sentiu borboletas no estômago, hoje sente lágrimas nos olhos e aperto no coração. 




Além de me envergonhar, me entristecer, sentir raiva e desprezo por nossas autoridades que deixam que fatos assim aconteça, penso no nosso papel como sociedade, como indivíduo. O que poderíamos ter feito e o que ainda podemos fazer? Encher os museus de gente. Encher as salas de museu como enchemos as praias e os estádios de futebol. Cobrar que as escolas dos nossos filhos encham as salas dos museus com visitas frequentes. Precisamos ser o reflexo de um povo que valoriza a cultura. 

E quem tiver fotos do acervos, dos passeios que fizeram pelo Museu Nacional, por favor, enviem para os estudantes do curso de museologia da UNIRIO.


Outro post sobre o Museu Nacional, este comemorando a reabertura dele:


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

5 comentários:

  1. Lindos momentos e recordações desse museu... Tristeza é o que todos nós sentimos! Pena! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Ah! Não é penas tristeza...Muita, muiiiiiiiita revolta! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Chris... que lamentável!
    Tristeza e perda incomparável... o que resta de nosso país...
    Nós que pudemos conhecer, retratar e tivemos oportunidade de levar nossos filhos, guardados nas fotos e memórias aquele acervo impressionante...
    Luto...
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
  4. Uma perda irreparável :(
    Um país que prega cultura mas n vive ela!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. nossa, estou desolada com essa perda! um pais que nao consegue cultivar e aprender com o passado dificilmente terá um bom futuro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo