Mostrando postagens com marcador Reciclagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reciclagem. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Jogo de bolinha de gude - criança grande também brinca


As crianças vão crescendo e os interesses vão mudando, os brinquedos são deixados de lado, mas isso não significa que a vontade de brincar tenha sido esquecida. Tá certo que as brincadeiras também mudam, mas espírito brincalhão ainda pode estar ali dentro daquela criança que está se tornando adolescente.

Eu mesma andava pecando nesse sentido. Vendo a Ana Luiza já adolescente pensando em ENEM, em carreira, e outros assuntos mais, e a Sofia já da minha altura, eu estava deixando as brincadeiras meio que de lado.  Estava focando apenas em atividades mais voltadas para a nova fase, como: cozinhar juntas, assistir séries, ver filmes, fazer artesanato, passear, ir ao cinema, andar de patins, etc.

Algumas vezes eu me lembrava de alguma brincadeira e até me batia saudade de ter filhas pequenas para brincar. Vi outra brincadeira ali e achava que era muito infantil pra elas, que aquilo a gente já tinha feito de uma forma ou de outra, etc.

Vou dizer que me surpreendi na semana passada quando mostrei uns vídeos de brincadeiras de colorir para a Sofia, achando que eram bobinhos para a idade, mas ela ficou toda empolgada para fazermos juntas. Passamos horas bem agradáveis juntas. Nos divertimos muito. Eu contei dessas "brincadeiras sem brinquedo" neste post AQUI.

O momento brincadeira foi tão bom que nesta semana eu repeti a dose. Encontrei aqui em casa as bandejas do aniversário da Sofia e resolvi aproveitar para fazer um jogo muito simples.


O que eu usei:

- 1 bandeja de papelão;
- 1 folha de papel colorida;
- fita adesiva;
- canetinha;
- 1 bola de gude.

Cortei quatro tiras na folha de papel, marquei os postos em cada uma (5, 10, 15, 20), colei com fita adesiva fazendo uma alça de forma que a bolinha de gude passasse por dentro com facilidade. Simples assim.

O objetivo é controlar a bolinha, passá-la pelas alças somando os pontos sem deixar cair da bandeja. Quem somar mais pontos até a bolinha cair, ganha.






Simples assim. Mais uma vez me surpreendi. A Sofia adorou a brincadeira e, em vez de perder o interesse logo pela brincadeira como eu esperava, ela quis criar mais obstáculos e fazer o jogo ficar mais difícil. 

Foi cortando papel e colando, fazendo barreiras e caminhos, e testando.



Conforme aquela etapa ficava fácil, ela fazia novos desafios, mais caminhos, mais labirintos, aumentando a dificuldade.



A brincadeira simples, aparentemente sem graça e muito infantil para a idade e tamanho dela, tornou-se interessante, estimulante e divertida.




O apelo dos jogos de vídeo onipresentes de hoje é muito intenso, os jogos são divertidos, a ação é rápida, os desafios são convidativos. E isso pode nos levar a achar que brincadeiras simples não irão despertar o interesse e apresentar atrativos. Mas, ao contrário, podemos nos surpreender. Muitas vezes uma brincadeira simples é suficiente para atrair a atenção e fazer com que as crianças deixem os jogos eletrônicos elaboradíssimos de lado. Uma brincadeira simples pode ajudar a criança a encontrar o equilíbrio entre o tempo gasto utilizando os dispositivos eletrônicos cheios de apelo e o tempo gasto em atividade independente, criativa e desconecta (nem tanto porque a mãe estava lá querendo fotografar e filmar tudo, né?).

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Garrafa Mensagem



Eu ficava olhando as garrafas pintadas e achava que era algo superdifícil de fazer, tipo coisa de artesão profissional. Apesar de gostar da ideia da reciclagem e de fazer arte, eu nem me arriscava. Até que uma amiga começou a pintar umas garrafas aqui, outras ali, e me encorajou. Com a ajuda dela fizemos este trio de garrafas com tinta lousa que servem para enfeitar, decorar e ainda encher o ambiente de carinho.


Como fazer Pintura em garrafas com tinta lousa



O que utilizamos:

- 3 garrafas lavadas e secas;
- tinta lousa;
- giz;

Como fizemos:

Pintamos a parte externa com a tinta lousa e deixamos secar. O ideal é passar uma camada de primer antes, mas nós fomos direto na tinta com a cara e a coragem.



Depois de seco levamos ao forno por 30 minutos sem pré-aquecer.

Assim que esfriou escrevemos a mensagem com giz branco de quadro negro.


Enfeitamos com algumas flores delicadas e deixamos a nossa mesa do café da manhã mais colorida, divertida e amorosa.

Como fazer Pintura em garrafas com tinta lousa


No nosso caso fizemos mensagens nos dois lados das garrafas. Assim tem carinho para todos na nossa mesa.



Com apenas três garrafas podemos variar bem a decoração não só mudando as flores, como também alterando o texto da mensagem na garrafa. Basta apagar com um pano e escrever outro texto. E assim preparar várias surpresas para a família.



Como fazer Pintura em garrafas com tinta lousa

Curtimos muito a nossa arte nas garrafas.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Terrário de garrafa PET

Eu já estava com saudades desses trabalhos para serem feitos em casa. Os filhos vão crescendo, vão caminhando na escola, as tarefas para casa aumentam, mas as atividades do tipo experiências a serem feitas em casa vão diminuindo. E eu que adoro esse tipo de trabalho já estava sentindo falta.

Aí a Sofia chegou com a tarefa de fazer um terrário e observar o comportamento dele por duas semanas. Me animei na hora! Além do terrário solicitado pela escola fizemos um outro reaproveitando um aquário que estava guardado no fundo do armário esperando ter utilidade.





Seguimos as instruções passadas pela escola


Como fazer:

- pegue uma garrafa PET e corte a parte de cima. Reserve-a com a tampa.   
  • Usei uma régua para marcar o local do corte que foi feito com uma tesoura. A primeira tentativa de cortar sem marcar não deu muito certo. Ficou torto e dificultou a coloagem.
- lave a garrafa com água e sabão e enxague bem.

- com um pano limpo enxugue toda a garrafa,

- no fundo de recipiente despeje uma camada de cascalho fino

- em seguida coloque a mesma espessura de areia.

- por cima de tudo coloque um pouco de terra adubada.

- umedeça a terra cuidando para não encharcar

- plante algumas mudas.
  • Para o terrário fechado na garrafa PET usamos uma suculenta. Já o terrário no aquário, que fica aberto, usamos duas suculentas e um cactos. 

- se for possível procure minhocas, lesmas, tatuzinho, formigo, bichos pequenos da terra e coloque-os no terrário.
  • Sério gente, essa parte não foi possível. Por sorte a terra que compramos já tinha algumas minhoquinhas e a Sofia se deu por satisfeita. Bom, na verdade... na verdade... ela se conformou. 
- junte a metade inferior a superior da garrafa de refrigerante unindo as duas partes com fita isolante.


A nossa suculenta ficou lá dentro e fechamos com a tampa.



- deixe o terrário em um lugar bem iluminado.

Logo no primeiro dia já observamos as gotículas de água se acumulando na parede da garrafa.



Estamos acompanhando o processo diariamente, fotografando e fazendo anotações.




Uma atividade divertida e estimulante. Está sendo muito legal!


A Cynthia, do “Fala, Mãe!” fez uma atividade semelhante com o filho caçula e contou no blog dela. Vale a pena passar no post “DIY Mini jardim de suculentas”.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

No clima da primavera - Dicas e mais dicas

No mês de setembro de 2012 eu estive no blog Vida de Mãe, da Nestlé, com dicas para curtir a primavera com a criançada, desfrutar o que essa estação repleta de cores, cheiros, sons e sabores tem a nos oferecer.  Em 2013 eu fiz uma edição do mesmo post no Recanto das Mamães Blogueiras.
Como as oportunidades e dicas para a gente aproveitar esta que é a flor das estações, a época do ano mais inspiradora são muitas, eu resolvi dar uma atualizada e postar novamente.


- Passear pelos parques, jardins, praças, hortos e floriculturas. Essa é uma ótima época para descobrirmos novos cantos cheios de encantos na nossa cidade. 

  • Aqui no Rio, por exemplo, é na primavera que podemos observar as Flores de Jade no sítio Burle Marx

Foto obtida AQUI na internet.





- Caminhar pelo bairro observando os jardins e canteiros. Uma ótima maneira para a criança explorar o próprio bairro e perceber a beleza trazida pela primavera é deixar que ela fotografe as flores que encontrar pelo caminho. Se bem que do jeito que andam as coisas aqui pelo Rio, estou achando melhor deixar as fotografias para lugares mais fechados.
É legal também chamar a atenção para a presença dos pássaros e borboletas, é incrível como esses passeios podem nos surpreender.
Conforme já contei no post do Projeto 10 on 10, foi na primavera que mudamos de opinião sobre o bairro em que moramos e deixamos de ver apenas sujeira e ruas esboracadas e passamos a ver flores e beleza. E olha quanta beleza!





- Fazer uma seleção de livros que abordem o tema primavera para serem lidos nesse período. Deixo aqui algumas dicas:

• A Primavera da Lagarta – Ruth Rocha – Editora Salamandra;
Romeu e Julieta – Ruth Rocha – Editora Salamandra;
Festival da Primavera – Braguinha – Editora Rocco;
Viveiro de Pássaros – Braguinha – Editora Rocco;
• As Flores da Primavera – Ziraldo – Editora Melhoramentos;
• Lagarta na Primavera – Readers Digest – Editora Saraiva.

Uma atividade que gostamos muito é aproveitar a leitura para fazer reciclagem, desenho,reconto ou culinária com o tema da leitura. Que tal essas minhocas ou lagartas de caixa de ovo?



- Fazer uma sessão de cinema em casa
Com as crianças as dicas são: 
  •  Bee Movie – A história de uma abelha,
  •  Bug's Life - Vida de Inseto,
  • Jardim Secreto
Para quem tem filhos adolescentes os filmes que falam de recomeço são boas dicas, como:
  •  Mesmo Se Nada Der Certo (Begin Again – 2013), 
  • Simplesmente Acontece (Love Rosie – 2014), 
  • O Primeiro Amor (Flipped – 2010), 
  • Sob o Sol da Toscana. 

- Culinária Divertida. Usar e abusar da criatividade para fazer lanches divertidos com temas de flores, insetos e animais. Como essas saladas floridas feitas com legumes e frutas (no post Jantar Florido tem mais detalhes):


Flores de Frutas. Neste post AQUI tem várias dicas como essa flor de maçã.



Um café da manhã com tema de flores é uma boa dica para começar o dia com emergia, alegria e criatividade. No post Café da Manhã Divertido temos várias sugestões.



Risotos também podem receber um toque de cor, sabor e cheiros típicos da primavera e eu tenho dica de duas receitas muito boas: Risoto de Primavera Cheiros da Horta e o Risoto de Morango com Espumante.



- Fazer jardinagem. A primavera é uma excelente época para plantar e as crianças amam brincar com areia. Que tal separar alguns vasinhos, terra e sementes. Os vasinhos podem ser comprados ou reciclados com latas e garrafas Pet, e as sementes podem ser os caroços das frutas que as crianças comem. A brincadeira ainda vai estimular a garotada a comer frutas.



- Usar e abusar da reciclagem, tanto para a jardinagem quanto para outros fins. Vou deixar aqui algumas dicas para inspirar, é só clicar nos links para ver os detalhes nos posts:

Marcador de página de feltro


Marcador de página de palito de picolé


- Organizar um piquenique. Piqueniques são muito bem vindos nessa época do ano. Que tal aproveitar os parques da cidade e se esbaldar?! Nós já fizemos o nosso primeiro piquenique nesse mês de Setembro. Foi no Parque Guinle, um lugar ótimo para essa atividade.



É só soltar a imaginação e aproveitar essa estação!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Nossos Momentos: Berço de boneca feito de caixa de papelão

Nesse final de semana a Sofia queria um berço para brincar com os Zhu Zhu Pets e pediu para a gente fazer um. Eu fico feliz em ver que a primeira opção da Sofia não é pedir para comprar o brinquedo, e sim construirmos juntas. Isso mostra que estamos na linha do consumo consciente.

Sentamos no chão da varanda e o resultado, após algumas horas de brincadeira, foi esse berço aqui:


Berço de reciclagem de caixa de papelão

Mas começamos procurando no nosso armário de tralhas o que tínhamos de material e encontramos algumas caixas que recebemos do correio com produtos.

A Xina rapidamente se apropriou de uma das caixas. Então, sobrou uma um pouco menor, mas no tamanho ideal, para o tal berço.

O que utilizamos:

- 1 caixa de papelão;
- 1 lixa de unha;
- 1 estilete;
- caneta;
- cola.


Como fizemos:

Para fazer a grade lateral eu usei a lixa como molde (achei que seria mais prático e mais rápido do que fazer as marcações com régua e realmente foi). Marquei com a caneta os espaços.



Cortei com o estilete.


Dependendo da idade da criança ela já pode começar a manusear o estilete com cuidado, orientação e supervisão.


A base do berço ficou pronta e partimos para as cabeceiras e peseiras. Aproveitamos a tampa da caixa com as laterais e cortamos ao meio de forma que ficassem três dedos de altura para os pés e a aba para as cabeceiras.


Aí foi só colar nas laterais da caixa e o berço ficou pronto. Aliás, quase pronto porque agora estamos fazendo o acabamento e decorando. Mas isso fica a critério de cada um.

Berço de boneca de reciclagem de caixa de papelão


Eu me lembro de uma amiga ter me perguntado: Por que você faz essas reciclagens com as suas filhas, no final o material não vai para o lixo mesmo? E eu respondi:

- Sim, vai para o lixo, mas vai mais tarde. Antes disso ele foi aproveitado ao máximo e melhor, evitou o consumo de mais materiais que se juntariam ao lixo com ele. Além do mais nos possibilitou um convívio em família; estimulou a criatividade; desenvolveu habilidades, coordenação motora e capacidade de elaborar um projeto; nos fez repensar o consumo e nos ajudou a consolidar os conceitos da importância da reciclagem e do desenvolvimento sustentável (são crianças que vão crescer com essa responsabilidade). Mas acima de tudo nos fez feliz!

Por isso essa brincadeira de reciclagem foi escolhida para fazer parte da Blogagem Coletiva Nossos Momentos proposta pelo blog Recanto das Mamães Blogueiras que tem como objetivo incentivar momentos de convívio familiar. As blogagens acontecem quinzenalmente às segundas.



Lembrem-se:


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Personagens Reciclados - Halloween e Saci Pererê

A Sofia chegou com uma tarefa de casa: fazer personagens do Halloween com reciclagem. Esses personagens, feitos pelas crianças, vão enfeitar a sala de aula.

Eu adoro ajudar as minhas filhas nas tarefas de casa sempre que posso e que sou solicitada. Estimulo que elas estudem sozinhas, assumam as suas responsabilidades, e sejam responsáveis pelas tarefas e materiais. Mas procuro estar sempre por perto orientando quando necessário.

Agora, quando o assunto é trabalho manual, pesquisa, experiência e coisas do gênero eu tenho que me controlar para não fazer mais do que devo porque eu adoro participar! Juro, quando estou contribuindo com esse tipo de tarefa sou completamente abduzida para o universo "Muito Além da Imaginação".

Então quando a Sofia veio com a seguinte conversa:

- Mãe eu preciso levar coisas de Halloween feitas de reciclagem.
- Legal, então vamos ver o que temos em casa.
- A Paola (professora) acha que o meu trabalho vai ficar muito bom.
- Que legal! Então capricha bem!
- Ela disse assim: "Sofia pra você é fácil. A sua mãe é boa nisso." Eu acho que ela lê o seu blog.
 

Achei engraçado, fiquei toda animada e fomos aos trabalhos que resultou nos personagens abaixo.  

Reciclagem para Halloween


Primeiro fomos ver o que tínhamos de material em casa e descobrimos que a única alternativa seria fazer coisas com rolo de papel higiênico, papel colorido, cola, tesoura, botões, fita adesiva colorida e olhos. 




Com o material selecionado a Sofia escolheu os personagens que ela queria fazer e começou a trabalhar (ou melhor, brincar).

O primeiro a ser feito foi o Frankstein. A Sofia encapou o rolo de papel higiênico com fita adesiva na cor verde; usando uma folha de papel preto ela recortou o cabelo, as sobrancelhas, a boca e colou com cola; depois colou os olhinhos.

Ideias de brincadeiras para o Dia das Bruxas


Para o nariz ela usou um triângulo recortado da fita adesiva amarela; enrolou uma tira de papel verde e fez as orelhas.

Com o Frank já pronto a próxima vítima seria a abóbora, um dos símbolos mais característicos do Halloween. Para a abóbora a Sofia fez o processo bem similar ao do Frank encapando o rolo de papel higiênico com fita adesiva laranja e usando recortes de papel preto para a boca, o nariz e os olhos. 

Reciclagem com tema Dia das Bruxas


Incrementou os olhos colando botões brancos e fez o talo da abóbora com recorte de papel verde. Primeira dupla de personagem de Halloween pronta para enfeitar a sala de aula.

Dicas de brincadeiras para o Dia das Bruxas



Após ter concluído a abóbora a brincadeira ainda estava muito boa e ela quis fazer uma múmia. Essa foi bem fácil. Foi só enrolar o rolo com uma tira bem comprida de papel higiênico e deixar um espaço para os olhos.

Reciclagem para o Dia das Bruxas


A princípio fomos dormir satisfeitas com o trabalho concluído. Só que a Sofia acordou empolgada com essa história de Dia das Bruxas e querendo fazer mais personagens para o Halloween da escola.

Enfeites para o Dia das Bruxas

A ideia inicial era fazer aranhas e morcegos. As aranhas não deram muito certo e ficamos somente com os morcegos.

Primeiro a Sofia pintou os rolos com tinta guache preta, mas ela achou que não ficou bom e resolveu encapar os rolos com a folha preta. Para isso usou uma fita dupla face. Eu fiz as asas e ela colou. Para a boca usou um pedaço de fita adesiva vermelha e recortou os dentes de uma folha branca.

Dicas de reciclagem para o Halloween


Para esse morceguinho aqui eu fiz a boca usando linha. Fiz o ponto básico do tricô e a Sofia colou.

Personagens de Halloween para fazer com as crianças



Trabalho concluído! #SQN. Eu fui à nutricionista e bebi água e café em copos de isopor e claro que fiquei com pena de jogar no lixo os copinhos tão lindinhos, né? Quando eu cheguei em casa com os copinhos vimos que estes podiam se transformar em fantasminhas. Assim fizemos uma família completa: pai, mãe e duas filhas fantasmas.



Dicas de reciclagem para o Dia das Bruxas


No mesmo dia em que se comemora o Halloween, tradição dos países de língua anglo-saxônica, aqui no Brasil é dia do Saci Pererê, um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Portanto esse moleque que vive aprontando travessuras não poderia ficar de fora, né?  Como não tínhamos mais rolo de papel higiênico o nosso Saci foi feito com embalagem de iogurte.

Dicas de brincadeiras para o Dia das bruxas


Outros símbolos que também estão presentes no Halloween, que primeiramente foi chamado de All Hallow’s Even (noite que antecede o dia de todos os santos) e posteriormente reduzido para Halloween, são as bruxas, o gato preto e a maçã. Quem sabe se a gente conseguir mais material ainda poderemos fazer mais algumas reciclagens inspiradas nessa festa, né?

Outros posts de Halloween:

- Dicas de Travessuras., Gostosuras e Reciclagens para o Halloween;
- Cupcake de bruxa;
- Lanche de Halloween;
- Fazendo Monstros para o Halloween;
- Receitas de Halloween.



Você pode me encontrar também

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Reciclando as latas de atum


Quando eu vi o porta-trecos que a Clara Miranda fez reutilizando latas de atum eu logo fiquei com vontade de fazer aqui com as minhas filhas. Eu já estava querendo trazer alguma novidade para fazer com elas e que fosse mais adequado à idade delas. Tenho que me lembrar que as minhas meninas estão crescendo e os interesses estão mudando. Por isso as brincadeiras não podem mais ser tão infantis.
Um porta-trecos para decorar o quarto e organizar as bijus me pareceu bem atrativo. 
E foi isso que fizemos!

Porta-trecos feitos com latas de atum

A princípio eu comprei uns tecidinhos para fazer conforme a Clara fez. Mas na hora de arrumar o material eu encontrei essas fitas adesivas da Sofia e já achei que seria mais prático utilizá-las. É, confesso! Bateu uma preguiça de fazer com os tecidos.

Então vamos lá ver como fizemos.

Lavamos bem as latas, fervemos e passamos álcool para garantir que as nossas bijus não ficariam cheirando a peixe.

Separamos o material que iríamos utilizar:

- 3 latas de atum vazias e lavadas;
- fitas adesivas coloridas;
- tesoura;
- cola;
- um pedaço de feltro;
- um pedaço de papelão;
- botão.

Porta-trecos feitos com latas de atum

Encapamos a lata com a fita deixando sobrar aproximadamente a largura de um dedo no fundo.
Fizemos cortes espaçados e dobramos. O objetivo dos cortes é para o acabamento não embolotar.


Porta-trecos feitos com latas de atum

Precisamos fazer uma segunda camada de fita para cobrir totalmente a pintura da lata.

Porta-trecos feitos com latas de atum

Seguimos o mesmo processo para as demais latinhas.
 
Porta-trecos feitos com latas de atum

Para fazer o acabamento no fundo usamos um feltro rosa. Fizemos o molde no papelão (pode ser um fundo de caixa) utilizando a própria latinha como modelo.

Porta-trecos feitos com latas de atum

Recortamos acompanhando o molde, mas de forma que o círculo ficasse um pouco menor. Colamos no fundo das latinhas e deixamos secar.

Porta-trecos feitos com latas de atum

Para a tampa nós utilizamos o molde de papelão, cobrimos com fita adesiva e utilizamos dois botões iguais costurados um no outro para fazer a alça.

Porta-trecos feitos com latas de atum

Taí o resultado!


Porta-trecos feitos com latas de atum

O próximo porta-trecos vai ser de tecido. Nos aguardem!

Porta-trecos feitos com latas de atum

Não sou artesã, nem tenho grandes habilidades manuais, assim como não sei cozinhar muito bem. A ideia é brincar junto com as minhas filhas, nos divertirmos, passarmos momentos agradáveis criando coisas, experimentando novidades e testando habilidades. O importante para mim não é a perfeição, e sim deixar as crianças curtirem o momento e fazerem do jeito delas. Não me importo se as cores escolhidas por elas não combinam, se vai ficar borrado, amassado e enrugado. O importante é as crianças terem orgulho das próprias produções.

Algumas pessoas, às vezes, chegam para mim e falam que não têm habilidade para essas artes manuais, que não sabem cozinhar e que até gostariam de fazer isso com os filhos. Eu também não sei, mas gosto de me arriscar sem cobrança, apenas pela diversão. E vale a pena!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo