Mostrando postagens com marcador Férias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Férias. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 11 de julho de 2016

10 dicas para férias das crianças com pais trabalhando


O período de férias de meio de ano vem chegando por aí e os pais, algumas vezes, ficam com a preocupação de como ocupar com qualidade esse tempo das crianças em casa. Essa questão fica maior ainda quando os pais trabalham e não conseguem conciliar as próprias férias com as dos filhos. Esse vai ser o meu caso neste meio de ano. Tá certo que as minhas pequenas não são tão pequenas assim, mas mesmo assim é preciso ficar de olho para que esse período de descanso necessário e merecido seja proveitoso e não um retrocesso.

Conforme eu li em vários artigos de psicólogos e educadores o período de férias escolares é fundamental para o descanso do corpo e da mente. A pausa é fundamental para o bom desempenho escolar no decorrer do ano. E nem precisa de muita leitura e palavra de especialista pra gente saber disso, né? É só nos colocarmos no lugar e vermos como as férias no trabalho são importantes para o nosso desempenho. As paradas, os recessos, nos ajudam a reorganizar os pensamentos, 

Férias são para descansar e fugir da rotina de compromissos. Dá até para tirar alguns dias para dormir até tarde, curtir uma social com os amigos nas redes, jogar aqueles videogames, mas ficar restrito somente a isso não é legal. Vão ser férias de caranguejo, de andar pra trás.

Bom, se nós pais estamos de férias junto com os filhos é mais fácil estimular e propor atividades interessantes como, viagens, programas juntos, passeios, filmes e brincadeiras. 

Já trabalhando fica mais complicado, mas não é impossível. O que podemos fazer:



1 - Deixar as crianças passarem uns dias na casa da avó. Aqui eu tenho sorte que a avó mora em Cabo Frio e elas adoram ir pra lá. Agora que estão maiores até levam as amigas. Já contei aqui sobre as "férias na casa da vovó". 

2 - Colônia de férias. Algumas colônias são bem divertidas e com propostas superdiferentes da rotina da criança. Tem colônias voltadas para esportes que dão a oportunidade de as crianças praticarem atividades que não conheciam até então. Tem outras mais focadas em artes. Mas nem toda criança curte esse lance de atividades programadas. O legal é considerar o opinião delas. Já falei neste post sobre "Colônia de férias, fazer ou não fazer?". 

3 - Acampamentos. Esses exigem mais desapego dos pais. Mas podem ser uma ótima oportunidade para a criança se divertir e ganhar independência e confiança. A Ana Luiza já fez um acampamento e eu falei sobre isso no post "Desperendimento? Não. Amor.".

4 - Pequenas viagens de finais de semana. Já que estamos trabalhando durante a semana que tal aproveitar as férias nos finais de semana e fazer aquela viagem para um lugar perto?

5 - Passeios. Não dá para viajar? Tudo bem. Mas lembre-se que as férias são momentos para as crianças passarem alguns dias com os pais, dedicando-se ao lazer. Então vamos programar aquele passeio de dia inteiro. Pode ser um bate e volta até uma cidade ao lado, por exemplo. Eu trago na lembrança momentos de muita alegria de quando o meu pai programava piqueniques na subsede em Teresópolis. 

6 - Cinema. Já que as crianças estão de férias e não precisam acordar cedo, uma boa opção pode ser um cinema após o expediente. Vai ser diferente para a criança ir ao cinema sem ser em final de semana, ainda mais à noite com o pai e a mãe.

7 - Almoçar fora, Como a criança está de férias e sem horários rígidos, que tal levá-la para almoçar com você perto do seu trabalho? Eu já fiz isso e as minhas filhas se sentiram o máximo. Adoraram estar ali naquele restaurante que só tem adulto, conhecendo um pouco da minha rotina, vendo como são os almoços do pessoal do trabalho.

8 - Fazer um lista de filmes para a criança rever, pedir para ela escolher um para ver durante o dia e outro para verem juntos quando chegarem do trabalho. Pedi para o filho contar como foi o filme que você não viu e conversar sobre o filme que viram juntos.
Eu tenho vários posts com lista de filmes:
9 - Cozinhar. Não ter horários rígidos no período de férias facilita cozinhar juntos, pois não tem aquela coisa da criança chegar em casa da escola já morrendo de fome. Então, dá para nós pais chegarmos do trabalho e prepararmos algo junto com os filhos. O legal é deixar a criança escolher o que quer fazer, pedir para ela separar os ingredientes e utensílios para quando chegarmos em casa, vindos do trabalho, já estarem disponíveis para começarmos. Isso estimula, cria uma expectativa e deixa a "brincadeira" mais interessante.

10 - Troque com os outros pais que também estão trabalhando durante as férias dos filhos. Convide algum amiguinho para passar o dia na sua casa e depois deixe o seu filho passar o dia na casa de algum amigo. Aqui fazemos muito essa troca. Na volta do trabalho eu pego as minhas filhas na casa das amigas e aproveito a caminho até em casa para contar o meu dia e saber como foi o delas.


Férias significa ter tempo para ficar junto. Mesmo quando trabalhamos o dia todo podemos estar presentes, nos fazermos presentes e aproveitar ao máximo o tempo que temos para convívio familiar. Por isso é legal planejar coisas para fazermos juntos após o trabalho, na hora do almoço ou até antes do expediente. 
Podemos aproveitar as férias dos filhos equilibrando o descanso, o não fazer nada, com atividades interessantes e divertidas mesmo quando nós pais não estamos de férias. 

Deixo aqui, como sugestão, alguns posts com dicas de brincadeiras de férias que fiz quando as minhas meninas eram pequenas:

- Filmes: Cinema e DVDs (agora não precisa mais de DVDs, pode ser Netflix ou Now);
- Baile de máscaras e instrumentos musicais;

Aproveite para ver mais posts com dicas e opiniões interessantes sobre o período de férias clicando nos links abaixo. São os posts dos outros blogs participantes da Blogagem Coletiva de Férias.




Michele - Espaço das Mamães;
Tati - Trip Baby;
Dulci - Nosso Blog Diário;
Bárbara - Mãe Especialista;
Louise - Manual de Uma Mãe;
Suelen - Blog Mãe de Um Casal;
Laura - Mãe de 2;
Leda - Corre Ledinha;
Tania - Blog Ser Mãe;
Jaqueline - Mães Apaixonadas;
Giuliana - Da Vi e do Gui;
Maroá - Escrevendo Sobre a Maternidade;





sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

13 Filmes infantis de 2015 pra rever nas férias


As férias estão batendo nas nossas portas e uma sessão de cinema em casa pode ser uma boa opção para distrair a criançada. Por isso separei alguns filmes que vimos nas telonas durante este ano de 2015 e que valem a pena serem revistos.

"Operação Big Hero" - animação muito legal pra criançada que traz os heróis sendo nerds. Nada de fortões, só os inteligentes! Valeu a pena ver! A Sofia e a amiga gostaram muito e querem ver de novo.





Sinopse do site Adorocinema: "Cidade de San Fransokyo, Estados Unidos. Hiro Hamada (voz de Ryan Potter) é um garoto prodígio que, aos 13 anos, criou um poderoso robô para participar de lutas clandestinas, onde tenta ganhar um bom dinheiro. Seu irmão, Tadashi (voz de Daniel Henney), deseja atraí-lo para algo mais útil e resolve levá-lo até o laboratório onde trabalha, que está repleto de invenções. Hiro conhece os amigos de Tadashi e logo se interessa em estudar ali. Para tanto ele precisa fazer a apresentação de uma grande invenção, de forma a convencer o professor Callahan (James Cromwell) a matriculá-lo. Entretanto, as coisas não saem como ele imaginava e Hiro, deprimido, encontra auxílio inesperado através do robô inflável Baymax (voz Scott Adsit), criado pelo irmão."



"Cada um na sua casa"  - O filme é lindo, divertido, cheio de aventura, emocionante, e tem uma mensagem linda sobre amizade e família.



Sinopse site Adorocinema: "O planeta Terra foi invadido por seres extraterrestres, os Boov, que estão em busca de um novo planeta para chamar de lar. Eles convivem com os humanos pacificamente, que não sabem de sua existência. Entretanto, um dia a jovem adolescente Tip (Rihanna) encontra o alien Oh (Jim Parsons), que foi banido pelos Boov devido às várias trapalhadas causadas por ele. Os dois logo embarcam em uma aventura onde aprendem bastante sobre as relações intergalácticas."


"O Segredo dos Diamantes" - O filme nacional é uma aventura bem legal que se passa numa cidade do interior remetendo a vida de antigamente com toque de inocência. O filme foi ganhador do prêmio de melhor filme para o público no Festival de Gramado.

Filme O Segredo dos Diamantes



Sinospse do site Adorocinema: "Ângelo (Matheus Abreu) chega à casa da avó (Manoelita Lustosa), no interior de Minas Gerais, após passar por um imprevisto com os pais. A grande notícia das redondezas é a descoberta de um pequeno baú cheio de moedas e um manuscrito com um enigma, supostamente deixado por um padre que, 200 anos antes, teria escondido um punhado de diamantes. Decidido a encontrá-los para pagar a cara cirurgia que seu pai precisa fazer, Ângelo conta com a ajuda de seus amigos, Julia (Rachel Pimentel) e Carlinhos (Alberto Gouvêa)."


"As Férias do Pequeno Nicolau" - Filme leve, divertido, uma comédia inocente. Ótimo pra ver em família e também um estímulo para as crianças se interessarem pelos livros do Pequeno Nicolau. Pra quem não viu o primeiro filme, vale a pena ver.



