Primeiro pelo seu valor histórico. O local foi palco dos principais acontecimentos do dia 15 de novembro de 1889, quando o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República. Segundo pela natureza. De fora dá para ver as árvores enormes, os animais que ali circulam.
Nos dias mais quentes eu passava ali e imagina o refúgio de refresco que aquele oásis verde no meio da selva de pedra traria.
Mas por outro lado eu via a sujeira, o abandono, as pessoas circulando apressadamente. Somente alguns moradores desfrutando dos bancos caindo aos pedaços. Isso me dava uma certa tristeza e eu acabava desviando o meu caminho e não cruzando o Campo de Santana.
Em setembro, início da primavera, eu vi uma matéria sobre a reinauguração do logo da Gruta do Rocaille, no Campo de Santana. Mesmo sabendo que o público ainda não poderia usufruir da gruta em si, pois esta ainda depende de reforma, isso me deu uma esperança. Será que iriam finalmente cuidar dessa área como ela merece? Será que o público poderia desfrutar desse espaço como eles merecem?
Agora, no mês de novembro, o Campo de Santana junto com a Biblioteca Parque receberam a LER — Salão Carioca do Livro, entre os dias 20 e 24. Para comportar o evento o parque ganhou um banho de dignidade. Isso me encorajou a finalmente visitar o local.
Inspirada no filme "Um Dia de Chuva em Nova York", que estreou no segundo dia da LER, me deu vontade de fazer uma foto com guarda-chuva. Por isso fui dar um passeio no Campo de Santana (o que poderia ser o nosso Central Park) e aproveitar para conferir as atrações do evento e as belezas do Campo de Santana.
Me surpreendi! E como é bonito! A natureza que toma conta do local mostra a sua força e poder de renovação.
As árvores frondosas encantam e se destacam pela imponência, dão sombra, abrigam e divertem. Se juntam com pontes, chafariz e lagos para compor esse que é um dos espaços livres mais tradicionais da cidade.
Muitas dessas árvores tem mais de um século de existência, como as figueiras e são de espécies exóticas como a figueira-religiosa, com seus imensos troncos e raízes entrelaçadas, a figueira-miúda, os jequitibás, a jaqueira, a figueira-bronzina e a figueira-elástica. São cerca de 600 árvores de 85 espécies.
A fauna que encontramos lá também é bem variada. Tem de tudo! Além das famosas cutias, de família de patos a macacos, de pavões a patos-do-mato, e garças que salpicam de pontos brancos as copas verdes das árvores.
Vale a pena ficar atento ao monumentos de figuras mitológicas que ornamentam esse grande passeio público.
Os gatos também estão por toda parte nos mostrando como deveríamos aproveitar o parque.
Um lugar que tem tudo para ser um local de lazer fantástico. Espero que o banho de dignidade continue no Campo de Santana e que este lugar incrível pela sua história, seu entorno e seu interior, seja valorizado e desfrutado como realmente merece.
As imagens são de facto de um verdadeiro oásis. Lindas mesmo. Imagino um local muito agradável de visitar
ResponderExcluirCumprimentos poéticos.
Oi Ricardo, é um lugar bem agradável sim, mas pode ficar melhor se mais bem cuidado.
Excluirbeijos
Chris
Passeio delicioso, adorei as fotografias!!
ResponderExcluirUm beijo,
www.purestyle.com.br
Muito obrigada Fernanda.
Excluirbeijos
Chris
Que lugar + lindo, já fiquei morrendo de vontade de conhecer, se for + uma vez ao Rio. Espero que eles cuidem + do local. E que fofura o gatinho!
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
OI Anete, eu também espero que cuidem mais do local. Além de muito bonito ele tem uma importância histórica também.
Excluirbeijos
Chris
Lugar mais lindo, amei as fotos, dá vontade de estar lá, sentir esse frescor todo!
ResponderExcluirÉ preciso valorizar, zelar e aí incentivar a utilização dando segurança e estrutura.
Adorei, Chris, abraço!
Oi Dalva, é mesmo valorizar lugares como esse nas cidades. São verdadeiros refúgios que fazem bem ao povo.
Excluirbeijos
Chris
Que lugar incrível! Certamente quando for ao RJ, quero conhecer esse lugar!
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
Uau, que lugar mais lindo, parece ser bem tranquilo. Tenho muita vontade de conhecer o RJ! ❤
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Olá! Conheço o lugar e fiquei feliz do evento ter acontecido alí, espero que continue sendo cuidado pois, é um lugar bonito, só que estava esquecido e de alguma forma abandonado.
ResponderExcluirBeijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Que lindo, adorava conhecer! :) Beijinhos
ResponderExcluir--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Amei este passeio!
ResponderExcluirSua foto com o guarda chuva ficou sensacional!
Olha só que bacana, nunca tinha ouvido falar sobre campo de Santana e lendo a biografia da Fernanda Montenegro, ela cita este espaço tão bonito!
Bjs
Claudia
Que lugar lindo! Tomara mesmo que continuem dando atenção pra ele e quem sabe não passe a ser o Central Park brasileiro né?!
ResponderExcluirBjokas da Vaci :*
https://blogpapodeesmalte.blogspot.com/2019/11/esmalte-da-vez-pura-luxuria-da-risque.html
Como é lindo, sempre passo em frente mas acabo não prestando atenção nele.
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
This remarkable city is one of the most visited in the southern part of the globe. Rio is well known for its outstanding partying, vibrant culture, and breathtaking natural beauty.
ResponderExcluirhttps://atriumproperties.net/