quarta-feira, 27 de maio de 2015

Forte do Leme - Turistando no Rio


O Forte Duque de Caxias que já foi o Forte da Vigia, Forte da Espia e Forte do Leme, continua sendo mais conhecido como Forte do Leme, fica no alto da pedra do Leme. Bem ali no topo onde se vê a bandeira do Brasil.

Praia do Leme

Fazer a visitação ao Forte e apreciar a vista espetacular que se tem lá de cima é um passeio ótimo, divertido, cheio de história, aprendizado sobre o reflorestamento e contato com a natureza. Apesar disso é um passeio que poucos fazem.

O acesso ao Forte do Leme é pela Praça Almirante Júlio de Noronha no final da Avenida Atlântica. Chegando na praça fica fácil avistar o Centro de Estudos do Exército. Junto ao portão de entrada há uma bilheteria onde adquirimos o ingresso, que atualmente custa R$4,00 com gratuidade às terças-feiras. 

Forte do Leme


Seguindo a sinalização facilmente chegamos à trilha de subida, que na verdade é uma estradinha de paralelepípedos bem arborizada. 

Trilha do Forte do Leme

São 800 metros de subida, mas é tranquilo. Durante o caminho, que é em uma área de Proteção Ambiental, temos vários motivos para fazer uma pausa e aproveitar para descansar. Existem placas explicando sobre a fauna da região, vários animais silvestres, como borboletas, pássaros, lagartos e muitos micos.

Forte Duque de Caxias no Leme

Esculturas da Via Crucis, visual do Pão de Açúcar e do mar, e alguns bancos pra quem precisar.

Forte do Leme

As crianças tiram de letra e mesmo com todas as paradas para muitas fotos demoramos apenas 40 minutos para chegar ao forte.

Forte do Leme

Logo na chegada a vista no jardim já é incrível, podemos apreciar vários pontos turísticos da cidade 

Forte do Leme


como a Praia de Copacabana, o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara, a Pedra da Gávea,

Forte do Leme

e até o Forte de Copacabana.

Forte do Leme

Mas não gastem todas as suas fotos por ali porque na parte mais alta da fortaleza o cenário consegue ser ainda mais deslumbrante.

Ao visitar as dependências do Forte conhecemos a história do reflorestamento da área.

Forte do Leme

Além de passear por dentro das instalações do Forte com canhões, inclusive os canhões Krupp de 280 mm, antigos aparelhos de medição, a estação de força, o centro de controle e o paiol de munição.

Forte do Leme

E é na cobertura do Forte que está o melhor do passeio.

Forte do Leme

Uma área bem ampla que possibilita uma vista de 360º da Zona Sul da cidade,

Forte do Leme

e para ajudar a nossa contemplação há duas lunetas à disposição para os visitantes observarem a paisagem com mais detalhes.

Uma direcionada para o mar, Pão de Açúcar e Copacabana.

Forte do Leme

Nesta foto estou mirando o Forte de Copacabana.

Forte do Leme


E outra no sentido Cristo Redentor, Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos e Copacabana.

Forte do Leme


A tranquilidade diante de tanta beleza é tão grande que eu até relaxei para me preparar para a descida.

Forte do Leme

Mas antes de ir embora aproveitei um pouco mais a vista.

Forte do Leme

Para o passeio ficar completo, depois dessa caminhada toda, nada como um mergulho na Praia do Leme com água cristalina e calma.




O Forte funciona de terça a domingo das 9h30 às 16h30 e no horário de verão, das 8h30 às 17h30. Não é permitido caminhar sem camisa na trilha nem conduzir bebidas alcóolicas.

Praticamente todos os moradores da cidade e todo turista que vem ao Rio conhece o Forte de Copacabana que fica na outra extremidade da Praia de Copacabana (que é maior, de mais fácil acesso, com uma vista lindíssima, tem museu, e o conhecido café da manhã na Colombo), já o Forte do Leme é um passeio muito interessante, que poucos fazem e indicam. Então fica aqui a dica!

Mais informações podem ser encontradas no site do Forte.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

4 comentários:

  1. Amei o passeio!! Além do exercício prazeroso no meio de uma natureza linda, recebemos, ao final, o prêmio de ver e admirar paisagens grandiosas do nosso Rio! Não cansei de tirar fotos!! Linda postagem, retratou muito bem nosso passeio!! bjus

    ResponderExcluir
  2. Que passeio lindo e rico de tanta beleza.
    Nosso Rio é maravilhoso!
    Adorei a dica, bjs

    ResponderExcluir
  3. Me senti subindo todo o percurso e vendo todo esse visual lindo do Forte! Não conheço esse local, e mais um que irei anotar para quando for ao Rio! Lindo demais!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Ah como é que pode ser tão lindo o Rio de Janeiro?! Cada canto da cidade tem uma beleza que é possível ser admirada de qualquer parte dessa maravilha abençoada por Deus!

    Beijos, Má
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo