terça-feira, 5 de maio de 2015

Cabo Frio - Mirante do Morro da Guia

Quando falamos em Região dos Lagos pensamos logo em praia, sol e mar. Realmente o litoral da Costa do Sol é lindo e com praias de tirarem o fôlego. Mas o turismo na região vai além e tem muita história e cultura também.

Neste último feriado aproveitei a ida a Cabo Frio para apreciar o pôr do sol no Mirante do Morro da Guia.


Capela da Guia em Cabo Frio

O Morro da Guia está localizado no centro de Cabo Frio, no do Canal do Itajuru em direção a Ponte do Itajuru, ao lado do Convento Nossa Senhora dos Anjos (que vale muito a pena conhecer, mas dessa vez estava fechado para reforma). Ali tem um pequeno estacionamento, bem arborizado, para quem vai de carro.

Entre o estacionamento e o Convento fica o acesso ao Morro da Guia. Uma escadaria, ou ladeira, depende da sua forma física, bem acentuada. A subida de 200 metros de extensão é um bom exercício físico que as crianças tiram de letra, diga-se de passagem. E vale cada passo porque a vista já encanta ao longo do cominho. E se estiver cansado, é só parar para fazer algumas fotos.

Morro da Guia em Cabo Frio

Chegando lá em cima o visual é de tirar o fôlego, literalmente.

Pôr do sol no Morro da Guia em Cabo Frio

O mirante está todo pavimentando, com decks que possibilitam uma vista 360º da cidade, banquinhos para quem quiser sentar e apreciar o espetáculo da natureza, jardins bem-cuidados,

Mirrante do Morro da Guia em Cabo Frio

bandeira e placas informativas.

Mirrante do Morro da Guia em Cabo Frio

Lá do alto podemos ver o Canal do Itajuru, no sentido Boca da Barra, e o Boulevard Canal, outro local bem legal para passear.

Canal do Itajurú em Cabo Frio

O mesmo Canal do Itajuru no sentido Portinho e as duas pontes, a antiga e a nova, que eu não fotografei, pode? Mas tive a sorte de pegar o pôr do sol de um lado e a lua de outro.

Canal do Itajurú em Cabo Frio

Além de uma visão ampla da Praia do Forte desde o Forte São Matheus até Arraial do Cabo.

Praia do Forte vista do Mirrante do Morro da Guia em Cabo Frio

Lá também temos a antiga Capela da Guia, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, construída em 1740. A capelinha merece toda a nossa atenção, tanto pelo charme da pequena construção, quanto pela história.

Capela da Guia

Reza a lenda que imagem da Nossa Senhora da Guia ficava ao sopé do Morro, no Convento,
mas constantemente desaparecia e era encontrada no alto do Morro da Guia. Era então levada de volta ao seu altar, mas voltava a desaparecer e reaparecer no alto do morro. Sendo assim, os padres franciscanos resolveram fazer a sua vontade construindo a pequena capela para guardá-la.

Capela da Guia em Cabo Frio

No interior podemos ver a imagem, apenas três bancos e um tapete lindo! Tudo simples, mas encantador.

Capela da Guia em Cabo Frio

Do alto da capela podemos ver o Convento Nossa Senhora dos Anjos.

Convento Nossa Senhora dos Anjos em Cabo Frio

Não é a toa que o Morro da Guia é um dos pontos turísticos mais visitados de Cabo Frio! O pôr do sol por lá é deslumbrante, mas se você quiser tirar ótimas fotos é melhor ir um pouco mais cedo.

Outros passeios em Cabo Frio "off each":

- Boulevard Canal e Casa Atelier Carlos Scliar;
- Bairro da Passagem.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

7 comentários:

  1. Oi, Chris!
    Só fui visitar o Morro da Guia, anos mais tarde depois que já morava em Cabo Frio. O fiz pq fui levar uma cunhada para conhecer e não me arrependi. Daí vem aquele pensamento corriqueiro: Pq não fui antes?
    A história conta que os índios tupinambás foram massacrados na disputa de terras entre portugueses, franceses e holandeses. Serviram de escudo humano e as pedras ancestrais do Itajuru - onde hoje fica o deck - sumiram. As pedras representavam cada um dos índios que morriam - ali era o cemitério deles, um lugar sagrado.
    "Contam as lendas que quando um guerreiro morria, transformava-se em estrela até que o sol decidisse enviá-los ao Itajurú em forma de pedra sagrada para ser venerado pelos índios. Caso fossem quebradas ou roubadas, todos os índios desapareceriam da terra".
    Esse lugar é místico e sempre que lá vou reverencio nossos antigos habitantes.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Muito bonitas as imagens. Um belo passeio.

    ResponderExcluir
  3. Passeio assim que eu gosto. Um dia ainda vou pra casa de Dona Regina com vocês.

    ResponderExcluir
  4. Oi Chris, sempre com passeios gostosos.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Final de 2013 estivemos em Cabo Frio, mas foi tão corrido, não conhecemos nada a não ser a praia, no entanto eu fiquei impressionada com a cor do mar de cabo frio, muito lindo! Bjossss

    ResponderExcluir
  6. Chris que lugar mais lindo esse. E que bom que vocês podem fazer esses passeios.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo