O Rio de Janeiro continua lindo sim, é uma Cidade Maravilhosa sim, mas tem muitos acontecimentos, principalmente da cena cultural que acontecem primeiro em São Paulo e muitas vezes nem chegam a vir para Rio. É nessas horas que eu, carioca apaixonada pela cidade, fico com aquela invejinha dos amigos vizinhos paulistas. A instalação “Museum of Me – Um mergulho na sua alma digital” foi um desses acontecimentos que chegaram à Avenida Paulista antes de vir sentir a maresia carioca. E eu fiquei aqui na vontade de experimentar sem nem saber se teria a oportunidade. Mas eis que o cubo que promete escancarar no nosso DNA digital foi montado no térreo do CCBB do Rio.
Na primeira segunda-feira de “Museum of Me” no CCBB-RJ lá estava eu na minha gora do almoço.
Fila mínima, apenas três pessoas na minha frente, e agendei o meu horário com tempo para rever a exposição “Raiz” de Ai Weiwei. Só uma dica: às segundas-feiras o CCBB é muito mais vazio. Até hoje as pessoas se esquecem que ele abre às segundas e fecha às terças, ao contrário dos demais centros culturais ao redor.
No meu horário lá estava eu toda curiosa e preparada (sem o meu sapato e devidamente calçada da proteção nos pés), pronta para entrar na tal sala escura equipada com dezenas de displays de led que iriam se iluminar e projetar cenas da minha vida social. Isso mesmo, uma exposição imersiva e personalizada!
Na entrada do cubo temos que digitar nosso nome de usuário do Instagram (que deve estar em modo público). É claro, a mostra audiovisual é formada por imagens compartilhada por nós mesmos.
Assim que entramos, nos deparamos com uma sala com painéis de led e espelhos em todas as lados. Eu fiquei ali meio de bobeira me olhando nos espelhos, rodando pra lá e pra cá, querendo me ver em todas as projeções até aos poucos comecei a perceber sons, imagens e luzes na minha visão periférica. E reconheci essas imagens.
De repente todos os painéis parece que despertam em uma explosão de cores e sons . E o interessante é que reconhecemos as imagens, as hashtags, as legendas os emojis. Todos correspondem as foto do nosso feed do Instagram formando uma grande colagem caleidoscópica.
É uma experiência bem interessante e divertida, mas muito rápida. E como boa mãe que sou, assim que vi a foto das minhas filhas fiquei do tipo babando e não vi mais o resto. Coisa de mãe, né? Eu fiquei de bobeira olhando para as fotos delas e quando me dei conta já tinha acabado o meu tempo. Vou voltar. O ideal é agendar dois horários. Um para ver as fotos, olhar tudo que é exibido da sua vida, e outro para fazer fotos e rever com mais detalhes.
A exibição tem duração de aproximadamente 2 minutos. Apesar de somente uma conta ser ativada, você pode entrar sozinho, ou com até três acompanhantes.
A instalação fica no #ccbbrj até 29 de setembro e é gratuita.
Você pode me encontrar também
Lindo e tão interessante!Adorei! Não sabia disso! bjs, chica
ResponderExcluirOi Chica,
Excluirque bom que você gostou.
beijos e ótima semana.
Chris
Que exposição interessante, Chris.
ResponderExcluirAcho que vale a pena fazer uma visitinha acompanhada das suas filhas pra ver a reação delas.
Bjus!
galerafashion.com
Oi Adriana, também acho legal fazer com elas. Até para elas verem como seria o mergulho delas.
Excluirbeijos
Chris
Lembro dessa exposição aqui em São Paulo. Como não tenho Instagram, não rolou, mas adorei a ideia imersiva. Você arrasou no post!
ResponderExcluirSabrina Santiago | www.mocadecasa.com
OI Sabrina, muito obrigada. Realmente a exposição só é interessante para quem tem instagram ou vai acompanhar alguém que tenha.
Excluirbeijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
Chris do céu! Que exposição incrível! Tomara que ainda dê tempo de ir conferir! Acho que farei que nem você a vou aproveitar uma segunda feira para ir lá. =)
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna | Instagram
Oi Hanna, vai sim. Aproveita e vê a do Ai Weiwei. Essa digital é bem rapidinha, mas muito legal.
Excluirbeijos
Chris
ah que demais! essa expo tbm estava aqui em SP, mas acabei perdendo! :(
ResponderExcluirparece mesmo uma experiencia super bacana!
www.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
OI Lívia, é sim bem legal. Pena que você não conseguiu ir quando estava em São Paulo. Mas não dá para irmos em tudo, né?
Excluirbeijos
Chris