Sinopse do site Adorocinema: "Termina o ano letivo. Nicolau (Mathéo Boisselier), seus pais e a avó viajam para o litoral com o objetivo de aproveitar ao máximo o verão. Na praia o menino faz novos amigos e conhece uma garota, Isabelle (Erja Malatier), que ele acredita ser sua futura esposa.".

"Uma Noite no Museu 3" - Um filme ótimo pra ver com toda a família. Agrada as crianças e aos adolescentes também. Demos boas risadas juntos. O legal desse filme é que estimula a curiosidade e interesse por visitar museus. Uma boa oportunidade para rever os outros dois filmes anteriores.






Sinopse do site Adorocinema: O segurança Larry Daley (Ben Stiller) segue com seu inusitado trabalho no Museu de História Natural de Nova York. Determinado dia, descobre que a peça que faz os objetos do museu ganharem vida está sofrendo um processo de danificação. Com isso, todos dos amigos de Larry correm o risco de não ganharem mais vida. Para tentar salvar a turma, ele vai para Londres pedir a orientação do faraó (Ben Kingsley) que está em exposição no museu local.



"Carrossel - O filme" - E o filme foi uma grata surpresa. Aquele programa para família toda aproveitar junta. O Antonio foi com a gente e eu que achei que ele acharia meio chato, me surpreendi com as risadas dele. É que o filme tem uma leveza, uma inocência e uma pegada tipo "Esqueceram de Mim" que faz os adultos voltarem no tempo. Falamos dele neste post AQUI.





"Os Pinguins de Madagascar" -  Os quatro pinguins carismáticos da franquia "Madagascar", Rico, Kowalski, Soldado e Skipper, tentam salvar o mundo das mãos do Dr Octavius que possui um elaborado plano de vingança. Essa aventura que inicia com final do "Madagascar 3", a confusão no circo, é divertida e muito maluca.






Sinopse do site Adorocinema: "Vindos da franquia de animação Madagascar, Capitão, Kowalski, Rico e Recruta, a elite do pinguins espiões, são capturados em uma missão que tinha como objetivo presentear o integrante mais novo da tropa (Recruta) em seu aniversário. Eles caem nas garras do temido Dr. Otavius Brine, que se sentiu prejudicado pelo quarteto em um passado remoto. Agora, eles vão ter que impedir o maléfico plano do vilão de se vingar dos pinguins do mundo todo e, para isso, terão que juntar forças com uma especializada agência de espiões, a Vento do Norte, liderada pelo Agente Secreto. Enquanto isso, Recruta tenta provar seu valor como agente especial do time de pinguins.".


"Minions" - Um filme da Universsal Pictures e da Illumination Entertainmente, conta a história anterior a "Meu Malvado Favorito". Ele mostra como esses fofuchos surgiram e o tanto que eles batalharam para encontrar um chefe à altura, o vilão mais maligno que pudessem encontrar. Falamos do filme que tivemos a oportunidade de conferir na pré-estreia neste post AQUI.





"Divertida Mente" - é uma viagem à mente de Rilley. A menina de 11 anos, idade bem próxima da Sofia, além de estar passando pela fase do início da puberdade, a tal pré-adolescência que eu tenho conhecido bem, mas sempre tenho muito a aprender ainda, muda de cidade com os pais. Esses eventos juntos formam um turbilhão de emoções na vida de Rilley, capazes de transformar todo o comportamento da menina divertida que sempre foi. Falamos mais do filme neste post AQUI.



"Cinderella" - Uma nova filmagem cheia de efeitos especiais para recontar a conhecida história da menina que perde o pai e se fica à mercê de uma madrasta e suas duas filhas pra lá de malvadas, que a exploram e praticamente a fazem de escrava.




Sinopse do site Adorocinema: "Após a trágica e inesperada morte do seu pai, Ella (Lily James) fica à mercê da sua terrível madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e suas filhas Anastasia e Drisella. A jovem ganha o apelido de Cinderela e é obrigada a trabalhar como empregada na sua própria casa, mas continua otimista com a vida. Passeando na floresta, ela se encanta por um corajoso estranho (Richard Madden), sem desconfiar que ele é o príncipe do castelo. Cinderela recebe um convite para o grande baile e acredita que pode voltar a encontrar sua alma gêmea, mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido. Agora, será preciso uma fada madrinha (Helena Bonham Carter) para mudar o seu destino..."


"O Pequeno Príncipe" - Um clássico sempre atual e emocionante. Filme lindo, cheio de mensagens e que faz lágrimas brotarem nos olhos. Vale muito a pena.






Sinopse do site Adorocinema: "Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteróide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.".


"Hotel Transylvânia 2" - Nessa continuação de Hotel Transylvania, a vampirinha Mavis cresceu, casou-se com o humano Jonathan e vai ter um baby. Será esta vampiro como seu avô Drácula ou humano? Essa aventura muito divertida fala da importância de amarmos nossos familiares como eles realmente são e não como nós gostaríamos que eles fossem.




Sinopse do site Adorocinema: "A vampira Mavis (Selena Gomez) e o humano Jonathan (Andy Samberg) se casaram e continuaram morando no Hotel Transilvânia, já que Drácula (Adam Sandler) ofereceu um emprego ao genro. Ele na verdade quer que sua filha permaneça ao seu lado, especialmente quando ela revela estar grávida. Eufórico com a notícia, Drácula torce para que seu neto seja um vampiro de verdade e busca, a todo instante, indícios de que isto acontecerá. Entretanto, o pequeno Dennis (Asher Blinkoff) está prestes a completar cinco anos e, ao menos por enquanto, tudo indica que ele é um humano normal."



"O Reino Gelado 2" - animação baseada no conto A Rainha de Gelo (1845) de Hans Christian Andersen. A Sofia quis assistir mais pela dublagem da Larrisa Manoela do que pela história em si. Mas o filme até é bem divertido e aborda a temática da mentira e suas consequências, ensinando que a verdade é sempre o melhor caminho.



Sinopse do site Adorocinema: "Após a queda da Rainha da Neve, o troll Orm precisa refazer sua vida em meio aos seres de sua espécie. Para tanto, ele passa a trabalhar como mineiro e morar com a avó. Apesar da vida regrada que leva, sempre dentro da lei, ainda assim Orm enfrenta dificuldades em pagar as prestações da casa. Desta forma, resolve se candidatar a um torneio onde o vencedor terá a mão da princesa e o direito de morar no palácio real. Entretanto, Orm esconde o fato de já ter trabalhado para a Rainha da Neve e, aos poucos, fica tentado a dar vazão ao lado malvado que possuía quando era lacaio dela."


Você pode me encontrar também

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Detetives do Prédio Azul por um dia



Recebemos um convite da Gloob para irmos ao evento no circuito Detetives do Prédio Azul instalado na Praça Central, no nível Lagoa, do BarraShopping. Diversão garantida na certa. Mas, apesar da Sofia estar de férias, euzinha estaria trabalhando. Ainda bem que pude contar com a ajuda da amiga Paula Santana, do Blog Crônicas de Mamita, que se ofereceu para levar a Sofia. Ela já iria ao evento com uma turma animada de cinco crianças, então acrescentar mais uma a esta gangue só deixaria tudo mais animado e mais agitado.

E assim lá se foi a Sofia, feliz da vida, para a diversão e eu, feliz por ter flexibilizado e conciliado as coisas, para o meu trabalho. De qualquer forma fiquei com aquela pontinha de vontade de ter um clone e fazer as duas coisas ao mesmo tempo: trabalhar e estar participando da diversão da minha filha. Ainda bem que podemos contar com a tecnologia que nos ajuda um pouco a estar presente em mais de um lugar ao mesmo tempo, nem que isso seja virtualmente. E foi assim, recebendo fotos e comentários pelo “zap zap’ que acompanhei a diversão.

As crianças brincaram e se sentiram fazendo parte da história e das aventuras cheias de mistérios dos Detetives do Prédio Azul nas áreas diferentes:

- Portaria do Prédio Azul onde a missão começa. Lá os pequenos detetives encontram uma maleta misteriosa e devem desvendar esse mistério. O primeiro desafio consiste em decifrar uma charada para encontrar a chave da porta que dá acesso ao prédio.




- Pátio do Prédio Azul a diversão fica por conta do jogo “Encestando o Lixo” – a brincadeira consiste em recolher todo o “lixo” encontrado no chão. Divididas em equipes, as crianças encestam as bolinhas de borracha nas cores correspondentes aos materiais recicláveis.


- Clubinho Secreto, lá a transformação em verdadeiros detetives é completa, com direito a lanterna, lupa, binóculo e a capa! Muita emoção!



- Casa da Dona Leocádia, é lá que os aventureiros desvendam pistas e charadas.


- Despensa da bruxa tem muita emoção! É preciso correr para sair de lá antes que ela volte.



- Clubinho Secreto foi desenvolvido especialmente para os menores de 4 (quatro) anos, o D.P.A. Baby, lá eles se transformam em Pequenos Detetives do Prédio Azul!

Além disso, ainda tem um painel para fotos na área da nova expansão do BarraShopping e um espaço para troca de figurinhas do álbum Gaby Estrella no New York City Center. É claro que a galerinha quis ir trocar figurinhas, né? E a Paula com toda a sua paciência, disposição e alto astral, uma verdadeira Personal Mami, fez a vontade da turma.

Acompanhei tudo virtualmente e quando cheguei em casa ainda ouvi muitas histórias.




Fica aí a dica de uma ótima opção para diversão da turminha de até 10 anos nessas férias.

Vejam o post da Paula no blog Crônicas de Mamita no link Circuito D.P.A.

Serviço:
Evento: Detetives do Prédio Azul
Endereço: BarraShopping
Local: Praça Central – Nível Lagoa
Data: 10 a 26 de julho
Horário: de segunda à sexta, das 12h às 21h30; aos sábados, das 10h às 21h30; aos domingos, das 13h às 20h30

domingo, 12 de janeiro de 2014

Blogagem Coletiva: Esmalte + Férias

Hoje a Blogagem Coletiva de esmaltes proposta pela Fernanda Reali está com um tema que todo mundo gosta: férias!

Gente, férias pra mim tem que ter viagem. Tá certo que nem sempre eu consigo viajar nas férias e nem por isso deixo de aproveitar bastante o período de descanso e de sair da rotina.

Quando as meninas eram menores eu preferia tirar o meu período de férias fora de temporada para aproveitar os preços baixos e os lugares mais vazios. Mas aí eu ficava com o problema de ter as filhas em casa, de férias, e eu trabalhando. O jeito era inventar muita brincadeira como essas:

- Bambolê, amarelinha, elástico e bola;
- Culinária, aniversário de boneca e acampamento;
- Baile de máscaras e instrumentos;
- Pintura e massinha;
- Jardinagem e jardins.

Depois que elas começaram a ter a vida escolar mais intensa, eu passei a sair de férias junto com elas. Mesmo assim prefiro sair no início de dezembro, pois antes do dia 20 as tarifas ainda são de baixa temporada, e no final de julho.

Nesse ano fomos a Maceió e aproveitamos muita praia e as belezas naturais da região. Já contei AQUI dos nossos passeios pelas praias do litoral sul de Alagoas. Ainda vou fazer o post falando dos passeios ao norte.


E até mergulhamos nas piscinas naturais. Férias com aventura ficam mais divertidas.


E ainda passamos um período em Cabo Frio também curtindo muitas praias de areia branca e águas transparentes. Mostrei AQUI algumas praias de Cabo Frio em que encontramos tranquilidade, apesar da época do ano ser de muita agitação.

A imagem das areias brancas e da espuma das ondas das praias de Cabo Frio e Alagoas estavam muito presentes na minha memória. Por isso, para essa Blogagem Coletiva, eu usei o esmalte branco da Impala, cor que eu nunca usei antes, e cobri com uma camada de glitter.


Ah, uma dica que eu acho muito legal é no final das férias fazer uma retrospectiva com as crianças e assim elas podem ver o quanto aproveitaram o período. Vejam nossas retrospectivas:


Aqui também tem a Blogagem Coletiva com o tema férias que fiz no ano passado.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mãe, como faz?


As férias escolares do meio do ano já estão chegando e eu estou aqui às voltas com o roteiro da nossa viagem. Afinal, viagens em família nos reservam momentos inesquecíveis e nos possibilitam algumas das memórias mais lindas da nossa infância.

Esse período maravilhoso que envolve convívio familiar, descobertas, aprendizados e muitas alegrias, traz para nós, mães, muitos desafios como: conciliar interesses distintos (no meu caso que tenho uma adolescente e uma criança), arrumar as malas e como entreter as crianças durante a ida e a volta de uma viagem. Tudo isso é um quebra-cabeça maravilhoso e desafiador.

O melhor de tudo é que aqui na blogosfera materna, a gente consegue muita dica boa, tanto para os melhores roteiros, quanto para as demais situações. Nós, mães, adoramos compartilhar as nossas experiências e aconselhar as amigas, né? Eu mesma, palpiteira que sou, já fiz um post com 11 dicas para viajar de avião com crianças e com tranquilidade.

Assim como eu, as mães que nos visitam também possuem as suas dicas infalíveis e muito úteis. Pensando nisso, a Carinhoso, que na coleção Outono-Inverno vem com a temática ligada à viagem em família, junto com o Inventando com a Mamãe, querem ‘ouvir’ as soluções das mamães fãs da página  Carinhoso no Facebook e fãs aqui da blog para encontrar conselhos, dicas e caminhos e, assim, resolver essas questões que surgem nas viagens em família.




E a grande novidade é que estamos lançando a pergunta:  
Entreter as crianças durante a ida e a volta de uma viagem. Mãe, como faz?


As duas melhores dicas ganharão, cada uma, mala personalizada da Carinhoso com R$150,00 (cento e cinquenta reais) em roupas da marca.

Para participar basta nos comentários deste post responder a pergunta Entreter as crianças durante a ida e a volta de uma viagem. Mãe, como faz? até o dia 02/06/2013.
É importante deixar um endereço de e-mail para que possamos entrar em contato.

No dia 30/05/2013 iremos divulgar o resultado das duas melhores dicas.

Ah, a dica deixada aqui nos comentários poderá ser compartilhada na Fan Page da Carinhoso.


Aproveitem para ver o filme da coleção Outono-Inverno da Carinhoso. Olha só quanta coisa linda.




* Este post é um publieditorial

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Retrospectiva das Férias

Hoje é o último dia de férias das meninas e aproveitamos para fazer uma retrospectiva. Relembrando tudo o que fizemos nesse período, pudemos ver como essas férias foram gostosas, divertidas e animadas.

Viagem

Cabo Frio - A primeira semana de férias foi em Cabo Frio com direito a passeio em Arraial do Cabo e Búzios. Foi a primeira vez que a Sofia dormiu fora de casa, sem pai nem mãe. Foi a primeira vez que ela ficou na casa da Vó Regi sem mim e se comportou superbem. Cheia de elogios.
Foi nessa semana que a Ana Luiza experimentou a sensação da conquista da autonomia. Levou a amiga Cecília e as duas foram à praia e passearam pela cidade sozinhas. Elas ficaram felizes e "se achando" e a mamãe aqui pelo telefone, só monitorando, com o coração na mão.
Depois eu fui para lá e aproveitei com as três (Ana Luiza, Sofia e Cecília).



Gramado - Natal Luz - Uma semana de muita aventura, alegria, emoção, descoberta, diversão e aprendizado.


Rancho Santa Mônica - Essa foi a semana da Ana Luiza. Uma semana de aprendizado para toda a família. Aprendemos muito sobre desprendimento, confiança e amor. Exercitamos o que é importante para toda pessoa, principalmente nessa fase da adolescência: separar-se dos pais, sem deixar de amá-los. Muito pelo contrário, reforçamos esse amor.



Hoje foi dia de reviver e eleger. Para a Sofia a melhor viagem dessas férias foi Gramado. Para a Ana Luiza a melhor viagem dessas férias foi o Rancho Santa Mônica. Para mim a melhor viagem foi realizar sonhos.

Passeio

Foram muitos passeios pela Lagoa e pela Praia. Fomos à Exposição "Cadê a Química?". Mas o passeio preferido, nessas férias, foi ao Rio Water Planet.


Brincadeiras

As brincadeiras também foram muitas e variadas. 

Experiências: eu voltei do evento do Mamatraca, a Importância do Brincar na Vida das Crianças cheia de ideias. E a partir daí descobrimos as experiências com farinha, com água e com alimentos (essas ainda vou postar).



Brincadeiras com as amigas. Brincadeiras não sistematizadas, à vontade, com os brinquedos disponíveis. Brincadeira de massinha, de casinha, de boneca, de bola e na piscina. 
E essas foram as brincadeiras eleitas como as melhores das férias.


A Ana Luiza preferiu o computador e os jogos no iTouch e a visita da amiga Cecília.


Cinema, Teatro e Shows

Os cinemas também fizeram parte das atividades nas férias. A Sofia se encantou com Alvin e os Esquilos 3. Gostou tanto que vimos duas vezes. Já o preferido da Ana Luiza foi Missão Impossível 4.
Fomos ao Musical da Galinha Pintadinha que surpreendeu positivamente. Mas o grande momento, o mais que especial foi o Cirque Du Soleil.




Livros

A leitura faz parte do nosso dia a dia, faz parte da nossa bagagem nas viagens. E sendo assim, não poderia ser esquecida nas férias. 
A Ana Luiza leu Bela Maldade; Lua Azul; Fala Sério, Filha! e Halo (ela ainda vai postar sobre esses livros).
A Sofia está na fase das coleções de livrinhos da Turminha do Sítio do Picapau Amarelo.
A Ana Luiza escolheu Halo como sendo o livro das férias e a Sofia, por incrível que pareça, escolheu Fala Sério Filha que eu li para ela os capítulos até os 11 anos.



Lanches

Aproveitamos as férias para abusar da culinária e fazer lanchinhos para receber as amigas em casa. Fizemos Bolo de Laranja com Casca, sanduíches divertidos, abusamos das frutas, tivemos a lasanha de pão, mas o grande eleito dessas férias foi o Milk Shake com um toque especial.

DVDs

Enquanto a Sofia caía na brincadeira com as amigas a Ana Luiza optava por assistir a alguns DVDs. Essa foi a lista dela:

- Série Glee
- Série Gossip Girl
- A Casa de Cera
- Sexto Sentido
- A Mentira
- A Casa do Lago
- Amizade Colorida
- Cisne Negro
- Planeta dos Macacos
- Juntos pelo Acaso
- Marley e Eu 2

Especiais

No penúltimo dia das férias, ou seja, ontem, a Sofia aprendeu a dar cambalhota de frente na piscina. E hoje ela aprendeu a dar cambalhota de costas. Imagina só a felicidade.
E foi nessa última semana de férias que chegaram Lua, Estrela e Pepê, três peixes Beta. Lua e Estrela são da Sofia e ficam juntas no mesmo aquário. Pepê é da Ana Luiza e tem um aquário exclusivo.


Agora elas estão preparadíssimas, com tudo pronto, para voltar às aulas.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Vamos brincar de Pé de Lata?

Hoje testamos o nosso equilíbrio e coordenação motora brincando com um Pé de Lata que fizemos. Um brinquedo simples, feito de sucata que encanta e estimula a criatividade. Nós viajamos no mundo da imaginação e nos transportamos para o picadeiro de um circo. Viramos equilibristas.



Para fazer o Pé de Lata utilizamos:

- 2 latas de leite em pó;
- barbante;
- contact colorido;
- tesoura.

Como fizemos o Pé de Lata:

Forramos as latas com o contact depois fizemos dois furos em cada lateral da lata, próximos ao fundo da mesma. Passei o barbante pelos furos com a ajuda de uma tesoura de ponta. Usei a medida da altura do pé da Sofia até o umbigo.


Com os pés de lata prontos, foi só cair na brincadeira. Experimentar, achar o ponto de equilíbrio do corpo, andar, ousar, pular, andar para trás...


Rolou até uma dancinha no pé de lata



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Brincadeira Experimental ou Experiência Divertida?

No dia 02 de dezembro tive uma tarde muito especial, promovida pelo Mamatraca em parceria com a Joaninha e o Espaço Vila da Arte, foi o dia do evento "A importância do brincar na vida das crianças".

Além de dar uma voada, coisa que adoro, encontrar amigas virtuais,


debater "A importância do brincar na vida das crianças", brincar muito.


Trouxe para casa a receita de quatro brincadeiras muito interessantes para fazer com as filhas. E hoje experimentamos essas brincadeiras divertidas que valorizam o brincar, mesmo sem termos brinquedos em mãos. A experiência foi incrível porque a sensação de realização pelos desenhos feitos foi acrescida da emoção das "artes" terem sido feitas com material preparado pelas próprias crianças.

Durante a brincadeira rolou o seguinte papo:

- Isso é brincadeira ou experiência?
- É experiência divertida.
- Não, é brincadeira experimental.

Brincadeira Experimental ou Experiência Divertida, tanto faz, o importante é que nos proporcionou momento de delicioso convívio, alegrias, alguns estresses (uma experimentou colocar a mistura no cabelo da outra, eu sentei no desenho cheio de sal) até engraçados, e aprendizado.

Meleca Maluca - Simples, curiosa, misteriosa e muito divertida.

O que utilizar:
- 1 pote;
- 2 1/2 xícaras de maizena;
- 1 xícara de água.

Como fazer:
Coloque no pote a maizena, acrescente a água sempre mexendo até ficar uniforme.

Como é a brincadeira:
Manusear a meleca maluca de  todas as formas que imaginar.
Aqui começamos pedindo para as pessoas dizerem se a meleca é mole ou dura? 
- Quando balançamos o pote ela é mole, mas quando batemos forte ela é dura. 
- Quando pegamos com a colher ela é dura, até quebra, porém quando levantamos a colher ela escorre. - Quando colocamos na mão ela escorre que nem líquido.
- Quando afundamos o dedo ela parece mole, mas quando a puxamos de volta, ela gruda.
A Ana Luiza e a Sofia experimentaram colocar uma no cabelo da outra, mas eu não recomendo essa opção.






Agora a ideia da Sofia é fazer a meleca maluca em uma tigela grande para ela pisar e ver o que acontece. Será que afunda?

Pintura Fofa - Simples, curiosa, divertida e muito fofa.

O que utilizar para cada cor que desejar:
- bisnagas tipo de mostarda e ketchup (uma para cada cor);
- 1/2 xícara de farinha de trigo;
- 2 colheres de chá de fermento em pó;
- 2 colheres de chá de sal;
- algumas gotas de corante alimentício;
- água (um pouco menos do que 1/2 xícara);
- papel Canson.


Como fazer:
Misturar todos os ingredientes até ter uma mistura uniforme, nem muito consistente, nem muito líquida. Colocar a mistura nas bisnagas.

Como é a brincadeira:
Espalhar a mistura sobre o papel, fazendo desenhos.


Colocar no micro-ondas de 20 a 50 segundos (aqui fizemos com 30 segundos). A pintura cresce um pouco e fica fofinha.


Depois de treinar bastante no papel dá até para arriscar a fazer umas panquecas desenhadas como essas AQUI.

Pintura Aguada Espalhada (nome dado aqui em casa) - Simples, curiosa, divertida e muito interessante.

O que utilizar:
- potinhos para as cores (pode ser copinhos descartáveis);
- água;
- corantes alimentícios;
- sal;
- cola bastão;
- papel canson (não experimentei em outro tipo de papel, mas deve dar certo)

Como fazer:
Fazer as cores com um pouco de água e algumas gotas de corante.

Como é a brincadeira:
Em uma folha de papel fazer um desenho, cobrir com bastante cola bastão, jogar sal por cima, bater com o dedo para fixar o sal e depois retirar o excesso.
Com o pincel ir colocando algumas gotas da tinta sobre o sal. Ele absorve a tinta "aguada" e espalha.

 Fazendo as cores
Desenhando e passando a cola bastão

Cobrindo com sal e tirando excesso





Massinha Divertida

O que utilizar:
- 1 xícara de farinha de trigo;
- 1 xícara de água;
- 1/2 xícara de sal;
- 2 colheres de sopa de óleo;
- 2 colheres de chá de cremor tártaro (aqui está o segredo para ficar igual as industrializadas). O cremor tártaro pode ser encontrado em lojas de material para confeitar bolo, lojas de material para festas.

Como fazer:
Misture todos os ingredientes em uma panela. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar até soltar totalmente da panela (formando uma bola). Deixe esfriar. Amasse com as mãos por alguns minutos para ficar mais consistente.

Como é a brincadeira:
Soltar a imaginação, fazer várias formas e inventar brincadeiras:
- fazer animais e brincar de fazenda ou zoológico;



- Fazer bolos, docinhos, cachorro-quente e brincar de festa.

Acabando a brincadeira é só colocar em um pote hermético que a massinha dura alguns meses.

Ainda vamos curtir muito essas férias...

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Decoração de Natal

Eu já morei em Cabo Frio e a minha mãe ainda mora por lá, por isso frequentamos bem assiduamente a região. Aproveitamos a primeira semana de férias para dar uma descansada na casa da Vó Regi.
Dessa vez o encanto de Cabo Frio ficou por conta da decoração de Natal. Como a Sofia, a Ana Luiza e as amigas curtiram passear pela cidade e fotografar os enfeites.

No Canal do Itajurú


Na pracinha ao lado do McDonalds



A decoração da cidade está bem legal, com árvore na praia, casinha do Papai Noel nas praças e muito mais. E as meninas já ficaram doidas com essa amostra. Imagina como vai ser no Natal Luz em Gramado?

Outra diversão em Cabo Frio foi colocar a Valentina Katarina (corrigido o nome da hamster), uma hamster de verdade, na pista dos Zhu Zhu Pets. E não é que Katarina adorou!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Almanacão de Férias

Hoje passando em frente à banca de jornal me lembrei do Almanacão de Férias. Lembrei de como eu esperava ansiosa pela chegada do almanacão na banca de jornal. Todas as férias eu ganhava um almanacão e com ele passava horas me distraindo. Horas ligando pontos, caçando palavras, colorindo, procurando os 7 erros, buscando o caminho nos labirintos. Com essas lembranças na mente e as emoções revividas no coração parei na banca, entrei e comprei um livro de atividades. Peguei o primeiro que me atraiu pela capa.


Assim que cheguei em casa e mostrei o livro de atividades da "Meninas Sonhadoras" com 350 adesivos, a Sofia pulou de alegria. Passamos o dia colorindo, caçando palavras, identificando os 7 erros, procurando figuras nos desenhos, lendo as histórias das "Meninas Sonhadoras", fazendo contas, procurando caminhos nos labirintos, colando adesivos e fazendo algumas das muitas atividades que o livro sugere como: coroa da "Fada Estrelinha" e a varinha mágica da "Dorminhoca".




Sempre guardamos as sobras de papel, pois em algum momento elas terão serventia. Foi assim que os restos das folhas que serviram para fazer o nosso canguru, hoje, viraram varinhas de fadas. Fiz o molde da estrela no PowerPoint. Para a varinha usamos os hashis, aquelas varinhas que servem de talheres nos países como China e Japão.



Outra atividade que fez sucesso por aqui foi "A Carta de Amizade das Fadas". O livro traz um modelo de papel de carta e sugere que se faça uma carta para uma amiga. Como a Sofia tem muitas amigas, fizemos várias cópias do papel de carta das fadas. Assim a Sofia pode fazer carta para a Pâmela, Clara, Mariana e Malu. Todas enfeitadas com adesivos brilhantes.


Quando passamos pela atividade que sugere fazer "Bolos de Fadas" a Sofia quis correr para a cozinha. Resolvemos deixar o "Bolo de Fadas" para outro dia e fizemos um pavê de Natal, mas esse eu vou mostrar no post de amanhã.

O livro de atividades ainda vai render muita diversão nessas férias. Valeu o investimento (que nem é muito).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo