terça-feira, 23 de junho de 2020

Madri - Mercado de San Miguel


A saudade de viajar tá grande, né? E como está. Por isso ando viajando nas lembranças das minhas viagens. Hoje eu estava aqui me lembrando do nosso retorno do Marrocos. Fizemos escala em Madri, bem no último dia da cidade sem caso confirmado de Covid-19. Teríamos algumas horas na cidade. Mesmo sendo poucas horas, mesmo estando cansada após doze dias de road trip pelo Marrocos, mesmo tendo acordado cedo naquele dia, pego voo, e tendo que acordar cedo no dia seguinte, eu não desperdiçaria o tempo no hotel. 

Como teríamos poucas horas a escolha do local a visitar tinha que ser certeira. Tipo algo imperdível! Escolhemos conhecer o Mercado San Miguel. 


Eu adoro mercados locais. Acho que são ótimas oportunidade de conhecer um pouco da cultura local. O mercado é uma beleza em si. Tem história e tem comida!!! Aproveitaríamos o passeio para comer. Não gastaríamos tempo procurando restaurante. 

Este é o único mercado de ferro que sobreviveu até os dias de hoje, além de ser o mais antigo de Madri. Originalmente, no local, havia uma igreja do século XIII, chamada Iglesia de San Miguel de los Octoes. Esta foi destruída por um incêndio. A partir de então, e a área foi usada como um mercado ao ar livre. Com o intuito de melhora área a cobertura de ferro foi inaugurada em 1916. Porém com o tempo o mercado decaiu e acabou sendo fechado. Somente em 2003 despertou o interesse de investidores que resolveram fazer do local um mercado gourmet.

O mercado é uma obra de arte por si só com uma arquitetura  segue o estilo dos mercados parisienses, de ferro e com enormes janelas de vidro. Olha essas colunas de  ferro fundido e o tecto.



O Mercado San Miguel é um dos principais pontos turísticos de Madri. Afinal, a capital espanhola significa comida e comida da boa. Então tem gente que vai dizer que o passeio é uma armadilha, que os preços são altos se comparados com outras áreas da cidade e que vai estar repleto de turistas. Okay!  Mas, a comida é fantástica e variada. E o vinho? Delícia!

Passeando pelas barracas encontramos iguarias de toda a Espanha. E eu já estava ansiosa para sentir esses sabores.

Logo na entrada me deparei com esses cones cheios de Jamón. Já garanti logo um paramim. 



Viro para o outro lado e dou de cara com essa explosão de sabores em uma só vitrine. Já garanti mais alguns.


Adoro uma bruscheta com burrata! 


Finalmente consegui passar do corredor de entrada. Hora de pegar algo para beber e acompanhar as muitas outras delícias que experimentaria nesse tour gastronômico pelas especialidades da culinária regional da Espanha.

Que tal experimentar um vermut?  Um vinho fortificado aromatizado com vários vegetais muito popular na Espanha. É claro!




No nosso caminho tinha uma barraca de empanadas! 


Fui praticamente obrigada a parar.



Uma das especiarias mais famosas e procuradas no mercado são a enorme variedade de frutos do mar e conchas trazidos para a capital do Mar da Cantábria. Tudo muito colorido. 



O Mercado São Miguel, por ser um mercado gourmet, não é um mercado onde as pessoas vão para fazer compras semanais, apesar de ser possível e da variedade de produtos. De presuntos e queijos gourmet a frutas e legumes frescos, encontramos de tudo. As pessoas usam o mercado como um ponto de encontro. Isso deixa o ambiente bem alegre, festivo, descontraído.

Foi um passeio que fez as minhas poucas horas em Madri bem desfrutadas. Em pouco tempo viajei pelos sabores de várias regiões da Espanha. Uma explosão de cores, aromas e sabores. 

Ah, como o Mercado de San Miguel fica a cinco minutinhos a pé da Plaza Mayor, é claro que demos uma esticadinha no passeio. 

Esse é o 11º post do projeto #100EM1 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei que o projeto é uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizado e reflexões. Dessa vez conheci um local novo dentro de um já conhecido.


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

16 comentários:

  1. Muito bom, Só estive em Madrid uma vez, foi um dia só e fui aos museus, por isso não cheguei a conhecer o mercado. Mas é uma coisa que gosto muito e concordo consigo: é uma forma de conhecer a cultura local.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Um local que é, certamente, muito bom de visitar. E as iguarias mostradas são de fazer crescer água na boca. O Edifício é imponente.
    .
    Saudações amigas

    ResponderExcluir
  3. Não se pode viajar numa altura de pandemia! Há que haver cuidados. :))
    ~~
    São sinais do tempo, de tormenta

    Beijo, e um excelente dia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidália,
      essa viagem foi antes. Nessa época de pandemia não podemos viajar mesmo. Temos que nos cuidar muito. Aqui não estamos saindo nem para ir ao mercado.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Chris, mesmo sendo fresquinha para comer, eu amo esses Mercados hahaha. Acho um passeio tão rico! Eu já fui em Madrid, mas confesso que não lembro de ter ido nesse mercado. Fiquei com desejo de comer jamón. É tão bom, né? Minha irmã mais velha mora em Barcelona e sempre quando vamos para lá ou ela para cá, a gente come essa comidinha típica. Ah! E esse seu post me lembrou um pouco do Mercado dos Produtores, daqui do Rio. Já foi? É bem bom! Enfim, amei o tema do dia e deu muita saudade de viajar! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, Jamóm é uma delícia! Irresistível entrar nesse mercado e não comer jámom. Ah... Barcelona... que vontade de voltar.
      Não fui no mercado dos produtores ainda. Já anotei aqui para ir assim que essa pandemia sem fim acabar.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Já fomos a algumas cidades de espanhã mas madrid ainda não
    Beijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
  6. Que saudades de Madrid, como amei essa cidade, também passei por este mercado, mas acabei não comendo nele, queríamos sentar um pouco para descansar e fomos para um restaurante perto, onde me deliciei no Vinho de Verano e me viciei completamente.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, Madri é muito amável mesmo. Acho que não tem quem não goste. Já quero o Vinho de Verano.
      beijos
      CHris

      Excluir
  7. Que delícia de lugar, preciso conhecer Madrid.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, eu recomendo conhecer Madri. É linda e cheia das opções.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Fiquei com água na boca pelas empanadas.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo