sexta-feira, 15 de maio de 2015

Food Revolution Day 2015 - aceitamos o convite!

Hoje é o "Food Revolution Day" (Dia da Revolução Alimentar) de 2015. Esta é uma iniciativa global criada, em 2012, pelo chef Jamie Oliver, que visa a conscientização por uma melhor educação alimentar para todas as crianças. E através desta conscientização inspirar, educar e motivar as pessoas a defenderem o direito a uma alimentação saudável para que assim possam reverter os dados mundiais que estão a níveis críticos e com perspectivas de riscos para a saúde da população mundial, em função do aumento da obesidade.

O convite para participar do "Revolution Day 2015" incentiva as pessoas a cozinharem seus próprios alimentos, conhecerem melhor sua própria comida e prestarem atenção na forma como se alimentam. O ideal é fazer isso junto com as crianças e assim ajudá-las a aprenderem que têm o direito de se alimentar bem.

Aqui em casa já faço isso frequentemente. Procuramos fazer as nossas comidas, substituir os alimentos prontos pelos feitos em casa e fazer trocas saudáveis buscando ingredientes mais nutritivos. Tudo sem neura!

Para atender ao convite do "Revolution Day", no dia de hoje eu procurei focar na forma como nos alimentamos. Lendo o Guia Alimentar para a População Brasileira, por indicação da Sam Shiarish, eu encontrei no capítulo 4 o conceito da comensalidade. Eu até já pratico esse conceito, mas não conhecia o termo.

A comensalidade aborda o tempo e a atenção dedicados ao comer, o ambiente onde ele se dá, a partilha de refeições e apresenta três orientações básicas.



1 - Comer com regularidade e com atenção - "Refeições feitas em horários semelhantes todos os dias e consumidas com atenção e sem pressa favorecem a digestão dos alimentos e também evitam que se coma mais do que o necessário."

As dicas aqui são: 

- mastigar mais vezes o alimento: sempre falo isso com as minhas filhas. Sugiro que coloquem poucas porções no garfo, mastiguem com calma, sintam os sabores e as texturas dos alimentos, experimentem as variações de uma mesmo sabor quando estão em regiões diferentes da língua. 

- Optar por uma salada ou por uma sopa ou caldo antes do prato principal. Faço saladas bonitas, coloridas e atrativas. Sempre procuro colocar sabores diferentes, como doce, salgado, azedo, e texturas distintas, como liso, crocante e macio. Outro ponto para estimular que a salada seja consumida primeiro é a arrumação da mesa. A salada é sempre o prato que está mais próximo ao alcance de todos. Os pratos mais interessantes ficam mais distantes. Assim quando elas chegam à mesa e com fome acabam se servindo do que está mais próximo.

2 - Comer em ambientes apropriados - "As características do ambiente onde comemos influenciam a quantidade de alimentos que ingerimos e o prazer que podemos desfrutar da alimentação. Cheiros, sons, iluminação, conforto, condições de limpeza e outras características do lugar são importantes."

As dicas aqui são:

- ter uma mesa arrumada. Faço questão da mesa arrumada em todas as refeições e que todos estejam sentados, sem celulares e com a TV desligada. O foco é comermos e conversarmos. A hora das refeições deve ser um momento de paz, tranquilidade e alegria. Vamos resolver os possíveis impasses antes de nos sentarmos ou depois.

3 - Comer em companhia - "Seres humanos são seres sociais e o hábito de comer em companhia está impregnado em nossa história, assim como a divisão da responsabilidade por encontrar, ou adquirir, preparar e cozinhar alimentos. Compartilhar o comer e as atividades envolvidas neste ato são modos simples e profundos de criar e desenvolver relações entre pessoas. Dessa forma, comer é parte natural da vida social.".

As dicas aqui são:

- sempre comer na companhia de alguém. No café da manhã, independente da correria matinal, a mesa será posta e sentaremos juntos, mesmo que seja apenas para um café com leite. No almoço, se eu e o pai estamos no trabalho, a Ana Luiza e a Sofia devem fazer o almoço juntas. Caso uma chegue um pouco mais tarde, a outra espera um pouco. No jantar estaremos juntos à mesa novamente. 

- nos ajudarmos a arrumar a mesa para as refeições, assim como retirá-la e lavar a louça. E sempre que possível fazer algum prato juntas, pensar em alguns itens do cardápio, etc.

Indico a leitura completa do Guia Alimentar para a População Brasileira.

Para incentivo nesse "Food Revolution Day" eu deixo a receita da nossa salada de ontem: salada verde com abobrinha e champignon.


Sempre coloco um item que cada um gosta e nessa foi assim: abacaxi para a Sofia (as frutas na salada são sempre escolha da Sofia), cogumelos para a Ana Luiza e mussarela de búfala para mim. O Antonio gosta de tudo. O item de estímulo dessa vez foi a abobrinha. O que é item de estímulo? Aquele que ninguém (entenda-se eu e as meninas) aprecia. E por que o item de estímulo? Por que misturado com outros sabores e apresentado de forma atrativa podem ser consumidos e até apreciados. Assim, com o tempo podemos passar a gostar deles. 

Agora vamos à receita da salada verde com abobrinha e cogumelos.

O que utilizamos:

- folhas (alface verde, alface roxa e rúcula);
- 1 abobrinha orgânica cortada em rodelas;
- 2 tomates orgânicos cortados em rodelas; 
- 3 bolinhas de mussarela de búfala cortadas em rodelas;
- 2 fatias de abacaxi cortadas em quadradinhos;
- 2 dentes de alho;
- 1/2 cebola picada;
- azeite;
- sal rosa a gosto;
- molho shoyo.

Como fizemos:

Em uma frigideira refogamos as rodelas de abobrinha em um fio de azeite com alho e cebola, temperamos com um pouco de sal rosa e reservamos.
Em outra frigideira refogamos os Cogumelos Paris fatiados em um fio de azeite, alho e um pouco de molho shoyo, e reservamos. Não colocamos sal, pois o molho shoyo já é salgado.
Forramos o prato com as folhas bem lavadas e secas, colocamos as rodelas de abobrinhas, cobrimos com as fatias de tomate e por cima acrescentamos as fatias de mussarela de búfala.
Espalhamos os cogumelos e intercalamos com os pedaços de abacaxi.

Vou contar pra vocês que a abobrinha desceu muito bem. Foi até elogiada!

Vejam também o post da psicóloga Luciana Kotaka falando sobre "o prazer de se alimentar de forma saudável". Ele traz dicas bem úteis e interessante. 



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

4 comentários:

  1. Que legal. Desconhecia o assunto.
    Em minha casa a semana é complicada e simplifico o máximo possível.
    Mas nos fds eu capricho e me dedico mais a preparar refeições com mais cuidado, carinho e atenção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Chris,
    Você fez uma bela matéria amiga, amei, super completa e cheia de dicas. Aqui em casa seguimos sempre em busca de criar e modificar hábitos, tentando adaptar o que um não gosta e o outro, para agradar o paladar de todos, sem que um se sinta obrigado a comer algo que não goste, por isso as inovações são necessárias.
    Um beijo, adorei!
    Vou adicionar seu link

    ResponderExcluir
  3. Humm, que delícia !! Amo suas saladas, são muito apetitosas, e a comida também!!
    Bjus
    Marcia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo