quinta-feira, 28 de maio de 2015

11 Livros para meninas de 10 anos


A Sofia vai fazer 10 anos no próximo mês e eu resolvi dar uma organizada nos livros, deixando mais ao alcance os livros que a Ana Luiza leu e gostou quando estava com a mesma idade.

- O Livro das Garotas Audaciosas - Este nós ganhamos eu uma ação que fiz no blog junto com a Band-Aid e a nossa história "Por que criança adora Band-Aid?" foi premiada. Contei neste post AQUI.

O livro que é dividido em sessões com assuntos interessantes e bem-variados como, tutoriais, guia de viagens, vocabulário básico de outros idiomas, chama a atenção não só de meninas, mas também de meninos e pessoas de todas as idades. Traz dicas de brincadeiras para uma festa do pijama até como assobiar com os dois dedos.

A Ana Luiza gostou tanto do presente que acabou querendo mais e compramos. 

- O Maravilhoso Livro das Meninas - Também traz dicas interessantes, ideias estimulantes, situações criativas como criar a própria peça de teatro, como fazer uma festa de aniversário bem legal, truques de culinária, customização de roupas e muito mais. E ainda tem a parte das "Dicas Valiosas" que valem a leitura como:
"Ser legal é uma condição relacionada à essência de cada um. Se você conhece alguém que use um corte de cabelo incomum e sapatos ou roupas diferentes, talvez esteja diante de alguém verdadeiro - e, provavelmente muito legal."
É mais um livro recheado de coisas típicas de meninas para todas as idades.


- Coleção Judy Moody - Foi inspirada em uma das histórias da Judy Moody e seu irmão que fizemos a nossa e que nos levou a ganhar o "O Livro das Garotas Audaciosas".

Os livros da coleção contam histórias leves, divertidas e de fácil leitura que são um ótimo estímulo ao gosto pela leitura. Judy Moody é uma menina espevitada e temperamental que tem o cabelo todo bagunçado. Junto com vários personagens, entre amigos de escola e a família, a protagonista vive experiências que abordam assuntos importantes de escola, como meio ambiente, por exemplo.



- Coleção Go Girl - Essa coleção foi a paixão da Ana Luiza por muito tempo. Ela simplesmente devorava cada aventura típica de meninas pré-adolescente. Os livros possuem imagens e as histórias não são muito longas. E ainda tem os livros que têm a mesma história contada pelo ponto de vista de duas personagens, são da série "toda história tem dois lados". Já falei dos livros Go Girl neste post AQUI. Como a leitura é bem fácil, pode ser iniciada antes dos 10 anos.



- Livros da Pilar - São ótimos e estimulantes. É muito bom viajar nas aventuras da menina Pilar que é muito corajosa, adora conhecer o mundo e mostrar a cultura dos locais visitados através de suas histórias. Além de incentivar a leitura, os livros estimulam a curiosidade por conhecer novos lugares e a vontade de escrever as próprias aventuras de viagens. Além do "Caderno de Viagem da Pilar" e "Diário de Pilar na Amazônia",


podemos encontrar os diários de Pilar na Grécia, em Machu Pichu e no Egito.


- Clarice Bean - Os livros contam as histórias de Clarice Bean, uma menina de 11 anos que está na 5ª série e ama os livros de Ruby Redford.

No livro "Clarice Bean tem um problema" a protagonista está preocupada em aprender corretamente a grafia das palavras, pois ela sabe que não é lá muito boa nisso. Mas Clarice dedica-se com afinco ao estudo das palavras, consultando regularmente o dicionário.

A sinopse do livro "Clarice Bean, não olhe agora!" dá uma ideia do tipo de aventura que a menina experimenta. "Clarice Bean descobre, na marra, que as piores preocupações são aquelas que nunca tinham passado pela cabeça dela. Enquanto ela se preocupava com o infinito, com o sentido da vida e com uma maneira de evitar que o Miguel, seu irmão mais novo, comesse todos os biscoitos de chocolate da casa, coisas ab-so-lu-ta-men-te mais perturbadoras estavam por acontecer... Tipo assim: depois que o teto da casa dela desabou, surpresas inimagináveis envolvendo sua família e amigos começaram a despencar também. Coisas que nem mesmo os incríveis conselhos da espiã-mirim Ruby Redfort poderiam resolver. Como será que Clarice Bean vai enfrentar essa barra?".


- Coleção Querido Diário Otário -  A menina Jamie Kelly que tem 12 anos, mora com a mãe, uma péssima cozinheira, com o pai e seu cachorro Fedido, um Beagle meio pulguento, e escreve um diário por mês. Nestes diários ela conta suas histórias na escola, com a amiga Isabela, e a Angelina, uma menina loira e bonita que Jamie odeia.

Os livros têm todos os ingredientes que as meninas adoram. Falei da coleção neste post AQUI.



- Como Sobreviver em Família - O livro de Catherine Mathelin e Bernadette Costa-Paredes aborda os temas familiares em uma linguagem bem-humorada, mostra o ponto de vista da criança e dá dicas de como a própria criança pode facilitar as coisas e traz dicas legais.

A Ana Luiza recorreu várias vezes ao livro e resolvemos algumas situações familiares de forma bem divertida. Falei do livro neste post AQUI.


- Coleção Pipi Meialonga - Esses são clássicos! Eu li Pipi Meialonga quando tinha esta idade (10 anos) e fiquei encantada com as aventuras da menina de nove anos órfã, que mora em uma casa na chamada Vila Vilekula com o macaco Sr. Nilson e seu cavalo. Pipi é uma menina que se vira sozinha, arruma a casa, é esperta, dinâmica e muito forte. Pipi encanta e emociona.

Livros da Pipimeilonga

- Diário de Uma Garota Nada Popular - Nessa séria a protagonista Nikki é uma menina normal como todas. Nada de garotas fantásticas, heroínas, meninas sem graça que se transformam em populares. Nikki tem uma família carinhosa, uma irmã que perturba o tempo todo, duas melhores amigas, uma amiga invejosa e um amor não correspondido.

E o volume "Tudo sobre mim" é no estilo interativo em que a criança vai preenchendo as informações diariamente.

Livro Diário de uma garota nada popular


Coisas Que Toda Garota Deve Saber - livro de Samantha Rugen enfoca de forma bem-humorada questões relacionadas à estética como cabelos, pele, tipo de corpo, estilo de roupa, maquiagem. Tudo o que interessa a uma teen. Os pré-adolescentes têm muitas curiosidades e dúvidas sobre as mudanças que ocorrem em seus corpos e sobre o comportamento do sexo oposto. E este livro traz ótimas respostas. 

Eu li com a Ana Luiza por indicação da psicóloga na época e o mais interessante foi o questionário que tem no final do livro sobre autoconfiança. Esse nos possibilitou maior troca e pude perceber como a Ana Luiza está se sentindo. Gostei muito do resultado.

Livro Coisas que Todo Garoto deve saber
Imagem obtida AQUI.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

22 comentários:

  1. Que amor esse livros! Até eu fiquei com vontade de ler. Adoro livros infantis. Sou apaixonada pelos da Lygia Bojunga, especialmente por A Bolsa Amarela, que li quando tinha uns 8 ou 9 ou 10 anos e nunca mais me separei dele. haha Indico, se a Ana Luiza ainda não tiver lido. Fiquei um pouco confusa na primeira vez que o li, mas é um livro do tipo que se lê mil vezes e todas as vezes levo novas ideias. Cada vez que leio me apaixono mais. Toda garota pode se identificar com a Raquel, que tem muita vontade de ser diferente, e vai aprendendo o sentido e o prazer de ser o que é ao longo da história. Esse livro me ajudou a me aceitar. Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Minha pequena ainda tem 7 aninhos, mas acho que alguns dos livros que você sugere no post ela vai adorar, eu já adorei e achei a carinha dela... risos. Obrigada pela dica :)

    Beijocas

    www.vidabonita.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Chris, vim conhecer seu blog.
    Eu cheguei aqui através do blog de uma amiga.
    Gostei muito de tudo, parabéns!
    Te convido a conhecer e seguir o meu blog de artesanatos se gostar e participar de um sorteio de um kit costurinhas:
    http://thelmasallesartesanatos.blogspot.com.br/2015/03/sorteio-kit-costurinhas.html

