O Castelinho do Flamengo frequentemente está no meu caminho. Uma construção que sempre despertou a minha curiosidade. Não sei bem se pela arquitetura em si, se pelo visual com ar de mal conservado, se pela história que o ronda, ou por tudo isso ao mesmo tempo. Mas fato é que sempre deixei essa parada para explorar o "Castelinho mal-assombrado" para depois.
Finalmente me dei essa oportunidade. A minha amiga, que faz os santinhos de amigurumi que habitam os oratórios que eu pinto, foi expor em uma feira de artesanato que aconteceria no centro cultural Oduvaldo Viana Filho, atual identificação dessa construção carioca cheia de história. Eu tinha que prestigiá-la.
Aproveitei então para explorar o prédio, começando pelo seu exterior. As diversas entradas, escadas e janelas já aguçaram a minha imaginação em relação aos antepassados que ali habitaram e suas histórias.
Enfim, na entrada principal me encantei com a riqueza de detalhes do projeto inspirado nas tendências italianas da época de 1916, assinado pelo arquiteto italiano Gino Copede.
A construção eclética no estilo já foi habitação de família rica, de moradores de rua, despertou o interesse de universitários que queriam transformar o local em um centro de ciências e tecnologia, até finalmente ser restaurado (mas nem tanto) e ser tornar um centro cultural. Bom destino para o Castelinho.
O interior, nem tão bem conservado, é rico em detalhes e beleza.
Ao subir os degraus da escadaria antiga e ouvir o ranger da madeira a cada passo me distraí entre a beleza dos detalhes e a história de assombração. Imagino a menina Maria de Lourdes Feu Fernandes correndo por ali e tudo o que contam que ela passou.
A menina, que teria em torno de 10 anos de idade na época, teria presenciado o atropelamento dos pais por um bonde (não existe registro da ocorrência, nem registros que comprovem) em frente a então moradia. Com a perda dos pais, Maria de Lourdes teria sido tutorada pelo advogado da família, que não tinha vínculo nenhum com ela, nem com a família. Ele a roubou e maltratou, deixando-a presa na torre principal da construção. Um dia, Maria de Lourdes se jogou. Reza a lenda que a menina volta para assombrar o lugar.
Me lembrando da história, olho para o teto para contemplar o os detalhes da construção e apesar de achar muito bonito, me impressionar com o trabalho e tal, enxergo umas figuras meio macabras. Será que estou impressionada com a "fábula" do "Castelinho mal-assombrado"?
A bem da verdade é que assombrado ou não o Castelinho vale a pena a visita.
Essa história toda só deixa o local mais intrigante.
Oi,Chris, adorei rever esse castelinho. Há "séculos" atrás, na minha juventude, moramos nessa rua 2 de Dezembro , onde na esquina está esse Castelinho! Sempre gostei dele e nunca ouvi falar dessa história, ainda bem! rs...è mesmo muito lindo e faz parte das minhas memórias! Valeu!Adorei,até vou mostrar pra minhas irmãs! beijos, tudo de bom,chica
ResponderExcluirOI CHica, ah... que bom que te trouxe boas lembranças. Não sabia que você tinha morado por aqui.
Excluirbeijos
Chris
mau assombrado ou nao o castelinho é muito lindo! eu já fiquei com vontade de conhecer
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
OI Lívia, é muito lindo lindo sim e esse clima de mistério que o ronda faz parecer mais encantador.
Excluirbeijos
Chris
These are lovely photos! Thanks for sharing.
ResponderExcluirEkaterina | Polar Bear Style
Thnaks Kathrin.
ExcluirKisses
Chris
Fiquei com muita vontade de conhecer. Que lindo.
ResponderExcluirBeijinhos.
www.lewestinblog.com
Oi Le, é muito bonito mesmo. Vale a pena aproveitar a oportunidade quando tiver algum evento por lá.
Excluirbeijos
Chris
Não sei se iria, porque tenho muito medo dessas coisas, mas que ele é lindo, ele é! ❤
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Oi Kaila, a história assusta sim. kkk. Pode tornar a visita mais macabra para os mais impressionados.
Excluirbeijos
Chris
Nossa Chris, que história trágica, mas gostei de conhecer este castelinho por você.
ResponderExcluirque lindo! Adorei as fotos e o seu post
Bjs e uma ótima semana
Claudia
Oi Clau, a história é pesada mesmo. Mas ninguém tem certeza se é lenda ou se realmente foi tudo isso. Mas que algum fundo de verdade tem, isso tem.
Excluirbeijos
Chris
Gostei de ver as suas fotos e nelas vi alguns lindos detalhes desse castelinho. Pena é ter uma história trágica. Beijinho.
ResponderExcluirOI Sandra, a história é triste sim e acaba tornando o Castelinho mais misterioso e interessante.
Excluirbeijos
Chris
Oi Chris,
ResponderExcluirO castelinho é mesmo lindo, outro dia parei de carro bem em frente a ele e também fiquei imaginando quem morou nele no passado, mas não entrei para conhecer. Adorei o post!
Bjs❤
Abrir Janela
Oi LIne, sempre que eu paro ou passo por essas construções, esses castelos e mansões eu fico imaginando quem morou lá e como era a vida nessa época cheio de espaço.
Excluirbeijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook /
É macabra sim rsrs, nossa lindo e amei saber da história dele, pena ser mega triste e chateada por ele não ser melhor restaurado
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Oi Juliana, é triste tanto pelo passado quanto pelo presente por não estar tão preservado.
Excluirbeijos
Chris
Lindo, né?
ResponderExcluirBeijos,
www.thalitamaia.com
Thalita, muito lindo sim.
Excluirbeijos
CHris
História bem assombrosa. Fiquei imaginando você andando pela escada e ela fazendo barulho.
ResponderExcluirBom fim de semana!
Até mais, Emerson Garcia
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
OI Émerson, é bem assombrosa mesmo. kkk, O barulho da escada é bem coisa de filme.
Excluirbeijos
Chris
Sempre venho aqui ver as dicas de passeios no Rio e sempre me surpreendo, não conhecia esse local mas, vou me programar para fazer novamente um tour no RJ ano que vem.
ResponderExcluirBeijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Oi Vanessa, quando vier fazer esse tour me avisa, tá?
Excluirbeijos
Chris
Sem dúvida um monumento de elevado esplendor.
ResponderExcluirAbraço
Feliz domingo