    ResponderExcluir
  4. Gosto imenso de ler,é uma coisa que adoro mesmo de verdade,no entanto,esta semana que passou não tive tempo,espero esta semana que vem ter mais tempo para as minhas leituras,não conhecia esses livros de que falaste,eu gosto de ler bons romances e gosto de ler sagas de livros,já li a trilogia da herança de nora roberts e super adorei. Cumprimentos para ti e até breve!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas Chris! Minha filha de 11 anos vai amar! Obrigada!
    Daniella

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma sobrinha que está prestes a fazer 10 aninhos e acabou de iniciar o 5º ano. Ela como a maioria das crianças se fascina pelo mundo tecnológico e fazer nascer o gosto pela leitura não é uma tarefa muito fácil. Resolvi fazer uma aposta: estabeleci um prazo e nesse prazo quem conseguir ler mais livros ganha um cinema. Ela topou e me pediu a coleção "O diário de um Banana". Quando fui comprar liguei para confirmar se era mesmo esse, mas ela pediu para trocar pela coleção "O diário de uma Garota nada Popular", tive muita dificuldade em encontrar o Vol. 1, então comprei o que ela pediu primeiro e prometi que assim que encontrasse compraria. Finalmente encontrei... mas ela só quer ler livros com a mesma estrutura... penso que já é melhor do que nada... :) mas tentarei outros que adoro, como por exemplo, Pluft O fantasminha" ou o "Fantástico Mistério da Feiurinha"... Resolvi fazer uma pesquisa para ver quais os melhores livros para a idade dela e encontrei seu Blog! Adorei! Excelentes dicas e sugestões.

    ResponderExcluir
  8. Minha filha está fazendo 10 anos e ameeeei as dicas de livros!!! Em meio à tanta tecnologia existe ainda a leitura!

    ResponderExcluir
  9. Minha filha está fazendo 10 anos e ameeeei as dicas de livros!!! Em meio à tanta tecnologia existe ainda a leitura!

    ResponderExcluir
  10. Tenho 10 anos e amo livros, olha os que estou lendo no meu canal! https://www.youtube.com/channel/UCqmxqRvg0yXbMUQDibbuI8g

    ResponderExcluir
  11. Pesquisando pela net achei seu blog, estou a procura de livros para minhas filhas de 10 anos e adorei. Vou comprar vários.

    ResponderExcluir
  12. Muito bacana o blog! Como estão as leituras atuais das suas meninas? A minha garota vai fazer 10 anos e o post fui muito oportuno. Tenho outros dois filhos de 11 e 17 anos. O de 17 anos é um leitor voraz. Mas, o de 11 anos não tem muito ânimo. Se tiver dicas para meninos também, ficaria feliz!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Ótimas dicas, estava procurando um livro para minha sobrinha, pensei no diário de um banana mas achei que seria muito voltado a meninos fala de brincadeiras de pum(muleque adora essas bagunças mas ela não gosta) também não queria dar livros teen de pop star feminina da tv, tem livro que fala só de shopping roupas e maquiagem, vou procurar esse da judy Moody parece um bom livro para começar no mundo da leitura

    ResponderExcluir
  16. Olá. Vc tem o livro Diário de Pilar na Amazônia, pra me mandar! Meu filho vai fazer trabalho e estou precisando. Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Adorei as dicas de livros! Tenho uma filha adotiva que fará 10 anos em março e está comigo há 2 meses, amo ler e queria muito que ela pegasse gosto pela leitura! Vou comprar pra nós duas lermos! Muito obrigada! Bjokas

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post. Tenho uma neta de 11 anos e já comprei pra ela a coleção de diário de Pilar. Ela adorou ler. Vou comprar os outros indicados. Obrigada pelas valiosas dicas.

    ResponderExcluir
  19. Fico feliz em saber que gostou da dica e irá aproveitá-la.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estou tentando achar um livro de 8 anos vc pode ver se tem um sem a coleção por favor obrigada

      Excluir
  20. Muito obrigado ao Sr. Anderson por ajudar com meus lucros e tornar possível meu quinto saque. Estou aqui para compartilhar com você uma oportunidade incrível de mudança de vida. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio. Se alguém estiver interessado em negociar em bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, avise o Sr. Anderson agora Whatsapp: (+447883246472)
    Email: tdameritrade077@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo